Alfa Romeo

citação:Originalmente colocada por Taveirada

citação:Originalmente colocada por dio

Sendo o mesmo motor do Integrale, 215cv não são de estranhar!

EDIT: Mas não esquecer que o 155 é de 1992, entre 1992 e 2005 alguma coisa deve ter evoluido... digo eu... [:p]

Bem... antes que isto se torne num tópico de Alfa vs BMW vs VW, vou-me deitar :D

Fiquem bem!

cumps,
[dio]

Rodas continuam redondas... e a potencia/binario continua a fazer o carro andar. Poem um integrale ao lado de muitos carros... e ves o que os anos fizeram.
O que mais evoluiu... foi o peso! ;)
E nao deixa de ser um mero Fwd... contra um 4X4... à chuva! Nunca esquecer este pequeno grande pormenor! ;)

Para mim o que mais evolui nomeadamente nos 4x4 foram os diferenciais, que fazem parecer os antigos tracao integral em curva lentos...

Bernie o M5 é mais eficaz que o M6 devido á distribuição de pesos em que no M6 é 60% á frente e 40% atrás....pelo que leio o M6 é uma experiência de condução muitissimo diferente da do M5, apesar do mesmo motor... o M6 exige muito pulso firme a traseira solta-se mais depressa e com reacções mais bruscas o M5 é mais neutro....como não pude responder...quanto aos carros de 55 a 75(curiosamente também a minha época preferida)...óbvio que gosto do 507, o 501(n sei se é anterior a 55 mas penso que não), o 2002 Turbo, quanto aos que adoro: alfa romeo 2000GTV alfa romeo Giulia Sprint GT bem como a berlina, as berlinas 2000 fascinam-me, o Montreal se bem que prefiro o 1750 e 2000GTV, o 33Stradale se não estou em erro inclui-se nessa época também....(só falei em carros de estrada) Cump

Taveirada tens toda a razão mas sei que é esse o ponto crucial para estilos de condução tão diferentes, o M5 tem uma distribuição perfeita.

citação:Originalmente colocada por homemdonorte

Taveirada tens toda a razão mas sei que é esse o ponto crucial para estilos de condução tão diferentes, o M5 tem uma distribuição perfeita.

Infelizmente não sei...

Tenho os dois na garagem... mas ainda nao tive tempo de dar uma volta nos dois... :P

:))) é isso o a diferença de peso mas a distribuição é o ponto crucial...isso é o que leio...infelizmente ainda não pude confirmar, tenho andado de Vanquish S

Já tinha saudades de um tópico destes que acabei de ler agora.

Alfa e BMW são duas marcas que fazem "dar muita à tecla" :D

A minha ultima experiência com um AR foi com o 159 2.4 jtdm e gostei muito do carro. Como experiência de condução está perfeitamente ao nivel de um 320d. Compensa alguns aspectos em que é menos "perfeito" com traços de "personalidade" vincados.

São dois excelentes carros, mas nenhum é o herdeiro por excelência dos pergaminhos destas duas marcas. O que também mostra que sendo realistas temos que aceitar que os carros de hoje são diferentes de os de há 20 ou 30 anos

citação:Originalmente colocada por v7

Já tinha saudades de um tópico destes que acabei de ler agora.

Alfa e BMW são duas marcas que fazem "dar muita à tecla" :D

A minha ultima experiência com um AR foi com o 159 2.4 jtdm e gostei muito do carro. Como experiência de condução está perfeitamente ao nivel de um 320d. Compensa alguns aspectos em que é menos "perfeito" com traços de "personalidade" vincados.

