Alfa Romeo

As pessoas que compraram grupo FIAT e não conseguiam meter as tralhas todas nas 159.

Que são cerca de duas... as outras devem ter sido obrigadas!

Mesmo compradores de grupo Fiat, não estou a ver ninguém quer um 159/159sw e acabar por comprar uma Croma por ter um pouco mais de espaço... curiosamente conheço quem tenha ido ver a Croma e acabar por sair de 159...

Que são cerca de duas... as outras devem ter sido obrigadas!

Mesmo compradores de grupo Fiat, não estou a ver ninguém quer um 159/159sw e acabar por comprar uma Croma por ter um pouco mais de espaço... curiosamente conheço quem tenha ido ver a Croma e acabar por sair de 159...

Isso é o mais normal.
Acabarem por comprar 159.
Só mesmo quando o espaço não servia é que compravam a Croma, que tem MUITO mais espaço do que a 159 sim.

Ainda não encontrei uma pessoa que se não fosse pelo espaço diga preferir uma Croma a uma 159.

Foi isto que eu quis dizer.
Não sei se se entendeu de outra maneira.

a FIAT teve algumas paragens esse Croma foi um deles...

O Croma é mais Opel do que FIAT.
A mecânica é FIAT, 150 ou 200cv, como a Opel também usou.

Mas sim, é um FIAT que não se pode dizer que seja bonito.

Em termos de versatilidade e espaço é um bom veículo.
O preço que tinha em Portugal, retira-lhe praticamente qualquer interesse.

Isso é o mais normal.
Acabarem por comprar 159.
Só mesmo quando o espaço não servia é que compravam a Croma, que tem MUITO mais espaço do que a 159 sim.

Ainda não encontrei uma pessoa que se não fosse pelo espaço diga preferir uma Croma a uma 159.

Foi isto que eu quis dizer.
Não sei se se entendeu de outra maneira.
Entendi perfeitamente, não sou é da opinião que tenham existido compradores em numero suficiente para registo que tenham comprado a Croma por ter mais espaço que uma 159 SW, primeiro porque basta olhar para uma e para outra e depois eu não acho que seja assim tanto a diferença de espaço, ando regularmente com 5 adultos e ainda ninguém se queixou do espaço, não vão de pernas esticadas, mas não me parece que estejam mais desconfortáveis que numa Croma...

O preço que tinha em Portugal, retira-lhe praticamente qualquer interesse.

Eu diria mais:
Estética de fujir+Preço elevado+Não ser alemão+Demasiado tempo em que a Fiat esteve ausente no segmento=FLOP

Obviamente que nesta gama de preços, quem quer espaço vai para um monovolume, quem quer uma carrinha, vai para uma cuja estetica apaixone.

O Croma é algo tipo GOLF Plus, nunca percebi qual a ideia dos gajos, nem é peixe (monovolume) nem é carne (carrinha).

Voltando ao tema. Ja tive uma 159, e quando entrei no stand foi para comprar uma 156 usada.
O que a meu ver matou a 159, foi os motores e o peso. Aquilo que levou ao sucesso na 156, parece que passaram uma tabua raza e se esqueceram da formula.
O motor mais baixo a gasolina era um 1.8, quando podiam ter o 1.4 mesmo que fosse só na configuração 140 ou 160 cvs.
O motor diesel de entrada podia ter sido o 1.6 de 120 cvs.
O 156 tinha os 1.6, 1.8, 2.0, e 2.5 (GTA fora do baralho) a gasolina.
O 159 tinha os 1.8, 2.2 e 3.2, a gasolina.
Ficou um iato muito grande em termos de cilindrada, que se refletiu nos preços ao consumidor.
O 1.8 TBI ja veio tarde demais.
Depois fez falta as evoluções.

Enquando o 156 teve o 1.9 JTD com 105, 110, 115, 140 e 150 (5 niveis ou evoluções)
O 159 teve no 1.9 com 120 e 150, e depois o 2.0 com 136 e 170 cvs (4 niveis ou evoluções)

No 2.4 teve o 156: 136, 140, 150 e 175 ou 170 cvs (4 niveis ou evoluções)
No 159 o mesmo motor teve 200 e 210 (2 niveis, sem evoluções)

O mercado precisava de receber evoluções, novidades e não deixar o produto morrer.
Tinha que se cativar o consumidor.

Veja-se a estrategia seguida pela BMW. A cada modelo novo, no mesmo segmento, mais motorizações acresce com evoluções ciclicas.

Que exagero... nem a 159 é assim tão pequena, nem os que compraram Cromas são assim tantos... [:D]

Juro que não estou a exagerar, mas estou perfeitamente convencido que não se vendeu nenhuma... só como viaturas de serviço... Aquilo era um projecto ambicioso e até atrevo-me a dizer, lógico na marca... e nem era assim tão horrível por fora (apesar de alguns pormenores estranhos), mas por dentro.... [:vm)][:vm)] Acho que foi isso em grande parte que ditou o "sucesso".

Juro que não estou a exagerar, mas estou perfeitamente convencido que não se vendeu nenhuma... só como viaturas de serviço... Aquilo era um projecto ambicioso e até atrevo-me a dizer, lógico na marca... e nem era assim tão horrível por fora (apesar de alguns pormenores estranhos), mas por dentro.... [:vm)][:vm)] Acho que foi isso em grande parte que ditou o "sucesso".

Ainda vi algumas Cromas novas sem ser de serviço / já matriculadas.

Lá está, o carro era "feio" porque custava 50.000.
Se custasse 30.000 era "lindo".

