Audes, Bê-émes e Marçedes!

Confesso que não concordo nem entendo esta argumentação!

Há quantos anos o Série 3 da BMW é líder do seu segmento (mesmo incluindo generalistas) em diversas partes da Europa? Como é que explicas o sucesso do trio alemão nos EUA?

Serão os Portugueses alguma "raça rara" que aprecia as marcas deste tópico, ou elas fazem algo que gera um apelo enorme a nível global? :confused:

Eu (que nem sou o maior fã da BMW como marca) pergunto onde está nos generalistas a concorrência para um M5, uma versão AMG ou mesmo uma RS6?
Qual é a marca generalista que tem uma gama tão vasta e ao mesmo tempo com extremos tão elevados como uma Mercedes?

Esses carros mais "especiais" podem representar uma fatia pequena de mercado, mas fazem parte da imagem do produto e da capacidade técnica da marca. Uma Audi A6 2.0 TDI não tem o motor, a suspensão, ou os pormenores de uma RS6.
Mas partilha muita da base de qualidade em materiais e acabamentos.

Qual foi o Renault, Citroen, Ford ou Opel que alguma vez fez frente em qualidade real a um Mercedes w211 (podemos ir para os mais recentes ou mais antigos)?

Qual foi o carro generalista que alguma vez tentou sequer chegar ao nível de um Mercedes S?
E isso foi há quanto tempo atrás???
E os que tentaram, conseguiram-no realmente?

Nós não podemos olhar todos para os automóveis da mesma forma, e não podemos valorizar todos as mesmas coisas num automóvel. Nós nem sequer podemos valorizar as mesmas coisas num automóvel à medida que a nossa vida, gostos e prioridades vão avançando!

Não nos vamos enganar e pensar que alguns carros premium não sejam comprados também pelo lado do prestígio pessoal. A partir do momento em que alguém "aponta" esse dedo a quem compra um premium, está a ser o primeiro a fazer esse reconhecimento.

Mas os produtos premium (seja nos automóveis ou noutra coisa qualquer) têm de ter algumas qualidades que os diferenciem, ou não gozarão dessa imagem por muito tempo.
É verdade que alguns metem a "pata na poça" em grande com alguns produtos, mas conseguem não sofrer muito na imagem porque depois vão tentando gerir os problemas pontualmente de um modo mais "atento" e individual do que muitos generalistas.

Mas não vamos rebaixar a inteligência do nosso povo, especialmente com coisas em que estamos longe de ser únicos. :)

Eu não me estava a referir a automóveis desses segmentos que são a minoria, mas sim aos Segmento C para baixo que são o grosso das vendas por cá.

Achas que um S1, A ou A1/A3 são carros especiais inigualáveis no segmento? Compreendo que se sonhe com um Audi A6 ou para cima, ou outros equivalentes. Aí faz todo o sentido falar no trio alemão e noutros compinchas como a Lexus, Jaguar, etc.
Agora, será que vale a pena sonhar com Mercedes A? Eu acho que não, são carros cuja oferta no mercado dentro do segmento é muito boa e competitiva e a relação preço/qualidade é melhor noutras paragens. No entanto vendem cada vez mais, e as pessoas enchem o peito por ter o logótipo da marca lá espetado na fronte.

Quanto às outras marcas não fazerem produtos que se assemelhem, é impossível a uma marca com o rótulo de generalista conseguir sobreviver nesse campo, por muito bons carros que faça. Ou descobre a nova pólvora e deixa toda a concorrência para trás a curto prazo ou acaba por morrer porque ninguém quer ter um losango no para-choques porque as 4 argolas é que dão estatuto.

O grupo PSA está a tentar criar uma dessas modas com os DS. Sou leigo na matéria, mas presumo que pretendam algo tipo a Acura da Honda ou a Lexus da Toyota. Vamos lá ver se conseguem criar ali bons carros.

Já agora, não sei quão justo é comparar vendas de carros em Portugal e na maioria da Europa onde se vendem esses Série 3. Não só os salários lá fora são bem mais elevados mas também os carros custam menos. A minha argumentação insere-se mesmo no mercado Português dadas todas as condicionantes, especialmente com ordenados ali entre os 600-1000€ como a maioria aufere. E no entanto o que vejo na rua é uma quantidade enorme de S1 e Classe A a passear, cada vez mais.

De resto concordo com o teu post, és com toda a certeza muito mais conhecedor que eu do universo automóvel :sh).

Eu não me estava a referir a automóveis desses segmentos que são a minoria, mas sim aos Segmento C para baixo que são o grosso das vendas por cá.

Achas que um S1, A ou A1/A3 são carros especiais inigualáveis no segmento? Compreendo que se sonhe com um Audi A6 ou para cima, ou outros equivalentes. Aí faz todo o sentido falar no trio alemão e noutros compinchas como a Lexus, Jaguar, etc.
Agora, será que vale a pena sonhar com Mercedes A? Eu acho que não, são carros cuja oferta no mercado dentro do segmento é muito boa e competitiva e a relação preço/qualidade é melhor noutras paragens. No entanto vendem cada vez mais, e as pessoas enchem o peito por ter o logótipo da marca lá espetado na fronte.

Quanto às outras marcas não fazerem produtos que se assemelhem, é impossível a uma marca com o rótulo de generalista conseguir sobreviver nesse campo, por muito bons carros que faça. Ou descobre a nova pólvora e deixa toda a concorrência para trás a curto prazo ou acaba por morrer porque ninguém quer ter um losango no para-choques porque as 4 argolas é que dão estatuto.

O grupo PSA está a tentar criar uma dessas modas com os DS. Sou leigo na matéria, mas presumo que pretendam algo tipo a Acura da Honda ou a Lexus da Toyota. Vamos lá ver se conseguem criar ali bons carros.

