Astra 1.9cdti van VS Ford Focus 2.0tdci van

Desculpem lá mas eu acho que se deve tentar opinar relatando factos.

Quantos de voces ja conseguiram despistar um astra GTC? Eu não sei o que voces andam a fazer com os carros mas eu tenho colegas q compram carros de 250 cvs e aquilo ate podia ter o chassis do Astra F que ninguém notava.

Eu sei que assumem que comercial e 150 cvs é 1 ze do bone para a VDG mas ninguem perguntou.

Eu acho que o ideal para o autor é ler alguns diários de bordo sobre ambos os carros e ir experimentar os 2.

Nunca tive um nas mãos, mas não deve ser complicado. E digo isto para todos os carros.

Karma, nao era isso que eu quis dizer. Aqui no forum toda a gente fala em que 1 chassis é pior que outro.

Tambem falam mal do Corsa B que suponho ser muito pior que o chassis do Astra G e quantas pessoas conheces que notaram limitacoes?

So eu conheço pelo menos 8 pessoas com corsas B (desde o 1,4 60 cvs ao GSI) e alguns com 12 anos e intactos.

Nem toda a gente tem conducoes de andar a experimentar o chassis. E se falares de situacoes de oversteering a maior parte das pessoas bate quer tenha 1 focus ou 1 astra

E depois claro tens o ppl que compra focus com chassis xpto e mete michelin energy. Vale de muito ter 1 chassis espectacular.

Temos de conviver com a realidade.

Karma, nao era isso que eu quis dizer. Aqui no forum toda a gente fala em que 1 chassis é pior que outro.

Tambem falam mal do Corsa B que suponho ser muito pior que o chassis do Astra G e quantas pessoas conheces que notaram limitacoes?

So eu conheço pelo menos 8 pessoas com corsas B (desde o 1,4 60 cvs ao GSI) e alguns com 12 anos e intactos.

Nem toda a gente tem conducoes de andar a experimentar o chassis. E se falares de situacoes de oversteering a maior parte das pessoas bate quer tenha 1 focus ou 1 astra

E depois claro tens o ppl que compra focus com chassis xpto e mete michelin energy. Vale de muito ter 1 chassis espectacular.

Temos de conviver com a realidade.

Muito mau exemplo, diria mesmo péssimo exemplo. As limitações do Corsa B sentem-se até mesmo a muito baixas velocidades. Aprende-se a viver com ele, que remédio, mas nunca digas que as suas limitações são exageradas.

este forum vai muito bem sim senhora!!!

bem voltando ao topico...

sou titular de um astra sport 1.9 ( podes ver ai na foto do avatar )

ate agora com 4000 km estou muito satisfeito sem nenhum problema...

consumos com a minha condução nunca abaixo dos 7.3l
velocidade maxima em sexta as 4000 rpm ( cortado em 1000 rpm ) 230 km

se pudesse hoje tinha comprado com jante 17´- radio melhorzito talvez mp3 - computador de bordo superior ( ha varios e o do meu carro e o que tem menos funçoes ) - ar condionado automatico -

defeitos por enquanto so encontro um - apesar de ter posto uma rede que prende objectos na bagageira nao e suficiente... e pequena demais e ainda nao encontrei maiores... e a entrada da bagageira dificulta um pouco com objectos maiores uma vez que o tejadilho e a descer atras ( deu para perceber )

quanto ao preço comprado em janeiro ficou em 22500 uma vez que tive desconto de 2500 euros devido a desconto frota

comprei em setubal na fulcar mas nao estou muito satisfeito com a forma deles trabalhar mas aqui em setubal isto tambem vai de mal a pior em tudo portanto...

se tiveres duvidas manda pm tas a vontade...

Paulo

Agora que já parei de rir com este comentário posso dar a minha opinião:

A coisa mais importante que um carro tem é a base onde assenta.
O Astra tem um chassis obsoleto, herdado da geração anterior, que ainda tem um arcaico sistema de suspençoes com eixo semi rigido atrás, enquanto o Focus tem um dos melhores chassis do mercado, com eviluídas suspençoes com funcionamento independente.
O sonho da Opel é que o novo Astra que sai no final do próximo ano seja como o Focus actual.

