Alfa Romeo

citação:A Alfa Romeo tem quase 100 anos de história, 80 deles absolutamente gloriosos.

Só a ignorancia extrema ou pura estupidez justifica alguns comentários neste tópico.

Obviamente que hoje a BMW está acima da Alfa em quase todos os parametros (objectivos), mas ainda assim é incapaz de arrastar uma legião de fãs por esse mundo fora da forma que a Alfa ainda o faz.

Uma analise historica não dá qualquer contemplação à BMW neste confronto face à Alfa Romeo, mas nos ultimos 20 anos a BMW tem dado lições à Alfa no que toca ao posicionamento no mercado consumista e em estratégias de sobrevivencia. A BMW gozou de uma curva ascendente quando o mercado deu o grande "Boom" e hoje retira bons frutos disso. A Alfa Romeo, devido a vários factores externos, pelo contrário, estava numa curva descendente na altura da explosão do mercado automobilistico. Não pode/conseguiu, assim, adaptar-se da melhor forma às novas exigências do mercado e seguir a sua linha de excelencia que a caracterizava até então.

Ainda assim conseguiu, com pouquissimos recursos, desenvolver automóveis que transmitiam o cuore que sempre a caracterizou. O Alfasud, o Sprint, o 33, o GTV, são modelos que apesar da falta de qualidade naquilo que o mercado geral mais a exigia, conseguem transmitir um enorme gozo de condução.

É natural que um fã da Alfa Romeo apareça neste tópico a enaltecer as qualidades da sua marca, até porque é a marca que conhece melhor. O que eu estranho, porque não compreendo, é porque alguns insistem em denegrir a Alfa Romeo para enaltecer a sua marca de eleição (que quase nunca é a BMW), enquanto o fã da Alfa ou o alfista, regra geral, enaltece a sua marca sem denegrir as outras.

Bem, curto e grosso: objectivamente a BMW hoje está mais adaptada ao mercado e, por isso, é considerada melhor pela generalidade. Mas se analise tiver por base toda a história das duas marcas, a Alfa Romeo, simplesmente, é absolutamente mais rica.

O mundo automobilistico agradece e aplaude o renascimento da velha Alfa e terá muito a ganhar com a competição destas duas marcas na sua potência máxima.
[^][^]

são conceitos diferentes...

A Alfa tem a fama do design de desportivismo, nao vamos discutir fiabilidade

A BMW tem fama de dinamica, qualidade e robustez, coisa que se distingue a olho nu em relação a um Alfa equivalente p.ex. E não venham com manias de perseguição, sejamos realistas!

De facto é uma comparação interessante...sem duvida...A minha experiência pessoal não inclui qualquer condução dalgum modelo da Alfa Romeo, pelo que a minha opinião não vai ser muito relevante para o tópico, porem deixo aqui o meu comentário....
Até pouco tempo atrás, fui possuidor de um bmw(320d), e sinceramente é um carro que ainda hoje me fascina bastante, quer seja por todas as características ao longo dos tempos referidas, que não vou voltar a mencionar novamente, quer seja pelo facto de por ex. este modelo em concreto ter iniciado a sua produção em 1998, e agora vocês façam uma retrospecção até lá e pensem um bocadinho...Ate que ponto este carro foi revolucionário quando surgiu..Lembrem-se dos carros nesses tempos construídos e a diferença quase abismal que os separava , interessante né...
Porem já me estou a exceder demasiado e a fugir ao tópico, e agora falta-me falar da Alfa Romeo, e o que é que posso dizer??
Adquiri á cerca de um mês um Fiat punto 1.2 80 cv, que gosto bastante e surpreendeu bastante pela positiva embora não seja relevante para este tópico já que nunca conduzi nenhum Alfa Romeo...
Na minha opinião, como "consumidor": estética arrebatadora, uma grande evolução na mentalidade das pessoas, tal como eu, já que a maior parte dos seus modelos são realmente muito bonitos...e concerteza suponho eu um grande motor e qualidade de construção cada vez mais elevada...Hoje em dia não são construídos carros "fracos", ou á partida inferiores como acontecia antigamente, e a tendência é cada vez mais serem equivalentes, tendo como ponto de partida para a aquisição de um carro, não a potencia de um motor bmw por ex., ou a estética de um alfa romeo, mas sim um modelo que combine uma característica de todas as áreas, formando acima de tudo um carro homogéneo, em que o seu “todo” seja mais do que a soma das partes né…, quer seja bmw, alfa romeo, mercedes ou audi...
Grande abraço para todos
;)

