[Economia] Amor e uma conta bancária...?

Amor e uma conta bancária...?

• Total voters
    115
Nunca me passou pela cabeça que houvesse tanta gente a ter este tipo de opinião e sobretudo apenas uma conta conjunta!

Na minha opinião, isso sim é meio caminho andado para algo correr mal... há dinheiro dos 2 e há dinheiro de cada um... sobretudo hoje em dia que através da internet e com os pagamentos por cartão se consegue quase "seguir" todos os movimentos da pessoa... por melhor relaçao que tenhamos ela nao tem nada que saber que gastei 50€ num almoço, ou que comprei um Ipad de 500€ na véspera do aniversário dela para lhe oferecer... Da mesma forma que não tenho nada que saber quanto gastou em sapatos ou na noite que foi sair com as amigas... ou quanto gastou na Triumph na véspera de uma data comemorativa...

O controlo excessivo que isso possibilita é para mim doentio. Sabemos mais ou menos, sempre que necessário ajudamo nos um ao outro mas no geral cada um na sua!

Vamos lá ver se nos entendemos.

Quando escrevi mentalidade tacanha estava a referir-me ao comentário do user tiagomaia. Este:

E não consigo compreender como alguém escreve isto. Mais ou menos isto pode ser interpretado da seguinte maneira:

- eu ganho 5000€ por mês e a minha mulher ganha 500€ ou até está desempregada. Eu participo para o total vida conjugal. E ela não. Quer isto dizer que ela tem que se submeter ao que eu quero?

Peço desculpa mas é o que interpreto.

Agora, se cada um tem a sua conta e depois tem uma conjunta, se só tem uma, ou até tem o dinheiro debaixo do colchão, desde que se entendam está tudo bem.
O objetivo é construirem uma vida em comum, partilharem o bem e o mal, a saúde e a doença, com amor, amizade e confiança.
meu amigo..não deves ter percebido. Eu critico quem mete apenas % do que ganha. Tu ganhas 2000€ e ela 500€. Se meteres a mesma coisa que ela (logica para alguns ao que parece), tu ficas com 1000€ todos os meses e ela com 250€...juntas bem mais. eu critico esta postura... por isso é que eu e ela metemos 95% de tudo, independemente de quanto ganhamos ao mês. Fiz-me entender?

Nenhum dos dois tem conta privada.

Temos ambos uma conta conjunta.

Nenhum dos dois sabe quanto é que tem o outro mas sabemos ambos quanto é que temos juntos.

há dinheiro dos 2 e há dinheiro de cada um...
Agora que penso nisso. Durante os 23 anos de casamento que já levamos, nunca houve o dinheiro dos dois, apenas o de cada um. O mesmo é dizer que nunca tivemos uma conta conjunta e nunca compramos nada "a meias", ela paga umas coisas e eu pago outras... Ninguém se preocupa muito com isso e é assim que somos felizes! [:D]

meu amigo..não deves ter percebido. Eu critico quem mete apenas % do que ganha. Tu ganhas 2000€ e ela 500€. Se meteres a mesma coisa que ela (logica para alguns ao que parece), tu ficas com 1000€ todos os meses e ela com 250€...juntas bem mais. eu critico esta postura... por isso é que eu e ela metemos 95% de tudo, independemente de quanto ganhamos ao mês. Fiz-me entender?

95% de tudo? então tiras 5% dos 2500€e dividem pelos dois?

Eu não estava a questionar o modelo do casamento e as suas vertentes de "contrato".

Eu estava a questionar-te a TI o que achas da situação.

Estavas a defender o amor e a conta única.

E mesmo com separação de bens ou bens adquiridos, como resolves a situação que expliquei? A conta passa a ser dos dois? Permites o uso livre das tuas poupanças?

SilverArrow, como escrevi, o casamento é um contrato. E nesse contrato pode ficar estipulado que o dinheiro na tua conta poupança é sempre teu e nunca será dela, no caso de um divórcio. Simples. É um acordo escrito e com cláusulas.

O que se ganha depois do casamento é dos dois, independentemente de tu ganhares 40.000 ao ano e a mulher 12.000.

Se se optar pelo regime de separação de bens, ai sim o que é de cada um será sempre de cada um.

asjesus, então mas se depois do casamento fica tudo na mesma conta conjunta, fica um bocado mais dificil definir quantos euros eram de solteiro...

asjesus, então mas se depois do casamento fica tudo na mesma conta conjunta, fica um bocado mais dificil definir quantos euros eram de solteiro...

É isso mesmo que estava a tentar explicar ao asjesus. [:D]

Independentemente do estilo de contrato que façam, se a conta passar a ser dos dois, os 250.000€ passam a ser dos dois, e ambos usam de qualquer maneira.

E se são ambos titulares, se um dia se divorciarem e já só houver 50.000€ como é? É tudo dele? LOL

Parece que afinal vivo uma realidade alienígena.

Cá em casa é amor e uma cabana, temos só uma conta, aliás duas, sendo que a dela só serve para a domiciliação do ordenado e depois é transferido para a conjunta.
Independentemente de quem ganha mais, só temos "uma carteira e conta".
E imagine-se? Funciona!

Parece que afinal vivo uma realidade alienígena.

Cá em casa é amor e uma cabana, temos só uma conta, aliás duas, sendo que a dela só serve para a domiciliação do ordenado e depois é transferido para a conjunta.
Independentemente de quem ganha mais, só temos "uma carteira e conta".
E imagine-se? Funciona!

fixe para ti, não somos todos iguais, e no meu caso tb funciona.

95% de tudo? então tiras 5% dos 2500€ e dividem pelos dois?
5% (por exemplo) fica comigo e tudo os restantes 95% (vamos supor serem 2300€) ficam na conta conjunta para ambos....! Nós fazemos assim...e sinceramente não me importo de contribuir com a maior fatia do bolo mensal...não concordo é que se faça metade/metade, independentemente do que se ganha. Se somos casados, é para tirarmos partido de tudo que ganhamos seja eu ou ela a contribuir com a maior fatia.

E acredita que quartos separados e casas de banho separados ajudariam e muito a reduzir as estatísticas do divórcio.

Não sei !

Eu gosto imenso de dormir acompanhado.

É necessário peceber que cada caso é um caso.

Há casais que se tratam por voçê outros por tu e não é por isso que há mais ou menos amor,
há uns que usam o WC de porta fechada outros de porta aberta e não é por isso que há mais ou menos amor,
há uns que se peidam à frente um do outro, outros não e não é por isso que há mais ou menos amor
há uns que têm só uma conta e outros têm cada um a sua e não é por isso que há mais ou menos amor

5% (por exemplo) fica comigo e tudo os restantes 95% (vamos supor serem 2300€) ficam na conta conjunta para ambos....! Nós fazemos assim...e sinceramente não me importo de contribuir com a maior fatia do bolo mensal...não concordo é que se faça metade/metade, independentemente do que se ganha. Se somos casados, é para tirarmos partido de tudo que ganhamos seja eu ou ela a contribuir com a maior fatia.

Então fazes precisamente aquilo que estás a criticar. Se ficas com 5% ou 50% para ti é indiferente porque não deixa de ser também uma percentagem. 5% do teu vencimento pode ser muito superior a 5% do vencimento dela (e vice-versa). Vai dar ao mesmo.

Não sei !

Pois, eu não tenho dúvidas que sim. Acabavam-se os "chega para lá, desliga a televisão, estou cheio de calor". [;)] As pessoas nem imaginam como picardias aparentemente insignificantes podem levar ao divórcio ao fim de alguns anos.

Back