Alfa Romeo

Colegas alfistas, alguem me pode dizer se as molas dianteiras de suspensão de uma Alfa 156 SW 1.6/1.8 são iguais em todas as versões (Lusso / Sport) ? é que disseram-me que nas carrinhas as unicas diferenças era nas molas traseiras devido ao facto de algumas terem sistema nivomat e outras não, já nas berlinas aí sim as molas eram diferentes entre ambas as versões.

A diferença entre com ou sem Nivomat são os amortecedores traseiros!
Para ser mais claro, as versão Sport têm molas e amortecedores mais desportivos (molas mais curtas). As versões Lusso não. As versões com Nivomat têm molas e amortecedores idênticos aos Lusso, EXCEPTO os amortecedores traseiros, que são Nivomat (não são as molas, são os amortecedores que fazem a nivelação automática).

Obrigado pelas respostas. Impecáveis!apr:)
É possivel colocar o porta copos e porta cartões? Mesmo que seja aftermarket... Não gosto muito daquele buraco.[:D]

A diferença entre com ou sem Nivomat são os amortecedores traseiros!
Para ser mais claro, as versão Sport têm molas e amortecedores mais desportivos (molas mais curtas). As versões Lusso não. As versões com Nivomat têm molas e amortecedores idênticos aos Lusso, EXCEPTO os amortecedores traseiros, que são Nivomat (não são as molas, são os amortecedores que fazem a nivelação automática).

Não, as molas para amortecedores Nivomat são diferentes, tanto que se colocar amortecedores normais com essas molas à minima carga a traseira arreia logo tem obrigatoriamente que trocar as molas, agora se as molas frontais fossem iguais as lusso era arranjar as molas traseiras de uma lusso e ja estava, tambem ja li que a nivel de suspensao apenas os carros eram mais elaborados as carrinhas não.

O Ar condicionado automático difere do manual porque tu em vez de regulares a velocidade do ar, ele regula automáticamente conforme o programa que escolhes ou a temperatura (para o qual tem que ter também controlo de clima, que acho 99,9% dos automáticos têm). Assim em vez de colocares o regulador de temperatura e velocidade colocas apenas a temperatura e ele gere automáticamente o resto. Pode ainda (em muitos casos isto acontece) ter controlos duplos (ou triplos) de temperatura para condutor e passageiro(s), ficando assim ar condicionado automático bi (ou tri/multi) zona.

É verdade que o sistema automático regala-se automáticamente, de acordo com a temperatura que nos escolhemos. MAS não é só por isso. É que existem vários sensores interligados entre si que emitem dados que, por seu lado, são geridos por uma central inteligente, que de acordo com as necessidades, também regula a posição por onde sai o ar. O ramo das ligações é tal que o sistema sabe quando, por exemplo, o limpa pára-brisas está ligado - situação em que geralmente existe o embaciamento do vidro; sabe se o sol incide mais directamente no pára-brisas (reparem no sensor no topo do "tablier"), sabe que temparatura está junto aos corpos (termometro junto aos comandos), etc...

E o comando automático é bi-zona (condutor e passageiro). A saida traseira não conta como outra zona pois esta temperatura é regulada pelo comando do condutor.

Se é possível mudar, não sei, pode ser mas tens que mudar todo o sistema electrónico de controle do ac, o que não deve ser barato, para lém d enão saber se há alguma limitação técnica para o fazer. Acho que não, mas não sei.

Daí eu ter referido que não é possivel. (tudo é possivel mas a quais custos, não é?)

A gaveta é normal (é a de série), as duas gavetinhas que mencionas são o porta copos e porta cartões e podem ser ou ter sido opcionais em algum momento ou algumas versões e por isso este não ter.

Cumps

É precisamente ao contrário. [;)] A gaveta grande não é "normal", foi de uma serie que nem saiu em Portugal e que tinha incluido um iPOD.

Não, as molas para amortecedores Nivomat são diferentes, tanto que se colocar amortecedores normais com essas molas à minima carga a traseira arreia logo tem obrigatoriamente que trocar as molas, agora se as molas frontais fossem iguais as lusso era arranjar as molas traseiras de uma lusso e ja estava, tambem ja li que a nivel de suspensao apenas os carros eram mais elaborados as carrinhas não.

Não fui claro, é mesmo o conjunto completo molas e amortecedores. Mas são os amortecedores que fazem a nivelação.

Última edição:
É verdade que o sistema automático regala-se automáticamente, de acordo com a temperatura que nos escolhemos. MAS não é só por isso. É que existem vários sensores interligados entre si que emitem dados que, por seu lado, são geridos por uma central inteligente, que de acordo com as necessidades, também regula a posição por onde sai o ar. O ramo das ligações é tal que o sistema sabe quando, por exemplo, o limpa pára-brisas está ligado - situação em que geralmente existe o embaciamento do vidro; sabe se o sol incide mais directamente no pára-brisas (reparem no sensor no topo do "tablier"), sabe que temparatura está junto aos corpos (termometro junto aos comandos), etc...