Em comportamento o Focus leva clara vantagem e nem a electrónica (que tenta compensar a falta de chassis) safa o Astra.

Interiores:
Acho que ambos os carros têm bons materiais, mas em termos de montagem o Focus é mais rigoroso enquanto que o Astra não tem uma montagem ao nível dos materiais e ganha muitos, muitos ruídos, que também são derivados da dureza excessiva deste modelo.

Espaço:
O Focus devido a ter maiores dimensões é bastante mais espaçoso, mas penso que em comerciais isto não deve ter muita importância.

Conforto:
O Focus é um carro bastante confortável, mas como conforto é um termo que o Astra não conhece vou passar à frente.

Motor:
Sobre o motor, nunca conduzi um Focus com este motor, mas já conduzi um Peugeot e achei o motor bastante solicito ao pedal do acelarador desde baixas rotações e os consumos gerais do carro eram bastante atractivos para o motor que é.
Quanto ao Astra, como conduzo todas as semanas um Astra van 1.9 e uma Ibiza FR vou estabelecer um termo de comparação entre estes 2, pois apenas conduzi uma vez um motor igual ao do Focus.
Em termos de acelarações o Ibiza não dá qualquer hipotese ao Astra. O TDI é uma verdadeira força bruta.
O Astra é um estradista e nada mais. Em baixas rotações é uma desgraça e enquanto não chega às 2.000rpm´s, o motor simplesmente não responde. Torna-se um suplicio conduzir em cidade.
Nas recuperações é a mesma coisa. Tem uma gritante falta de força em baixos regimes. O Ibiza é precisamente o contrário. Basta pisar o acelarador e lá vamos nós.

Consumos:
Devido a esta falta de força em baixas é natural que o Astra tenha uns consumos elevados e a diferença para o FR é bastante grande, gastando mais 1,5 a 2 litros aos 100, entre 7 e 8 litros sem abusar do pedal.

Problemas:
Como facilmente se pode constatar neste fórum o Astra de 3 portas é um carro que se farta de dar problemas e o da minha empresa passa a vida na oficina.
-O turbo já foi à vida
-A direção assistida já deu de si.
-A placa CIM já foi trocada
-A barulheira da mala nunca ficou resolvida
-As suspenções traseiras parecem velhas de tanto chiar
etc, etc, etc
Como o Ibiza nunca teve problemas o Astra tem-nos pelos 2 e é por esse motivo que o proximo comercial da empresa que já vem a caminho é novamente um Seat, desta feita um Altea FR 2.0TDI de 170cv que além de muito melhor equipado acabou por ter um preço inferior ao Astra van 1.9.

Por isso é que achei piada ao comentário do Off-Logic, pois para o Astra sport van ser o melhor em quase tudo, o Focus tinha de ser mesmo muito mau.

O chassis do Astra é tão evoluido quanto o de um 307, de um Megane, de um C4, de um Corolla, de um Stilo, de um Civic, de um Accent, de um Almera (este antigamente até era multilink e agora é eixo rigido atrás)...
O C30 também acho que está ao mesmo nível, mas deste não tenho a certeza.

O Ibiza não perde em altas. Isso é a ilusão que dá todo o vigor inicial, mas apenas comparei os dois devido ao facto que os conduzir constantemente.

Eu diria que em baixas o Ibiza é muito melhor e em altas são bastante equivalentes.

Quanto aos consumos, penso que os 150kg de diferença entre um e outro não justificam a diferença de 2 litros que o Astra gasta a mais.

Por falar em altas a velocidade máxima que dei no Astra a descer foi 210km\h no Computador de bordo enquanto no Ibiza já colei o ponteiro.
Não gosto destas aventuras, mas só testei para ver os limites dos carros e neste aspecto, as limitações do 1.9cdti do Astra chegam bastante mais cedo.

Já agora convinha informares que é a essa velocidade que o motor corta electronicamente.

