Alfa 4c

É preciso não esquecer que estes modelos apresentados em Genebra são apenas modelos de pré-produção e não modelos de produção em série, logo é bem possível que não tenham o refinamento final. A prova disso mesmo é que ainda nenhum jornalista (por exemplo) conduziu o 4C de modo a poder julgá-lo, isto porque ainda não tem a linha de montagem a trabalhar...

A produção deve começar lá para o verão, digo eu.

Sendo assim fico mais descansado.

(estava aqui a tentar ir buscar um exemplo de uma apresentação tão má ao nível dos pedais. De 10k€ para baixo na categoria de ligeiro de mercadorias...)

Dito isto... por vezes fico com essa sensação de que a Alfa tem medo de ir à luta. Já disse o mesmo em relação ao Mito e ao Giulietta... nenhum deles está na luta pelo hotest hatch... num deles vai atrás de Meganes RS, Corsas OPC e por aí. Limitam-se apenas a fazer edições e ediçõezinhas com meras alterações estéticas que pouco interessam a alguém. Porquê?

O Mito QV joga num campeonato diferente de corsas xuning. É um carro para apreciadores e pessoas com bom gosto, não para aceleras da VDG.

O Mito QV joga num campeonato diferente de corsas xuning. É um carro para apreciadores e pessoas com bom gosto, não para aceleras da VDG.
Ups, esqueci-me Opel's para ti não servem. [:D]

Vá como gostas de franceses, porque é que o Mito não vai atrás do Clio RS? Ou do DS3 Racing, e por aí?

Hoje deixaste o discernimento fora do forum, coisa que não é habitual em ti.[;)]

Já foi dito N vezes que o 4C, dada a sua concepção, não é um modelo possível de ser feito seriadamente como outros modelos.

PS - quanto ao 8C, a Alfa Romeo sempre teve carros de baixa produção.

"devido à sua concepção" queres dizer o chassis em carbono?

Não estou do lado de ninguém...mas se for essa a razão para não haver produção em massa (não estou a falar de números à escala do fiat 500, obviamente) então é deitar areia para os olhos.

Sinceramente, se isto não for feito em números minimamente próximos de Cayman's e semelhantes vai ser um bocado desilusão...

Não estamos a falar de um pagani...

Ups, esqueci-me Opel's para ti não servem. [:D]

Vá como gostas de franceses, porque é que o Mito não vai atrás do Clio RS? Ou do DS3 Racing, e por aí?

Eu nem gosto nem deixo de gostar, a Alfa está num patamar mais elevado em relação a essas marcas, tanto a nível histórico como a nível de posicionamento de mercado.

Eu nem gosto nem deixo de gostar, a Alfa está num patamar mais elevado em relação a essas marcas, tanto a nível histórico como a nível de posicionamento de mercado.
Bem, até podia estar aqui a contradizer cada excerto da tua frase, mas isso iria desvirtuar em demasia o tópico. Fica para a pŕoxima. [:p] [;)]

Sendo assim fico mais descansado.

(estava aqui a tentar ir buscar um exemplo de uma apresentação tão má ao nível dos pedais. De 10k€ para baixo na categoria de ligeiro de mercadorias...)

Já que falas nos pedais, todos os nossos carros têm aquele aspecto no que toca aos pedais, mas como estes estão presos no topo e não na base não se dá por isso...
Por exemplo o pedal de acelerador dos BMW é que utilizam o pedal que articula no topo mas é largo e grande o suficiente para esconder seja o que for atrás dele.
MTQ5MzczX3A=.png

Já que falas nos pedais, todos os nossos carros têm aquele aspecto no que toca aos pedais, mas como estes estão presos no topo e não na base não se dá por isso...
Por exemplo o pedal de acelerador dos BMW é que utilizam o pedal que articula no topo mas é largo e grande o suficiente para esconder seja o que for atrás dele.

