Alguns numeros do CTR e do 120d

pa eu nunca experimentei um CTR de 7ªa geração mas acho que a direcção do de 8ª é mt boa (mesmo a direcção do civic normal é boa, mas a do CTR n tem nada a ver), daí eu achar estranho mta gente flr mal da direcção do CTR de 7ªa geração, tava na duvida se era mesmo má ou se tinha evoluido bastante nesse aspecto para o de 8ª geração.

Creio não estar enganado ao supôr que sou o único que escreve nestas linhas que teve um ctr ep3 (3,5 anos / 67.000kms) e tem um fn2 (3 meses, 12.000kms).

Confirmo, como penso que já havia escrito, que não me parece ter havido evolução na direcção. De facto, na minha humilde opinião, não é que não se tenha ideia nenhuma do que andam a fazer as rodas da frente, mas não é um benchmark.

Quanto à caixa houve um retrocesso evidente, não só quanto ao posicionamento, como quanto ao manuseamento. Em resumo, a experiência de utilização, que no ep3 (como no s2000) era simplesmente insuperável (ou devo dizer insuperada, de entre tudo o que já conduzi), no fn2 fica aquém disso.

Volto a referir que o aspecto que mais melhorou é um detalhe de que se tem falado muito neste tópico: a sonoridade. Não só a admissão na faixa vtec é diferente, e proporciona um som delicioso, como o escape nos regimes mais baixos é um encanto (o que no ep3 era quase insípido).

Boas. Oh amigos mas que raio de teste foi esse???
Esses valores estão errados, ora vejam:

clio rs (182) / civic type-r (2001) / bmw 120d (2007-177cv)
0-100km/h: 7.10s - 6.60s - 7.50s
Vel max: 222km/h- 235km/h -228km/h
Fonte:http://www.carfolio.com/

Ora ai têem as specs anunciadas pela marca, agora clro que os resultados podem variar e lá porque a marca anuncia uma coisa não quer dizer que não possam surgir oscliações mas olhem que alguma coisa não bate certo nesse vosso 120d, deve tar com uma repro...lool

Alguém leu isto ou nem por isso???

Creio não estar enganado ao supôr que sou o único que escreve nestas linhas que teve um ctr ep3 (3,5 anos / 67.000kms) e tem um fn2 (3 meses, 12.000kms).

Confirmo, como penso que já havia escrito, que não me parece ter havido evolução na direcção. De facto, na minha humilde opinião, não é que não se tenha ideia nenhuma do que andam a fazer as rodas da frente, mas não é um benchmark.

Quanto à caixa houve um retrocesso evidente, não só quanto ao posicionamento, como quanto ao manuseamento. Em resumo, a experiência de utilização, que no ep3 (como no s2000) era simplesmente insuperável (ou devo dizer insuperada, de entre tudo o que já conduzi), no fn2 fica aquém disso.

Volto a referir que o aspecto que mais melhorou é um detalhe de que se tem falado muito neste tópico: a sonoridade. Não só a admissão na faixa vtec é diferente, e proporciona um som delicioso, como o escape nos regimes mais baixos é um encanto (o que no ep3 era quase insípido).

Confirmo a melhoria da sonoridade do fn2: maravilhosa, e bem melhor do que no ep3!

Como já disse anteriormente a caixa do ep3 era melhor. Concordo que face ao modelo anterior a caixa retrocedeu. Mas continua a ser uma bela caixa (apenas não está ao nível da do ep3 e da do S2000).

Quanto à direcção, enfim tenho que aceitar a tua opinião! Afinal tiveste um ep3 durante 3,5 anos e tens actualmente um fn2 [;)] Mas, neste novo CTR, não fiquei com a mesma sensação de desagrado em relação à direcção que havia tido quando experimentei o ep3.

estás insatisfeito com o fn2? se fosse hoje n tinhas trocado do ep3 para o fn2?

