Confesso que não concordo nem entendo esta argumentação!
Há quantos anos o Série 3 da BMW é líder do seu segmento (mesmo incluindo generalistas) em diversas partes da Europa? Como é que explicas o sucesso do trio alemão nos EUA?
Serão os Portugueses alguma "raça rara" que aprecia as marcas deste tópico, ou elas fazem algo que gera um apelo enorme a nível global?
Eu (que nem sou o maior fã da BMW como marca) pergunto onde está nos generalistas a concorrência para um M5, uma versão AMG ou mesmo uma RS6?
Qual é a marca generalista que tem uma gama tão vasta e ao mesmo tempo com extremos tão elevados como uma Mercedes?
Esses carros mais "especiais" podem representar uma fatia pequena de mercado, mas fazem parte da imagem do produto e da capacidade técnica da marca. Uma Audi A6 2.0 TDI não tem o motor, a suspensão, ou os pormenores de uma RS6.
Mas partilha muita da base de qualidade em materiais e acabamentos.
Qual foi o Renault, Citroen, Ford ou Opel que alguma vez fez frente em qualidade real a um Mercedes w211 (podemos ir para os mais recentes ou mais antigos)?
Qual foi o carro generalista que alguma vez tentou sequer chegar ao nível de um Mercedes S?
E isso foi há quanto tempo atrás???
E os que tentaram, conseguiram-no realmente?
Nós não podemos olhar todos para os automóveis da mesma forma, e não podemos valorizar todos as mesmas coisas num automóvel. Nós nem sequer podemos valorizar as mesmas coisas num automóvel à medida que a nossa vida, gostos e prioridades vão avançando!
Não nos vamos enganar e pensar que alguns carros premium não sejam comprados também pelo lado do prestígio pessoal. A partir do momento em que alguém "aponta" esse dedo a quem compra um premium, está a ser o primeiro a fazer esse reconhecimento.
Mas os produtos premium (seja nos automóveis ou noutra coisa qualquer) têm de ter algumas qualidades que os diferenciem, ou não gozarão dessa imagem por muito tempo.
É verdade que alguns metem a "pata na poça" em grande com alguns produtos, mas conseguem não sofrer muito na imagem porque depois vão tentando gerir os problemas pontualmente de um modo mais "atento" e individual do que muitos generalistas.
Mas não vamos rebaixar a inteligência do nosso povo, especialmente com coisas em que estamos longe de ser únicos.![]()
Eu não me estava a referir a automóveis desses segmentos que são a minoria, mas sim aos Segmento C para baixo que são o grosso das vendas por cá.
Achas que um S1, A ou A1/A3 são carros especiais inigualáveis no segmento? Compreendo que se sonhe com um Audi A6 ou para cima, ou outros equivalentes. Aí faz todo o sentido falar no trio alemão e noutros compinchas como a Lexus, Jaguar, etc.
Agora, será que vale a pena sonhar com Mercedes A? Eu acho que não, são carros cuja oferta no mercado dentro do segmento é muito boa e competitiva e a relação preço/qualidade é melhor noutras paragens. No entanto vendem cada vez mais, e as pessoas enchem o peito por ter o logótipo da marca lá espetado na fronte.
Quanto às outras marcas não fazerem produtos que se assemelhem, é impossível a uma marca com o rótulo de generalista conseguir sobreviver nesse campo, por muito bons carros que faça. Ou descobre a nova pólvora e deixa toda a concorrência para trás a curto prazo ou acaba por morrer porque ninguém quer ter um losango no para-choques porque as 4 argolas é que dão estatuto.
O grupo PSA está a tentar criar uma dessas modas com os DS. Sou leigo na matéria, mas presumo que pretendam algo tipo a Acura da Honda ou a Lexus da Toyota. Vamos lá ver se conseguem criar ali bons carros.
Já agora, não sei quão justo é comparar vendas de carros em Portugal e na maioria da Europa onde se vendem esses Série 3. Não só os salários lá fora são bem mais elevados mas também os carros custam menos. A minha argumentação insere-se mesmo no mercado Português dadas todas as condicionantes, especialmente com ordenados ali entre os 600-1000€ como a maioria aufere. E no entanto o que vejo na rua é uma quantidade enorme de S1 e Classe A a passear, cada vez mais.
De resto concordo com o teu post, és com toda a certeza muito mais conhecedor que eu do universo automóvel :sh).