Alfa 4c

Ter o tão "mal-fadado" Giulietta vendido mais unidades que um sólido, sem folgas nos painéis, com fiabilidade assegurada desde há imensos anos, Japonês (atenção, tenho um 8ª Geração) até acho muito bem...ou será a Honda que também está pelas horas da morte?

Nem sequer a vejo mal posicionada nessa tabela, embora o valor total de unidades seja quase metade do posicionado imediatamente acima.

Razões para não estar um pouco mais acima, há tantas que daria discussão para mais 20 páginas, seja por que o Giulietta é mais caro comparativamente, seja pela "baboquicisse" que VAG é que é bom, etc...
Tens de ter em conta que o Civic vende em mais lugares do mundo que não a Europa, assim como o Beetle, e o Mazda 3.
Já o Giulietta o DS4 e o Bravo (menos certezas neste, pode vender na America do Sul) tenho ideia que o seu forte é (ou devia ser) por cá, no velho continente. Olhando para os números sem dúvida que as coisas estão pretas.

Mas o Civic está com uma estética horrível [:D]
Os meus primeiros 3 carros foram Hondas (2 civic) e actualmente não era capaz de comprar nenhum deles.
Mas costumo sonhar com o próximo NSX [8b] ....
E o Hyundai i30 é lindo? Mas concordo, depois do 8ª (e mesmo a "nave" há quem não goste) é só beleza :)

Ehh pah, o NSX é aquela coisa...será como o 4C [:D]

Isto é que eu acho preocupante. Tu que és um "puto" (sem qualquer tipo de ofensa, mas creio que tens 20 e poucos anos !?) e aficionadíssimo por Alfas, dizeres uma coisa destas ....

Eu conviver, conviveria sem grandes problemas com a excepção da ostentação que os outros iriam "ver" nisso, o meu problema seria dar 60 mil euros por um carro tão "especifico".

Preocupante?
Não dramatizes erroneamente.
Para além de já não estar nos 20 e poucos e de ser aficionadissimo por Alfas (seja lá o que isso importa para o caso) eu até convivo bem com carros onde existem demasiadas concessões para o dia a dia.
Provavelmente até convivo melhor com isto do que tu.

Não me parece é que seja a via mais lógica a seguir, a de ter um 4C ou equivalente para o dai a dia.
Não só pelo carro em si mas porque se perderia toda a mística pela banalização.
A rotina é do pior que existe.

O problema de dar 60.000€ pelo carro isso sim parece-me preocupante.

Respondendo ao posts:

Era o tipo de carro que queria neste momento para fazer o meu trajecto diário, faço uma média de 70kms por dia, divididos entre nacional, autoestrada e pouca cidade.

Que melhor do que ter um puro para o fazer.

A minha atitude seria a mesma que é agora com um utilitário, gozar ao máximo a condução quando o momento se propicia, apreciar a estrada e a maquina.

Imagino que o gozo que tenho neste momento com o que tenho seria aumentado em muito por usar algo mesmo especial.

Não percebi os comentários relativos aos excessos na estrada, quem nunca deu uma esticadela numa estada de montanha que se acuse...

Quanto à aura, não sei o que aconteceria, nunca tive este tipo de carros por tempo suficiente por forma a deixar de sentir vontade de os conduzir.

Em termos automóveis, não encontro nada melhor do que acordar de manha e saber que a viagem para o trabalho vai proporcionar momentos especiais e esperar o fim do dia para voltar a repetir a experiência.

Não será um carro 'destes' que muita gente precisa para que o dia seja menos cinzento?

Lê com mais atenção os posts, para não "realizares o filme" só à tua maneira:

O que é que o "interesse da ALFA vender massivamente" como dizes tem a ver com a dose de cobiça de certas pessoas pelo carro ou o carro ser um investimento?

...

Mas voltando ao início, espanta-me que abordes sequer algo como "vender massivamente o 4C".

...

Tu é que tens que estar mais atento.

Esta história das vendas só apareceu porque um user disse que a Alfa não era como a Audi, nunca iria meter um JTD no 4c nem fez o carro a pensar em vendas. Disse que o 4c está destinado a ser um carro exclusivo para apreciadores e coleccionadores. E eu só disse, e digo, que isso é mais uma ilusão típica deste tópico. No extremo, tomara a Alfa vender tantos 4c como a VW vende os Golfs.

