Alfa Romeo

citação:Eliselotus
AH Membro Platinium

23011 Posts
Colocado - 01/12/2006 : 10:13:07
--------------------------------------------------------------------------------

citação:
--------------------------------------------------------------------------------
O que mais separa estas duas marcas é a "confiança" que lhes está associada

confiança essa que não tem qualquer influencia nos produtos em si.
ha que ter coragem e distinguir.

As marcas têm sempre um património que tem a ver com o que já fizeram e a forma como isso é percepcionado.

Em tua opinião, em termos de engenharia, achas que estão muito próximas ? não tanto nas soluções em si, mas na eficiência das mesmas ?

infelizmente estas duas marcas actualmente quase não podem ser comparadas,isto é a gama alfa é mt pequena em relação á bmw,logo por ai torna-se complicado.Mas se formos á ver entre 147vsS1 e 159vsS3 acho que cada um tem as suas qualidades,começando pela beleza dos alfas e acabando na dinamica bmw,como alguem no post disse "a bmw é a alfa alemã",isto já diz tudo.Apesar de achar que elas não podem ser comparadas.

citação:Originalmente colocada por Lukin

É uma questão que tem que se lhe diga...

Neste fórum discutem-se marcas como se de clubes de futebol se tratassem, por isso quer-me parecer que a tua iniciativa será inconclusiva.

É como se colocasses um tópico no geral a dizer: "Porto ou Benfica, qual é o melhor?"

Ainda assim, na minha inocência, vou tentar responder à questão.

A nova geração de Alfas é uma tentativa de aproximação à BMW. Maior qualidade, segurança e robustez dos carros, sem perder o "tempero" desportivo. No entanto, a tracção dianteira e o peso excessivo tiram aos Alfas o prazer de condução que os BMW, inegavelmente, têm. Já conseguiram uma proeza: igualaram a BMW em termos de eficácia. Mas falta-lhes o "feeling".

E os BMW continuam a ter uma superior qualidade de construção e materiais relativamente aos Alfas (ainda que a diferença seja agora muito curta, fruto do bom trabalho da Alfa nesse capítulo).

A Alfa tem, no entanto, outro trunfo importante: a estética. Os BMW são bonitos, mas os Alfas são divinais. Ainda que estes últimos Alfas não me agradem tanto como, por exemplo, o 156 (sobretudo a versão SW pós-restyling), o GT e, claro, o soberbo e divinal 147, um dos mais bonitos carros de grande produção alguma vez feito. Esses sim, carros de grande elegância. O 159 e o Brera são bonitos, mas têm um ar "anafado". O novo Spider então é uma aberração de proporcionalidade. Nem parece um Alfa.

Não diria melhor. [^][^]
É assim que se responde. Sem picardias.
Apenas discordo num ou outro ponto:
-prefiro o 156 pré-restyling e gosto bastante do 159 e Spyder.

Quando ao "Sr." da M.E.R.D.A. já começa a ser habitual este género de comentários. [8)][8)][8)][8)][8)]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu sou um pouco mais pragmático.

Se é verdade que a Alfa Romeo até aos anos 70 tinha uma capacidade de fazer frente à BMW no campo desportivo e no dia-a-dia, depois com a aventura da Alfasud e o descalabro que veio a seguir, não há a mínima dúvida que ficou muito para trás.

Hoje, se temos na BMW uma referência em quase todos os domínios, a Alfa andou durante muitos anos a abusar da imagem que tinha junto à sua legião de admiradores. Daí ser mais vulgar haver apaixonados pela Alfa entre os que nunca tiveram nenhum, do que o contrário.

Claro que lamento este desparecimento da Alfa, mas os industriais de Turim ficaram cada vez mais ricos a fazer sucata para pessoas apaixonadas. E este abuso não é bem visto e paga-se muito caro.

Não prevejo que haja qualquer alteração a isto num futuro muito próximo.

