Alta cilindrada?

Mais uma medida para inglês ver e que só vem ainda mais distorcer o mercado...já nem vale a pena a discussão.

Concordo com o que alguém aí atrás disse - qualquer dia é alta cilindrada tudo acima de um hamster numa rodinha debaixo do capot.

Ou se tem um motor de tirar água do poço ou é logo luxo...mesmo que tenha sido um carro barato e pequeno, sem luxos nenhuns.

Ou seja, ainda não há dados oficiais sobre o que será a alta cilindrada.

Não sabemos se será efectivamente pelos cc do motor, se será pela potencia, pelo símbolo no capot..

Uma coisa, esta medida será apenas para a compra de carros novos? Ou será que vamos ter de pagar mais todos os anos no IUC?

Hummm, a minha carrinha mede perto de 2 metros de altura, será que conta como alta cilindrada...:rolleyes:

Só se o motor estiver alto. Depois calculam pelos valores das cotas ao solo[:)]

Falando a sério, que miséria de política fiscal; terrorista.

Acho que nos automóveis não tinham que aumentar mais nada. Tal como está já é muito caro.

Última edição:
O que vale é que daqui a pouco tempo alta cilindrada significa acima de 1.6 litros.
O que vale é que começam a aparecer motores 1l de 125cv, ou então 1.5 (3 cilindros) com 184cv.

O que vale é que daqui a pouco tempo alta cilindrada significa acima de 1.6 litros.
O que vale é que começam a aparecer motores 1l de 125cv, ou então 1.5 (3 cilindros) com 184cv.

Sim, só que depois mete um desses motores a puxar um atrelado com 2500Kg e conta-me como foi a experiência...
Isto lê-se por aqui cada coisa, então basta que acima de 2000cc é luxo! [8b]
Se pensarem bem um bocadinho se calhar verão que "pode" ser mais luxuoso um dos novos Mercedes classe A 1.5 DCI do que uma Toyota Dyna...
Se me quiserem dizer que acima de 2000cc já pode ser considerado alta cilindrada não concordo mas vá, respeito, agora virem dizer que é luxo...

Sim, só que depois mete um desses motores a puxar um atrelado com 2500Kg e conta-me como foi a experiência...
Se pensarem bem um bocadinho se calhar verão que "pode" ser mais luxuoso um dos novos Mercedes classe A 1.5 DCI do que uma Toyota Dyna...
Se me quiserem dizer que acima de 2000cc já pode ser considerado alta cilindrada não concordo mas vá, respeito, agora virem dizer que é luxo...

Isso não é legal num carro ligeiro.

Em geral têm sempre um peso bruto rebocável bem inferior à tara do veículo.

Conheces muitos carros com tara acima dos 2.500kgs? É que além disso, existe o limite de 3.500kgs do conjunto, para se manter na categoria de ligeiros.

Mantenho a minha posição nos motores de 2 litros...

Conheces muitos carros com tara acima dos 2.500kgs? É que além disso, existe o limite de 3.500kgs do conjunto, para se manter na categoria de ligeiros.

Nissan Navara D40, capacidade de reboque de 3000Kg, e antes que digas que não é legal, essa quantidade de peso só transporto em caminhos privados (lenha, pedras e fardos de palha)

Eu respeito a tua opinião embora ache completamente redutor esse tipo de barreira. Como já foi dito marcas como a mercedes, toyota e a honda têm motores 2.2 que concorrem com os 2.0 de outras marcas.

Quanto aos reboques, o meu carro pode rebocar até 2.700 kg segundo o que está no catálogo, pelo que não existe essa limitação de reboque + tara ter que ser menor do que 3.500 kg

184cv são 184cv seja num 6.0TD de camião, num Otto 3l atmosférico, num 1.5 turbo ou num moinho de vento. Já chega desse "mito" que um motor com muita cilindrada é necessariamente melhor a puxar carros mais pesados.

Quando muito podíamos falar em disponibilidade, e um 1.5 de 184cv ser pontudo e não ter a potência em baixas de um motor maior, mas o que facilmente se verifica na actual onda de pequenos Otto sobrealimentados é que não é o caso.

À partida o único problema para um motor pequeno turbinado a puxar um atrelado pesado seria a sua durabilidade, motores de elevada potência específica não são feitos para andar sempre em carga.

184cv são 184cv seja num 6.0TD de camião, num Otto 3l atmosférico, num 1.5 turbo ou num moinho de vento. Já chega desse "mito" que um motor com muita cilindrada é necessariamente melhor a puxar carros mais pesados.