É por vários tipos de atitudes que considero desnecessário postar por aqui com maior frequência...ah e tal porque foi esta revista, porque é Opel, porque é CDTI, porque é TDCI...é pa, qual é o melhor?!?Querem mesmo saber?!?Nenhum.

Tudo depende dos requisitos do comprador. Pessoalmente apenas conduzi o Astra GTC(não sport) 1.9, mas pelo que tenho lido (e de várias fontes, fique bem claro, não li só na Turbo...), penso que o aspecto que distingue principalmente o Astra do Focus será a qualidade de construção.

O resto, a nível de comportamento, depende mais uma vez do comprador...Vai andar nas corridas ou quer apenas um carro que tenha força em qualquer regime?É que se o interesse é ter um carro, a diferença de um ponto no comportamento não será aspecto a ter em conta!

Portanto penso que as coisas se resumem a uma questão de gostos - Astra é melhor construído, mas um pouco duro, o Focus está um pouco abaixo na construção. Do que não sei não falo...oxalá toda a gente fizesse o mesmo por aqui...não se chegava às barbaridades que se chega às vezes...é aos dias sem vir ao fórum, e quando se vem, o tema de conversa é sempre o mesmo...é quase tipo os velhotes (nada contra eles!), todos os dias se vêm, e discutem sempre o tempo e o jogo do Benfica.

Subscrevo esta opinião! [;)]

Boas,

Acho no minimo descabida a comparação entre um Ibiza e um Astra...seja em que motorização fôr!

O Astra pertence a um segmento superior, com mais e melhor qualidade de materiais/construção, melhor estabilidade, maior segurança, performances ao nivel da concorrência (e no caso particular dos 1.9, vêm limitados de fábrica, ao contrário dos Tdi's que não têm essa particularidade)

Se o Ibiza dá mais que o Astra o que é que isso prova? Que é melhor carro que o Astra? Nem em sonhos...

O Astra tem dado alguns problemas que actualmente já vão sendo correctamente resolvidos (aqui a marca pecou e ainda peca...) mas o Ibiza também os dá (elevadores vidros, Maf's, turbos, ruídos parasitas) e não vejo os seus donos virem denegrir o carro para os fóruns como alguns utilizadores de Astra's o fazem...se calhar porque o público alvo de cada um destes modelos seja diferente e isso acaba por se reflectir nas suas atitudes/exigências...

Eu também já tive um Ibiza Tdi Sport mas, como tudo na vida, teve o seu tempo! Hoje vejo-o como um bom carro para os mais jovens sedêntos de emoções fortes...aqueles que não ligam a problemas e ruídos pois os mesmos são "abafados" pelo power do motor....e do subwoofer...[:D]

O Astra é outro nivel..........[;)]

Quanto ao comparativo Focus/Astra...acho o Focus mais homógeneo que o Astra...mas no que toca a qualidade de materiais/construção...o Astra é claramente superior!

Cumpts,
JC_STILO

Última edição:
Off-Logic os testes das revistas, valem o que valem, mas já leste esse comparativo da Turbo? É que o que o jornalista escreveu é, no minimo, absurdo e isso já foi discutido noutro tópico também.

Por exemplo se fores a ter em conta os testes das revistas da especialidade, tens o da AutoHoje em que o Focus ficou em 1º em comparação com o Megane e com o Astra. O Astra ficou em 3º. Portanto na minha opinião, aconselho o comprador a ler estes testes contudo não deve comprar X ou Y apenas segundo a opinião da revista.

http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=41944689

Posso dizer mal do Focus? Então cá vai:

Materiais das portas perfectíveis, embraiagem range passado pouco tempo (parece que é normal), a antena é de enroscar (boa para roubar), demasiado largo (mais largo que um 911), comportamento estranho à chuva com uns Bridgestone Turanza, a montagem podia ser melhor e acho que não tenho mais nenhuma queixa em relação ao carro em si.