Logicamente que quer o tipo veículo em causa, quer as questões relacionadas com a produção, limitam as vendas essas são as únicas justificações. Agora dizer que a Alfa é que "definiu" isto e aquilo... Só falta dizer que nem toda a gente pode comprar um Alfa, qualquer dia é preciso fazer um teste de aptidões à marca.

Os únicos carros feitos a pensar em exclusividade são aqueles que à partida tÊm uma série numerada e em alguns casos onde são os clientes que são escolhidos.

Como se alguém tivesse dito "a Alfa Romeo não vende mais porque não quer" ou "A Alfa Romeo definiu um limite para que o carro seja semrpe exclusivo".[:D]

Não aprendas a ler que não é preciso.
Fazes um filme dentro do teu próprio filme é o que é.

Tu é que tens que estar mais atento.

Esta história das vendas só apareceu porque um user disse que a Alfa não era como a Audi, nunca iria meter um JTD no 4c nem fez o carro a pensar em vendas. Disse que o 4c está destinado a ser um carro exclusivo para apreciadores e coleccionadores. E eu só disse, e digo, que isso é mais uma ilusão típica deste tópico. No extremo, tomara a Alfa vender tantos 4c como a VW vende os Golfs.

Logicamente que quer o tipo veículo em causa, quer as questões relacionadas com a produção, limitam as vendas essas são as únicas justificações. Agora dizer que a Alfa é que "definiu" isto e aquilo... Só falta dizer que nem toda a gente pode comprar um Alfa, qualquer dia é preciso fazer um teste de aptidões à marca.

Os únicos carros feitos a pensar em exclusividade são aqueles que à partida tÊm uma série numerada e em alguns casos onde são os clientes que são escolhidos.

Não queiras levar para uma suposição (que o teu outro post dava a entender) que algum maluquinho achava que as chefias da "ALFA" se tinham reunido num escritório e definido que o carro não seria de massas, que o carro era baixa produção por causa de coleccionadores.
Tipo vamos fazer aqui uma coisa só para colecção.

Nada disso.
O carro tem como objectivo principal ser conduzido.
E tudo nasce neste carro partindo da ideia inicial da célula de carbono.
Recordo que antes de tudo isto começar, inicialmente quando a Lotus "estava à venda", se falou que o grupo FIAT a iria comprar.
Não indo por ai, era desejado fazer um carro desse género e esse carro esteve para ser um Abarth antes do relançamento dessa sub marca.

O resto da história está mais do que descrita no tópico, já se sabe que há uma firma dedicada que faz as células, a capacidade instalada, isso tudo.
Como o user "crash" bem disse, qual o interesse para a marca de "multiplicar" as tais 2500 ou 3500 unidades máximas?

Não são as pessoas da ALFA que limitam a produção só para ter maior valor o carro, mas sim o carro que tem mais valor pela maior raridade, que perderia sempre com maior produção.

Há até casos de compradores que só estariam interessados na Open Edition por exemplo.

EDIT: escrevi este post antes de ler o post que o Mad escreveu.

Last edited:
Como se alguém tivesse dito "a Alfa Romeo não vende mais porque não quer" ou "A Alfa Romeo definiu um limite para que o carro seja semrpe exclusivo".[:D]

Não aprendas a ler que não é preciso.
Fazes um filme dentro do teu próprio filme é o que é.

Quando se criaram as condições para fazer o carro, entre elas a empresa das células, foi obtida uma capacidade produtiva.
Outra são os funcionários da Maserati que montam o carro.

Como já se disse, poderá eventualmente ser "multiplicada" a capacidade, e a produção.
Mas isso será o melhor caminho?

- O carro já é caro mas nunca poderia dar dinheiro directamente.
- Multiplicar a oferta tem também desvantagens como sabemos, de "cobiça", de "valor", de "interesse".

Claro que tudo isto também está relacionado com não ser pelo facto de fazerem 5000 em vez de 2500 que o carro seria mais barato, porque não ia ser.

Quando se criaram as condições para fazer o carro, entre elas a empresa das células, foi obtida uma capacidade produtiva.

Como já se disse, poderá eventualmente ser "multiplicada" a capacidade, e a produção.