Então.... foi o que eu disse (de forma mais simples, tudo bem), mas regula conforme o programa e a temperatura e tb com os automatismos que mencionaste e que poderão eventualmente variar de carro para carro. Mas está um bocado implícito na regulação de temperatura... vai compensar mais onde está mais calor. No entanto esta programação tb se pode mexer pq tu continuas a poder dizer que queres que o ar saia pela frente por ex...
Ficam sempre algumas saídas universais que o condutor não controla, mas as maiores podes controlar...

E o comando automático é bi-zona (condutor e passageiro). A saida traseira não conta como outra zona pois esta temperatura é regulada pelo comando do condutor.

Estás a falar do 147 ?? Eu estava a falar de uma forma geral, existem outros modelos onde tem tri e mais zonas. No 147, sim, só tem bizona...

Daí eu ter referido que não é possivel. (tudo é possivel mas a quais custos, não é?).

Claro, eu só li a tua resposta depois de ter colocado a minha por isso saiu um bocado "fora de tempo"...

É precisamente ao contrário. [;)] A gaveta grande não é "normal", foi de uma serie que nem saiu em Portugal e que tinha incluido um iPOD.

Penso que não é bem... o porta cartões não existe nas versões Progression (em Portugal chama-se Business nos últimos anos) e o aspecto é semelhante a este. Pode não ser igual... mas parece-me muito semelhante.

Cumps

Então.... foi o que eu disse (de forma mais simples, tudo bem), mas regula conforme o programa e a temperatura e tb com os automatismos que mencionaste e que poderão eventualmente variar de carro para carro. Mas está um bocado implícito na regulação de temperatura... vai compensar mais onde está mais calor. No entanto esta programação tb se pode mexer pq tu continuas a poder dizer que queres que o ar saia pela frente por ex...
Ficam sempre algumas saídas universais que o condutor não controla, mas as maiores podes controlar...

Então... Eu não disse que tinhas dito alguma coisa errada. Fui é mais preciso.

Estás a falar do 147 ?? Eu estava a falar de uma forma geral, existem outros modelos onde tem tri e mais zonas. No 147, sim, só tem bizona...

Era do 147 que estavamos a falar. E foi desse modelo que falei.

Claro, eu só li a tua resposta depois de ter colocado a minha por isso saiu um bocado "fora de tempo"...

Tudo bem. [;)]

Penso que não é bem... o porta cartões não existe nas versões Progression (em Portugal chama-se Business nos últimos anos) e o aspecto é semelhante a este. Pode não ser igual... mas parece-me muito semelhante.

Cumps

Pois é, depois de olhar melhor a imagem é que reparei que não tem tampa. Julgo que deve ser mesmo a gaveta simples existente nos Progression. É tão raro ver isso por cá...

A gaveta que eu referia era esta:

1200521791_147-GT%20Ipod-lead%20&%20drawer_w450_h400.jpg

Era do 147 que estavamos a falar. E foi desse modelo que falei.

Pois é, depois de olhar melhor a imagem é que reparei que não tem tampa. Julgo que deve ser mesmo a gaveta simples existente nos Progression. É tão raro ver isso por cá...

A gaveta que eu referia era esta:

1200521791_147-GT%20Ipod-lead%20&%20drawer_w450_h400.jpg

É... deve ser mesmo... esta do ipod é realmente outra. Agora só não sei se além desta que se pode pôr, se se pode pôr tb o porta cartões e porta copos comprado em acessórios. Como aquilo é apenas um espaço onde se encaixa seja o que for, pode ser que seja possível.

Relativamente à questão dos AC, eu inicialmente percebi que a pergunta estava feita de forma genérica, e não apenas ao modelo em questão... Se calhar mal... [;)]

Cumps

Boas!

Acerca do Alfa Romeo 147, 1.6 a gasolina, costumam dar muitos problemas, ou são fiáveis? E quanto ao consumo?

Cumprimentos

Tenho um exemplar destes.
Coloquei-o a GPL em Abril deste ano, e já fiz cerca de 21 000 kms desde então, tendo já pago o investimento de 1500€. Neste momento tem 189 000 kms, e goza de uma saude de fazer inveja. Pena é que temos poucos postos em Espanha. No meu percurso habitual apenas tenho um à saida de Jerez e que não funciona ao fds, e um em Sevilha junto à estação de camionetas junto ao nó da SE-30 com a Luis Montoto, autoestrada de Granada.

Última edição:
Tenho um exemplar destes.
Coloquei-o a GPL em Abril deste ano, e já fiz cerca de 21 000 kms desde então, tendo já pago o investimento de 1500€. Neste momento tem 189 000 kms, e goza de uma saude de fazer inveja. Pena é que temos poucos postos em Espanha. No meu percurso habitual apenas tenho um à saida de Jerez e que não funciona ao fds, e um em Sevilha junto à estação de camionetas junto ao nó da SE-30 com a Luis Montoto, autoestrada de Granada.

Um 147 com 189.000 km!!!!
Muitos e muitos mais km`s com essa saude é o que desejo!apr:)
O meu ainda so vai nos 66.000 km, ainda é um menino mas tou muito satisfeito com ele.
Saudaçoes alfistas

Voltar
Superior