Alfa 4c

O desenvolvimento de V6 Busso para já, ou melhor, desde já algum tempo, está suspenso.
Pelo que o único V6 disponível no grupo FIAT seria o 3.0 V6 fabricado em Modena para o novo Quattroporte.
Pelo que na minha modesta opinião, o melhor seria pensar outro.

O v6 Busso foi descontinuado em 2005, acho que a Alfa ainda detem a maquinaria e linha de montagem, porem será ipossivel retomar produção

Apesar de ser um motor fantástico (nao fosse eu ter um) é bastante arcaico em termos de emissões e principalmente consumos.

A Alfa teve de recorrer a um v6 de origem GM depois de 2006, pelo que disse acima.

A colocar um v6 num 4C mais espevitado, que seja o novo motor utilizado no maserati, se bem que o motor terá de caber no compartimento dentro do monocoque e um v6 turbinado é certamente maior que o 1.75.

O uso do carbono a meu ver era desnecessário, a diferença de peso não seria tão notória e o carro já teria uma ideia mais homogénea que o ajudasse a situar-se num único segmento.

Não.
O uso do Carbono não só é necessário, como a ideia do carro em si parte e nasce como um carro em (com) Carbono.

O carro não tem que se situar num segmento.
O que procuram com este produto é em parte o que se procurou e ainda procura (com um sucesso excelente) com alguns carros na verdade sem segmento, como são o 500 e o Mini.

Em parte também e simplesmente a Alfa Romeo procura criar um carro com certas características independentemente de concorrer em alguns aspectos com X ou Y e noutros em W ou Z.
Evidentemente que como efeito colateral apanha com um custo que o obriga a custar bastante dinheiro.

O Launch Edition que será mais caro claro, chegará aos Europeus a 60.000 €.
Este é o preço por exemplo, do Cayman 2.7 275cv.
Carro que tem a vantagem de ser 6 Cilindros, mas pesa mais 500 kg e é maior "meio metro".

Concorrente circunstancial.

Assim como o mano Cayman S, esse já carro na Europa para uns 75.000 €.
Mas desta feita já com um motor maior e com bem mais de 300cv.

Aqui o 4C e o Cayman S serão concorrentes circunstanciais a nível de algumas medições, como acelerações.
Mas a nível de velocidade de ponta a diferença será grande por exemplo.

Nos Lotus temos o Elise S 1.8 222cv que custa na Europa pouco mais de 50.000 € e será mais barato do que o 4C Launch Edition e de preço equiparado ao 4C "normal".
Aqui vamos ter carros concorrentes directos para o cliente a nível de preços e até prestações.

Temos depois o Exige S, o maquinão V6 de 350cv [br:)]
Este já para uns 80.000 €

,,,

Vejo é também uma batalha mais do que de meter água na boca: Cayman S VS. Exige S apr:)

Não posso concordar, alumínio resultava igualmente, vivia-se bem com mais 20/40 kgs, o que faria que o valor fosse inferior e o segmento se tornasse mais definido. Mas podemos pegar no outro ponto, aliar um 1700 a um chassis de carbono. De um ponto de vista de vendas não faz muito sentido, ainda mais no mercado que quer abrir portas (USA).
Como é leve, pode (e deve, nem que seja uma versão mais purista) ter um motor pequeno! [;)]

Do ponto de vista de vendas se "não tem um segmento" como se diz, então na verdade a Alfa descobriu um nicho onde não tem competição. Só resta saber se esse nicho existe ou não. Se existir, não tendo concorrência (embora tenha, é o Elise) tem o caminho aberto para vender tanto quanto conseguir produzir, dentro dos valores da procura.

Como apreciador de carros isso é indiferente. Aparentemente é fantástico, resta saber se no asfalto cumpre o que promete no papel.

Não acredito que o carbono seja necessário num carro de estrada 'desportivo', vejo-o mais como um preciosismo ou ponto de marketing, que diga-se só tem ajudado.

O alumínio tem funcionado muito bem para a Lotus, seria de torcer o nariz se o Elise/Exige fossem maus carros (comportamento).

