Alfa 4c

Bem não exageremos, o caso do Brera não tem nada a ver com o do 4C. Este último é mecanicamente idêntico ao concept, e isso é o que mais importa. O Brera foi pensado para uma certa mass production, o 4C é um sportscar de produção limitada com todo a ADN AR - a única coisa menos positiva é os faróis frontais. Quanto aos espelhos retrovisores, não podiam ser como os do concept e acho que a solução encontrada até é bem agradável.

Estou só a avaliar do ponto de vista estético. E para mim este 4C desiludiu-me tanto quanto quando o Brera saiu. Eram dois concepts que me enchiam as medidas e depois quando passaram para produção revelaram-se desilusões. Eu tenho a plena noção de que conceber um carro de produção obriga as outras exigências. Mas ninguém tira da cabeça, isso sim, que algumas soluções encontradas, como por exemplo para os retrovisores e os faróis se revelaram más soluções. Pois não respeitam a linha do automóvel, parecendo soluções aftermarket, não contribuindo para desenvolver um ideia de homogeneidade envolta do automóvel.

Acho que a Alfa Romeo se esqueceu de um pormenor, tudo bem que o custo é importante, mas quem compra um carro destes compra com o coração e não com a carteira. Eu se tivesse € comprava sem sombra para dúvidas o 4C concept, mas este 4C carro de produção tem detalhes que para mim não passam e nunca o compraria. Acho que mais uma vez que a Alfa Romeo consegue fazer concepts que fazem todos sonhar, mas quando passa para o real, tem dificuldade em manter o nível elevado. Eu compreendo que por limitações técnicas os retrovisores tivessem que ser diferentes, mas acho que haveria soluções melhores, o único entrave certamente esteve relacionado com o custo de produção. E infelizmente, este 4C carro de produção não me faz sonhar, não me faz desejá-lo ter. Parece o rato Mickey, a Alfa Romeo consegue fazer melhor.

Já olhei várias vezes para as imagens disponíveis e não vejo que os espelhos sejam assim tão horríveis ou mais horríveis do que se vê noutros carros, ao ponto de se riscar o carro dos nossos gostos / opções / desejos.
Julgo (sem certeza) que os espelhos do Concept, não tinham dimensão suficiente, legal para circular na rua.

As ópticas dianteiras parecem estranhas, mas ainda só temos estas imagens.
Como digo, parecem-me estranhas, não necessariamente horríveis.

670x377Image.jpg

fiat_grande_punto_van_1_3_multijet_75cv_large_15487.jpg
xbhQveY.jpg

Aí está a diferença. Os retrovisores no concept eram excepcionais! Neste são só normais, até na minha opinião semelhantes aos do Grande Punto. Desculpem, mas não me apaixona minimamente. Não casa com aquilo que acredito, falta refinamento ao modelo de produção.

Eh pá que não se goste dos faróis assim caso saia cá para fora dessa forma ainda é como o outro pois realmente são feios, mas pelos espelhos que apesar de terem um ar mais "banal" mas de feios não tem nada...

Por acaso os espelhos a mim não me causam assim nenhuma reação negativa... sim, a ideia no concept estava mais [:cool:], mas provavelmente era impraticável para producão em massa e para durarem, essa característica tão sobrevalorizada :)

Agora os faróis não gosto mesmo... pelo menos da imagem que foi colocada cá fora, vai na volta e no carro ao vivo até ficam bem. E sim, o resto do carro está muito giro, bem conseguido e interessante, os faróis é que parecem que não são dali...

Existem também normas que regulam as dimensões dos espelhos retrovisores.
E os mesmos tÊm de ser proporcionais ao tamanho do veículo.
Ora, tendo o 4C o comprimento aproximado de um Punto, e já que pouparam dinheiro numa série de pormenores, não me espanta que tenham recorrido aos mesmos.
Os do concept nunca poderiam ser usados.

Existem também normas que regulam as dimensões dos espelhos retrovisores.
E os mesmos tÊm de ser proporcionais ao tamanho do veículo.
Ora, tendo o 4C o comprimento aproximado de um Punto, e já que pouparam dinheiro numa série de pormenores, não me espanta que tenham recorrido aos mesmos.
Os do concept nunca poderiam ser usados.

Eu só tenho curiosidade se o preço vai baixar q.b. dada a utilização de tantas peças base de outros modelos. Os retrovisores não me causam espécie

preço baixar?
dado o hype, e a produção limitada anualmente, acredito é que vá subir...
Há que rentabilizar a criatura[:D]

O que quis dizer é que eles podem apostar numa descida ligeiro do preço inicial apenas, até porque também acho que, apesar do carro ser especial, espero que ele seja especial pelas mesmas características de um Elise, ficando a meio entre estes e uns Boxter/Cayman. Se os retrovisores vêem com o mesmo desenho dos do Punto, não quero saber, desde que cumpram o objectivo principal e encaixem no desenho do carro (o que eu acho).

Acho também que o interior até está bem refinado para os objectivos do carro, mas eu não critico por criticar, nem mesmo os faróis, quero ver uma versão final de produção saída do forno antes de mandar bitaites.

