Animais extintos...

Sem querer escolher lados nisto, também não é arrogância do ser humano decidir que a Natureza está bem como está e intervir para prevenir a morte de espécies ecossistemas, que sem a sua influência (para bem ou para mal) iriam desaparecer?

Claro que é, mas não é isso que eu (e a maior parte das pessoas que pensam como eu) defendo.

Aquele poster que coloquei aí com as 200 tartarugas mortas em 6 meses foram todas mortas por pessoas, não por outros predadores. E nesse caso, para ser honesto, até tenho sentimentos contraditórios, porque algumas são mortas para matar a fome a pessoas que não têm o que comer.

Mas na grande generalidade dos casos as espécies em vias de extinção nem estão na cadeia alimentar dos humanos, são mortas por desporto, para artesanato, ou para (supostamente) curar a impotência dos chineses.

Cobras venenosas?
Onde é isso?

Em Portugal, existem três espécies de cobras venenosas, a cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), pertencente à familia Colubridae e raramente perigosa para o ser humano, e as duas outras espécies, que pertencem à família dos Viperídeos (Viperidae), são a víbora de Latastei, mais conhecida por víbora cornuda, e a víbora de Seoanei.[SUP]2,7,12,13[/SUP]

Login | Medcenter

Pesquisa pelos nomes que logo na primeira pagina do google tens informação acerca das areas de distribuição...

Eu nem ia comentar pois está mais que visto que alguns já passaram para o trollanço mas vamos lá...
1 - Tens noção que em Portugal existem Lobos, Linces, Aguias, 3 especies de cobras venenosas e mais 22 não venenosas, certo?
2 - Tens noção que mesmo ali ao lado na nossa vizinha Espanha ainda tens uma pequena população de Ursos Pardos, certo?
3 - Tens noção que por todo o resto da Europa não existe praticamente nenhum país que não tenha alguns desses predadores, certo?
4 - Tens noção que esses predadores são os predadores de topo do seu ecossistema, certo?
5 - Tens noção de alguma coisa acerca do que aqui se fala?

1 - Obviamente que tenho, mas não é por acaso que alguns estão em perigo de extinção e têm de ser colocados em reservas. Na minha zona, qualquer um desses que apareça à frente de um popular é imediatamente aniquilado. Se ainda existem, sorte a deles que têm conseguido "escapar".

2 - Claro que tenho, e até na Lousã também existem exemplares, que foram devidamente confinados numa reserva. Se estivessem à solta, o mais provável seria a sua aniquilação.

3 - Obviamente que tenho. São aqueles que ainda têm conseguido "escapar". E só vão conseguir sobreviver em reservas.

4 - Esses predadores são de topo no seu ecossistema mas basta serem incómodos ou interferirem no ecossistema do Homem para serem abatidos. Predadores de topo são bonitos, mas longe da nossa porta. É por isso que o destino dos que restam serão as zonas protegidas e vedadas.

5 - Fala-se de extinção por mão do Homem, que seguramente acontece há séculos na Europa e que agora tomámos consciência que existem outras soluções (confinação a reservas), nos achamos no direito de ir "mandar" para países terceiros, que face ao seu nível de desenvolvimento, poderão ainda não ter chegado às nossas conclusões. Vai daí começaram os países desenvolvidos a querer meter a colher e querer controlar algumas espécies nesses países.

Nota: nada tenho contra a protecção de espécies, mas é algo que não me preocupa muito e vivo bem com isso.

Cobras venenosas?
Onde é isso?
A cobra rateira, por exemplo. É bastante comum na minha zona (e toda a europa em geral), mas só vemos aquelas que se escapam... Quando existe um encontro imediato, ou a cobra foge, ou se houver oportunidade é aniquilada.

O ser humano também não está imune às leis de Darwin, evolui e adapta-se para sobreviver.

Até aqui as nossas superiores capacidades cognitivas deram-nos destreza para destronarmos todas as espécies que ameaçam a nossa sobrevivência, tipicamente pelo uso da força. Acontece que alguns, mais evoluídos (escusando a presunção), começaram a usar as tais superiores capacidades cognitivas para perceber que a sua (nossa) própria sobrevivência depende da continuidade deste brilhante ecossistema, em equilibrio.

Basta por os pés numa savana para perceber que está tudo interligado, sem grandes predadores não existem pequenos, sem pequenos não existem grandes (animais ou plantas). É assim que funciona a natureza, e vai continuar a funcionar muito depois da nossa era.
É assim que funciona a natureza selvagem. Mas como sabemos, a humanidade se estivesse dependente na "natureza selvagem" estava bem lixada para sobreviver.

Repara que uma simples estufa de plantas altera o seu equilíbrio natural para nosso próprio proveito (mero exemplo).

Como já disseram atrás, esses tais "evoluídos" que falas, deveriam actuar de acordo com a sua "inteligência" e integrarem-se literalmente no fantástico equilíbrio da natureza (andar a pé até faz bem à saúde, e é um bom treino para fugir a outros predadores...[:D])

Login | Medcenter

Pesquisa pelos nomes que logo na primeira pagina do google tens informação acerca das areas de distribuição...

A cobra rateira, por exemplo. É bastante comum na minha zona (e toda a europa em geral), mas só vemos aquelas que se escapam... Quando existe um encontro imediato, ou a cobra foge, ou se houver oportunidade é aniquilada.

MAs ha venenos e venenos certo?

Há venenos que causam um dor forte ou ligeira e há venenos que matam em poucas horas se nao houver tratamento.
Que tipo de veneno têm essas cobras?

É um veneno muito pouco tóxico.

Pesquisa o nome dessas espécies e vês que o veneno é muito fraquinho, só Às crianças e idosos é que pode ser mortal se não forem imediatamente para o hospital e tomarem antídotos.