Boas. Oh amigos mas que raio de teste foi esse???
Esses valores estão errados, ora vejam:

clio rs (182) / civic type-r (2001) / bmw 120d (2007-177cv)
0-100km/h: 7.10s - 6.60s - 7.50s
Vel max: 222km/h- 235km/h -228km/h
Fonte:http://www.carfolio.com/

Ora ai têem as specs anunciadas pela marca, agora clro que os resultados podem variar e lá porque a marca anuncia uma coisa não quer dizer que não possam surgir oscliações mas olhem que alguma coisa não bate certo nesse vosso 120d, deve tar com uma repro...lool

Repro? 120 d LCI? [:)]

Tá ai um scan da revista autopista em q faz 7,36... (chega? ou os espanhois tiraram os bancos ao sapatinho?) [:)]

PS:prestações oficiais bmw são: 7,5 vs 7,6 para 3p e 5 p respectivamente (0-100)

Last edited:
estás insatisfeito com o fn2? se fosse hoje n tinhas trocado do ep3 para o fn2?

não estou insatisfeito com o fn2. como disse, apresenta avanços e recuos face ao ep3, todavia, não trocava o segundo pelo primeiro.

outro aspecto em que o fn2 é superior e que valorizo, em termos relativos (se fosse em absoluto nunca teria comprado um ep3): o ambiente a bordo. neste capítulo está tudo acima do ep3 (até os ruídos parasitas que em 3 meses são mais que em 3 anos).

entre outros detalhes infelizes no ep3, parecia que os designers se tinham esquecido de especificar o interior para trás dos bancos da frente e os gajos em swindon fizeram o que puderam.[:D]

Last edited:
Quanto à direcção, enfim tenho que aceitar a tua opinião! Afinal tiveste um ep3 durante 3,5 anos e tens actualmente um fn2 [;)] Mas, neste novo CTR, não fiquei com a mesma sensação de desagrado em relação à direcção que havia tido quando experimentei o ep3.

o que eu preciso mesmo é de alguma coisa que não misture tracção e direcção no mesmo eixo [;)]

Atenção que a direcção do EP3 é bastante sensível às mudanças de pressão nos pneus. Também não me agradava o feeling quando andava com a pressão indicada para situações e condução normal.

Ando com as pressões nos máximos indicados 2.5 fr 2.4 tr e o carro parece outro.

Entretanto mudei-lhe a barra estabilizadora traseira para uma JDM de 22mm ao invés da origem de 19mm e o carro ganhou muito mais traseira e perdeu o "instinto saltitão" a curvar a alta velocidade. É um acessório que se pode adquirir na Honda por 70€ + IVA + 2 casquilhos a 3€ cada um e os resultados para quem já experimentou são muito bons.

o que eu preciso mesmo é de alguma coisa que não misture tracção e direcção no mesmo eixo [;)]

Mas então porque compraste o fn2? Mais valia um S2000 (isto dentro da Honda, claro está), resolvia-se logo o problema da tracção e direccção no mesmo eixo [;)]

Mas então porque compraste o fn2? Mais valia um S2000 (isto dentro da Honda, claro está), resolvia-se logo o problema da tracção e direccção no mesmo eixo [;)]

isto já fica um nadinha off-topic, mas o autor há-de perdoar.

de facto.
mas o s2000 não tem nem onde pôr um casaco. para carro único não dá (para mim).
a minha experiência num s2000, uma espécie de test-drive de 2 horas/150 kms 1999, ano do lançamento, se a memória não me atraiçoa, levou-me à conclusão - com que dificilmente concordarás - que a falta do i no vtec faz muita diferença para uma condução menos do que frenética.

É notável a evolução do 120d de 177cv. eu já tive o prazer de o conduzir e é um dos carros mais rápidos e verdadeiramente viciantes que já conduzi.

A direcção, o tacto, os interiores, a forma do carro por a potência no chão, magnifico :)

Concerta que o type R deve ser superior, mas nã há dúvia que a BMW está a revolucionar o mundo automóvel.

PS: Quando sair o 135i será como o 35d, ou seja ficarão sem rival, porque este motor tem 306 cv e uma disponibilidade quase semelhante ao M3 E46 :)

É notável a evolução do 120d de 177cv. eu já tive o prazer de o conduzir e é um dos carros mais rápidos e verdadeiramente viciantes que já conduzi.

A direcção, o tacto, os interiores, a forma do carro por a potência no chão, magnifico :)

Concerta que o type R deve ser superior, mas nã há dúvia que a BMW está a revolucionar o mundo automóvel.

