Alfa 4c

Preço, preço.. É sempre relativo. Um Cayman não precisa de muito para ficar 5 ou 10 mil mais caro, assim como o Cayman S. E o Alfa também.

Está visto que o Alfa está ali no meio deles, tanto em performance como em preço. Em exclusividade está numa liga à parte.

Como bom italiano que é, é uma compra de paixão, não se pode começar a racionalizar muito. Senão nem sequer se ia para o Cayman, era para o Boxster que oferece 95% da performance e 100% mais de emoção com a capota para baixo.

Quanto ao Cayman partilho da opinião. [;)]

E também concordo com a análise ao 4c mas mais uma vez a pergunta é, pelo preço dele não há outro carro que sirva melhor esse propósito? Se calhar não, se calhar sim. Só conduzindo as propostas disponíveis.

É possível, é verdade... mas se calhar não devemos esmiuçar muito a coisa, é um nicho pequeno tendo em conta o mercado automóvel. E entram muitas variáveis em conta como exclusividade, feel good factor, brand loyalty, etc. Estou a imaginar um Inglês/Italiano de meia idade, Alfista (ou quase), com dinheiro... este carro é a escolha, independentemente do resto.

Isto dos carros é uma paixão para muito de nós e portanto este 4c também me interessa muito. É apenas mais um que gostava de ter. Mas só o faria com bastante desafogo, claro. É um brinquedo caro. O que eu precisava mesmo neste momento eram 40k para o GT86 :)
Veremos o preço cá em PT mas coisas como o 1M Coupe são difíceis de ignorar para mim. Na altura da escolha, mesmo sendo bastante diferentes, o premiado podia ser outro. Mas não acho que o 4c deva ser visto como algo que não seja um capricho, limitado a alguns e que nem sempre guiado pela razão [;)]

Não me digam que só é permitido ter opinião favorável neste tópico.. [:D]

Não digas que em tantas e tantas participações tuas neste tópico, não consigas por uma única vez, arranjar um ponto, pormenor ou característica positiva ou boa num carro como o 4C [:)]

Vamos lá referir algo que a mim já me está a surpreender... o preço. Afinal o carro está bem mais perto de um Cayman S do que de um Cayman.

Cayman - 39000£
4c - 45000£
Cayman S - 49000£

Está numa zona de preços um bocado perigosa..

Como é que te está a surpreender o preço se andas sempre por aqui? E tanto se tem falado do preço.
Nos principais mercados Europeus: 50.000 € 4C e 60.000 € a OE.

Porque pegas nos preços de Inglaterra? Não há mercado com os preços menos afastados né?
Pega nos de Espanha logo aqui ao lado, por exemplo, onde a diferença é acima de 20.000 € (em Portugal supostamente será maior ainda). [:D]

E sim, cá comprar carros de 60.000 € é o mesmo do que comprar carros de 85.000 ou 90.000 €?
Tem pouco a ver na quantidade. Carros de 60.000 € são mais do que comuns em qualquer rua.

Depois comparações de preços são coisas complicadas!
Os Mercedes, Audis e BMW's dos segmentos D e E, dominam completamente o mercado, e são muito mais caros do que a concorrência para as mesmas versões.

Ah BJ, e para que fique registado: eu se me aparecer o "génio da lâmpada" com a opção de optar para único carro entre um 4C e um Cayman S, provavelmente até escolhia o Porsche.

No mundo Real e em Portugal não.
Eu não compraria um Cayman S novo de quase 90.000 €, preferia outras máquinas usadas.

Viste o programa?
Para estares a dizer isso, não viste de certeza.
As raoes apontadas foram:
M6- é um mastodonte com muito peso à frente.
911- Muito peso atrás e pouco à frente.

Já andava para te responder há uns dias mas nunca mais encontrei esta mensagem...

Se estavas a falar do programa, não não vi... o que estava a dizer que não tinha visto era essas reacções no 4C e isso está confirmado nos videos e nas explicações dadas nos videos.

