Animais extintos...

Na semana passada, em ST (Jalé/Inhame), participei numa patrulha nocturna em que resgatámos um ninho de uma Leatherback (lá chamam-se "Ambulância"). :) É um bicho simplesmente impressionante (a carapaça da que vi media quase 1,60m), e todo o processo uma experiência brutal (e também secante - demorou quase 3 horas).

Resgatámos mais de 100 ovos para um berçário (protegido do bicho homem) que deve dar frutos daqui a 2 meses. Também libertámos 80 crias de "sadas", de um ninho que eclodiu.

Felizmente começa a haver uma consciencialização para este tipo de problemática e, mais importante do que isso, um turismo sustentado e regulado que ajuda a preservar este tipo de espécies.

A contabilização deste projecto, do número de tartarugas mortas que apanharam em 6 meses...

1606851_580157782073321_1246902792_n.jpg

Isto está muito confuso e pouco rigoroso, misturam-se animais extintos realmente, com os à beira da extinção ou extintos em áreas especificas.

Isto está muito confuso e pouco rigoroso, misturam-se animais extintos realmente, com os à beira da extinção ou extintos em áreas especificas.

Até porque, e para sermos rigorosos, um animal só é declarado oficialmente extinto quando não existem avistamentos, ou provas concretas da sua presença, na natureza no periodo dos ultimos 50 anos a contar do ultimo avistamento. Até lá são classificados com presumivelmente extintos!
E não são raros os casos de especies presumivelmente extintas, ou até mesmo declaradas oficialmente extintas, que de um dia para o outro "ressuscitam"...

Last edited:
O reino mamífero da hoje graças a extinção dos dinossauros. [:D]

Eu entendo a tua ideia, e até posso concordar com a tua frase, mas não deixa de estar errada.
O que se passa hoje em dia é uma extinção por egoismo de uma unica espécie, o que nos permitiu a nós mamiferos aparecermos e evoluirmos na terra, foi derivado de uma extinção como dizes, mas de natureza natural foi um cataclismo global.

Eu li tanta verborreia neste tópico, que nem me atrevo a comentar...[8b]:sh)

Adiante.....

Já fizeram isso, mas sabes que tanto os rinocerontes como os elefantes, fazem uso dos cornos e dentes não sabes? É justo alterar a vida de animais que já cá estão há milénios, à conta da besta do Ser Humano?... Por mim faz-se como se faz na África do Sul ou algures no Quénia ou por ali perto: caçadores furtivos é disparar a matar (os caçadores claro).

O Homem NÃO tem de ser egoísta, o planeta não é só dele, já é dos animais há muito mais tempo do que é do Homem, TODOS fazem falta, como já alguém referiu.

Edit: E fico seriamente chocada e preocupada quando vejo que em pleno séc. XXI ainda há criaturas que desprezam a extinção das espécies e o desequilíbrio do Ecossistema[8b] Façam um favor à humanidade: NÃO SE REPRODUZAM.

Se já fizeram nunca li nada sobre esse assunto, e esses animais necessitam desses apendices?!... podem fazer tudo o que fazem e viver plenamente sem eles.
Os elefantes precisam das presas para quê, floresta quase não existe, abrir buracos no chão ou descascar as arvores eles são inteligentes, os elefantes mais novos não têm presas e fazem tudo isso sem nenhum problema, no cio quando as presas poderiam ser usadas como arma, era mais um meio de os impedir que as lutas acabassem em ferimentos mais graves, o rinoceronte é a mesma coisa, o corno é praticamente para exibição, se todos fossem livres do corno, faziam a vida por igual.

Se já fizeram nunca li nada sobre esse assunto, e esses animais necessitam desses apendices?!... podem fazer tudo o que fazem e viver plenamente sem eles.
Os elefantes precisam das presas para quê, floresta quase não existe, abrir buracos no chão ou descascar as arvores eles são inteligentes, os elefantes mais novos não têm presas e fazem tudo isso sem nenhum problema, no cio quando as presas poderiam ser usadas como arma, era mais um meio de os impedir que as lutas acabassem em ferimentos mais graves, o rinoceronte é a mesma coisa, o corno é praticamente para exibição, se todos fossem livres do corno, faziam a vida por igual.