Permite-me discordar, mas até aos finais dos anos 70 a BMW é que tentava fazer frente à alfa romeo.
a alfa romeo era tida na altura como uma referência automobilistica.
Na epoca, onde um carro bem equipado era aquele que trazia discos as 4 rodas, suspensões trabalhadas, etc no lugar dos actuais computadores de bordo, e "paneleirices" electricas, a alfa estava no TOP.
Citando um amigo meu:

citação:
os Alfas sempre foram extremamente bem equipados.
Está bem que na altura não se falava de ar condicionado nem coisas assim, mas a verdade é que em 1963 nem os Jaguar E tinham o mesmo equipamento dos Sprint GT, faltava-lhes, entre outros, o ventilador do vidro traseiro, o manómetro de temperatura de óleo e já agora o par de webers e a caixa de 5 velocidades.

Agora, apesar do que disse parecer esquisito, mas não menos verdade por causa disso, vamos ver um outro ponto.

A Alfa sempre foi uma marca de tecnologia de ponta, em todos os quadrantes, seja nos motores, seja nas suspensões, seja na SOBERBA qualidade de construção e fiabilidade que criou a re****ção desde a sua fundação em 1910.

Desta forma, não se espera menos da Alfa de hoje do que a continuidade de toda esta linhagem... se se esperasse menos não poderíamos estar a falar da Alfa, mas sim de uma outra marca qualquer sem passado.

É portanto obrigatório, que um 159 seja um carro balanceadamente equipado e apelativo pelos padrões de hoje. Não seria sequer um Alfa se assim não fosse.

Agora, com a tal crise nos anos 80 na industria italiana, a Alfa viu-se obrigada a seguir outra filosofia e a construir carros baratos.
Viu-se também obrigada a deixar a tracção traseira e ai perdeu um pouco da sua tradição. Mas tal como nas nossas vidas, há momentos maus e bons.A Bmw também já passou por momentos dificeis, a Mercedes idem. São ciclos. E se estes Alfas FWd dos ultimos anos serviram para manter a Alfa de pé como um construtor de massa (sim, pois mesmo que a alfa falice nunca morreria, pois haveria algum maluco apaixonado que a compraria e fazia carros de baixa produção, nem que fosse a mão), preve-se que no futuro, a marca retome a sua tradição de carros com tracção atrás.
O que é certo, é que comparando carros actuais, nomeadamente Alfa vs BMW, nota-se que são carros globalmente muito semelhantes, quer em termos de qualidade, fiabilidade, prestações, onde as diferenças de qualidade ou aspecto são marginais, e são das marcas que t~em carros com melhr desempenho dinâmico. Mesmo tendo arquitecturas diferentes FWD vs RWD, conseguem excelentes prestações dinâmicas, sendo as referências no seu segmento.
Onde a BMW continua a frente da Alfa Romeo, é na oferta da sua gama, que a BMW é bem mais completa actualmente.
E onde a Alfa continua a frente da BMW (ponto subjectivo) para mim, é na ousadia do desenho dos seus automoveis. E nos resultado prático, tendo carros bem mais apelativos ao olho da sociedade.
Um alfa 159 msmo com jante 16 continua a ser um carro elegante e bonito. Um BMW serie 3, só consegue cria impacto se tiver umas jantes 18 e um aspecto mais desportivo! ;)

