Off-Logic os testes das revistas, valem o que valem, mas já leste esse comparativo da Turbo? É que o que o jornalista escreveu é, no minimo, absurdo e isso já foi discutido noutro tópico também.
Por exemplo se fores a ter em conta os testes das revistas da especialidade, tens o da AutoHoje em que o Focus ficou em 1º em comparação com o Megane e com o Astra. O Astra ficou em 3º. Portanto na minha opinião, aconselho o comprador a ler estes testes contudo não deve comprar X ou Y apenas segundo a opinião da revista.
http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=41944689
Esse problema do pedal da embraiagem já é conhecido pela Ford, e acontece em alguns Focus.
No meu e no do meu Pai, até agora ainda não se manifestou, o meu tem 10000Km o do meu pai tem 30000km. Pelo que sei, um user aqui do forúm (Blindness2005) teve esse problema do ranger do pedal da embraiagem, e após substituição do mesmo deixou de ter esse ruido, já se passaram alguns km e até agora nada a apontar. Portanto se o teu range e já lubrificaram e continua na mesma, pede para te substituirem o pedal.
Em relação à duvida Astra 1.9 ou Focus 2.0, eu iria para o Focus. Principalmente pelo facto de os Astras Sport/GTC darem alguns problemas, muitos deles desde o inicio da comercialização do carro, que já deveriam ter sido resolvidos pela marca.
Se fosse um 5P ou Caravan/SW, para mim, era mais uma questão de gosto pessoal, por que ambos são dois excelentes automoveis, sem grandes problemas crónicos graves reportados.
Cumpts