Não, os animais usam as presas sim, sejam em lutas territoriais ou em busca de alimento e até para exibição e consequente reprodução, a Natureza é perfeita demais para criar seres com adornos exclusivamente exibicionistas como o Homem o entende...:sh)

A propósito, e para quem fala de extinção natural, acham normal esta "evolução":

Former population & distribution
The African elephant once ranged across most of the African continent from the Mediterranean coast to the southern tip. It is thought there may have been as many as 3-5 million African elephants in the 1930s and 1940s.

However, in the wake of intensive hunting for trophies and tusks, elephant numbers fell dramatically throughout the continent from the 1950s. In the 1980s, for example, an estimated 100,000 elephants were being killed per year and up to 80% of herds were lost in some regions. In Kenya, the population plummeted by 85% between 1973 and 1989.

Agora digam-me que tipo de "extinção natural" mata 100.000 animais POR ANO???? Até pode matar de uma vez, se a Terra implodir por exemplo...:sh)

Não, os animais usam as presas sim, sejam em lutas territoriais ou em busca de alimento e até para exibição e consequente reprodução, a Natureza é perfeita demais para criar seres com adornos exclusivamente exibicionistas como o Homem o entende...:sh)

A propósito, e para quem fala de extinção natural, acham normal esta "evolução":

Former population & distribution
The African elephant once ranged across most of the African continent from the Mediterranean coast to the southern tip. It is thought there may have been as many as 3-5 million African elephants in the 1930s and 1940s.

However, in the wake of intensive hunting for trophies and tusks, elephant numbers fell dramatically throughout the continent from the 1950s. In the 1980s, for example, an estimated 100,000 elephants were being killed per year and up to 80% of herds were lost in some regions. In Kenya, the population plummeted by 85% between 1973 and 1989.

Agora digam-me que tipo de "extinção natural" mata 100.000 animais POR ANO???? Até pode matar de uma vez, se a Terra implodir por exemplo...:sh)

O certo é que é perfeitamente possivel esses animais viverem perfeitamente sem as presas, e sem o corno, o elefante não caça nada com as presas, e o rinoceronte muito menos.

Mas tu leste o que escrevi, essas listas não são para mim, vai lê-las aos outros eu acredito que qualquer especie tem o seu sitio e o seu tempo e que a extinção a existir deve ser de forma natural, e não por factores de progresso e egoistas de uma unica espécie...

Não é tão grande como gostam de fazer parecer. Como já foi referido um planeta que já levou com um impacto equivalente à exposão de não sei quantas bombas nucleares, perdeu mais de 90% das suas espécies animais, esteve quase totalmente coberto de neve e recuperou sozinho, parece-me que seria difícil danificá-lo assim tanto e de forma irreversível mesmo que fizéssemos de propósito.

É um bocado como a história das alterações climatéricas. Tudo bem que a nossa actividade pode ter alguma influência e acelerar o processo, mas já estava a acontecer e iria acontecer independentemente das nossas acções, é apenas um de muitos ciclos naturais e estamos a dar demasiado crédito a nós mesmos. Estamos hoje preocupados em pará-lo (porque como seres humanos que somos gostamos que as coisas fiquem sempre na mesma, quando na verdade a natureza é e sempre foi dinâmica) mas vai ser um esforço em vão, o clima vai mudar, os pólos vão derreter, o mar vai subir e tudo o que conseguimos fazer com toda a nossa tecnologia é abrandar ligeiramente o processo. Depois daqui a uns largos milhares de anos, se ainda cá estivermos e as mentalidades não tiverem evoluído o suficiente, o ciclo começa a inverter-se e vamos andar aflitos com o "arrefecimento global" e como vai desertificar as costas e inundar as zonas polares onde alguém entretanto se lembrou de construir uns condomínios.
Concordo com o que dizes, sobretudo a parte de o planeta não ter sido sempre assim e querermos que fique tudo como conhecemos.

