Alfa Romeo

Nada eu é que dei com este tópico, e fiquei impressionado com a diferença, no fundo são carros otto com 5 cv de diferença na potencia máxima com desvantagem para o meu..., eu tenho comparado com os diesel, nunca tive um 1.6 otto, na realidade tive um 2.0 mas esse então ...
e fica para registo que de facto é uma pena as marcas europeias terem negligenciado os hibridos, pois caso contrario estes agora já estaria muito mais á frente e com mais soluções do que as apresentadas pela Honda e Toyota...

Nada eu é que dei com este tópico, e fiquei impressionado com a diferença, no fundo são carros otto com 5 cv de diferença na potencia máxima com desvantagem para o meu..., eu tenho comparado com os diesel, nunca tive um 1.6 otto, na realidade tive um 2.0 mas esse então ...
e fica para registo que de facto é uma pena as marcas europeias terem negligenciado os hibridos, pois caso contrario estes agora já estaria muito mais á frente e com mais soluções do que as apresentadas pela Honda e Toyota...
o mal n é os carros gastarem 10 ou 15 mas sim ao preço que está a gasolina:sh)

o mal n é os carros gastarem 10 ou 15 mas sim ao preço que está a gasolina:sh)

Hummm e o ar que respiras ? não te incomoda ? é que as porcarias que os carros deitam para o ar estão directamente ligadas ao consumo que fazem, se te dessem a escolher entre um 147 1.6 otto simples com 120cv a gastar 15l/100 para andar depressa, ou um 147 1.3 hibrido com 115 e um binario quase de um diesel a gastar 6 ou 7 para andar o mesmo qual escolhias ???

Hummm e o ar que respiras ? não te incomoda ? é que as porcarias que os carros deitam para o ar estão directamente ligadas ao consumo que fazem, se te dessem a escolher entre um 147 1.6 otto simples com 120cv a gastar 15l/100 para andar depressa, ou um 147 1.3 hibrido com 115 e um binario quase de um diesel a gastar 6 ou 7 para andar o mesmo qual escolhias ???
os carros são uma pequenissima parte da poluição, basta um vulcão entrar em erupção que liberta muito mais gases que milhões de carros juntos.Eu escolhia o que mais me agradasse a conduzir, n tenho experiencia com hibridos, mas vou a honda e vou testar e depois digo-te algo[;)]

não generalizes, já se viu que se está perante um caso especial. [;)]

depois, quanto tempo aguentam as baterias do Hybrid a essa velocidade?

Última edição:
os carros são uma pequenissima parte da poluição, basta um vulcão entrar em erupção que liberta muito mais gases que milhões de carros juntos.Eu escolhia o que mais me agradasse a conduzir, n tenho experiencia com hibridos, mas vou a honda e vou testar e depois digo-te algo[;)]

Com o sistema da Honda, a diferença para um carro otto simples não é nenhuma, a maior diferença no Civic Hybrid é a CVT mas isso foi a forma da Honda tirar o melhor partido do seu sistema, por isso é que eu queria todas as marcas a fazerem hibridos...

para teres uma ideia (se é que não tens) o motor electrico esta acoplado ao veio do motor e roda solidario com este quando aceleras o electrico contribui com + 20 cv e +/- 100 nm de binário (dadas as caracteristicas do electrico estes valores são mais ou menos constantes das 800 rpm até ás 6000 valor da potencia máxima) assim creio que é facil calcular o efeito que isto tem na condução... ah o sistema acrescenta 76 kg ao peso do carro [;)]

não generalizes, já se viu que se está perante um caso especial. [;)]

depois, quanto tempo aguentam as baterias do Hybrid a essa velocidade?

o tempo que for preciso pois só as usas para aumentar de velocidade quando estabilizas deixas de usar as baterias se mantiveres a velocidade estavel nas descidas carregas, nas subidas voltas a gastar bateria, só nos 200 km/h prolongados em AE o nivel da bateria baixa para 2 traços pois como é natural perto da velocidade máxima vai sempre em esforço.

o tempo que for preciso pois só as usas para aumentar de velocidade quando estabilizas deixas de usar as baterias se mantiveres a velocidade estavel nas descidas carregas, nas subidas voltas a gastar bateria, só nos 200 km/h prolongados em AE o nivel da bateria baixa para 2 traços pois como é natural perto da velocidade máxima vai sempre em esforço.

que é precisamente o caso relatado.

é que acho que já li que as baterias no regime máximo só aguentavam 20 minutos.

desculpem lá o off-topic mas o meu com 3 adultos, 1 criança, e a 170/180
não gasta metade, 7,9 para ser mais preciso...

e no fundo quando foi criado foi para ombrear com estes (otto 1.6) não com os diesel, que diferença :eek:

tenho experiência num 1.6 otto com quase 20 anos a fazer 8,5 com o ponteiro sempre nos 150/160, 3 pessoas a bordo e com a aerodinâmica de um tijolo

Essa diferença de elasticidade deve-se em maior parte devido ao peso.
O 2.0 é (IMHO) um mimo nesse aspecto no 146.
Todos os TS alfa de origem fiat (bloco em ferro) têm 85% do binario maximo as 2500, no entanto o peso dilui isso.
No meu devido a maior cilindrada ja não "dilui" [:D] apesar de serem 1275kg :(

Num carro com esse peso, o 1.8 ou o 2.0 TS ficaria deveras rapido. (o meu com 1275kg faz 8,5/8,3s nos 0-100...)

