Acredito que a existir vida extra-terrestre... e se cá viessem com fins "didácticos"... a primeira espécie a ser eliminada seríamos nós. Não porque seríamos uma ameaça aos mesmos, mas porque somos, no fundo... uma praga!
Destruímos o meio ambiente, destruímos a fauna, espalhamos ódio e violência grátis e sem sentido, não nos entendemos, etc. Somos prejudiciais ao planeta e aos outros...
E arrogamos-nos o facto de sermos superiores?
Bolas!! cobras venenosas! era matá-las todas ou mandá-las para Marte, ou para a Austrália onde tudo o que mexe tem dentes e veneno []
Isto já é falsa demagogia também. Se somos assim tão maus por acabarmos a destruir o ambiente à procura de melhores condições para nós próprios, porque é que não deixas de consumir electricidade, gás, dispensas o automóvel e a internet e passas a viver na floresta?
A racionalidade acaba por se virar contra ti, sim. Não é um exercício mental muito complexo conseguir perceber que os próprios animais, se fossem dotados da dita racionalidade, fariam o que melhor servisse os seus interesses, ou é? Ou o Homem agora é culpado por ser racional?
Essa conversa do nós somos a praga tem mais que se lhe diga. No dia em que alguém que apregoa essa frase dispense de tudo aquilo que directa ou indirectamente destrua a natureza em seu proveito próprio, é o dia em que terá toda a legitimidade para dizer tal coisa. Até lá...
Quanto à estupidez do Homem em certos aspectos...concordo.
btw, é "fá-lo", não "faz-lo".
Isto já é falsa demagogia também. Se somos assim tão maus por acabarmos a destruir o ambiente à procura de melhores condições para nós próprios, porque é que não deixas de consumir electricidade, gás, dispensas o automóvel e a internet e passas a viver na floresta?
A racionalidade acaba por se virar contra ti, sim. Não é um exercício mental muito complexo conseguir perceber que os próprios animais, se fossem dotados da dita racionalidade, fariam o que melhor servisse os seus interesses, ou é? Ou o Homem agora é culpado por ser racional?
Essa conversa do nós somos a praga tem mais que se lhe diga. No dia em que alguém que apregoa essa frase dispense de tudo aquilo que directa ou indirectamente destrua a natureza em seu proveito próprio, é o dia em que terá toda a legitimidade para dizer tal coisa. Até lá...
Ahahah, esta malta dos direitos dos animais é mesmo ridícula!!!
O que o Obtuso disse resume tudo: E basta pensarmos no caso da velha Europa onde a caça há séculos que é tradição e seguramente aniquilou a maioria das espécies superiores que fossem ameaça para os humanos. Não tens predadores naturais na Europa que metam medo ao homem. E mesmo sem grande mamíferos superiores, continuamos a viver na Europa.
É exactamente isto! Se hoje nos podemos dar ao luxo de não termos cobras venenosas na Europa, pitons, rinocerontes, leões, tigres foi porque na Europa, em tempos idos, os matamos a todos. E não ficamos melhor? Agora podemos ir a um bosque à vontade, passear pelos trilhos montanhosos sem qualquer tipo de problema, quando para passear noutros continentes temos que ter atenção a aranhas venenosas e a cobras que cospem veneno para os olhos das pessoas e estas ficam cegas!
É como aquele gato pingado chamado lince. Gastam montes de dinheiro, contratam biólogos desnecessários que não servem para nada a não ser para caçar mais dinheiro dos nossos impostos, para andar atrás desse gato pingado. E lá está, se a Europa ainda fosse medieval, em vez de andarmos atrás do lince patético para o proteger, o rei era mas é bem capaz de ordenar a uma centena de caçadores que andassem atrás dele para o extinguir.
Estes defensores dos animais eu nem os suporto ouvir falar, e então quando andam a pedir dinheiro para dar de comer aos animais? Eles vivem noutro mundo, não entendo como andam a pedir dinheiro para dar de comer aos montes de cães e gatos que deviam ser abatidos, em vez de andarem a pedir dinheiro e alimentos para PESSOAS que passam fome! Isto é simples: os canis tão cheios de gatos e cães abandonados, não é? Mas também há muita gente que não tem o que comer, e cada vez mais CRIANÇAS que passam fome. Portanto, onde é que está a dúvida em relação às prioridades a dar neste caso???
Do melhor.Este post é fascinante!