E quando digo que a pegada é grande, é mais no ritmo a que estamos a fazer as coisas.

Mas no Mesozoico foram mais de 150 milhões de anos para extinguir espécies. O ritmo actual não tem comparação possível. Está muito, muito, acelerado. Mesmo á razão de 15 espécies vertebradas superiores por cada 250 anos, é um ritmo aceleradíssimo.

qualquer vulcão ou asteróide se pode rir do que dizes.

alem disso nao podemos só olhar para a extinção de espécies. A especiacao também faz contrabalanço.

E basta pensarmos no caso da velha Europa onde a caça ha séculos que é tradição e seguramente aniquilou a maioria das espécies superiores que fossem ameaça para os humanos. Não tens predadores naturais na Europa que metam medo ao homem. E mesmo sem grande mamíferos superiores, continuamos a viver na Europa.

Parece-me que é o que se está a passar em países menos desenvolvidos. E nos, que somos de países onde já aniquilamos tudo, vamos arrogantes a outros países dizerem o que devem ou não fazer.

Em cativeiro penso que sim.

Salvou??? Salvou depois de quase os extinguir?!?! A isso chama-se remediar depois da m*** feita....

Inadaptação a quê? ao seu habitat natural de há milhares de anos?? Inadaptaram-se agora de repente??

Tirando os dinossauros, quantos animais se extinguiram naturalmente?? Não é o Homem que desestabiliza a fauna e flora naturais? Não é o Homem que desequilibra o habitat dos animais e isso leva-os à extinção? O Homem não os caça até ao último exemplar??

O Homem caça tudo o que se mexe, coitado! [:D] Já alguma vez te questionaste por que razão a maioria esmagadora das espécies animais que já existiram estão extintas e por que é que outras que já existem há milhões de anos ainda por cá andam? [;)]

Blabla.... extinção da espécies bem quando uma raça predadora atinge os nossos números o que se espera? Nada que não já tivesse acontecido antes. Vivo e durmo bem com isso antes eles que nós. Querem comparar o intelecto humano igual a que nível a um animal santo deus, já alguma outra espécie fpara além de nós fez algo por outra para essa mesma outra sobreviver? Porfavor....

hihihi a sério? Sabes o que alguns animais fazem para activar o cio nas femias uiii tanto falso "moralismo"

Desenvolve lá a tua tese... estou curioso.

Eu tenho que satisfazer a tua curiosidade ? Será que vocês ainda tem a mentalidade de um miúdo de 15 anos

paulo3ooo:

- Quem é que fica na "fotografia" como se tenha mentalidade de um miúdo de 15 anos?

- Pelo menos podias alicerçar a tua argumentação.

[;)]

Ahahah, esta malta dos direitos dos animais é mesmo ridícula!!!

O que o Obtuso disse resume tudo: E basta pensarmos no caso da velha Europa onde a caça há séculos que é tradição e seguramente aniquilou a maioria das espécies superiores que fossem ameaça para os humanos. Não tens predadores naturais na Europa que metam medo ao homem. E mesmo sem grande mamíferos superiores, continuamos a viver na Europa.

É exactamente isto! Se hoje nos podemos dar ao luxo de não termos cobras venenosas na Europa, pitons, rinocerontes, leões, tigres foi porque na Europa, em tempos idos, os matamos a todos. E não ficamos melhor? Agora podemos ir a um bosque à vontade, passear pelos trilhos montanhosos sem qualquer tipo de problema, quando para passear noutros continentes temos que ter atenção a aranhas venenosas e a cobras que cospem veneno para os olhos das pessoas e estas ficam cegas!

É como aquele gato pingado chamado lince. Gastam montes de dinheiro, contratam biólogos desnecessários que não servem para nada a não ser para caçar mais dinheiro dos nossos impostos, para andar atrás desse gato pingado. E lá está, se a Europa ainda fosse medieval, em vez de andarmos atrás do lince patético para o proteger, o rei era mas é bem capaz de ordenar a uma centena de caçadores que andassem atrás dele para o extinguir.