Quanto a caixa referes-te ao escalonamento ou manuseamento ?
A minha é dura, mas com o habito consegue ser rapida e precisa q.b.

O som do meu tambem é bastante metalico, e é um dos aspectos que adoro no carro.

A caixa do Fiat está muito bem escalonada, aproveitando todas as potencialidades do motor. A do Alfa já não está tão bem escalonada, podia ser um nadinha mais curta.

Quanto à engrenagem, é mais precisa e rápida que a do Alfa, além de proporcionar uma ligação homem-máquina maior.
Só pela caixa dá para notar bem que são carros com filosofias distintas.
O Alfa, com uma caixa muito levezinha, é virado para a facilidade de condução. O Fiat, com a sua caixa rija, de curso muito curto, é virado para a rapidez e prazer de condução.

A caixa do Fiat está muito bem escalonada, aproveitando todas as potencialidades do motor. A do Alfa já não está tão bem escalonada, podia ser um nadinha mais curta.

Quanto à engrenagem, é mais precisa e rápida que a do Alfa, além de proporcionar uma ligação homem-máquina maior.
Só pela caixa dá para notar bem que são carros com filosofias distintas.
O Alfa, com uma caixa muito levezinha, é virado para a facilidade de condução. O Fiat, com a sua caixa rija, de curso muito curto, é virado para a rapidez e prazer de condução.

achas?
o 147 1.6TS tem velocidade máxima anunciada de 195 km/h, a 5ª só permite chegar aos 210 km/h (vel. reais). se fosse mais curta, numa descida mais acentuada andava-se com o carro sempre no corte.

que é precisamente o caso relatado.

é que acho que já li que as baterias no regime máximo só aguentavam 20 minutos.

é capaz mas num HCH dificilmente consegues andar no regime máximo 20 minutos consecutivos, isso daria velocidades na ordem dos 240 e sinceramente o carro não tem pneus e suspensão para isso..., para alem dos obstaculos naturais que te fazem levantar o pé, e ai estas a carregar a bateria automaticamente...

achas?
o 147 1.6TS tem velocidade máxima anunciada de 195 km/h, a 5ª só permite chegar aos 210 km/h (vel. reais). se fosse mais curta, numa descida mais acentuada andava-se com o carro sempre no corte.

Eu preferia que o carro acelerasse e recuperasse mais rápido e tivesse menos ponta. Mas isto é só uma opinião pessoal.

é capaz mas num HCH dificilmente consegues andar no regime máximo 20 minutos consecutivos, isso daria velocidades na ordem dos 240 e sinceramente o carro não tem pneus e suspensão para isso..., para alem dos obstaculos naturais que te fazem levantar o pé, e ai estas a carregar a bateria automaticamente...

O quê, um Civic Hybrid dá 240 km/h?

ok. [;)]

Eu preferia que o carro acelerasse e recuperasse mais rápido e tivesse menos ponta. Mas isto é só uma opinião pessoal.

então aí é que os consumos upa upa. [:D]

eu pessoalmente não a considero muito longa, aliás, lembro-me de ver os ensaios daqui da A.H. e em algumas reprises um 147 1.6 era mais rápido que um 320d 136cv. :sh)

então aí é que os consumos upa upa. [:D]

eu pessoalmente não a considero muito longa, aliás, lembro-me de ver os ensaios daqui da A.H. e em algumas reprises um 147 1.6 era mais rápido que um 320d 136cv. :sh)

Pois, os consumos subiam, mas sempre amenizavam aquele comportamento amorfo abaixo das 3500/4000 rpm.

Mas sim, há carros com caixas muito mais longas.

9 páginas já??? [:D]

Bem, tu leva-me esse 147 á oficina e rápido!!

Médias de 17 não faço eu prego a fundo!!!

O máximo que fiz foi 12,7 com o pé colado lá em baixo, 200 e mais quando dava, duas pessoas, na AE a caminho de sesimbra!!

Vou transcrever aqui o que acabei de de escrever num mail :

Agora vão subir, o variador já não se cala a quente! [:vm)]
Só para não ser apenas "31 de boca", aqui ficam as fotos tiradas ontem:

Nota: faço sempre reset ao CB quando atesto o depósito.

Média do ultimo "atesto" :
conmedwr5.jpg

Média instantanea a 60 no eixo N/S com duas pessoas:
con60op0.jpg

Agora temo que vão subir, o variador não perdoa!! [s)]

Isto é a ir e vir todos os dias deixar e buscar a Maria que trabalha no Saldanha e depois ir e vir para o Lagoas...

Como vês se quiseres até fazes bons consumos...

Com quantos kms feitos chegas ao meio depósito?

Normalmente chego com 400.

Agora com o variador nas couves apenas consegui 375...

Tenho que mudar rapido!!! [8b]

Voltar
Superior