Gosto muito deste 4C. É bom ver que a irreverência estética do concept não se perdeu para o modelo de produção. Continua com aquela frente fantástica e a traseira na minha opinião até melhorou porque parece que está um pouco mais achatada. Claro que penso que os faróis podiam estar melhores já aquelas luzes podiam estar muito melhor conseguidas como no concept, agora isso não deve fazer com que ninguém que vá comprar o carro não o compre. Acho que este aspecto é o único que o modelo de produção perde para o concept. As proporções também são fantásticas curto mas largo, cerca de metade da largura que de comprimento e uma altura muito reduzida o que contribui para toda a beleza do carro. De resto é muito bom ver a Alfa Romeo voltar a este segmento onde tem tanta tradição, com um carro que nos faz sonhar mas que ao contrário do 8C é relativamente acessível. A relação peso/potência fantástica também deixa antever um comportamento muito ágil aliado consumos acessíveis. Falta saber as especificações e o preço mas penso que estaram na ordem do que se tem falado, ou seja cerca de 250cv de potência, 4,5 segundos dos 0-100 e 60/70 mil euros de preço.
Mas de facto o design deste carro é lindíssimo, na minha opinião está junto ao Aston Martin DB9 e Jaguar F-type como os carros mais bonitos da actualidade.

Eu não sou grande fã deste carro mas ou estou cegueta ou então acho que estão a transformar um copo de água numa tempestade.

Não me levem a mal mas deve ser dos carros que vi nos últimos tempos que mais se aproxima do concept e vocês estão a implicar com uns espelhos? :confused:
Fonix, quem compra um carro destes têm dinheiro para mandar fazer uns espelhos a seu gosto.

Eu não sou grande fã deste carro mas ou estou cegueta ou então acho que estão a transformar um copo de água numa tempestade.

Não me levem a mal mas deve ser dos carros que vi nos últimos tempos que mais se aproxima do concept e vocês estão a implicar com uns espelhos? :confused:
Fonix, quem compra um carro destes têm dinheiro para mandar fazer uns espelhos a seu gosto.

bem dito Jorge.

Sinceramente não entendo qual o espanto... Para mim está simplesmente espetacular... :)

O caso da Mercedes também não é bom. Consigo identificar facilmente o elemento que não pertence ao automóvel. Lá por os outros também o fazerem, não quer dizer que fique melhor e não percebo porque foram logo buscar um exemplo alemão.[;)]

Não tenho qualquer estigma contra a Alfa Romeo, aliás até me posso considerar fã da marca. Mas há coisas que não consigo engolir, até se tratando de um modelo especial como já disseram aí em cima, podia ter elementos um tanto mais especiais, e no 4C os espelhos perderam substancial carga dramática. Para mim, tanto no caso do Mercedes como no Alfa Romeo, os elementos que foram buscados a outros modelos não ficam coerentes com o restante design do automóvel.

Última edição:
O caso da Mercedes também não é bom. Consigo identificar facilmente o elemento que não pertence ao automóvel. Lá por os outros também o fazerem, não quer dizer que fique melhor e não percebo porque foram logo buscar um exemplo alemão.[;)]

Não tenho qualquer estigma contra a Alfa Romeo, aliás até me posso considerar fã da marca. Mas há coisas que não consigo engolir, até se tratando de uma edição especial como já disseram aí em cima, podia ter elementos um tanto mais especiais, e no 4C os espelhos perderam substancial carga dramática. Para mim, tanto no caso do Mercedes como no Alfa Romeo, os elementos que foram buscados a outros modelos não ficam coerentes com o restante design do automóvel.

Foram não, fui :)

Não tenho nada contra o CLA. Gosto até bastante da carrinha que já vi por aí e até acho o interior muito apelativo, excepto aquela treta do ecrã tipo TomTom.

Foi só um exemplo recente, nada mais. Não tenho nada contra alemães. Até ando a pensar num para fazer companhia ao 159.

Agora percebo o que dizes no que respeita à utilização de componentes de outros carros. Eu também acho que merecia mais para o preço em causa e para se afirmar como algo de facto mais exclusivo.
Aí estamos de acordo.

A minha questão era outra. O que não estou de acordo é na questão concept vs modelo de produção.
Não vejo motivo para ninguém ficar desapontado com a diferença. Na minha opinião até está muito muito idêntico.
Muito mais do que por exemplo o CLA ou o Brera que já aqui tinha sido referido, bem como tantos outros.

Mas é só uma opinião...

Se os espelhos ficaram à G.P. por alguma razão a AR achou que assim seria a melhor solução. Na minha opinião ficam-lhe bastante bem, linhas desportivas qto baste. No todo, o carro está impecável! Agora pormenores, aquilo ou ali, lembrem-se que isto é um AR não é nenhum FERRARI! Tiraram o melhor partido que podiam do concept, tendo em conta o nicho de mercado em que se vai inserir (e que penso com sucesso). Se querem melhor há sempre a pérola do 8C competizione [br:)], mas tb têm de desembolsar mais [:p] Parabéns à AR! Podem demorar a lançar modelos, mas têm evoluído qualitativamente, superando as expetativas, havendo sempre tb o cuidado de os primar com o melhor design italiano automóvel [br:)] (para n falar nas modelos q acompanham as apresentações [:D]). Este 4C tá apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Eu tinha a ideia e o "Crash" confirmou: existem normas obrigatórias para os espelhos que impossibilitam que espelhos como os do Concept sejam homologados.

Quanto ao Concept, se repararem também não tinha capot dianteiro, nem umas entradas / saídas de ar na traseira que o modelo terá.

Querem retrovisores todos pontiagudos para quê? Cá na tugolândia é mato pessoal a não os usar! E além disso, aquelas velhinhas que não gostam de andar pelos passeios (o alcatrão deve ser mais fofinho), em vezes de levarem uma chapada de retrovisor começam a ser trespassadas por retrovisores xpto bicudos, tal e uma uma espada Hattori Hanzo. [;)]

Cmpts.

Voltar
Superior