PS: Quando sair o 135i será como o 35d, ou seja ficarão sem rival, porque este motor tem 306 cv e uma disponibilidade quase semelhante ao M3 E46 :)

está? :confused: .. sempre esteve [;)]

em relação ao barulho, se tiver que andar com um todos os dias, iria me fartar rapidamente, para as voltas de fim de semana gosto bastante![br:)]

Até no meu trajecto trabalho-casa gosto de ouvir aquele subir de rotações, por isso, tanto fim-de-semana, como semana é indiferente

até é relaxante depois de um dia de trabalho ouvir o cantar de um motor honda [:D]

Um amigo meu tem um CRX totalmente de origem muito bem estimadinho.
Já tive oportunidade de andar à pendura num comparativo amistoso e de facto o CRX é um carro maravilhoso, talvez o Honda que mais gostei de andar na minha vida (nada tem a ver com o HRV que passou aqui por casa), o barulho daquele motor a puxar a altas rotações é qualquer coisa de viciante mas a verdade é que o companheiro de ocasião desse comparativo era um Ibiza 1.9TDI e sem fazer 1/10 do barulho andava sensivelmente o mesmo, por isso compreendo quando se diz que faz muito barulho para o que anda.
É a verdade, uma pessoa vai com o motor a berrar as 6000 e 7000rpm e vem um 2.0 turbo diesel em sexta e passa em velocidade de ponta sem fazer metade do "basqueiro"...
São conceitos diferentes!
Ainda me lembro da polémica que deu aquele célebre picanso na Vasco da Gama entre um Ibiza TDI130 e um Civic VTI em que o Ibiza, completamente de origem ultrapassava o Civic... na altura caíu o carmo e a trindade, mas pronto, é a evolução das coisas, há 10 anos seria impossível um motor turbo diesel dar trabalho a um otto...

Cumprimentos

pois, a verdade é que os diesel cada vez estão mais desportivos e contam com as recuperações e binario, e a verdade é que o meu corsa_td de 68cvs dá muito mais gozo do que o jazz de 78cvs, não tem a mesma sonoridade no subir de rotações, mas aquela entrada do turbo e agressividade ... é viciante

quanto ao barulho, é uma coisa que não chegará aos calcanhares do otto .... e eu quando vou ao cinema não vou de ouvidos tapados [;)]

120d CTR

0-50 2.6 3.0
0-100 7.6 7.5
0-400m 15.5 15.4
0-1000m 28.4 27.8

40-100 (3ª) 6.4 7.1
60-100 (4ª) 5.9 6.3
80-120 (5ª) 7.9 8.8

Consumo médio do teste

6.1 10.0

Certamente estes serão as prestações do Fn2!! (novo Type-R) com GPS, e tudo o que tiver de extras. O Ep3 (velho) indicou 6.7 numa das autofocos, 27.3 no 1000m. 1 segundo em 1000m é uma boa distancia... parecendo que não...!! Dos 0-130 10.2 segundos!!! Nem o Leon Cupra de 240cv lhe bate.

boas
Apenas deixo a minha opiniao pois ja conduzi os dois por varios km´s e em varias situaçoes.
De facto a caixa do CTR novo,fica longe da utilizada no anterior,ate digo mais,foi dos pontos que menos gostei no CTR fn2..e era dos pontos mais fortes na anterior geraçao.
Tambem dei conta do melhoramento do som emitido pelos escapes.apr:)
e tambem gostei dos travoes deste novo CTR,ainda por cima quando o experimentei foi em Pista e mesmo apos varias travagens muito duras,os travoes nao deram sinal de fadiga.
Quanto ao comportamento em estrada,este CTR perdoa bem mais e parece ter limites mais altos,ou entao mais faceis de atingir,mas nao tem aquela traseira agil como tinha o ep3,mais delicado mas bem mais divertido.

caro cmr-e a accord??ja se cansou dela?

cumps

isso é outro mundo lamborghinis e ferraris e troca o passo, mas já não falta muito para chegar ao seio dos hondinhas um hondão com 5000cc, depois certamente também irás gostar do som, quanto ao video ser uma bosta, cada um diz o que quer, mas carros com 2000cc a fazer aquele barulho que mais parecem motas, assim a puxar pela a cabeça não me lembro de nenhum .

Então falas de música e apresentas uma bosta de video destes ? [:D]

vê lá o que é musica a sério e deixa lá os hondinhas, que nós estamos aqui todos para a aprender [;)]

http://www.youtube.com/watch?v=tA2pVWVbo74

Até no meu trajecto trabalho-casa gosto de ouvir aquele subir de rotações, por isso, tanto fim-de-semana, como semana é indiferente

até é relaxante depois de um dia de trabalho ouvir o cantar de um motor honda [:D]

depois de um dia de trabalho um gajo ker é descansar, nao é ir a ouvir o barulho das baixas de um fn2 (sim baixas, considerando que uma pessoa trabalhe em lx ^^ ). é giro para dar umas voltas, mas para o dia-a-dia é capaz de fartar.

Back