O Launch Edition que será mais caro claro, chegará aos Europeus a 60.000 €.
Este é o preço por exemplo, do Cayman 2.7 275cv.
Carro que tem a vantagem de ser 6 Cilindros, mas pesa mais 500 kg e é maior "meio metro".

O Cayman pesa 1.310 kg pela norma CE e mede 4,38 mts.

Os 895 kg do 4C são a seco o que com fluidos e condutor deve dar pelo menos 1.000 pela norma CE, portanto a diferença será mais para os 300 kg e mais 38 cms.

Quanto a preços, como é que sabem os preços cá ? os 60 são já depois de impostos ?

A colocar um v6 num 4C mais espevitado, que seja o novo motor utilizado no maserati, se bem que o motor terá de caber no compartimento dentro do monocoque e um v6 turbinado é certamente maior que o 1.75.

A Toyota/Lexus conseguiu um V10 "com tamanho de V8 e peso de V6", palavras deles, não minhas.
Com os novos materiais, e novas tecnologias é possível um V6 com a alma do Busso e com tamanhos de L4 como o 1.75.
Mais tramada está a BMW que os 6 cilindros são em Linha, mas em "V" são mais "compactos"

(...)

Temos depois o Exige S, o maquinão V6 de 350cv [br:)]
Este já para uns 80.000 €

,,,

Vejo é também uma batalha mais do que de meter água na boca: Cayman S VS. Exige S apr:)

O Exige S custa 78000€ por cá, portanto, por essa Europa fora, deve ser um pouco mais barato (no UK fica por ~53000£, o Cayman S base fica a rondar as ~49000, penso eu)

O Cayman pesa 1.310 kg pela norma CE e mede 4,38 mts.

Os 895 kg do 4C são a seco o que com fluidos e condutor deve dar pelo menos 1.000 pela norma CE, portanto a diferença será mais para os 300 kg e mais 38 cms.

Quanto a preços, como é que sabem os preços cá ? os 60 são já depois de impostos ?

Bem, até meti o meio metro entre aspas, porque os 39 cm (4,38 - 3.99 = 0,39) são "meio metro", ou seja, são suficientes para os dois carros serem claramente de dimensão diferente.

O peso, bem o Cayman aparece-me como 1415 kg e o 4C a 895 kg (a seco é certo, porque é o que temos. Quando soubermos mais, a diferença diminui).
Mas por esses dados são 520 kg.

O essencial é que os pesos são muito diferentes e o comprimento do carro também.

O preço.
O preço foi apresentado como 60.000 € para os principais mercados Europeus, 75.000 Francos Suíços.
Foi isso que foi dito.
Não sendo assim, o que escrevi em baixo será reajustado consoante o preço real.

"Ninguém" sabe os preços cá... sabemos é a perspectiva de preços na europa (60k depois de IVA) e quanto irá pagar cá de impostos acessórios. O resto são conjecturas, desejos e estimativas, mas não é anormal os preços base em Portugal nestes carros baixarem de tal forma a compensarem pelo menos parte da absurda carga fiscal que cá temos. O preço base do cayman cá por ex é de 30 e poucos mil euros, não existe em mais lado nenhum na Europa. Em Portugal infelizmente não se vende para ganhar dinheiro (pelo menos nem todos). Não seria anormal que cá custasse o mesmo ou pouco mais do que na Europa (nestes carros, repito). Se custasse menos é que era... [kiss]

Como é leve, pode (e deve, nem que seja uma versão mais purista) ter um motor pequeno! [;)]

Do ponto de vista de vendas se "não tem um segmento" como se diz, então na verdade a Alfa descobriu um nicho onde não tem competição. Só resta saber se esse nicho existe ou não. Se existir, não tendo concorrência (embora tenha, é o Elise) tem o caminho aberto para vender tanto quanto conseguir produzir, dentro dos valores da procura.

Como apreciador de carros isso é indiferente. Aparentemente é fantástico, resta saber se no asfalto cumpre o que promete no papel.

Vi os preços em Espanha.
O Exige S então custa o mesmo em Espanha e em Portugal.

