Alfa 4c

Alfa Romeo 4C: Press Conference Live

alfa-romeo-4c-23.jpg

alfa-romeo-4c-21.jpg
alfa-romeo-4c-18.jpg

Não deixa de ser interessante que no teste da Top Gear se tenha focado vários aspectos de que já se tinha falado aqui. [;)]

Mau era.
Se por aqui tanto se tem falado do carro e os participantes sabem algumas coisas é óbvio que iriam focar aspectos em comum.

Eu agora estou mais curioso de ver se um gajo como o JC (que é bem grande) cabe no carro. Para ver se é mais um caso frustrante para mim... não caibo nos Testarossa [s)]

E outra coisa que muitos ignoram: entrada a saída de um carro deste tipo... ás vezes tem que ser deitado no chão. [:)]

Mau era.
Se por aqui tanto se tem falado do carro e os participantes sabem algumas coisas é óbvio que iriam focar aspectos em comum.

Eu agora estou mais curioso de ver se um gajo como o JC (que é bem grande) cabe no carro. Para ver se é mais um caso frustrante para mim... não caibo nos Testarossa [s)]

E outra coisa que muitos ignoram: entrada a saída de um carro deste tipo... ás vezes tem que ser deitado no chão.
[:)]

Num encontro que houve em tempos, lembro-me do user GT25 que era bastante grande verificar se cabia no pequeno Lotus amarelo de outro user que não me recordo do nome. [:D]

Os carros italianos costumam ter espaço, eu já tive num 458 e aquilo é super espaçoso (a sério) deve dar para os jogadores de Basquete e tudo [:cool:] tu tens quase 2 mts !?

Anche il cambio a 6 marce a doppia frizione a secco TCT con comandi al volante è stato ripensato con un software di gestione delle cambiate completamente nuovo, per garantire velocità e precisione massime nella selezione del rapporto. Voglio darvi un solo dato: 130 millesimi di secondo al 100% full throttle

Mas o que é que não faz sentido?

Explicando novamente, a grandes altitudes o ar torna-se rarefeito, o que significa no caso do ar que este se torna menos denso e com menos concentração dos gases/matéria que o compõe de entre os quais aquele abençoado oxigénio que além de nos permitir a respiração, permite também a ignição de combustível.

Palavra de honra que não estou a perceber a tua dúvida.

A pressão diminui com as altitudes...daí que como já foi dito um motor turbo consiga contrariar melhor este efeito que um motor atmosférico mas, o mais importante que é a concentração de oxigénio por volume de ar, tanto um como o outro sofrem as mesmas perdas químicas/mecanicas.

Por volume em altas altitudes, ex: 1m3 há menos ar sim

ar= 21% Oxigénio + 78% Nitrogénio + 1% outros gases.

esta composição é praticamente fixa, claro que p.ex em Shanghai vai haver mais CO2 dentro desta composição

mas a altas altitudes o rácio e basicamente aquele. por isso basta uma máquina compressora(um turbo) para "compensar" o efeito de menos "atomos por volume"

esse é o entendimento que tenho. mas mesmo assim o turbo é também afectado(mas bem menos que o motor NA)

Mas posso estar enganado

Num encontro que houve em tempos, lembro-me do user GT25 que era bastante grande verificar se cabia no pequeno Lotus amarelo de outro user que não me recordo do nome. [:D]

Os carros italianos costumam ter espaço, eu já tive num 458 e aquilo é super espaçoso (a sério) deve dar para os jogadores de Basquete e tudo [:cool:] tu tens quase 2 mts !?

Eu caibo em Lotus, mas a entrada e saída é um festival... é deitado. [:)]
Mas caibo porque não têm "nada" dentro.

Carros como os MX5 NB ou FIAT 500 dos anos 50-60 a perna direita não entra entre os pedais / volante / túnel central.

124 Spider consigo no limite, ficando com o joelho esquerdo entalado entre a porta e o volante e a perna direita no limite, mas de botas, não dará mesmo.

