Com os novos farois está mais bonito, já encaro melhor
Se fosse pela estética, já era capaz de comprar um! Mas se já convivo mal com o "generalista" que tenho em casa, qto mais com um "puro" como o 4C....
A mim não irrita nada. Mas acho um paradoxo este tópico! E por isso que aqui estou.
E qual é a razão para ficares tão irritado quando se questiona o Alfa 4C como um produto ?
Ou será que os tópicos abertos de cada marca/modelo só servem para idolatrar ?!
Estamos a comparar a coisa pelo lado errado.
Não é uma questão de comparar números de vendas/produção com outros sportcars, isto porque nenhum deles tem de lidar com a produção de um carro em que pelo menos um 1/3 da estrutura é CFRP.
O 4c aproxima-se estruturalmente e materialmente de um McLaren 12c/650s, e este situa-se na estratosfera.
Para perceber as dificuldades de ainda se lidar com a fibra de carbono, ou melhor, usada de modo tão extensivo como acontece com o 4C, temos de colocar outro tipo de carros na conversa, nomeadamente o i3 e o i8.
E sabendo o investimento massivo que a BMW fez para dar os saltos tecnológicos necessários para "massificar" a produção de CFRP, com o objectivo de produzir umas dezenas de milhar de carros por ano, o facto de a Alfa Romeo ter conseguido criar um modelo de negócio (teoricamente) rentável para apenas 3500 unidades/ano com um preço razoavelmente acessivel, recorrendo aos processos convencionais no manuseamento do material, acho que é mesmo muito bom.
E não nos esqueçamos, é um carro de nicho. Menos user friendly que um Boxster/Cayman. Se garantindo 3500 clientes por ano a coisa funciona, para quê o investimento humano e material enorme? Dificilmente seria recuperado, apenas para conseguir produzir mais, mas não garantindo que vendesse mais?
O 4c é um ótimo halo-car e manifesto para a marca. Nunca seria o modelo que salvaria a Alfa. O volume, e supostamente, viabilidade da marca, será efectuado pelos supostos sedans, wagons e crossovers que vêm aí.
Ufa, esforçaste-te, mas não sei se será suficiente para alguns perceberem. []
o facto de a Alfa Romeo ter conseguido criar um modelo de negócio (teoricamente) rentável para apenas 3500 unidades/ano com um preço razoavelmente acessivel, recorrendo aos processos convencionais no manuseamento do material, acho que é mesmo muito bom.
Já percebeste que não tem nada a ver com coleccionismo e exclusividade?
A renault com o Spider fez, há quase 20 anos, algo do género e venderam 1.800 em 4 anos.
É certo que há mais "afficion" ligada à Alfa que à Renault, mas 3.500/ano parece-me bastante.
Ao "pormenor" que referes, acrescentaria o facto de não ter teto como condicionante para a aceitação de alguns potenciais clientes.
Ainda não experimentei....mas sei de 2 pessoas que já experimentaram, adoram carros e ....... a opinião foi a mesma "é giro e engraçado, mas nunca compraria uma coisas destas".
Porque Será?
Tenho a ideia de que talvez fosse essa a minha opinião. []
Ao "pormenor" que referes, acrescentaria o facto de não ter teto como condicionante para a aceitação de alguns potenciais clientes.
continua, estás quase lá...
Não percebo porque ficam tão ofendidos quando se faz um crítica ao "produto" Alfa 4C.
1) Não tenho ódio nenhum sobre este carro, nem nenhuma marca.
2) O que me chama atenção para este carro, é o tópico de 253 páginas de um carro que ninguém experimentou e provavelmente ninguém daqui vai comprar.
Como já disse....é um paradoxo!
Quanto ao carro em si, acredito que tem excelentes performances e agora até já é bonitinho! Mas isso só não chega, na minha opinião!
Quanto às críticas que faço sobre o carro, é sobretudo sobre o encaixe daquilo que teoricamente é um excelente brinquedo, com o mundo real onde todos vivemos.
Cada vez mais, é difícil usar estes carros:
Nos ultimos meses, a minha velocidade cruzeiro na A.E baixou para os 140km/h para não perder a carta. Ridículo ter um carro tão bom, para andar a estas velocidades.
Já tomei a decisão de vender o carro e trocar por um carro mais adaptado ao mundo real....os 100cv que vou perder, não vão fazer falta nenhuma!
Se o levo para track-days, depois é uma dor de cabeça no representante! Tudo o que aparecer estragado, é culpa do "uso inapropriado".
O que resta? Fazer brincadeiras nas rotundas e queimar pneus em 5000km? Um super carro só para isto?
Ainda não experimentei....mas sei de 2 pessoas que já experimentaram, adoram carros e ....... a opinião foi a mesma "é giro e engraçado, mas nunca compraria uma coisas destas".
Porque Será?
E estou a falar de pessoas que toda a vida viveram à volta de desporto automóvel!
Por coincidência, tanto um como o outro têm um BMW 320D...