Ora bem, não vejo que o 4C compita com dois carros que me cativam sobremaneira, o Exige S e o Cayman S.
Começa desde logo porque falamos de 4 Cilindros e de 6 Cilindros.

Como eu já em tempos disse, o 4C em Portugal:
- Se custar 50.000 € venderá "500" carros. (NÃO VAI CUSTAR)
- Se custar 70.000 € venderá "10" carros.

Não chegará a tanto, a 70.000 €.

Como já referi mais do que uma vez, o 4C apenas pontualmente (num aspecto ou outro) será comparável, mas não equiparável ao Cayman S e já agora ao Exige S.
De resto não.
No momento será equiparável ao Elise S (1.8 220cv).

Na interessante comparação Exige S e Cayman S, confesso que me apaixonam e que é uma das "guerras" que mais me passam pela cabeça, sendo um exercício mais do que habitual para o carro novo que comprava até 100.000 € [br:)]

Não sou capaz de dizer de caras por qual optava.
Tenho a percepção que escolheria o Porsche caso só pudesse ter um carro e tivesse que o usar como carro único; e que escolheria o Lotus se não fosse esse o caso.

Tenho algumas certezas claro, como o Porsche ser mais utilizável ou (para mim) o Lotus ser mais bonito (e raro).

LLT.jpg

(Foto minha)

Tenho a percepção que escolheria o Porsche caso só pudesse ter um carro e tivesse que o usar como carro único; e que escolheria o Lotus se não fosse esse o caso.

Eu sou... Porsche, de caras.... o Cayman fascina-me, e mais ainda o 911... mas claro, aqui estamos a falar do cayman.

Ora bem, não vejo que o 4C compita com dois carros que me cativam sobremaneira, o Exige S e o Cayman S.
Começa desde logo porque falamos de 4 Cilindros e de 6 Cilindros.

Como eu já em tempos disse, o 4C em Portugal:
- Se custar 50.000 € venderá "500" carros. (NÃO VAI CUSTAR)
- Se custar 70.000 € venderá "10" carros.

Não chegará a tanto, a 70.000 €.

Como já referi mais do que uma vez, o 4C apenas pontualmente (num aspecto ou outro) será comparável, mas não equiparável ao Cayman S e já agora ao Exige S.
De resto não.
No momento será equiparável ao Elise S (1.8 220cv).

Na interessante comparação Exige S e Cayman S, confesso que me apaixonam e que é uma das "guerras" que mais me passam pela cabeça, sendo um exercício mais do que habitual para o carro novo que comprava até 100.000 € [br:)]

Tenho algumas certezas claro, como o Porsche ser mais utilizável ou (para mim) o Lotus ser mais bonito (e raro).

LLT.jpg

(Foto minha)

Andas desactualizado, o novo Exige S pesa 1080kg, tem 345cv e um V6 da Toyota (o antigo Exige S custava algo mais de 60000€):

Não te enganaste na citação?

Eu não escrevi nada sobre potência e peso do Exige S? :confused:

Eu sei que é V6 Toyota 350cv. E isso me interessa [:cool:]

Ah bom, percebi mal quando falaste dos 4 cilindros e dos de 6 e depois mostraste a foto do Exige S antigo, pois disseste, e passo a citar "Ora bem, não vejo que o 4C compita com dois carros que me cativam sobremaneira, o Exige S e o Cayman S.
Começa desde logo porque falamos de 4 Cilindros e de 6 Cilindros."

[;)]

Ah bom, percebi mal quando falaste dos 4 cilindros e dos de 6 e depois mostraste a foto do Exige S antigo, pois disseste, e passo a citar "Ora bem, não vejo que o 4C compita com dois carros que me cativam sobremaneira, o Exige S e o Cayman S.
Começa desde logo porque falamos de 4 Cilindros e de 6 Cilindros."

[;)]

Ah OK

Mea Culpa, que estava a dizer que o Exige é bonito e a foto (minha) que tinha era de um Série 2 Laranja com 5 anos e não do actual Série 3, que é V6 350cv.

A minha foto é que não corresponde ao actual Exige 350cv. [;)]

Voltar
Superior