Esse problema do pedal da embraiagem já é conhecido pela Ford, e acontece em alguns Focus.
No meu e no do meu Pai, até agora ainda não se manifestou, o meu tem 10000Km o do meu pai tem 30000km. Pelo que sei, um user aqui do forúm (Blindness2005) teve esse problema do ranger do pedal da embraiagem, e após substituição do mesmo deixou de ter esse ruido, já se passaram alguns km e até agora nada a apontar. Portanto se o teu range e já lubrificaram e continua na mesma, pede para te substituirem o pedal.

Em relação à duvida Astra 1.9 ou Focus 2.0, eu iria para o Focus. Principalmente pelo facto de os Astras Sport/GTC darem alguns problemas, muitos deles desde o inicio da comercialização do carro, que já deveriam ter sido resolvidos pela marca.

Se fosse um 5P ou Caravan/SW, para mim, era mais uma questão de gosto pessoal, por que ambos são dois excelentes automoveis, sem grandes problemas crónicos graves reportados.

Cumpts

Off-Logic os testes das revistas, valem o que valem, mas já leste esse comparativo da Turbo? É que o que o jornalista escreveu é, no minimo, absurdo e isso já foi discutido noutro tópico também.

Por exemplo se fores a ter em conta os testes das revistas da especialidade, tens o da AutoHoje em que o Focus ficou em 1º em comparação com o Megane e com o Astra. O Astra ficou em 3º. Portanto na minha opinião, aconselho o comprador a ler estes testes contudo não deve comprar X ou Y apenas segundo a opinião da revista.

http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=41944689

Esse problema do pedal da embraiagem já é conhecido pela Ford, e acontece em alguns Focus.
No meu e no do meu Pai, até agora ainda não se manifestou, o meu tem 10000Km o do meu pai tem 30000km. Pelo que sei, um user aqui do forúm (Blindness2005) teve esse problema do ranger do pedal da embraiagem, e após substituição do mesmo deixou de ter esse ruido, já se passaram alguns km e até agora nada a apontar. Portanto se o teu range e já lubrificaram e continua na mesma, pede para te substituirem o pedal.

Em relação à duvida Astra 1.9 ou Focus 2.0, eu iria para o Focus. Principalmente pelo facto de os Astras Sport/GTC darem alguns problemas, muitos deles desde o inicio da comercialização do carro, que já deveriam ter sido resolvidos pela marca.

Se fosse um 5P ou Caravan/SW, para mim, era mais uma questão de gosto pessoal, por que ambos são dois excelentes automoveis, sem grandes problemas crónicos graves reportados.

Cumpts

Excelente contributo! Concordo[;)]

Cumpts,
JC_STILO

Boas,

Acho no minimo descabida a comparação entre um Ibiza e um Astra...seja em que motorização fôr!

O Astra pertence a um segmento superior, com mais e melhor qualidade de materiais/construção, melhor estabilidade, maior segurança, performances ao nivel da concorrência (e no caso particular dos 1.9, vêm limitados de fábrica, ao contrário dos Tdi's que não têm essa particularidade)

Se o Ibiza dá mais que o Astra o que é que isso prova? Que é melhor carro que o Astra? Nem em sonhos...

O Astra tem dado alguns problemas que actualmente já vão sendo correctamente resolvidos (aqui a marca pecou e ainda peca...) mas o Ibiza também os dá (elevadores vidros, Maf's, turbos, ruídos parasitas) e não vejo os seus donos virem denegrir o carro para os fóruns como alguns utilizadores de Astra's o fazem...se calhar porque o público alvo de cada um destes modelos seja diferente e isso acaba por se reflectir nas suas atitudes/exigências...

Eu também já tive um Ibiza Tdi Sport mas, como tudo na vida, teve o seu tempo! Hoje vejo-o como um bom carro para os mais jovens sedêntos de emoções fortes...aqueles que não ligam a problemas e ruídos pois os mesmos são "abafados" pelo power do motor....e do subwoofer...[:D]

O Astra é outro nivel..........[;)]

Quanto ao comparativo Focus/Astra...acho o Focus mais homógeneo que o Astra...mas no que toca a qualidade de materiais/construção...o Astra é claramente superior!