Lembro-me de uma frase algures num destes videos onde ele diz "niente sottosterzo, sovrasterzzi progressivi...", noutro existe também uma referência ao "zero understeer"... que é o que esperamos de um carro com esta configuração... não estou a ver como possa ser de outra forma.

Mais um video que apresenta o som inboard...muito bom.

PS - o canhão de ignição está no sitio errado.[:p]

E ainda assim o som ao vivo deverá ser ainda melhor, visto que as captações de som com gopro's não são exactamente as melhores... e a nossa percepção é sempre diferente (melhor) do que a de um chip sem sentimentos :)

Vais ver que ainda vai parar aos 55 que eu mencionei há quase 1 ano...

Era bom... mas não acredito.

Vendo pelo Giulietta 1750...

se o 4C em Espanha está na casa dos 53, por cá será de 57 para cima.

Espero é que não haja um "aproveitamento" e deixem o carro passar de 60.
E cheira-me também que até 60 dá psicologicamente "no mesmo".

Itália custa perto de 55.

Um carro de motor dianteiro e quase 1600 kg? Não me parece que pertença a esta disputa.

Sim, dão coisas diferentes, mas podem acabar por dividir compradores de desportivos,, que podem ir para filosofias A, B, C...

Repara que o GT86 acaba por ter por cá como rival o RCZ.
Vão é a jogo de forma diferente, um mais puro, com motor NA e RWD e outro FWD Turbinado, mas eficaz, bastante eficaz.
Indo a jogo acabam por ter resultados semelhantes de formas diferentes.

Já andava para te responder há uns dias mas nunca mais encontrei esta mensagem...

Se estavas a falar do programa, não não vi... o que estava a dizer que não tinha visto era essas reacções no 4C e isso está confirmado nos videos e nas explicações dadas nos videos.

Lembro-me de uma frase algures num destes videos onde ele diz "niente sottosterzo, sovrasterzzi progressivi...", noutro existe também uma referência ao "zero understeer"... que é o que esperamos de um carro com esta configuração... não estou a ver como possa ser de outra forma.
nao te lembras de um vídeo, ainda muito antes destes mais recentes, ou de alguma review, que disseram que o carro parecia sofrer de understeer? Numa altura que só haviam fotos, esse vídeo serviu para uns elogiarem o carro, e outros de dizerem que o carro parecia sofrer de subviragem. Foi uma novela engraçada.
tal como esta do TG, em que o carro tinha um som fraco no interior.
quando vi estes últimos vídeos, pensei que a câmara estivesse no compartimento do motor!

Como produto e fora o tão falado Cayman, há o Exige S V6.

A escolha deste tipo de carros pode ser tanto racional como emocional. Admito duas coisas: o 4C é mais bonito como carro e a sua compra é a compra de um clássico logo à partida, podendo ser visto como um investimento.

Mas como produto em si e fase ao Exige S, pelo único tempo do Ring, o 4C não parece ser tão focado, a beleza do carro a meu ver levanta questões de imagem que não me agradam (falta-lhe uma certa agressividade), os preços lá fora andam semelhantes, e o que era considerado como uma "falha" dos Lotus, a sua pouco usabilidade no uso quotidiano, o 4C apresenta exactamente o mesmo problema. Mesmo o interior espartano com pequenos luxos que o Exige ganhou nesta nova versão V6, o 4C quase nada acrescenta. A nível de performances o EXIGE S penso que seja mais rápido em todas as medições (excepto na Vel.Máx).

Depois existem outras questões, como um 4 cilindros VS um V6, manuel VS sequencial, os materiais exóticos (e caros) usados no 4C, o nome Lotus VS Alfa Romeo, etc...

No fim acho que dificilmente escolheria um 4C fase a um EXIGE S, caso não considerasse o negócio como um investimento.

EDIT: além disso, sempre funciona como targa se houver vontade para isso.

23039_Exige-S-Roadster-Carbon-Grey_4_1024x671.jpg

72129_Exige-S-Roadster-Carbon-Grey_12_1024x681.jpg

86946_Exige-S-Roadster-Carbon-Grey_34_1024x681.jpg

Voltar
Superior