citação:Originalmente colocada por BrunoRo

De facto é uma comparação interessante...sem duvida...A minha experiência pessoal não inclui qualquer condução dalgum modelo da Alfa Romeo, pelo que a minha opinião não vai ser muito relevante para o tópico, porem deixo aqui o meu comentário....
Até pouco tempo atrás, fui possuidor de um bmw(320d), e sinceramente é um carro que ainda hoje me fascina bastante, quer seja por todas as características ao longo dos tempos referidas, que não vou voltar a mencionar novamente, quer seja pelo facto de por ex. este modelo em concreto ter iniciado a sua produção em 1998, e agora vocês façam uma retrospecção até lá e pensem um bocadinho...Ate que ponto este carro foi revolucionário quando surgiu..Lembrem-se dos carros nesses tempos construídos e a diferença quase abismal que os separava , interessante né...
Porem já me estou a exceder demasiado e a fugir ao tópico, e agora falta-me falar da Alfa Romeo, e o que é que posso dizer??
Adquiri á cerca de um mês um Fiat punto 1.2 80 cv, que gosto bastante e surpreendeu bastante pela positiva embora não seja relevante para este tópico já que nunca conduzi nenhum Alfa Romeo...
Na minha opinião, como "consumidor": estética arrebatadora, uma grande evolução na mentalidade das pessoas, tal como eu, já que a maior parte dos seus modelos são realmente muito bonitos...e concerteza suponho eu um grande motor e qualidade de construção cada vez mais elevada...Hoje em dia não são construídos carros "fracos", ou á partida inferiores como acontecia antigamente, e a tendência é cada vez mais serem equivalentes, tendo como ponto de partida para a aquisição de um carro, não a potencia de um motor bmw por ex., ou a estética de um alfa romeo, mas sim um modelo que combine uma característica de todas as áreas, formando acima de tudo um carro homogéneo, em que o seu “todo” seja mais do que a soma das partes né…, quer seja bmw, alfa romeo, mercedes ou audi...
Grande abraço para todos
;)

curiosamente um certo modelo lançado em 1997 era mais revolucionário, conseguindo mesmo bater, por vezes, as vendas do seu concorrente na alemanha ;)

citação:Originalmente colocada por Nero

A Alfa Romeo tem quase 100 anos de história, 80 deles absolutamente gloriosos.
É um pouco como Benfica vs FCP. Sendo a BMW o FCP.

Só espero que a Alfa Romeo volte ao seu lugar antes do Benfica :D

[/quote]

curiosamente um certo modelo lançado em 1997 era mais revolucionário, conseguindo mesmo bater, por vezes, as vendas do seu concorrente na alemanha ;)
[/quote]

Qual??Sinceramente nao estou a ver qual é, mas também a minha intençao nao era referir as vendas do 320d (que em 98 nem foram muitas...so a partir de 99/00), mas sim a qualidade do carro na generalidade, pensa bem ,e isto é so um ex.,vê lá naqula altura, lançar um motor de 2000 cc, capaz de desenvolver 136 cv, bastante superior á concorrencia, chegando até mesmo a ser designado, se nao tou em erro, um dos melhores motores diesel do mundo,é obra, e ainda hoje nao deixa ninguem mal visto, em termos de prestaçoes, mas nao é somente o motor, o carro no geral era e é muito bom, e um dos meus projectos de futuro é, se tiver condiçoes, voltar a comprar um...era mt bom era....quem sabe né.... ;)
Grande abraço

citação:Originalmente colocada por BrunoRo

[/quote]