- Multiplicar a oferta tem também desvantagens como sabemos, de "cobiça", de "valor", de "interesse".

Claro que tudo isto também está relacionado com não ser pelo facto de fazerem 5000 em vez de 2500 que o carro seria mais barato, porque não ia ser.

Se me permites, para além disso, iria chegar-se à inevitavel realidade de não haver clientes para os carros produzidos, sim, porque este carro nunca em circunstância alguma seria um campeão de vendas mesmo que houvesse capacidade produtiva para tal, ao contrário que se vai fazendo creer que já foi aqui afirmado.

Se me permites, para além disso, iria chegar-se à inevitavel realidade de não haver clientes para os carros produzidos, sim, porque este carro nunca em circunstância alguma seria um campeão de vendas mesmo que houvesse capacidade produtiva para tal, ao contrário que se vai fazendo creer que já foi aqui afirmado.

Isso já o disse mais atrás.
Onde é que um carro deste género alguma vez será de massas, de vendas altas, comum?
Claro que achar isso é não fazer noção.

Primeiro porque poucas pessoas compram mesmo uma coisa deste género.
Depois porque em "2012-13-14" um carro destes é complexo de produzir e será sempre caro. Custa muito dinheiro.

Aliás, por um dos lados o exemplo mais próximo são os Lotus, que penso "todos" apreciamos, mas que poucos compram mesmo.
E quem os tem, quem será que esse é o seu único carro.
Acredito que possa haver, mas não é normal.

Acho que teria sido muito importante algumas pessoas terem ido ás apresentações do 4C que houve e aqui no tópico foram divulgadas.
Só esse facto ajudaria muita gente a ter uma ideia muito mais clara do carro.

Um exemplo trivial de um aspecto simples: ninguém de toda a gente que conheço que o viu ao vivo, não verificou que as dimensões do carro eram uma surpresa.
Algo que nem fotos nem vídeos davam a entender.

Outra é a sensação de estar lá dentro.
A margem de carro que fica à nossa esquerda (versões de volante à esquerda) é algo que não se estava à espera.
Não é uma porta como nos carros comuns, mas bastante "carro".

Last edited:
Respondendo ao posts:

Era o tipo de carro que queria neste momento para fazer o meu trajecto diário, faço uma média de 70kms por dia, divididos entre nacional, autoestrada e pouca cidade.

A minha atitude seria a mesma que é agora com um utilitário, gozar ao máximo a condução quando o momento se propicia, apreciar a estrada e a maquina.

Imagino que o gozo que tenho neste momento com o que tenho seria aumentado em muito por usar algo mesmo especial.

Não percebi os comentários relativos aos excessos na estrada, quem nunca deu uma esticadela numa estada de montanha que se acuse...

Quanto à aura, não sei o que aconteceria, nunca tive este tipo de carros por tempo suficiente por forma a deixar de sentir vontade de os conduzir.

Em termos automóveis, não encontro nada melhor do que acordar de manha e saber que a viagem para o trabalho vai proporcionar momentos especiais e esperar o fim do dia para voltar a repetir a experiência.

Não será um carro 'destes' que muita gente precisa para que o dia seja menos cinzento?

Estiveste bem... [:D]

Eu também gostaria de poder usufruir dessa forma, mas felizmente os kms que faço diariamente não chegam para aqueçer, por outro lado, tenho mais um ser para transportar em cadeira especifica... [:D]

A mão de obra especializada foi outra das coisas que falei umas páginas atrás.
Estamos a falar de "artesãos".

Mas lá est+a, aumentar a logistica e a mã ode obra para aumentar a produção, não sei até que ponto era viável.
Não sabemos sequer qual o ponto de break-even neste 4C, mas não deve ser muito fácil de atingir.
Estamos a falar dum carro 100% novo onde os faróis do GPunto e a climatização do Punto são uma percentagem infima de aproveitamento de componentes já existentes.

Respondendo ao posts:

Esta é uma ideia idilica que tinha quando era mais novo.[;)]

Mas a "velhice" mostrou-me que, alé mdas consumissões à cabeça diárias, há tempo para tudo.
E depois descobrindo este tempo dedicado a algo especial, as coisas acabam por ter outro sabor.[:cool:]

Respondendo ao posts:

Não leves a mal o que te vou dizer!