citação:Agora, com a tal crise nos anos 80 na industria italiana, a Alfa viu-se obrigada a seguir outra filosofia e a construir carros baratos.
Viu-se também obrigada a deixar a tracção traseira e ai perdeu um pouco da sua tradição. Mas tal como nas nossas vidas, há momentos maus e bons.A Bmw também já passou por momentos dificeis, a Mercedes idem. São ciclos. E se estes Alfas FWd dos ultimos anos serviram para manter a Alfa de pé como um construtor de massa (sim, pois mesmo que a alfa falice nunca morreria, pois haveria algum maluco apaixonado que a compraria e fazia carros de baixa produção, nem que fosse a mão), preve-se que no futuro, a marca retome a sua tradição de carros com tracção atrás.
O que é certo, é que comparando carros actuais, nomeadamente Alfa vs BMW, nota-se que são carros globalmente muito semelhantes, quer em termos de qualidade, fiabilidade, prestações, onde as diferenças de qualidade ou aspecto são marginais, e são das marcas que t~em carros com melhr desempenho dinâmico. Mesmo tendo arquitecturas diferentes FWD vs RWD, conseguem excelentes prestações dinâmicas, sendo as referências no seu segmento.
Onde a BMW continua a frente da Alfa Romeo, é na oferta da sua gama, que a BMW é bem mais completa actualmente.
E onde a Alfa continua a frente da BMW (ponto subjectivo) para mim, é na ousadia do desenho dos seus automoveis. E nos resultado prático, tendo carros bem mais apelativos ao olho da sociedade.
Um alfa 159 msmo com jante 16 continua a ser um carro elegante e bonito. Um BMW serie 3, só consegue cria impacto se tiver umas jantes 18 e um aspecto mais desportivo!

Tenho uma opinião ligeiramente diferente.

A BMW tem actualmente uma gama em termos de "espectro" e de qualidade que creio que é muito mais forte do que a AR alguma vez teve. Além dos melhores motores de 6 cilindros em linha tem motores v8 e v12, os melhores e mais avançados diesel, dieseis de alta cilindrada, etc. isto tudo acompanhado por um enorme manancial de tecnologia que vai desde o duplo vanos ao nigt-vision, etc.

A BMW com a Mercedes e Audi são os que vão à frente e que apresentam a generalidade das inovações de ajuda à condução, segurança, etc.

Em termos de design a BMW também tem verdadeiras obras-primas onde incluo por exemplo o Z4 e outros muito bem conseguidos como o X5, S6, etc.. Embora concorde que são mais conservadores na generalidade do que a AR.

Basicamente os AR estão actualmente bem representados no segmento do 159 e razoavelmente no do 147 e GT, em segmentos como o do S5, S6, S7, Z4, X3 e X5 não há ARs

citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu sou um pouco mais pragmático.

Se é verdade que a Alfa Romeo até aos anos 70 tinha uma capacidade de fazer frente à BMW no campo desportivo e no dia-a-dia, depois com a aventura da Alfasud e o descalabro que veio a seguir, não há a mínima dúvida que ficou muito para trás.

Hoje, se temos na BMW uma referência em quase todos os domínios, a Alfa andou durante muitos anos a abusar da imagem que tinha junto à sua legião de admiradores. Daí ser mais vulgar haver apaixonados pela Alfa entre os que nunca tiveram nenhum, do que o contrário.

Claro que lamento este desparecimento da Alfa, mas os industriais de Turim ficaram cada vez mais ricos a fazer sucata para pessoas apaixonadas. E este abuso não é bem visto e paga-se muito caro.

Não prevejo que haja qualquer alteração a isto num futuro muito próximo.

Permite-me discordar, mas até aos finais dos anos 70 a BMW é que tentava fazer frente à alfa romeo.
a alfa romeo era tida na altura como uma referência automobilistica.
Na epoca, onde um carro bem equipado era aquele que trazia discos as 4 rodas, suspensões trabalhadas, etc no lugar dos actuais computadores de bordo, e "paneleirices" electricas, a alfa estava no TOP.
Citando um amigo meu:

citação:
os Alfas sempre foram extremamente bem equipados.
Está bem que na altura não se falava de ar condicionado nem coisas assim, mas a verdade é que em 1963 nem os Jaguar E tinham o mesmo equipamento dos Sprint GT, faltava-lhes, entre outros, o ventilador do vidro traseiro, o manómetro de temperatura de óleo e já agora o par de webers e a caixa de 5 velocidades.

Agora, apesar do que disse parecer esquisito, mas não menos verdade por causa disso, vamos ver um outro ponto.

A Alfa sempre foi uma marca de tecnologia de ponta, em todos os quadrantes, seja nos motores, seja nas suspensões, seja na SOBERBA qualidade de construção e fiabilidade que criou a re****ção desde a sua fundação em 1910.

