Alfa 4c

Ainda bem, porque o novo é muito mais feio. [:D]

A mecânica do actual na carapaça do antigo era o ideal.

Não acho o S3 nada feio pelo que já vi [:cool:]
Adoro ambos [br:)]

Mas sim, aquele S2 Laranja tá colossal.

Falta meter as unhas no Exige e o Cayman, para ter uma opinião mais fundamentada... mas não deve andar longe do que espero.

Segundo o site da Lotus, o Exige S tem 345cv para 1129kg (3,27kg/cv) e faz 4,0s 0/100

O Alfa tem 240cv para (a seco) 895kg (3,73kg/cv) e faz 4,5s 0/100.

Acho que a unica coisa que o Alfa poderá sonhar será curvar um pouco melhor que o Lotus mas como sabemos a Lotus faz carros destes há muitos anos e a Alfa não...

A Lotus até pode deixar a Alfa escolher a estrada onde quer fazer o confronto!

Agora um Alfa com o motor puxado aos 300cv... isso já seria um confronto interessante.

p.s. o Lotus tem preço base em Portugal = 57.000,00€, o Alfa tudo aponta para os 50.000,00€ (50.000,00 + uma media de 20% IVA = 60.000,00€)

Claro que o Lotus como é lambão, 3,5L e um CO2 de 236, acaba por ficar em 78.464,46€

Já o Alfa vai pagar os mesmos imposto do carro do papá!!!

Última edição:
Ainda bem, porque o novo é muito mais feio. [:D]

A mecânica do actual na carapaça do antigo era o ideal.

Não o acho feio, para mim é bem mais bruto e menos sexy que o actual line-up, a Lotus teve poucos carros assim agressivos e já teve carros muito mais feios, como o Elan da década de 90 ou o "clássico" Europa, a verdade é que todos os que pegam no carro só o elogiam e foi feito para entrar no terreno de carros como o 911 GT3 (por bem menos €€€s) [kiss]

Segundo o site da Lotus, o Exige S tem 345cv para 1129kg (3,27kg/cv) e faz 4,0s 0/100

O Alfa tem 240cv para (a seco) 895kg (3,73kg/cv) e faz 4,5s 0/100.

Acho que a unica coisa que o Alfa poderá sonhar será curvar um pouco melhor que o Lotus mas como sabemos a Lotus faz carros destes há muitos anos e a Alfa não...

A Lotus até pode deixar a Alfa escolher a estrada onde quer fazer o confronto!

Agora um Alfa com o motor puxado aos 300cv... isso já seria um confronto interessante.

p.s. o Lotus tem preço base em Portugal = 57.000,00€, o Alfa tudo aponta para os 50.000,00€ (50.000,00 + uma media de 20% IVA = 60.000,00€)

Penso que os 1129kg são com fluídos, o dry weight serão ~1080 kg (mais ~200 Kg e mais 105cv que o 4C)

Última edição:
o Lotus tem preço base em Portugal = 57.000,00€, o Alfa tudo aponta para os 50.000,00€ (50.000,00 + uma media de 20% IVA = 60.000,00€)

Claro que o Lotus como é lambão, 3,5L e um CO2 de 236, acaba por ficar em 78.464,46€

Pelo que o confronto lógico vai cair entre o Elise S 1.8 220 e o 4C 1.75 240.

Pelo que o confronto lógico vai cair entre o Elise S 1.8 220 e o 4C 1.75 240.

Sim, esses dois andam em teoria ela por ela.

Não minha opinião o Alfa tinha a obrigação de ser melhor, mas temo que não seja.

O chassis do Lotus deve andar no limite da potencia que consegue suportar dignamente (o chassis é muito simples), já o da Alfa, metem mais uma camada de carbono e um motor Ferrari e siga a marinha!!!

Uma nota apenas, o preço base cá não é nem nunca vai ser o de lá de fora (ou se for nem vale a pena, mas não o é em nenhum outro carro, pq seria aqui?)... o nosso preço base deverá andar mais pelos 40k (i wish) a 45k, depende dos custos reais e da flexibilidade/vontade da casa mãe (e de quem cá está, claro) em fazer cá números a este carro. Depois é fazer as contas, 4,8K de ISV e iva a 23% sobre o bolo...
Anda entre 55k (razoável) e 61k (mau)... não é rocket science... [;)]

Última edição:
Já o Cayman S com os seus 325cv para 1350kg (4,15kg/cv) e 4,9s 0/100, leva na cabeça do Exige S e arrisca-se a levar umas picadelas do Alfa!!!

Última edição:

Não minha opinião o Alfa tinha a obrigação de ser melhor, mas temo que não seja.

O chassis do Lotus deve andar no limite da potencia que consegue suportar dignamente (o chassis é muito simples), já o da Alfa, metem mais uma camada de carbono e um motor Ferrari e siga a marinha!!!

Gosto deste tipo de carros.
Venham mais.
A começar logo pela Porsche e esta se virar para fazer um "550" [:cool:]

O carbono é visto como o futuro, por isso as marcas não podem fechar os olhos a este tipo de carros.

Mas a Porsche tem uma decisão dificil, qualquer modelo que faça em carbono corria o risco de "envergonhar" outros modelos dentro da gama Porsche.

Assim a Porsche deve andar a perguntar que carro vamos fazer? onde o vamos encaixar?

Lindo, lindo era a Porsche substituir o boxster por um boxster em carbono.

p.s. estes chassis em carbono são ideais para carros descapotaveis.