Cumpts,
JC_STILO

Concordo com a questão dos materiais, pelos menos no forro das portas. Agora em relação à montagem ai já tenho as minhas dúvidas, mas também cada caso é um caso.
Existem tanto Astras como Focus, que tem "n" ruidos parasitas e existem outros que não, depende também um pouco do funcionário que montou alguns dos paineis, eu acho que é mais uma questão de sorte do que outra coisa.
Mas pronto, em suma acho que os dois modelos se equivalem, e não é por acaso que são lideres no seguemento em que se inserem.

Mas como o comparativo é entre dois comerciais, ai iria para o Focus sem qualquer dúvida pelas razões que dei no post anterior.

Cumpts

Concordo com a questão dos materiais, pelos menos no forro das portas. Agora em relação à montagem ai já tenho as minhas dúvidas, mas também cada caso é um caso.
Existem tanto Astras como Focus, que tem "n" ruidos parasitas e existem outros que não, depende também um pouco do funcionário que montou alguns dos paineis, eu acho que é mais uma questão de sorte do que outra coisa.
Mas pronto, em suma acho que os dois modelos se equivalem, e não é por acaso que são lideres no seguemento em que se inserem.

Mas como o comparativo é entre dois comerciais, ai iria para o Focus sem qualquer dúvida pelas razões que dei no post anterior.

Cumpts

Sim...o meu "claramente" foi excessivo...a meu vêr existem diferenças mas são de pouca monta!

São quanto a mim as duas melhores opções do segmento!

Cumpts,
JC_STILO

Em piso plano nota-se que o motor do Astra a 210km\h já não tem folego para muito mais e se desse mais 2 ou 3 Km\h já é era sorte.

Cumps

não sei mas parece-me então que o motor 1.9cdti 150cv do astra é diferente do 1.9cdti 150cv do vectra...210km/h...deixa-me rir.....

esses consumos de 7.3l sao em ae ou sao consumos misto?

Ao fim de 2 anos com o meu GTC 1.9, a minha média geral é de 7,5l com 90% dos km feitos em AE.

Relativamente ao meu carro subscrevo quase tudo que foi dito aqui:
-Em altos regimes nada a apontar (ao nível da concorrência)
-Em baixos regimes podia (e deveria) ser muito melhor, saindo penalizados o arranque inicial e as recuperações
-É de facto algo gastador e penso que tem a ver com a fraca disponibilidade em baixas
-Tem bons materiais
-A Montagem dos interiores podia ser bem melhor, pois já tem muitos ruídos apesar de todos os meus cuidados.
-Está de facto limitado aos 210km\h, como se pode verificar na velocidade do Computador de Bordo (220 de ponteiro e não 230 como o amigo MP referiu), mas quanto ao limitador sinceramente acho que só faz diferença nas descidas, pois como acho que já foi dito aqui, nota-se que o motor em piso completamente plano (sem ajudas de descidas a anteceder o piso plano) já não tem muito mais para dar e nas subidas nem sequer chega lá perto, por isso acho o limitador irrelevante e se lá está é por algum motivo, além disso quem o quiser tirar, pode-o mandar tirar por pouco mais de 500€. Perde a garantia, mas fica sem limitador.
-Quanto ao chassis, este carro como tem uma suspençao muito dura, acaba por ter um bom comportamento em deterimento do conforto, mas não convem abusar, pois quando chega aos limites torna-se demasiado imprevisível, o que me fez já ter apanhado dois sustos e num deles tive perto de me despistar, já que nada fazia prever que o carro já estava nos seus limites.

Quanto ao Focus, nunca conduzi nenhum e prefiro deixar essa análise para os seus proprietários. A unica coisa que posso dizer é que tem um motor mais silencioso.

Espero ter ajudado
Cumprimentos

Última edição:
aos proprietarios de focus 2.0tdci e aos proprietarios de astra 1.9cdti peço k coloquem aki os seus diarios de bordo em uso diario ker seja em ae ker seja em cidade, a nivel de consumos recuperaçoes, comportamento de carro em conduçao desportiva etc.

Voltar
Superior