Desta forma, não se espera menos da Alfa de hoje do que a continuidade de toda esta linhagem... se se esperasse menos não poderíamos estar a falar da Alfa, mas sim de uma outra marca qualquer sem passado.

É portanto obrigatório, que um 159 seja um carro balanceadamente equipado e apelativo pelos padrões de hoje. Não seria sequer um Alfa se assim não fosse.

Agora, com a tal crise nos anos 80 na industria italiana, a Alfa viu-se obrigada a seguir outra filosofia e a construir carros baratos.
Um alfa 159 msmo com jante 16 continua a ser um carro elegante e bonito. Um BMW serie 3, só consegue cria impacto se tiver umas jantes 18 e um aspecto mais desportivo! ;)
Parabéns, excelente post.

Acho que insistir nas comparações entre Alfa Romeo e BMW faz muito pouco sentido. E quem continua a insistir nelas continua a tentar encontrar argumentos na Alfa Romeo para a tentar equiparar a uma marca que segue uma filosofia completamente diferente, têm um publico completamente diferente e que têm uma qualidade completamente diferente.

É impressionamente o numero de vezes que já se disse por este topico "excelente post" e derivados semelhantes a comentários "pró-Alfa Romeo".....como alías é prodigo no forum, as marcas italianas são sempre as mais veneradas e já se sabe o que acontece quando não se diz bem delas.

Infelizmente para 50% deste forum, a compra de um automovel é hoje em dia um factor muito mais racional que emotivo...coisa que custa muito a muita gente compreender.

A Alfa Romeo têm , a meu ver em grande parte, culpa do elitismo que teima em cultivar...e da exclusividade que insiste em querer manter...têm realmente uma identidade muito proprio e um grupo de admiradores completamente fanatico...assim como a Toyota, de maneira diferente, cultiva o seu cliente tipo. No entanto este elitismo para alem de extremamente faccioso é completamente deslocado da realidade do ambito global que hoje se exige as marcas, dentro do seu target....a não ser marcas de excepção coisa que a Alfa Romeo não é.

Um Alfa Romeo têm excelentes caracteristicas, o 159 é um exemplo disso....têm um pisar na estrada ao alcance apenas dos melhores....pronto ok, estou convencido...é um bom espelho da marca então vou ao stand ver um Alfa Romeo á minha medida e vejo o quê ...? Há mais alguma coisa para vender sem ser o 159 e o 147 ? Eu que ate gosto do 159 mas não quero aquele segmento...!!! A marca não têm resposta...e mais uma vez digo...não é nenhuma marca de elite para responder a um certo tipo de carro apenas...

Então vou há BMW....tenho muito mais opções de escolha....Tenho o Serie 1, o Serie 3, o Serie 5, tenho coupés, tenho cabrios, tenho carrinhas etc etc etc...e na Alfa Romeo tenho o quê ? Tenho o 159....

Insistir em comparar um BMW a um Alfa Romeo, para mim não faz sentido...a qualidade das coisas ainda esta muito acima dos limites da Alfa Romeo...alías nem têm de se equiparar...confesso que não percebo esta incesante buscar de alcancar a BMW...!!

A Alfa Romeo pode perfeitamente se destacar, não cultivando este fanatismo mais uma vez, por outros aspectos...alías não devem existir muitos clientes BMW que ponderem Alfa Romeo...e vice versa...A inumeros excelentes carros que não têm a qualidade que têm um BMW...e são excelentes opções á mesma...ou voces quando compram uma camisa ou umas calças só compram as melhores ? Ou uma maquina de lavar ? Ou um fugão, ou o que quer que seja...

Um serie 3 não precisa de ser elegante como um 159 por exemplo...mais uma vez, o cliente BMW procura outras coisas...

Acho sim que a Alfa têm, pode e deve evoluir, manetendo a sua identidadde, mas respondendo a um mercado global...se calhar meia duzia de fanaticos ficam revoltados e deixam de comprar...mas não sei quantos mil passam a ter a marca como opçõa mais concreta.