Qual??Sinceramente nao estou a ver qual é, mas também a minha intençao nao era referir as vendas do 320d (que em 98 nem foram muitas...so a partir de 99/00), mas sim a qualidade do carro na generalidade, pensa bem ,e isto é so um ex.,vê lá naqula altura, lançar um motor de 2000 cc, capaz de desenvolver 136 cv, bastante superior á concorrencia, chegando até mesmo a ser designado, se nao tou em erro, um dos melhores motores diesel do mundo,é obra, e ainda hoje nao deixa ninguem mal visto, em termos de prestaçoes, mas nao é somente o motor, o carro no geral era e é muito bom, e um dos meus projectos de futuro é, se tiver condiçoes, voltar a comprar um...era mt bom era....quem sabe né.... ;)
Grande abraço
[/quote]

o 156 ;)

sim, não quero tirar mérito nenhum! é bem verdade o que dizes.

não esquecer que o JTD também deu um ar de sua graça!

resumindo: são 2 grandes marcas.

citação:

Grande abraço
Depois disso, veio o belo 20d de 150cv , que , diga-se de passagem , era menos fiável que um PSA 14D ....[:I]

cá em casa há um BMW e já houve outro antes deste e o que posso dizer é que preferia mil vezes que tivesse um alfa no lugar dele.....a ´ligação que se cria entre um condutor de um ALfa e o carro é muito mais emocional do que a que se cria com um BMW. A diferença é simples: um condutor de um BMW quando o carro avaria(sim porque também avariam) diz "que chasso que eu fui comprar tanto dinheiro e o carro não vale nada"...quando um ALfa avaria o dono vira-se para ele e diz: "oh meu menino tas doentinho?" "vou já levar-te ao médico"...é essa paixão que faz da Alfa Romeo uma marca com um carisma que a BMW não tem....and I like this....depois a hist´roia da marca italiana tem outro valor...os coupes bertone, o GTV6 dos anos 70 isso sim são carros a sério...depois comparem-me um série 5 com um 166 e o Alfa tem o dobro da classe.

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

citação:Originalmente colocada por AF147

A Alfa Romeo começa onde a BMW acaba.
que grande frase![^]

sem dúvida que esta é o melhor frase zipada sobre estas duas marcas. Em tão poucas palavras está muita coisa dita.
[^] AF147

BMW é como qualquer carro alemão: tem tudo do melhor mas não é especial....um Alfa não tem tudo do melhor mas é um objecto muito especial, um objecto de culto...um Alfa é apaixonante

citação:Originalmente colocada por mazda3csport

A Alfa é uma M.E.R.D.A comparada com a BMW por isso é impossivel haver comparaçao!

x2

.. comparar alfa a bmw ???

... oh meuj amigoje eje, não habia nexexidade eje ..

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:

Grande abraço
Depois disso, veio o belo 20d de 150cv , que , diga-se de passagem , era menos fiável que um PSA 14D ....[:I]

Menos fiável que um PSA 1.4D?!?Só mesmo um secador comprado no Hiper China[}:)]

Agora a sério,
em 97 quando foi lançado o 320D com 136cv, era uma porcaria porque era muita potência os carros tinham que rebentar por algum lado, e veja-se o resultado - (não incluindo chips, reprogramações ou outras barbaridades)- muitos andam ai na estrada com carradas de kms, tenho 1 cunhado com um de 98 com cerca de 250 mil e tá tudo!É so meter gasóleo e fazer manutenção normal, e digo te mais - a nível de equipamento e tecnologia eram mto poucos naquele tempo...sinceramente, as marcas tipo Alfa em geral, apenas agora ou desde a 2 anos pra ca chegaram a potencias semelhantes à da BMW em 97/98, e o mesmo se aplica a tecnologias (excepto common-rail!) e gadgets de equipamento que já a BMW incluia!

Agora essa questao dos 320D de 150cv não serem fiáveis?!?Essa por acaso é nova, onde a leste?!?Só se foram mesmo os de 2001/2002, os primeiros, porque dai pra frente, duvido mto mesmo!!!

Pessoal, não vale a pena perder tempo a discutir, as coisas estão mesmo à frente dos olhos porquê contrariar - é claro que um Alfa, por muito bom que possa ser (e acredito que o sejam!), não está a par da BMW!

Como já referi num outro tópico, para a BMW não há pai, ainda está por nascer!Cumps!

Back