Alfa 4c

Não, inicialmente eram 2000, depois começou-se a ver escrito como certo 2500, o Harald Wester falou em 3500 com uma certeza que só visto... e agora voltamos a um número mais ou menos vago e não coincidente com nenhum dos outros de "piú de tremila", enfim... Alfices :)

Mais de 3000 ditos pelo Bagnasco vão de encontro aos 3500 máximos ditos pelo Wester.

O 4C Launch Edition de "60.000 €", como já foi dito, é que são 1000 unidades limitadas.

Eu disse a rondar os 300cv, hoje em dia com o nivel tecnologico com motores Turbo, nao me parece que nao se faça, é puxado mas nao impossivel de se fazer.

Fazer uma versao 1.6T com 250-260cv, parece-me razoavel, nao esquecer que este 1.75 nao é propriamente novo (basta que monta tambem o Giu).

Exacto, eu também disse que devia andar perto e não me admiro que apesar de a Honda ter pouca experiência com motores turbinados, o que têm aprendido com a competição e com os diesel por eles agora fabricados também possa ajudar no desenvolvimento de um 1.6T do "demónio"... E quem diz eles diz outra marca qualquer pois os motores a gasolina esta finalmente a ter um boom tecnológico, apenas referi a Honda porque se estava a falar do excelente 2.0 do S2000 e me lembrei das noticias que têm saído sobre o futuro Civic Type-R.

Mais de 3000 ditos pelo Bagnasco vão de encontro aos 3500 máximos ditos pelo Wester.

O 4C Launch Edition de "60.000 €", como já foi dito, é que são 1000 unidades limitadas.

Sicneramente acho que vai para ali uma grande confusão... para mim que gosto de rigor nos números, mais de 3000 não são 3500, pq se fossem os 3500 ou 4000 ou o que fossem ele dizia, sempre era um número mais sonante. E não me recordo de na entrevista do HW ele ter dito que os 3500 eram máximos, afirmou-os como um facto (num ano completo, claro), que não será o caso do 1º.

Mas porque é que vai a confusão? Não porque eles não saibam exactamente o que podem ou não fazer, isso penso que está determinado, mas andam a tentar de alguma forma controlar as expectativas para que a coisa não seja um flop... Vamos ver, se a Alfa vender 3000 carros destes num ano, não é isso que determina o sucesso... o que irá determinar o sucesso na opinião publicada (não pública) é se o target eram 2500 ou 3500... ou seja, para um mesmo número de vendas a gestão das expectativas pode determinar a opinião acerca do sucesso do carro e é por isso que eu acho que eles estão a ser cautelosos (sendo que o HW não foi).

Enfim, é a visão que tenho disto...

A técnica e a tecnologia empregues no 4C foram muito bem referenciadas.
Numa curta frase, eu diria que o espírito dos engenheiros da Alfa Romeo tem semelhanças com a inspiração do arquitecto Gaudi nas obras que o mesmo fez em Barcelona.

Eu diria que tem muitas semelhanças com o que a Alfa Romeo fazia há 30 anos para trás.
Mecânicas exóticas, corpos sublimes e engenharia de referência.

Há muito que a Alfa Romeo não tinha algo tão dedicado, algo tão sem tão poucas concessões.

Que engraçado, precisamente as questões que discutimos aqui.
Precisamente. Será que o Chris Harris vem ao FAHO recolher opiniões especializadas? [:D]

Resumindo...

1º - Está-se a atirar ao Cayman, portanto convém que seja mesmo bom.
2º - Faróis estranhos.
3º - Paradigma -> Chassis exótico com motor menos interessante vs chassis convencional com motor mais pujante
4º - Interiores básicos -> será uma virtude?

Mais algumas fotos do chassis em carbono:

DSCF0536.jpg

DSCF0546.jpg

DSCF0540.jpg

DSCF0550.jpg

Precisamente. Será que o Chris Harris vem ao FAHO recolher opiniões especializadas? [:D]

Resumindo...

2º - Faróis estranhos.
3º - Paradigma -> Chassis exótico com motor menos interessante vs chassis convencional com motor mais pujante
pensei que:
A) nao faz sentido comparar com o Cayman
B) os donos dos Cayman ficaram roidos de inveja.

Ps: nao tenho um Cayman :)

Resumindo...

2º - Faróis estranhos.

Ele não fala em "motor menos interessante", mas em motor "mais acessível" (affordable).

Assim como não fala propriamente em motor mais pujante, mas em motor mais exótico com 6 Cilindros em vez de 4. Claro que se entende como mais pujante e dai eu referir propriamente no início da frase.

Nota: claro que em princípio um motor maior 6 Cilindros é mais interessante do que um mais pequeno 4 Cilindros; mas isso já somos nós a dar a nossa opinião.
Eu também acho mais interessante claro.

Ele não fala em "motor menos interessante", mas em motor "mais acessível" (affordable).

Assim como não fala propriamente em motor mais pujante, mas em motor mais exótico com 6 Cilindros em vez de 4. Claro que se entende como mais pujante e dai eu referir propriamente no início da frase.

Nota: claro que em princípio um motor maior 6 Cilindros é mais interessante do que um mais pequeno 4 Cilindros; mas isso já somos nós a dar a nossa opinião.
Eu também acho mais interessante claro.
Sim, tens razão...

Como fiz os pontos todos de uma vez, acabou por sair da forma que me ficou gravado no cérebro. [;)]

O Harald Wester chegou a dar uma entrevista à revista EVO e falou em concorrer contra o Porsche 911. Mesmo chassis em carbono que o 4C, caixa TCT do 458, motor V8 ou V6 e peso máximo a seco de 1200kg.

Link: New Maserati GranSport mid-engined V8 supercar Porsche 911 GT3 rival

Edit:

Encontrei este post num forum da Maserati, é a tipica conversa do "diz que disse", vale o que vale.

"I know in the factory and he or rather his wife told me that the 4C is being made ready for the world to see and its all very hush hush to protect the unveiling but even more intrigueing is that no-one from the production is allowed into a special sealed off area in which sits a 4C but it has a gaping front grill and looks slightly bigger all round. The engine sent to the secret den 2 months ago was a twin turbo V6 coupled to a 458 gearbox."

Última edição:
O facto de um motor ter mais dois cilindros e uma arquitetura diferente, não o tornam instantaneamente melhor...

E se então fôr um V6 com compressor ou turbo, falamos num incremento na casa dos 200/300Kgs...
Será que valeria a pena?

O que achas?

Talvez o que houver na altura de desportivos para características e preços próximos?

O Harald Wester chegou a dar uma entrevista à revista EVO e falou em concorrer contra o Porsche 911. Mesmo chassis em carbono que o 4C, caixa TCT do 458, motor V8 ou V6 e peso máximo a seco de 1200kg.

Link: New Maserati GranSport mid-engined V8 supercar Porsche 911 GT3 rival
Pois, era no 911 que estava a pensar.

Voltar
Superior