Ferraris modernos, dão na boa.
Mais antigos, de 2 lugares motor traseiro, não [s)]

Explicando novamente, a grandes altitudes o ar torna-se rarefeito, o que significa no caso do ar que este se torna menos denso e com menos concentração dos gases/matéria que o compõe de entre os quais aquele abençoado oxigénio que além de nos permitir a respiração, permite também a ignição de combustível.

A pressão diminui com as altitudes...daí que como já foi dito um motor turbo consiga contrariar melhor este efeito que um motor atmosférico mas, o mais importante que é a concentração de oxigénio por volume de ar, tanto um como o outro sofrem as mesmas perdas químicas/mecanicas.

Eu não tenho dúvida nenhuma. Estás a dizer que há menos oxigénio em altitude, o que é correcto, devido ao ar mais rarefeito. No entanto, os motores com turbo porão o turbo a rodar mais rápido, de modo a que o motor tenha a mesma pressão de ar (e consequentemente oxigénio) na admissão. Daí os motores turbo serem muito menos afectados pela altitude do que os atmosféricos.

A tua frase a bold está errada justamente pelo turbo fazer... pressão, o que por definição aumenta a densidade do ar, quando comparado com um atmosférico. O que eu estou a dizer é justamente isso - desde que esteja dentro dos parâmetros de operação do turbo, este vai fazer exactamente a mesma pressão, seja em altitude ou ao nível do mar.

Mas a questão da altitude prende-se com os niveis de oxigénio - ar rarefeito ou não - e não propriamente sobre as pressões.
Um motor perde rendimento primordialmente por causa da quantidade de oxigénio existente no ar.

Tu continuas sem entender que a pressão tem tudo a ver com a quantidade (massa) de oxigénio por volume de ar.

Quando falas em ar rarefeito, quando falas em densidade e quando falas em "concentração de oxigénio", vem tudo em consequência da menor pressão do ar.

P.v = m.R|.T

Só faria sentido falar em massa por unidade devolume (densidade) sem falar de directamente pressões no caso do assunto não ser a altitude mas sim a temperatura do ar, por exemplo.

Mas nem sei porque é que a discussão se foca nisto, que desculpa mais esfarrapada. Como se a tecnologia Turbo fosse recente e não houvesse já muitos
carros turbo. E mesmo que fosse, cada um escolhe a solução que mais lhe convém.

De qualquer modo acrescento que a partir dos 1300-1500m de altitude já se nota o efeito da menor pressão atmosférica.

Pode não ser o mais bonito mas para mim desse trio seria teoricamente (pois nunca conduzi nenhum deles infelizmente) o mais interessante!

Pois, percebo... são opiniões (tanto a tua como a minha)... Agora fugindo um bocadinho ao tema, ficava-me pelo do meio :) O TT apesar de bonito não chega aos calcanhares em termos técnicos, o Lotus apesar de bom tecnicamente é (muito) feio, o Porsche é bom e bonito... espero que o 4C possa ser tb igualmente bom, visto que bonito já sabemos que é. Mas é curioso como em 4 carros estão presentes filosofias tão distintas de uns para os outros...

Este tempo do Alfa 4C no Nurburgring é muito bom na minha opinião. É melhor que o anterior M6, que o BMW Z8, que o Audi RS4, R8 e-Tron e que o melhor dos tracção à frente o super eficaz Renault Mégane RS Trophy. É ainda o mesmo tempo que o Cayman S conduzido pelo Walter Röhrl. É a prova que este Alfa Romeo 4C não é apenas um carro muito bonito mas é também um carro muito eficaz. É também a prova que esta estratégia da Alfa Romeo de fazer um desportivo com uma potência baixa mas um peso muito baixo resultou e que é um carro que tanto pode competir com o Lotus Exige como com o Porsche Cayman graças à sua excelente relação peso/potência de 4kg/cv. Agora falta saber se será também divertido de conduzir.

Estranho... não vi nada disso... e num mid-engined car com RWD isso parece-me difícil. Neutro com tendência para sobrevirar parece-me mais natural (em qualquer dos 3)

Viste o programa?
Para estares a dizer isso, não viste de certeza.
As raoes apontadas foram:
M6- é um mastodonte com muito peso à frente.
911- Muito peso atrás e pouco à frente.

Voltar
Superior