Penso que acabaste de explicar o porquê de uns modelos terem mais atenção ao detalhe e por sua vez uma maior sensação de qualidade do que outros. Logicamente que todos os carros são constituídos por parafusos, porcas, roldanas e muitos outros sistemas e mecanismos feios, mas é quase uma obrigação das marcas disfarça-los o melhor possível (principalmente quanto mais alto for o preço final). Não é só a BMW que o faz, a porsche também, volkswagen em alguns modelos, mercedes e todos eles tem melhor aspecto que este Alfa Romeo.
Por acaso, ainda não tinha reparado neste pormenor dos pedais do 4C. É curioso utilizarem o acelerador com base fixa (há quem os considere mais desportivos, outros mais confortáveis de utilizar etc. etc.), no entanto desleixaram-se completamente na sua estética em termos de esconder todos os mecanismos envolventes.

Sim porque os aceleras da VGD andam de Corsa OPC! [:D]
Velhos tempos dos Saxos, 106 e VTi's... Que agora é só Ibiza e Golf fumarentos a poluir o ar sobre o Rio Tejo.

MTQ5MzczX3A=.png

Try again...

Por acaso, ainda não tinha reparado neste pormenor dos pedais do 4C. É curioso utilizarem o acelerador com base fixa (há quem os considere mais desportivos, outros mais confortáveis de utilizar etc. etc.), no entanto desleixaram-se completamente na sua estética em termos de esconder todos os mecanismos envolventes.

Pode ser propositado. Eu até gosto de ver as entranhas daquela zona.
São filosofias diferentes de encarar o automóvel, o Alfa 4C não é o carro para aquele pessoal que gosta de tudo forrado a veludo.
Eu cá prefiro que este carro seja perfeccionista onde interessa, na estrada e na relação máquina/condutor.

Penso que acabaste de explicar o porquê de uns modelos terem mais atenção ao detalhe e por sua vez uma maior sensação de qualidade do que outros. Logicamente que todos os carros são constituídos por parafusos, porcas, roldanas e muitos outros sistemas e mecanismos feios, mas é quase uma obrigação das marcas disfarça-los o melhor possível (principalmente quanto mais alto for o preço final). Não é só a BMW que o faz, a porsche também, volkswagen em alguns modelos, mercedes e todos eles tem melhor aspecto que este Alfa Romeo.

E depois há a Pagani.

Mesmo assim, foi demasiado limitado o 8C na minha opinião. Mais umas unidades vendidas não tinham feito mal nenhum, antes pelo contrário.

Assim só marcam mesmo presença nos eventos e nas concentrações, se fossem mais, iam sendo vistos pelas ruas, o publico geral ia vendo um Alfa Romeo daquele calibre e mudando de opinião em relação à marca.

500 unidades do Competizione e 500 unidades do Spider já são 1000, número suficiente IMHO.

Posso não ter usado as melhores palavras para descrever o que acho em relação a este assunto, mas por muito que me esforce, não consigo arranjar melhor forma de o dizer.

Eu compreendo que o 4C tem características que tornam a sua produção complexa, mas ainda assim e com o devido investimento, porque não uma linda de produção maior? Ainda que o investimento fosse muito elevado, a Alfa certamente não vende o 4C a dar prejuízo, portanto, e assumindo que o 4C é efectivamente bastante bom, conseguiriam sempre recuperar o investimento inicial.

Admito que parte desta minha opinião já vem por culpa do 8C. Porquê tão poucos? Compreendo o posicionamento que procuraram dar ao carro, e partilho da tua opinião de que foi uma manobra inteligentíssima, mas sinto que tão depressa vou ver um 8C na estrada como um unicórnio no mato.

Regressando ao 4C. Acho que este devia ser um carro de mais números, para mais gente, para a Alfa mostrar na estrada aquilo que sabe fazer. E tendo em conta a tecnologia utilizada na construção do carro, é de esperar que o mesmo tenha um comportamento referencial, portanto, é para ser comparado com o que já existe... é um modelo para ir à luta... e por isso, a meu ver, merecia números de produção mais "dignos".