Para terminar que isto já vai longo...Eu ate gosto da Alfa Romeo...até cultivo de certo modo aquele charme italiano...gosto bastante do 159 e em fase de compra de compra era sem duvida uma das minhas opções...mas se eu procurasse outro segmento estava agarrado ao Totta porque a marca a mim, não tinha capacidade de me oferecer um outro produto....a ver vamos no futuro...

citação:As marcas têm sempre um património que tem a ver com o que já fizeram e a forma como isso é percepcionado.

Em tua opinião, em termos de engenharia, achas que estão muito próximas ? não tanto nas soluções em si, mas na eficiência das mesmas ?
não tenho dados para comparar, sou apenas consumidor.

Confesso q n precebi o ultimo post. Q a BM tem uma gama mais completa todos sabemos, e dai? Por isso já n se pode fazer comparações? Ao contario do q é dito, há muitos condutores q compram carros destas marcas e q aprecia a outra (eu sou um deles, e conheço bastantes assim).

Este topico esta a correr melhor do que eu esperava.

SO queria deixar uma nota aos que dizem que a bmw tem uma gama mais diversificada.

Tem-no, de facto. Mas isso e' porque na AR nao ha guita e eles tem de se concentrar nos segmentos que dao mais dinheiro ou essenciais para a imagem (8c e brera)

Esperemos que no futuro seja diferente;)

Só para que conste, a Alfa Romeo e a BMW são para mim as marcas "generalista" de eleição!
alias, o meu próximo carro poderá muito bem vir a ser um certo BMW Z4!
Por isso, deixem-se dessa mania de dizer que os alfistas, e eu sou alfista, (não sou fanático pois fanáticos há muitos e de todas as marcas) só querem comparar a alfa vs bmw para fazer a alfa superior.
Isso é errado, pois a história já se encarrega de comparar estas duas marcas... Sim, sempre foram rivais. há muito mais tradição na rivalidade BMW vs Alfa Romeo do que BMW vs MB ou BMW vs Audi. Basta ver as inumeras provas de competição onde estas marcas estão e/ou estiveram envolvidas.
É inconstestavel, que neste momento a BMW tem muito mais mercado e uma gama muito mais alargada, disse isso acima no meu post, mas mais verdade é dizer que estas marcas são MUITO comparaveis.agora, vamos é comparar o que elas têm para comparar. Não vamos comparar um 159 a um serie 7!;)

citação:Originalmente colocada por Cruise_Control

Então vou há BMW....tenho muito mais opções de escolha....Tenho o Serie 1, o Serie 3, o Serie 5, tenho coupés, tenho cabrios, tenho carrinhas etc etc etc...e na Alfa Romeo tenho o quê ? Tenho o 159....

Tens o 159 carro e SW , tens o 147 (está em fim de carreira mas está para ser substituido. Um dia um Série 1 tb estará em fim de carreira como qq carro). Tens ainda 2 coupés, o GT e o Brera. Tem um descapotável o Spyder. Está para breve o 8C e o sucessor do 164.
Comparado com a BMW, falta o SUV, cabrio de 4 lugares e um carro do nível de um série 7 e classe S.

ao tempo que não havia um clássico destes:D

quanto ao assunto e falando dos modelos em geral...BMW é bem melhor

sigia6.png

citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

Respondendo aoautor do tópico..

A Alfa são carros esteticamente superiores,são lindos(na maioria) e são mais desportivos que os bmw (no geral).

Os bmw são carros por norma mais confortáveis que priveligiam o luxo e a robustez.

A Alfa tem mais a ver comigo[:I]

Não concordo nada.

Compara o 147 com o S1, o 159 com o S3 e por aí fora.

Os BMW são dinamicamente superiores e têm melhores motores.
A nivel de construção e qualidade geral, também são superiores.

A alfa pode ser superior na estética de um ou outro modelo, mas isso são sempre gostos pessoais.
A nivel de preço, a Alfa leva vantagem porque tem modelos bem mais baratos.