Estes defensores dos animais eu nem os suporto ouvir falar, e então quando andam a pedir dinheiro para dar de comer aos animais? Eles vivem noutro mundo, não entendo como andam a pedir dinheiro para dar de comer aos montes de cães e gatos que deviam ser abatidos, em vez de andarem a pedir dinheiro e alimentos para PESSOAS que passam fome! Isto é simples: os canis tão cheios de gatos e cães abandonados, não é? Mas também há muita gente que não tem o que comer, e cada vez mais CRIANÇAS que passam fome. Portanto, onde é que está a dúvida em relação às prioridades a dar neste caso???

É que parece-me óbvio.

E isto acontece noutros assuntos. Quando andamos agora nós na Europa com medidas ultraproteccionistas do ambiente e nas emissões poluentes, não podemos ir pedir aos países subdesenvolvidos que façam o mesmo. Se andámos décadas a poluir e se agora os outros países é que conseguem ter poder de compra para ter carros, também têm o direito de ter algumas décadas de poluição.

Se andámos séculos a perseguir e aniquilar animais na velha Europa, vamos dar também alguns séculos a outros países que ainda há poucas décadas começaram essa demanda.

E por isso se vê a "arrogância" dos países ricos irem a países do continente africano (exemplo), com programas de protecção de espécies onde chegam a ir a casa de pessoas que mantêm animais em cativeiro. Ridículo.

E depois vemos nesses mesmo países desenvolvidos, quando fogem animais selvagens de circos ou zoológicos, abrirem uma caça para os aniquilarem.

Proteger as espécies, principalmente grandes predadores, é muito bonito, mas só se for longe de casa...

Ahahah, esta malta dos direitos dos animais é mesmo ridícula!!!

O que o Obtuso disse resume tudo: E basta pensarmos no caso da velha Europa onde a caça há séculos que é tradição e seguramente aniquilou a maioria das espécies superiores que fossem ameaça para os humanos. Não tens predadores naturais na Europa que metam medo ao homem. E mesmo sem grande mamíferos superiores, continuamos a viver na Europa.

É exactamente isto! Se hoje nos podemos dar ao luxo de não termos cobras venenosas na Europa, pitons, rinocerontes, leões, tigres foi porque na Europa, em tempos idos, os matamos a todos. E não ficamos melhor? Agora podemos ir a um bosque à vontade, passear pelos trilhos montanhosos sem qualquer tipo de problema, quando para passear noutros continentes temos que ter atenção a aranhas venenosas e a cobras que cospem veneno para os olhos das pessoas e estas ficam cegas!

É como aquele gato pingado chamado lince. Gastam montes de dinheiro, contratam biólogos desnecessários que não servem para nada a não ser para caçar mais dinheiro dos nossos impostos, para andar atrás desse gato pingado. E lá está, se a Europa ainda fosse medieval, em vez de andarmos atrás do lince patético para o proteger, o rei era mas é bem capaz de ordenar a uma centena de caçadores que andassem atrás dele para o extinguir.

Estes defensores dos animais eu nem os suporto ouvir falar, e então quando andam a pedir dinheiro para dar de comer aos animais? Eles vivem noutro mundo, não entendo como andam a pedir dinheiro para dar de comer aos montes de cães e gatos que deviam ser abatidos, em vez de andarem a pedir dinheiro e alimentos para PESSOAS que passam fome! Isto é simples: os canis tão cheios de gatos e cães abandonados, não é? Mas também há muita gente que não tem o que comer, e cada vez mais CRIANÇAS que passam fome. Portanto, onde é que está a dúvida em relação às prioridades a dar neste caso???

Eu acho ridículo é o teu post.

Repara lá que as prioridades de cada um não passam disso... são de cada um, ou de cada organização e/ou associação.

Ou queres acabar com todas as organizações que não se ocupem com pessoas?

Depois, devias ter a noção, e não parece que a tenhas, que eles não te exigem dinheiro... apenas pedem contribuições, quem quer dá, quem não quer não dá.