O carbono é visto como o futuro, por isso as marcas não podem fechar os olhos a este tipo de carros.

Mas a Porsche tem uma decisão dificil, qualquer modelo que faça em carbono corria o risco de "envergonhar" outros modelos dentro da gama Porsche.

Assim a Porsche deve andar a perguntar que carro vamos fazer? onde o vamos encaixar?

Lindo, lindo era a Porsche substituir o boxster por um boxster em carbono.

p.s. estes chassis em carbono são ideais para carros descapotaveis.

Poderá ser que vejamos novidades no falado rival do 458 pela Porsche.

E concordo que estes esqueletos são excelentes para carros abertos.
Esperemos que os avanços na adaptação do CFRP à produção em série avancem da forma como a BMW tem vindo a anunciar, e talvez para o final desta década, inicio da próxima seja possivel criar um pequeno sports car, do género Elise ou mesmo Mx5, simples, sem demasiadas mariquisses (NA, cx manual), abaixo dos 30 000€.

O exercício é apelativo: célula central em CFRP; sub-estruturas em aço (em vez de aluminio), com grande percentagem de aços de ultra resistência; partilha de componentes com criaturas de maior volume como módulos de travagem e suspensões, plataforma eléctrica/electrónica, HVAC, etc; revestido com uma pele compósita (fibra vidro, ou até fibra canhamo, como a Lotus apresentou faz uns anos) ou ainda com o papel estrutural da pele de uma monocoque ausente, poderia usar-se paineis mais finos em aço/aluminio; motor simples NA com caixa manual e acho que poderíamos conseguir brinquedo de custo razoável e com peso a rondar os 800kg.

O 4c apresenta 895kg a seco, mas tem espaço para perder uns quilos.
Só a troca da caixa de dupla embraiagem pela mais simples manual com apenas uma embraiagem significa 31kg a menos.

Mesmo para criaturas fechadas, poderia acarretar benefícios como maior facilidade em conseguir ausência de pilar B, ou diminuir volume de todos os pilares, contribuindo para melhor visibilidade, mas mantendo rigidez da célula do habitáculo.

As vantagens são mais que muitas.
Os problemas actuais de custo e adaptação a produção em grandes volumes ainda têm de ser ultrapassados, mas "pelo andar da carruagem", poderemos ver este material bastante mais disseminado a um nivel estrutural, num mix com outros materiais mais convencionais, por automóveis convencionais lá para o final da década.

Última edição:
Estou bastante espectante com o i3 da BMW, sempre achei que este 4C ia ser em molde injectado com "plastico" reforçado com carbono, à imagem do que se espera que seja o i3.

No entanto esse "sistema" é muito facil de produzir mas tenho duvidas da sua rigidez estrutural (pelo menos no estado actual de desenvolvimento)

Só para ter uma ideia o que se espera do i3 é um chassis à imagem deste micro carro:

teijinnew.jpg

p.s. não correu bem :sh)

Anexos

• teijinnew.jpg
    teijinnew.jpg
    76,3KB · Visualizações: 0

A Komo-tec vende um kit Phase3 que leva o Exige S aos 300 cavalos (e nem é muito caro [;)]):

Exige S Phase 3: Mehrleistung ca. 80PS - KOMO-TEC Online

Eu, empedernido adepto de motorizações atmosféricas de 5 ou mais cilindros, tendo o actual 1750 Turbo, até acho que é o motor perfeito para o 4C.
Estou na expectativa para ver os primeiros testes, mas estou certo de que será excepcional.

Eu, empedernido adepto de motorizações atmosféricas de 5 ou mais cilindros, tendo o actual 1750 Turbo, até acho que é o motor perfeito para o 4C.
Estou na expectativa para ver os primeiros testes, mas estou certo de que será excepcional
.

O motor do ponto de vista do rendimento deve ser competente, falta-lhe é a nobreza e o carácter que normalmente os 6 cilindros têm. [;)]

Eu não sou apreciador de motores de 4 cilindros, excepto raras excepções principalmente com arquitecturas menos mainstream mas, neste tipo de automóvel onde o 4C se insere, não vejo melhor motor que o 4 cilindros.

Penso que já disseram, e bem, que o 6 cilindros deveria ficar reservado ao Maserati, podendo este ser mais burguês.
Mas como o 4C se apresenta - mais próximo do hardcore - acho os 4 cilindros ideais.

Talvez no futuro uma versão ainda mais hardcore puxe a ter um 6 cilindros, mas para já penso que vai muito bem servido.

Estou na expectativa para ver os primeiros testes, mas estou certo de que será excepcional.

O 1750 do 4C já é um pouco diferente.
O bloco do motor passa a ser aluminio em vez de ferro fundido, o que permitiu poupar 20kg de peso, tendo agora 131kg.
O que não se sabe, ainda, é se a FPT andou a alterar mais alguma coisa além do material do bloco.

Aproveitando este tópico e o rumo da conversa para esclarecer umas duvidas em relação ao carbono, como é que estes carros se comportam em caso de acidente?

Eu sei que a fibra é muito resistente e rígido, mas em caso de colisão como é? E em caso de incêndio ficam rápidamente reduzidos a cinzas como aconteceu com alguns 458?

Só a célula do habitáculo é em carbono. Apesar de ser possivel usar carbono como "crash-structure", é mais fácil/barato criar sub-estruturas metálicas para absorver energia do embate.
No caso do 4c e já agora o Mac 12C são em aluminio.

Voltar
Superior