As outras cobras todas venenosas já as eliminamos todas ao longo dos últimos séculos.

vou meter aqui um video do george carlin a proposito deste assunto.
Já tem uns anos bons e esta desactualizado em alguns assuntos mas noutros é bastante pertinente.
Está tambem erradamente intitulado: George Carlin on Global Warming.
O homem não fala de global warming. O video é anterior à recente preocupação e divulgaçao de dados cientificos sobre o assunto.

É partir o caco a rir [:)]

Last edited:
Já tem uns anos bons e esta desactualizado em alguns assuntos mas noutros é bastante pertinente.
O homem não fala de global warming. O video é anterior à recente preocupação e divulgaçao de dados cientificos sobre o assunto.

adorei este gajo tem estilo [:D]

Lá porque actualmente há uma certa dependência entre todos os animais do ecossistema, não significa que removendo um o ecossistema morre. Em muitos casos adapta-se, criam-se relações novas entre as espécies e a vida continua. A vida continua sempre, já foi dado o exemplo da extinção em massa que já houve no planeta, morreram muitos ecossistemas...e nasceram outros para substituir.

Sem querer escolher lados nisto, também não é arrogância do ser humano decidir que a Natureza está bem como está e intervir para prevenir a morte de espécies e ecossistemas, que sem a sua influência (para bem ou para mal) iriam desaparecer? Nós agora somos "polícia" da natureza?

Isso é a verdade de la palice, pois novas relações criam-se, agora o ser humano é que pode ser atingido duramente por mudanças no ecosistema.

E para tanta preocupação com a fome e o bem estar do ser humano em detrimento dos animais (cometendo a falácia de que ambas não podem coexistir), e o resto do trolanço que para aí anda, não se lembram do impacto imediato que uma alteração no ecosistema pode ter.

Num dos links que deixei, diz isto:

"Bees, via pollination, are responsible for 15 to 30 percent of the food U.S. consumers eat."

Uma alteração radical como por exemplo retirar as abelhas do ecosistema e iamos ver o impacto que isso não tinha, a fominha que ia haver e possiveis guerras já não interessam, o que interessa é a verdade de la palice que o ecosistema eventualmente convergeria para a estabilidade (que é o que acontece em tudo na natureza).

Respondi-te a ti, porque de resto isto está pejado de trolls.

só porque se discorda de certas barbaridades isso da o direito de chamar troll a alguém? ganhem juízo. lê-se cada coisa por aqui que é de duvidar se o estado mental do individuo esta normal. de certo que são os meninos das touradas [:p] ok já percebi .

Last edited:

Gosto bastante do gajoapr:). Era um grande humorista.

só porque se discorda de certas barbaridades isso da o direito de chamar troll a alguém? ganhem juízo. lê-se cada coisa por aqui que é de duvidar se o estado mental do individuo esta normal. de certo que são os meninos das touradas [:p] ok já percebi .

[:)]

Agora é que te denunciaste todo!

Claro que se lê cada coisa... barbaridades!

Do melhor.

Mas sabes que por vezes a falta de predadores pode dar origem a outros problemas? Não me refiro a esse caso em concreto. Embora por outro lado, também não gostasse de viver com tigres perto de mim, sobretudo se tiverem fominha[:D].

O problema é inverso, os tigres é que não gostam de perder o seu habitat para a expansão humana, isso quando acontece é porque o homem quer apoderar-se de tudo e invade as zonas já há muito habitada pelos tigres...

Ai crl, se dependesse de mim tinhas uma mega praga de ratos em casa, era até vomitares ratos[8b][8b]

Nunca deves ter sido mordido, é o que é...[:D]

E tu de cobras percebes ZERO... Não só de cobras, mas enfim...[8b]

Isso é a verdade de la palice, pois novas relações criam-se, agora o ser humano é que pode ser atingido duramente por mudanças no ecosistema.

E para tanta preocupação com a fome e o bem estar do ser humano em detrimento dos animais (cometendo a falácia de que ambas não podem coexistir), e o resto do trolanço que para aí anda, não se lembram do impacto imediato que uma alteração no ecosistema pode ter.

Num dos links que deixei, diz isto:

"Bees, via pollination, are responsible for 15 to 30 percent of the food U.S. consumers eat."

Uma alteração radical como por exemplo retirar as abelhas do ecosistema e iamos ver o impacto que isso não tinha, a fominha que ia haver e possiveis guerras já não interessam, o que interessa é a verdade de la palice que o ecosistema eventualmente convergeria para a estabilidade (que é o que acontece em tudo na natureza).

Respondi-te a ti, porque de resto isto está pejado de trolls.

o homem anda a matar abelhas? Tal como faz com elefantes e hipos? Ou será efeito secundário da acção do homem ou até mesmo natural?

que as abelhas são importantes para a polinização ninguém duvida. Mas se por acaso alguma praga natural matar todas as abelhas, como ficamos?

O problema é inverso, os tigres é que não gostam de perder o seu habitat para a expansão humana, isso quando acontece é porque o homem quer apoderar-se de tudo e invade as zonas já há muito habitada pelos tigres...

Ai crl, se dependesse de mim tinhas uma mega praga de ratos em casa, era até vomitares ratos[8b][8b]

E tu de cobras percebes ZERO... Não só de cobras, mas enfim...[8b]

O homem invade as zonas que quiser porque também qualquer outro animal o faz. E muitas vezes são os próprios animais selvagens a invadir o habitat do homem, a procura de comida, por exemplo.

Para ratos, na minha zona existem muitos gatos. Não precisamos de cobras...

E quanto a perceber zero de cobras, tens razão. É por isso que as mantenho à distância....e sim, já matei algumas.

Back