Na minha opinião, e é apenas a minha opinião, a BMW tem, em todos os segmentos, melhores carros que a AR.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por mazda3csport

A Alfa é uma M.E.R.D.A comparada com a BMW por isso é impossivel haver comparaçao!
já cá faltava...[|)]

Esse user ja era suspenso, ja nao é a primeira vez que tem comentarios pouco proprios.

A Alfa é uma marca mais ao nivel da Ford da Peugeot ou da Opel que da BMW ou da Mercedes

nao venham com tretas... Se os Alfas nao fossem lindos, se ja pouco vendem, nada venderiam...

os italianos vivem muito a sombra do design... se começassem a apostar mais na qualidade e na tecnologia é que faziam bem

A Alfa Romeo na decada de 60 e 70 tinha modelos, motores e carros de corrida para todos os gostos... foi a altura em que mais modelos lançou no mercado! a BMW tava então muito longe!!! A partir dos anos 80 é q as coisas se alteraram! basta olhar para um 2002 e um GTV e vê-se as diferenças entre um Alfa Romeo e um BMW!

Mas são ciclos... por exemplo a Audi até aos anos oitenta toda a gente considerava aquilo uns trambolhos e depois de aparecer o quattro nos ralis é q a sua imagem começou a alterar-se até aos dias de hoje!!! Agora perguntem a qualquer pessoa o que era a audi no inicio de 80!!! essa malta que gosta de audis apareceu agora!!!

A Alfa Romeo e a BMW são marcas com uma identidade, um historial e um palmarés que de facto fazem com que existam estas comparaçoes!!! e por favor não me venham falar aqui em OPEL e outras marcas do genero q só estragam o tópico! Não se esqueçam q a alfa anda em corridas desde o pré guerra!

A Alfa Romeo tem quase 100 anos de história, 80 deles absolutamente gloriosos.

Só a ignorancia extrema ou pura estupidez justifica alguns comentários neste tópico. [:o)]

Obviamente que hoje a BMW está acima da Alfa em quase todos os parametros (objectivos), mas ainda assim é incapaz de arrastar uma legião de fãs por esse mundo fora da forma que a Alfa ainda o faz.

Uma analise historica não dá qualquer contemplação à BMW neste confronto face à Alfa Romeo, mas nos ultimos 20 anos a BMW tem dado lições à Alfa no que toca ao posicionamento no mercado consumista e em estratégias de sobrevivencia. A BMW gozou de uma curva ascendente quando o mercado deu o grande "Boom" e hoje retira bons frutos disso. A Alfa Romeo, devido a vários factores externos, pelo contrário, estava numa curva descendente na altura da explosão do mercado automobilistico. Não pode/conseguiu, assim, adaptar-se da melhor forma às novas exigências do mercado e seguir a sua linha de excelencia que a caracterizava até então.

Ainda assim conseguiu, com pouquissimos recursos, desenvolver automóveis que transmitiam o cuore que sempre a caracterizou. O Alfasud, o Sprint, o 33, o GTV, são modelos que apesar da falta de qualidade naquilo que o mercado geral mais a exigia, conseguem transmitir um enorme gozo de condução.

É natural que um fã da Alfa Romeo apareça neste tópico a enaltecer as qualidades da sua marca, até porque é a marca que conhece melhor. O que eu estranho, porque não compreendo, é porque alguns insistem em denegrir a Alfa Romeo para enaltecer a sua marca de eleição (que quase nunca é a BMW), enquanto o fã da Alfa ou o alfista, regra geral, enaltece a sua marca sem denegrir as outras.

Bem, curto e grosso: objectivamente a BMW hoje está mais adaptada ao mercado e, por isso, é considerada melhor pela generalidade. Mas se analise tiver por base toda a história das duas marcas, a Alfa Romeo, simplesmente, é absolutamente mais rica.

O mundo automobilistico agradece e aplaude o renascimento da velha Alfa e terá muito a ganhar com a competição destas duas marcas na sua potência máxima.

Back