A Pug já a meter a mãozinha no look futuro dos ALFA []
![]()
![]()
Também me parece que esta fusão vai ajudar a Alfa pelo menos a produzir alguma coisa nova, mas sinceramente não gosto muito do caminho que está a ser seguido, acho que uma marca como a Alfa não devia estar a descer ao segmento B (mesmo sendo com um SUV) e apostar sim num modelo desportivo, recentemente deixou-se de falar tanto no coupé baseado no Giulia como no sucessor do 8C e também num sucessor do Giulietta, eventaulmente expandindo-se depois ao segmento E, embora sempre com produtos abaixo dos Maserati.
O segmento B devia ser deixado para a Fiat, Peugeot, Citroen e JEEP.
Também acho desnecessário um novo Mito pois é muito difícil fazer um segmento B que honre uma marca como a Alfa mas com esta fusão deixaram de ter desculpas para não fazer um novo Giulietta!!! Já têm um plataforma e motores para o carro, só precisam de desenvolver o resto e dar-lhe o estilo caraterístico da Alfa. Quanto a um novo desportivo, não sei se fará sentido neste momento. Os desportivos vendem-se pouco e a ALfa precisa de fazer volume em vez de vender carros com produções muito limitadas.
Já agora não quero misturas esquisitas entre Peugeot e a Alfa! Não tenho nada contra a Peugeot mas a Alfa tem que seguir o seu próprio caminho... Se não der o berro pelo caminho...
Também sou da opinião que descer ao segmento B não deveria ser o caminho a seguir. Tem um aroma a desespero…
Da mesma forma que a Maserati sacar um D-SUV me parece uma medida algo alarmista na procura do volume perdido.
Se o próprio Stelvio não está a convencer no mercado não me parece que mudar-lhe o símbolo e as linhas vá trazer o sucesso desejado (mas sempre dará para faturar mais por cada unidade vendida)
Tendo em conta que esta mega fusão vai mesmo para a frente, "desbaratar" estas duas marcas, descendo a segmentos mais populares, pode ser evitado.
A realidade é que os volumes que eles procuram não parecem estar lá e não me parece que venham futuramente a estar, até porque o mundo está a mudar muito depressa.
Ir combater os alemães em volume é um objetivo irrealista.
E continuam a surgir mais pretendentes nos segmentos onde elas as duas batalham em mercados chave. Ou seja, a fatia do bolo não pára de encolher.
Talvez seja melhor repensar a estratégia destas duas marcas, e adaptar o negócio a um futuro com números de produção modestos.
Ironicamente acho que, no caso da Alfa, deveriam voltar ao plano de 2014: toda a gama derivada da Giorgio.
E não ter nada abaixo do segmento C.
A aventura ALFA global com preferência para mercado gringo e Chinês criando de base um tandem D premium RWD deu no que deu.
Isto foi a base das discussões iniciais quando a Giulia apareceu, ainda por mais sem versão SW pq isso não vendia fora da Europa e a minha posição sempre foi: Atenção, se descuram o mercado europeu podem ficar a arder.
E voilá ! depois dizem que se eu era melhor gestor do que os responsáveis da coisa [] Enfim, como se vê, aqueles suprassumos da estratégia valem o que valem, como se viu.
Depois, com o brutal invest nesse projeto inicial, nada sobrou para manter o ritmo em termos de gama e já não havia cacau para mais nada. Ou seja, aconteceu o efeito eucalipto.
Se vêm que não há cacau suficiente, não se aventuram a gastar o que não tem num produto de 1ª agua que depois vai secar tudo o resto.
Por outras, insistir por aí só vai afundar ainda mais a ALFA.
Do outro lado, se conseguirem fazer um SUV-B com umas linhas á lá Tonale com um preço upmarket mas competitivo, talvez safem a coisa, juntamente com uma Giulietta 2 nos mesmos moldes. Agora já tem plataformas para o fazerem.
Segmentos acima do D, tendo em conta a experiencia Giulia/Stelvio, só quando a ALFA começar a dar lucros + almofada confortavel
Eu continuo a achar que a principal falha nesta estratégia foi o facto de não haver carros na rua, publicidade, a reestruturação dos concessionários demorou muito tempo... E há um vazio muito grande desde o stelvio.
O plano que fizeram em 2014 era demasiado ambicioso, queriam fazer tudo ao mesmo tempo, não deu, e quando o homem morreu pararam o pouco que ainda estava a andar, depois andarem sempre com rumores diferentes todos os meses, do género, o próximo é um E-SUV, agora já é um 8C, depois já era o C-SUV, depois era um Giulia coupé, a seguir um B-SUV, nunca mais sai nada e os modelos existentes vão envelhecendo, isto também não dá grande confiança na marca.
Dá ideia que andavam a mandar postas a ver o que tinha mais aceitação pela internet... Pode ser que agora já façam um plano realista e dêem tempo para o consolidar como deve ser, embora ache que fazer só SUVs também não será o caminho para esta marca...
Pois. Imaginem só. Não há Giulietta 2. O Tonale e o SUV-B conseguem vender acima da linha de agua e Giulia é descontinuada por não ser lucrativo.
O que temos ? A mesma coisa que agora: 3 modelos no cardápio, só que desta feita, só SUVs. A ALFA passa a ser uma marca de SUVs :sh) ( Jeep, anda cá ver isto [] ) e tal como estão as coisas a decorrer, não será difícil isto acontecer.
Eu tenho alguma esperança que isso não aconteça. O Tavares referiu que as marcas não iam ser extinguidas muito por "culpa" da história que têm. Penso que o objectivo dele será aos poucos relançar as que estão na mó de baixo, mas para isso e numa primeira fase, colocar produtos que têm mais saída no mercado.
Megane RS? Não é uma boa bitola para um hatch de tracção frontal? Falei apenas a nível de performance.Megane?!
Isso é premium?