Mas sabes que por vezes a falta de predadores pode dar origem a outros problemas? Não me refiro a esse caso em concreto. Embora por outro lado, também não gostasse de viver com tigres perto de mim, sobretudo se tiverem fominha[Há uns tempos passou um documentário no cabo sobre a preservação de tigres (acho que) algures para a Ásia!
Então, resumindo, uns tigres estavam a dar problemas, atacavam pessoas e gado.
Um tipo rico(dinheiro da droga) ofereceu-se então para manter os tigres numa ilha que tinha comprado.
Só que .... a ilha era habitada por nativos que viviam em pequenas comunidades em cabanas.
Lá mudaram os tigres e depois foi um biólogo acompanhar como os tigres se estavam integrar e o que os nativos pensavam da situação.
Houve uma altura em que o biólogo estava a falar sózinho com os nativos:
Perguntava que achavam dos tigres e se se sentiam ameaçados. Os nativos queixavam-se que sim, que tinham medo e etc.. Nisto o drug lord aproxima-se e cala-se tudo.
Se eu morasse lá só descansava quando os tivesse matado todos!!
E isso sou eu que até gosto de tigres []
E sabes porquê? Porque lá o homem só começou a caçar as espécies perigosas a partir de 1800, à volta disso.
Na Europa, há mais de 2 mil anos, começou com os romanos, começamos a exterminar as cobras venenosas e os leões, por exemplo.
Mas disso, os protectores europeus dos animais não falam!!! Gostam de viver num continente que não tem cobras venenosas e leões, mas estão sempre a criticar a extinção de espécies. Ridículo!
Por exemplo, aqui em Portugal ainda sobram alguns lobos, que de vez em quando lá se vê na TV que atacaram um rebanho de ovelhas e mataram 20 ou 30 anhos a um pobre dum agricultor que ficou com o prejuízo. Ora, isto no tempo da monarquia, ou da Europa Medieval era logo motivo para um grupo de 50 ou 100 caçadores irem atrás da alcateia e limpá-la toda. E pronto, foi assim que eliminamos estas espécies da Europa e hoje temos o continente que temos. Mas o que é que acontece actualmente? O pobre do agricultor pega na caçadeira e vai tentar matar algum dos lobos que atacou o seu rebanho ou coloca umas armadilhas na mata a ver se os apanha. Só que é descoberto e ainda tem de pagar multas!!! Mas quem lhe dá o retorno do prejuízo que teve com as ovelhas?
[8b]
Do melhor.
Mas sabes que por vezes a falta de predadores pode dar origem a outros problemas? Não me refiro a esse caso em concreto. Embora por outro lado, também não gostasse de viver com tigres perto de mim, sobretudo se tiverem fominha[].
No meu discurso... não me excluí do contexto. Mas por necessitar de tais "bens" tal não implica que concorde com os malefícios da sua produção. Ou com os acidentes ecológicos ocorridos, não pela necessidade da sua produção, mas pela incúria do Homem.
E nesse contexto posso incluir mais "factores" que não os necessários ao meu bem estar! As experiências e testes nucleares, por exemplo.
[]
Vira contra mim, porquê
O que fazes é projecção. É uma ilação baseada numa opinião. Não podes garantir que assim fosse.
E, isso é que é demagogia... atirar com um cenário irreal para justificar algo de factual.
O Homem não é culpado por ser racional. E não parece que tenhas entendido o que eu disse/escrevi. O Homem é culpado por, sendo racional, praticar o mal que pratica... em todos os contextos. No fundo, essa racionalidade é um paradoxo.
Mais uma vez, falhou-te o entendimento do que eu disse.
O Homem é uma praga, quando destrói o seu meio ambiente preterindo meios sustentáveis e seguros em prol da rapidez e lucro fácil.
O Homem é uma praga, quando mata e tortura animais apenas e só por prazer sádico.
O Homem é uma praga, quando mata e tortura os seus iguais, seja por prazer, seja por ganância, por razões supérfluas que são muitas.
E é neste contexto que uso o termo "praga"!

Que problemas?
A equação do ecossistema reorganiza-se. Basta olharmos para a Europa, onde é perfeitamente possível viver sem predadores de topo, por exemplo.
No meu discurso... não me excluí do contexto. Mas por necessitar de tais "bens" tal não implica que concorde com os malefícios da sua produção. Ou com os acidentes ecológicos ocorridos, não pela necessidade da sua produção, mas pela incúria do Homem.