As que recebem dinheiro estatal... acho bem. Até porque é algo de muito residual. E o principio é o mesmo... ou se acaba com todos ou se tolera a diversificação. Há muito, muito dinheiro mal gasto e mal aplicado, porventura não o será nestes exemplos... de protecção da fauna. Se o for, que se mude para melhor e se exija a eficaz aplicação.

Cada vez mais, penso que faz todo o sentido proteger e apoiar a vida selvagem. Em oposição a certos exemplos de "pessoas" que observo, ouço e leio o que escrevem. A racionalidade, de que o ser humano se orgulha, anda descurada e pelo que vejo... em défice em muita gente.

Os que defendem a extinção de animais, sendo o exemplo:

É exactamente isto! Se hoje nos podemos dar ao luxo de não termos cobras venenosas na Europa, pitons, rinocerontes, leões, tigres foi porque na Europa, em tempos idos, os matamos a todos. E não ficamos melhor?

... deveriam questionar-se se o mesmo não se aplica, de forma ainda mais enfatizada, ao próprio ser humano. Este mata, tortura por prazer e por ganância. Será que isso faz sentido? Faz-lo a animais e faz-lo aos seus iguais... sendo que contra si, neste contexto, tem o facto de se considerar superior, inteligente e racional! Será?

Acredito que a existir vida extra-terrestre... e se cá viessem com fins "didácticos"... a primeira espécie a ser eliminada seríamos nós. Não porque seríamos uma ameaça aos mesmos, mas porque somos, no fundo... uma praga!

Destruímos o meio ambiente, destruímos a fauna, espalhamos ódio e violência grátis e sem sentido, não nos entendemos, etc. Somos prejudiciais ao planeta e aos outros...

E arrogamos-nos o facto de sermos superiores?

É, o corno até é semelhante a um spoiler, se fores a ver bem [:)]

Fui lendo este tópico sem uma opinião definida sobre as consequências do homem na extinção de animais e achei interessante o confronto de opiniões.

É verdade que o Homem tende a olhar para si mesmo como prioridade em relação aos animais. Além das consequências indirectas (poluição, etc etc), uma das coisas que me deixa com mais comichão é fazer dos animais um negócio. Nem falo tanto dos ditos safaris, ao menos ai estão "livres", mas mais das cadeias de venda de animais, cadeias que produzem produtos de origem animal e que são dispensáveis (como tapetes e roupa em pele). Exploração animal... E sim, não só não tenho animais como não compro nada que provenha de animais e que ache dispensável, já bem basta o "inevitável" consumo para alimentação (não me dou bem com comida vegetariana e acho que comer animais é uma coisa natural, tal como os animais se comem uns aos outros).

Não se pode ser fundamentalista, para os dois lados. Temos de fazer esforço para preservar o ecossisstema mas há que ter consciência de que o processo de extinção é natural, tão natural quanto nascermos e morrermos. Eu sou da opinião de que tudo o que não seja estritamente necessário e o que passe a ser dispensável/luxo estúpido deve ser proibido.

paulo3ooo:

- Quem é que fica na "fotografia" como se tenha mentalidade de um miúdo de 15 anos?

- Pelo menos podias alicerçar a tua argumentação.

[;)]

esta descrita mais atraz não é preciso ser um génio com um alto nível de QI para a compreender, precisas de um testamento? se querem medir ao cm, para espetadores de bancada estao um pouco a 0 no que defendem porque não passam de palavras, o green peace é de afiliação livre Força ou é só garganta?

Last edited:
Eu entendo a tua ideia, e até posso concordar com a tua frase, mas não deixa de estar errada.
O que se passa hoje em dia é uma extinção por egoismo de uma unica espécie, o que nos permitiu a nós mamíferos aparecermos e evoluirmos na terra, foi derivado de uma extinção como dizes, mas de natureza natural foi um cataclismo global.

Isso foi na brincadeira se nos extinguirmos alguém ou alguma coisa ade dar graças também, é relativo. eu não estou aqui a medir as coisas ao cm caso contrario temos conversa ate o fim dos dias.

Back