Série 3 ainda tem menos espaço.

True... Por isso é que quando eu ainda trabalhava num stand da Mazda o meu patrão ia jogar golfe com o dono do stand da BMW(entre outras marcas) na Mazda 6(primeira geração) com ele pois por exemplo os dois sacos de golfe não cabiam na mala da 330d do outro.

Ainda vi algumas Cromas novas sem ser de serviço / já matriculadas.

Lá está, o carro era "feio" porque custava 50.000.
Se custasse 30.000 era "lindo".

Ya... isso do já matriculadas tem algo que se lhe diga, infelizmente... De matriculadas mtas vezes para serviço ou após 6 meses para circuito de usados... directo
Juro que acho que não se vendeu uma... matricularam-se +-80 em 2008, creio que 0 em 2009... Talvez se tenham vendido aí meia dúzia. [s)]

E tb tens razão, a 50k esquece lá isso, mas não sairam por esses valores seguramente. Quer dizer, o Delta que custava menos de 30k em muitos casos e era um carrão, muito embora muita gente não goste da estética, conceito, etc... vendeu, mas nunca vendeu números absurdos, e uma carrinha com estética peculiar a 50k de uma marca sem histórico no segmento (sem qualquer histórico mesmo, em carrinhas D) vendia ? Quem ficou com elas não ficou mal servido, em espaço, em mecânica, etc... mas era uma carrinha complicada de vender.

Última edição:
Hoje de manhã a ouvir na Antena 1 dá uma entrevista com o gajo que negoceia com a autoeuropa em nome os trabalhadores e a meio da entrevista sai-se com esta:

"A fiat que está em risco de acabar...".

Graças a Deus a Fiat está para acabar há 50 anos e ainda cá anda (e andará)...

Venderam-se 363 Cromas em Portugal. Não creio que tenham sido todas matriculadas pelos concessionários só para fazer volume.

2006: 149
2007: 106
2008: 82
2009: 19
2010: 7

Todas 1.9 JTDM de 150 cvs. Existiram outros motores mesmo a gasolina.

Teve tradição em carrinhas D mas longínqua.

fiat_131_diesel_2500_estate_large_38100.jpg

FIAT_1500_Familiare.jpg

Segmento E é que era muito "luxo" e vendeu muito pouco:

2300familiare2.jpg

6965612577_af492e29dc_z.jpg

Mas é preciso ver que antigamente as carrinhas vendiam muito menos que as respectivas berlinas.

Nos anos 70 é que arranjaram a fuga a mais impostos com a figura do "I" e eram mais baratas que os carros.

Venderam-se 363 Cromas em Portugal. Não creio que tenham sido todas matriculadas pelos concessionários só para fazer volume.

2006: 149
2007: 106
2008: 82
2009: 19
2010: 7

Todas 1.9 JTDM de 150 cvs. Existiram outros motores mesmo a gasolina.

Sim também acho.
E como disse, tenho ideia de ainda serem compradas sem ser daquelas de serviço e já matriculadas.

Nota: como tens esses números?

Não percebi essa do motor? São todas 150cv? 200cv nada?

Sim todas 150 cvs as que anunciei acima. Espera. acabei de ver que ainda se venderam menos de 20 na versão de 120 cvs.

Fonte: AH1192 de 13 de Setembro de 2012, pags 30 e 31.

No total foram vendidas em ambas motorizações menos de 383 unidades. Apesar de raras, não me convencem a comprar uma para guardar!

Sim todas 150 cvs as que anunciei acima. Espera. acabei de ver que ainda se venderam menos de 20 na versão de 120 cvs.

Fonte: AH1192 de 13 de Setembro de 2012, pags 30 e 31.

No total foram vendidas em ambas motorizações menos de 383 unidades. Apesar de raras, não me convencem a comprar uma para guardar!

Tem que haver aí qualquer confusão. De 120cv já vi várias, só na zona de Lisboa, e uma delas anda cá pela família. Ou tenho uma grande pontaria, e vejo sempre a mesma 120cv, ou esses numeros estão errados.

De 200cv já apareceram no SV, portanto foram vendidas, e 170 idem.

Teve tradição em carrinhas D mas longínqua.

fiat_131_diesel_2500_estate_large_38100.jpg

FIAT_1500_Familiare.jpg

Segmento E é que era muito "luxo" e vendeu muito pouco:

2300familiare2.jpg

6965612577_af492e29dc_z.jpg

Mas é preciso ver que antigamente as carrinhas vendiam muito menos que as respectivas berlinas.

Nos anos 70 é que arranjaram a fuga a mais impostos com a figura do "I" e eram mais baratas que os carros.

Eheheh... mas acho que 40 anos depois não conta :) Enfim, mas é verdade... até a shooting brake 128 era uma carrinha, embora não fosse este segmento. Claro que entretanto o mercado não tem nada a ver e estas até eram em linha com o mainstream da época, coisa que a Croma não...

Quanto às unidades, têm razão, eu estava a referir-me à série 1, já nem me lembrava da série 0... na zero venderam-se algumas, é verdade.

Tem que haver aí qualquer confusão. De 120cv já vi várias, só na zona de Lisboa, e uma delas anda cá pela família. Ou tenho uma grande pontaria, e vejo sempre a mesma 120cv, ou esses numeros estão errados.

De 200cv já apareceram no SV, portanto foram vendidas, e 170 idem.

Pois são dados obtidos pela AH muito provavelmente junto do importador, logo diferente da contagem de rua.

Voltar
Superior