Quando muito podíamos falar em disponibilidade, e um 1.5 de 184cv ser pontudo e não ter a potência em baixas de um motor maior, mas o que facilmente se verifica na actual onda de pequenos Otto sobrealimentados é que não é o caso.

À partida o único problema para um motor pequeno turbinado a puxar um atrelado pesado seria a sua durabilidade, motores de elevada potência específica não são feitos para andar sempre em carga.

Poupaste-me o trabalho de responder.

Olha que não sei, repara a tua Navara tem 400Nm de binário ou 450Nm se for igual à minha, ora esse 1.5 com 184cv já deve ter um bom binário, pelo menos para lá de 320Nm, ora é apenas ti-cilíndrico ou seja é mais explosivo.
Outra coisa é o facto de entregar a potencia máxima perto das 5.500 RPM, apenas mais 1.500RPM que a Navara.
Só mais uma coisa, é Bi-Turbo ou seja nunca há turbo-lag, não duvido que este motor puxe melhor um atrelado que um 120d...

Eu respeito a tua opinião embora ache completamente redutor esse tipo de barreira. Como já foi dito marcas como a mercedes, toyota e a honda têm motores 2.2 que concorrem com os 2.0 de outras marcas.

Quanto aos reboques, o meu carro pode rebocar até 2.700 kg segundo o que está no catálogo, pelo que não existe essa limitação de reboque + tara ter que ser menor do que 3.500 kg

Para ser ligeiro tem esse limite. Não sou eu que o digo, é o código da estrada.

E para rebocar um peso bruto superior à tara, já tens de ter carta de ligeiros articulados, só a categoria B não serve.

Olha que não sei, repara a tua Navara tem 400Nm de binário ou 450Nm se for igual à minha, ora esse 1.5 com 184cv já deve ter um bom binário, pelo menos para lá de 320Nm, ora é apenas ti-cilíndrico ou seja é mais explosivo.
Outra coisa é o facto de entregar a potencia máxima perto das 5.500 RPM, apenas mais 1.500RPM que a Navara.
Só mais uma coisa, é Bi-Turbo ou seja nunca há turbo-lag, não duvido que este motor puxe melhor um atrelado que um 120d...

Freddy eu não me estou a referir á capacidade de puxar um peso desses ou não, mas sim á durabilidade que um motor desses teria a puxar atrelados/reboques constantemente.

Freddy eu não me estou a referir á capacidade de puxar um peso desses ou não, mas sim á durabilidade que um motor desses teria a puxar atrelados/reboques constantemente.

Atrelados e reboques? Taxa neles!

Queres andar com reboques pesados? Taxa por kg bruto!

Tenho de ir trabalhar para as Finanças...[:D]:sh)

Ja o referi anteriormente como EU acharia mais justo que fosse feita a taxacao sobre os veiculos...

Deixo aqui uma das formas de taxacao, que apesar de ser caras e nao serem ajustadas a realidade em Portugal, poderia ser usada ai tambem desde que os valores fossem ajustados para os salarios praticados em PT.

Voitures ou véhicules de < 3500 kg

Une taxe de base de CHF 40.– est perçue puis

• CHF 0.15 par kg jusqu'à 2000 kg et CHF 0.30 pour chaque kgsupplémentaire puis
  • CHF 2.– par kW jusqu'à 100 kW et CHF 3.– pour chaque kWsupplémentaire.
La taxe est réduite de 50 % si les véhicules

1. émettent moins de 120 g de CO[SUP]2[/SUP] au km;
  2. sont équipés pour les véhicules diesel d'un filtre à particules selon la réception par type (champ n° 30) et qui démontre le niveau d'émissions des gaz d'échappement du code d'émissions pour le permis de circulation B04 ou supérieur (champ n° 72);
  3. le montage après coup d'un filtre à particules ne sera reconnu que si cette variante d'équipement est prévue sur la réception par type ou que le détenteur apporte la preuve de la conformité du véhicule aux prescriptions CE ou de l'ECE concernant les niveaux des émissions de gaz d'échappement et que ce véhicule satisfait également au code d'émissions pour le permis de circulation B04 ou supérieur;
  4. fonctionnent au gaz ou à un carburant naturel (colza, bioéthanol, etc.) et sont spécifiquement équipés pour l'usage de ce genre de carburant.

Nesta base, a taxacao nao inside sobre a cilindrada, mas sim sobre a potencia e emissoes do carro em questao. [;)]

Sera mesmo caso para dizer : Querem ter cavalos no estabulo, tem de ter dinheiro para os sustentar.[:p]

Voltar
Superior