E nesse contexto posso incluir mais "factores" que não os necessários ao meu bem estar! As experiências e testes nucleares, por exemplo.
[]
Vira contra mim, porquê
O que fazes é projecção. É uma ilação baseada numa opinião. Não podes garantir que assim fosse.
E, isso é que é demagogia... atirar com um cenário irreal para justificar algo de factual.
O Homem não é culpado por ser racional. E não parece que tenhas entendido o que eu disse/escrevi. O Homem é culpado por, sendo racional, praticar o mal que pratica... em todos os contextos. No fundo, essa racionalidade é um paradoxo.
Mais uma vez, falhou-te o entendimento do que eu disse.
O Homem é uma praga, quando destrói o seu meio ambiente preterindo meios sustentáveis e seguros em prol da rapidez e lucro fácil.
O Homem é uma praga, quando mata e tortura animais apenas e só por prazer sádico.
O Homem é uma praga, quando mata e tortura os seus iguais, seja por prazer, seja por ganância, por razões supérfluas que são muitas.
E é neste contexto que uso o termo "praga"!
Eu nem ia comentar pois está mais que visto que alguns já passaram para o trollanço mas vamos lá...
Tens noção que em Portugal existem Lobos, Linces, Aguias, 3 especies de cobras venenosas e mais 22 não venenosas, certo?
Tens noção que mesmo ali ao lado na nossa vizinha Espanha ainda tens uma pequena população de Ursos Pardos, certo?
Tens noção que por todo o resto da Europa não existe praticamente nenhum país que não tenha alguns desses predadores, certo?
Tens noção que esses predadores são os predadores de topo do seu ecossistema, certo?
Tens noção de alguma coisa acerca do que aqui se fala?
ninguém esta a passar para o trollar alguns é que estão a passar para o radicalismo sem sentido que nem sabem o que dizem boa sorte por esses caminhos.
É que parece-me óbvio.
E isto acontece noutros assuntos. Quando andamos agora nós na Europa com medidas ultraproteccionistas do ambiente e nas emissões poluentes, não podemos ir pedir aos países subdesenvolvidos que façam o mesmo. Se andámos décadas a poluir e se agora os outros países é que conseguem ter poder de compra para ter carros, também têm o direito de ter algumas décadas de poluição.
Se andámos séculos a perseguir e aniquilar animais na velha Europa, vamos dar também alguns séculos a outros países que ainda há poucas décadas começaram essa demanda.
E por isso se vê a "arrogância" dos países ricos irem a países do continente africano (exemplo), com programas de protecção de espécies onde chegam a ir a casa de pessoas que mantêm animais em cativeiro. Ridículo.
E depois vemos nesses mesmo países desenvolvidos, quando fogem animais selvagens de circos ou zoológicos, abrirem uma caça para os aniquilarem.
Proteger as espécies, principalmente grandes predadores, é muito bonito, mas só se for longe de casa...
Lá porque actualmente há uma certa dependência entre todos os animais do ecossistema, não significa que removendo um o ecossistema morre. Em muitos casos adapta-se, criam-se relações novas entre as espécies e a vida continua. A vida continua sempre, já foi dado o exemplo da extinção em massa que já houve no planeta, morreram muitos ecossistemas...e nasceram outros para substituir.Basta por os pés numa savana para perceber que está tudo interligado, sem grandes predadores não existem pequenos, sem pequenos não existem grandes (animais ou plantas). É assim que funciona a natureza, e vai continuar a funcionar muito depois da nossa era.
Que problemas?
A equação do ecossistema reorganiza-se. Basta olharmos para a Europa, onde é perfeitamente possível viver sem predadores de topo, por exemplo.
Ok, não há problemas nenhuns.Que problemas?
Eu nem ia comentar pois está mais que visto que alguns já passaram para o trollanço mas vamos lá...
Tens noção que em Portugal existem Lobos, Linces, Aguias, 3 especies de cobras venenosas e mais 22 não venenosas, certo?
Tens noção que mesmo ali ao lado na nossa vizinha Espanha ainda tens uma pequena população de Ursos Pardos, certo?
Tens noção que por todo o resto da Europa não existe praticamente nenhum país que não tenha alguns desses predadores, certo?
Tens noção que esses predadores são os predadores de topo do seu ecossistema, certo?
Tens noção de alguma coisa acerca do que aqui se fala?