Dito isto... por vezes fico com essa sensação de que a Alfa tem medo de ir à luta. Já disse o mesmo em relação ao Mito e ao Giulietta... nenhum deles está na luta pelo hotest hatch... num deles vai atrás de Meganes RS, Corsas OPC e por aí. Limitam-se apenas a fazer edições e ediçõezinhas com meras alterações estéticas que pouco interessam a alguém. Porquê?

"devido à sua concepção" queres dizer o chassis em carbono?

Não estou do lado de ninguém...mas se for essa a razão para não haver produção em massa (não estou a falar de números à escala do fiat 500, obviamente) então é deitar areia para os olhos.

Sinceramente, se isto não for feito em números minimamente próximos de Cayman's e semelhantes vai ser um bocado desilusão...

Não estamos a falar de um pagani...

Quando se fala em investimentos é necessário ter muito cuidado pois não estamos por dentro das contas da casa pelo que não vou dizer que deviam ou não apostar em mais unidades de produção. Eles é que sabem e não me parece que nós, outsiders, sejamos mais espertos do que eles.
Temos em média 1/4 da idade desta empresa.

No que toca à produção, Mr. Brown, não é deitar areia para os olhos de ninguém.
É necessário ter noção do que se está a falar.

A produção do chassi em carbono do 4C é um processo artesanal. Nada de prensas a moldar chapa e robots a soldar. (aliás, já foi dito aqui por alguém precisamente isto)
O processo de construção do chassi é por meio de moldes em que estes são, manualmente, cobertos por camadas de fibra de carbono. Depois vão a uma autoclave e voilá. Isto de uam forma simplificada.
Na realidade - e voltando ao tema da produção e investimento - seria fácil ter mais moldes e de certa forma mais mão de obra, mas as autoclaves são o maior atropelo.
São máquinas caríssimas, pelo que o aumento de produção está directamente ligado ao número de autoclaves que a Alfa dipõe.

No que toca a ir à luta, é algo que me parece completamente descabido de significado.
Não vejo qualquer lógica.
Aliás, a Alfa Romeo nunca foi à luta com ninguém na sua história. Basta ver que ou tinha sempre os motores mais potentes ou então tinha sempre motores numa categoria única, caso da Giulietta QV.

No que toca aos pedais é pura implicância de alguns.
Num automóvel tão mecânico como este, aqueles pedais são um must.

E ficaria desiludido se as versões de produção perdessem aquele aspecto.

Ainda hei-de ler um Alfista a escrever sobre o lado positivo da "morte"...

Uma coisa é colocar as entranhas propositadamente à vista, outra é mesmo desleixo que é o que eu vejo e encontro noutras zonas do interior.

Agora mal acabado significa personalidade forte. [:D]

btw, zona dos pedais de um novíssimo 991 GT3
991gt3-34-copyright-porsche.jpg

Last edited:
Ainda hei-de ler um Alfista a escrever sobre o lado positivo da "morte"...

Não vale a pena, todos os defeitos (ou pormenores que deviam ser mais limados porque nem é bem uma questão de ser defeito) apontados a este carro por grande ou pequenos que sejam vão ser escudados no conceito "hardcore" do carro, purista bla bla... Mas até fui procurar fotografias onde se viam os pedais dos lotus e pagani (visto que não tinha presente como era) e o engraçado é que todos eles tem muito melhor apresentação que o 4C. Estou para ver se este Alfa não sai tão bom dinamicamente como será de esperar e vai ser giro ver todo este "escudo" a cair aos pedaços.
O engraçado é que os verdadeiros amantes que conheço desta marca sabem assumir as coisas negativas que a marca possui e faz e não gostam deste tipo de comportamento pelos restantes "apaixonados" e muito menos se identificam com ele, uma vez que só denigre o nome dos fans da marca/grupo (e refiro grupo porque depois acaba por haver uma generalização e levam todos por tabela).

Back