São dois excelentes carros, mas nenhum é o herdeiro por excelência dos pergaminhos destas duas marcas. O que também mostra que sendo realistas temos que aceitar que os carros de hoje são diferentes de os de há 20 ou 30 anos

Pois é... o mercado a isso obriga...

sem dúvida v7 cada vez o prazer de condução será menor e as prestações melhores....eu prefiro o prazer de condução aos numeros nas revistas e por isso 9s dos 0-100 num carro de antigamente são muito mais emocionantes que 8s num de agora....no entanto ganhou-se em segurança conforto eficácia etc o que não gosto dos BMW de agora é que são demasiado vanguardistas(aquele Chris Bangle pensa á frente demais para desenhar um BMW) a BMW sempre foi uma marca um tanto ou quanto conservadora apesar de ser virada mutas vezes para um público mais jovem que um Mercedes...com esta estética de agora as vendas subiram mas muitos fieis clientes se perderam ...os interiores BMW são muito bons mas muito inestéticos os do 159 não são tão bons(pelo que leio nas revistas os interiores BMW são sempre referenciais em qualidade de construcção e acabamentos) mas têm uma estética soberba que perdoa facilmente a pouca diferença de qualidade...o interior do 159/Brera/Spyder é qualquer coisa de muito especial...o do BMW é banal...

Não concordo que os interores de um 3 sejam banais. ;)

A porra do prazer de condução é que não rima com a palavra utilidade</u>.

No percurso que fiz com o AR passei numa curva (quem sobe de Algés pela Crill no inicio da mesma) em que o vendedor que ia à pendura (já tinha percebido que eu gosto de conduzir) só dizia: - acelere a fundo, - acelere a fundo, para vermos o esp actuar e a meter-lhe o carro no sitio.

eu lá lhe ia fazendo a vontade embora um bocadinho a medo (em 3ª) enquanto pensava estes 200 cv são possantes mas não alucinantes :D

Poucos meses depois fiz a mesma passagem num Boxster 2.7 de 240 cv e o pensamento era simplesmente: GERONIMO !!! [8D][8D]

mas isso são carros para darem emoções diferentes...um Boxster é um desportivo ainda por cima um roadster que tem primordialmente essa função, um 159 é uma berlina e como tal tem como prioridade conforto, utilidade, apesar de ter tudo isso num ambiente desportivo e com uma condução desportiva...
nisso tens toda a razão: utilidade e prazer de condução é dificil de se encontrar.. principalmente nos dias de hoje

Em relação à BMW tenho uma critica a fazer (eu que gosto muito da marca). A nivel de interiores também está democratizado, ou seja, com o tablier orientado para todos os ocupantes. Nas gerações anteriores estava claramente inclinado para o condutor, o que dava um aspecto muito mais "intimo". Penso que tal alteração se prende com a utilização de um ecrã de médias dimensões, que não faria sentido estar orientado apenas para o condutor. Mas o prazer de condução, tal como eu o defino, está lá todo.

Acho que muitos de voçês associam o prazer de condução e a diversão ao volante com a perigosidade de conduzir. Ou seja, ou carro dificil de domar dá um imenso prazer de conduzir. Para mim, o prazer de condução está mais relacionado com a forma como o carro se relaciona com a estrada, como lê a estrada e nos transmite a estrada. Nisso, ainda não conduzi, dentro das marcas generalistas, nenhum carro que conseguisse dar tanto gosto de conduzir como um BMW. Claro que o prazer de condução passa também pelo conforto, eficácia dinâmica e prestações, obviamente.

citação:Originalmente colocada por dio

citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

Esse 155 Q4, não é aquele que aparece a frente de um Golf GTI e depois é ultrapassado por um BMW E36 M3 na recta?

EDIT: Num vídeo que apareceu aí no tópico BMW M3 vs Honda Accord Type-R
Assim de repente...

Alfa Romeo 155 Q4 - 2.0 Turbo 190Cv
VW Golf GTI - 2.0 Turbo 200Cv
BMW M3 e36 - 3.0 295Cv

Mas acredito que o GTI apanhe o 155 na recta... mas só na recta [:p]
Quanto ao M3 na recta arrasa, no resto não sei... com o piso como estava, só mesmo para os drifts [:p]

cumps,
[dio]

Correcção:

A alteração do 155 era a reprogramação.tem um chip de uma casa holandesa, a squadra tuning.eve ter 215-220cv´s!
A diferneça de pesos para o GTI não é assim tão grande.Julgo que o Q4 ande pelos 1400kg.E o factor 4WD é vantajoso em termos de grip, mas na recta até se torna uma desvantagem, pelo atrito extra nas transmissões, o que leva a uma potência util a roda, inferior a um FWD. Isto em consdições equivalentes de rendimento entre potência a cambota e potência a roda, o que na minha opinião deve ser bem melhor no GTI. é aqui que 15 anos de engª automovel tomam vantagem... ;)
E o M3, é o 3.2 de 321 cv´s de origem, mas que no dia do track day e actualmente, roda perto dos 350cv, além de estar com o peso mais baixo (o carro está práticamente sem interiores).

[EDIT]: Peso preciso do 155 Q4 = 1390kg de tara a seco.

Fonte:

http://www.autotitre.com/fiche-technique/Alfa_Romeo/155/Q4

a consola no 159 apesar de também ter um ecran(opcional) fica orientada para o condutor...a da BMW deveria ser como sempre e não assim....Arturval o teu BMW(não sei se já o tens) é o mais bonito dos que saíram nos ultimos 5 anos....isso já parece um BMW...em contra partida acho a berlina com muita falta de expressão, o série 5 é +-bonito, o 7 é +-bonito o 1 é +-bonito...não passam de +- bonitos

a consola no 159 apesar de também ter um ecran(opcional) fica orientada para o condutor...a da BMW deveria ser como sempre e não assim....Arturval o teu BMW(não sei se já o tens) é o mais bonito dos que saíram nos ultimos 5 anos....isso já parece um BMW...em contra partida acho a berlina com muita falta de expressão, o série 5 é +-bonito, o 7 é +-bonito o 1 é +-bonito...não passam de +- bonitos

Mas o Z4 é fantástico... ;)

Também não compreendi muito bem a berlina. A carrinha já gosto.

Quanto a dizeres que os outros são +-, eu não concordo (gostos pessoais são diferentes e ainda bem).

Acho o S5, o S6, os z4 (roadster/coupé) carros muito bonitos.
Acho o x5, o x3 e o S1 carros engraçados (não têm estéticas excepcionais, mas também não são escandalosos)
O s7 acho muito feio, principalmente pré-restyling.

Também de lembrar que o anterior S3 era um carro, em 1998, lindissimo.

Bernie o M5 é mais eficaz que o M6 devido á distribuição de pesos em que no M6 é 60% á frente e 40% atrás....pelo que leio o M6 é uma experiência de condução muitissimo diferente da do M5, apesar do mesmo motor... o M6 exige muito pulso firme a traseira solta-se mais depressa e com reacções mais bruscas o M5 é mais neutro....como não pude responder...quanto aos carros de 55 a 75(curiosamente também a minha época preferida)...óbvio que gosto do 507, o 501(n sei se é anterior a 55 mas penso que não), o 2002 Turbo, quanto aos que adoro: alfa romeo 2000GTV alfa romeo Giulia Sprint GT bem como a berlina, as berlinas 2000 fascinam-me, o Montreal se bem que prefiro o 1750 e 2000GTV, o 33Stradale se não estou em erro inclui-se nessa época também....(só falei em carros de estrada) Cump

Nao percebi o que é que a minha cote tinha a ver com o teu texto.[8)]
Nao sei se foi no auto hoje mas acho que sim um teste entre um evo7 e a deltona gr.A do peres, e os proprios jornalistas disseram que o EVO.7 (o tracado era em terra) só nao ia atras do delta por causa do pneus, que eram de terra especificos no delta.
Apenas uma distribuicao de pesos mais correcta obviamente que nao fazia isto.

Ora aqui está um Serie 3 berlina bem bonito.

200612405931_BMW 3 Artic.JPG

Só é pena ter aquelas jantes tão feias que já nem a BMW as vende.

Na mesma cor...
200612414135_BMW 3 Artic 2.JPG

Outras configurações mais conservadoras, mas igualmente bonitas:

BMW3.jpg

BMW330.jpg

Back