1) Isso passa-te ao fim de algum tempo! Principalmente depois de teres as primeiras dores de cabeça!

2) Não te estou a censurar pelas esticadelas! Também dei e continuo a dar....
Mas se quiseres ir mesmoao limite dum carro desses....vais-te espetar! É certinho! Mesmo os melhores pilotos, em condições muito melhores do que qq via pública, espetam-se regularmente. Portanto....
Portanto, mais vale um carrito menos exigente de mãos e limites mais conservadores!

3) Se tiveres 70.000€, já te disse: gastas 3500€/ por fim-de-semana (cada fds com 3/4 corridas) e fazes o trofeu Super-Seven em Portugal: mais velocidade + adrenalina + segurança! E tudo dentro do legal!

Falo por experiência própria! Tambem moro perto de uma estrada que costumava ser usada em provas. Quando tive o meu Civic Type-R, ia lá umas 4 vezes por mês. Com o Honda S2000 passou a 2.
Com o actual, nem me lembro de lá ter ido!
Porque percebi que não tinha nem espaço nem liberdade para esticar-me, por isso mais valia estar quieto!

Não leves a mal o que te vou dizer!

1) Isso passa-te ao fim de algum tempo! Principalmente depois de teres as primeiras dores de cabeça!

2) Não te estou a censurar pelas esticadelas! Também dei e continuo a dar....
Mas se quiseres ir mesmoao limite dum carro desses....vais-te espetar! É certinho! Mesmo os melhores pilotos, em condições muito melhores do que qq via pública, espetam-se regularmente. Portanto....
Portanto, mais vale um carrito menos exigente de mãos e limites mais conservadores!

3) Se tiveres 70.000€, já te disse: gastas 3500€/ por fim-de-semana (cada fds com 3/4 corridas) e fazes o trofeu Super-Seven em Portugal: mais velocidade + adrenalina + segurança! E tudo dentro do legal!

Falo por experiência própria! Tambem moro perto de uma estrada que costumava ser usada em provas. Quando tive o meu Civic Type-R, ia lá umas 4 vezes por mês. Com o Honda S2000 passou a 2.
Com o actual, nem me lembro de lá ter ido!
Porque percebi que não tinha nem espaço nem liberdade para esticar-me, por isso mais valia estar quieto!

Não me leves a mal isto que te vou dizer... mas ter um 4c na garagem não se compara a isso que dizes... ... poder pegar no MEU carro quando me apetece, e ir "esticar" as pernas... ... olhar para ele quando me apetece, sentar-me ao volante... ... eu deixava mesmo de comprar um 4c (se pudesse comprar) por causa das razões que apresentaste... são gostos... chama-me fanático... :) eu sei que sou!

P.S. Respeito quem diz que nao faz falta se perder 100cv na troca de um carro... ... a mim faz ;) e não preciso de andar por aí a fazer maluquices ou fora da lei como tu dizes ;)

Não me leves a mal isto que te vou dizer... mas ter um 4c na garagem não se compara a isso que dizes... ... poder pegar no MEU carro quando me apetece, e ir "esticar" as pernas... ... olhar para ele quando me apetece, sentar-me ao volante... ... eu deixava mesmo de comprar um 4c (se pudesse comprar) por causa das razões que apresentaste... são gostos... chama-me fanático... :) eu sei que sou!

P.S. Respeito quem diz que nao faz falta se perder 100cv na troca de um carro... ... a mim faz ;) e não preciso de andar por aí a fazer maluquices ou fora da lei como tu dizes ;)

São pontos de vista! Respeito!

Mas prefiro andar nos limites, uma vez por mes dentro de pista, do que andar limitado nas estradas todos os dias!
Também gosto de ver o meu carro na garagem, mas.....competição é competiçao!

Screenshot.jpg

São pontos de vista! Respeito!

Mas prefiro andar nos limites, uma vez por mes dentro de pista, do que andar limitado nas estradas todos os dias!
Também gosto de ver o meu carro na garagem, mas.....competição é competiçao!

View attachment 124498

Sim ok... mas se pudesse comprava um 4C mesmo não podendo explorar as suas capacidades mecânicas e dinâminas a 100%... e não me atrai minimamente andar em pista... às vezes ando de kart... mas... são maneiras diferentes de abordar o prazer de condução...

Back