Já agora, não sei quão justo é comparar vendas de carros em Portugal e na maioria da Europa onde se vendem esses Série 3. Não só os salários lá fora são bem mais elevados mas também os carros custam menos. A minha argumentação insere-se mesmo no mercado Português dadas todas as condicionantes, especialmente com ordenados ali entre os 600-1000€ como a maioria aufere. E no entanto o que vejo na rua é uma quantidade enorme de S1 e Classe A a passear, cada vez mais.

De resto concordo com o teu post, és com toda a certeza muito mais conhecedor que eu do universo automóvel :sh).

Não concordo a 100% com o teu post, mas acho que tens alguma razão. Um S1/A/A3/A1 não são carros inigualáveis no segmento... mas são quase de certeza os que apresentam a melhor qualidade geral! E é aqui que quero chegar... status ou não, esses carros que enumeras, são efectivamente do melhor que se faz no segmento... e também serão os mais caros. Eu não comprava nenhum deles, mas percebo perfeitamente quem prefira dar mais 3 ou 4k € por um carro melhor construído.
O grupo PSA acho que vai pelo bom caminho com a gama DS, mas precisa apostar mais forte nos mesmos (parece que nos últimos anos a coisa esmoreceu) e os resultados nunca serão instantâneos. Eu comprava de bom grado um DS3 em vez de um A1.

Melhor construção, melhor tratamento / atendimento ao cliente, maior atenção ao detalhe nas pinturas e acabamentos, qualidade de insonorização, longevidade das peças, extras exclusivos...

Mais e melhores sensações dadas a quem o conduz.
Eu vou sentir-me melhor ao olhar para o carro da seguinte foto, vou sentir-me melhor dentro dele devido ao display dos instrumentos para o condutor, vou-me sentir melhor pela insonorizaçao e qualidade dos materiais....e vou-me sentir melhor a sair de uma rotunda com a traseira a derrapar do que alguma vez me vou sentir a conduzir um equivalente Renault, Opel, Fiat, Honda...
bmw_4_series_coupc_79.jpg

O Status não é o sentir-se bem porque os ourtos invejam o que se possui, é o sentir-se bem com toda a qualidade que se conseguiu adquirir num produto.

Outro pormenor: as marcas premium (especialmente a BMW) andam a fazer desde há uns anos descontos brutais que praticamente colocam o preço do carro novo ao nível das marcas generalistas...

Outro pormenor: as marcas premium (especialmente a BMW) andam a fazer desde há uns anos descontos brutais que praticamente colocam o preço do carro novo ao nível das marcas generalistas...

Ainda hoje estava a ver uma modalidade no site da BMW que é possivel comprar o série 1 por 250€/mes. Estamos a falar de um carro de 30K€ e que fica bastante acessivel.

Não concordo a 100% com o teu post, mas acho que tens alguma razão. Um S1/A/A3/A1 não são carros inigualáveis no segmento... mas são quase de certeza os que apresentam a melhor qualidade geral! E é aqui que quero chegar... status ou não, esses carros que enumeras, são efectivamente do melhor que se faz no segmento... e também serão os mais caros. Eu não comprava nenhum deles, mas percebo perfeitamente quem prefira dar mais 3 ou 4k € por um carro melhor construído.
O grupo PSA acho que vai pelo bom caminho com a gama DS, mas precisa apostar mais forte nos mesmos (parece que nos últimos anos a coisa esmoreceu) e os resultados nunca serão instantâneos. Eu comprava de bom grado um DS3 em vez de um A1.

Não concordo em absoluto com a melhor qualidade geral. Não são os carros mais fiáveis, não são os mais confortáveis, nem mais espaçosos ou melhor construídos. O BMW é o que terá a melhor dinâmica dado (ainda) ser RWD (embora conheço quem não goste nada). Provavelmente são os que têm melhor qualidade percebida e com mais atenção ao detalhe no interior, mas mesmo aí hoje em dia fico em dúvida.

Eu sentei-me num S1 deste ano e gostei dos acabamentos e da montagem geral, mas continuo a gostar mais da arrumação e display do Civic, por exemplo.

Não tenho dúvidas que sejam marcas que tentam acenar mais com a sensação de qualidade, mas das reviews que vejo e dos relatos de fiabilidade fico com a ideia de que é demasiado fogo de vista, especialmente tendo em conta o preço. 3 ou 4k de diferença talvez falando de carros muito equipados vs carros quase despidos, porque se formos a igualar equipamento entre um generalista e um Audi, BMW ou Mercedes a coisa vai puxar bem mais que 3 ou 4k apesar dos descontos agressivos que a BMW \ Mercedes andam a fazer.

Eu também compraria de bom grado um DS3 no lugar de um A1... se tivesse versão 5 portas [:p]. Podia estar um pouco melhor construído pelo que tenho lido, no entanto.

Mais e melhores sensações dadas a quem o conduz.
Eu vou sentir-me melhor ao olhar para o carro da seguinte foto, vou sentir-me melhor dentro dele devido ao display dos instrumentos para o condutor, vou-me sentir melhor pela insonorizaçao e qualidade dos materiais....e vou-me sentir melhor a sair de uma rotunda com a traseira a derrapar do que alguma vez me vou sentir a conduzir um equivalente Renault, Opel, Fiat, Honda...

O Status não é o sentir-se bem porque os ourtos invejam o que se possui, é o sentir-se bem com toda a qualidade que se conseguiu adquirir num produto.

Estás a puxar para a conversa um BMW S4 cujo preço começa nos 40k e picos e numa posição de mercado sobre a qual eu penso ter deixado claro que não me estava a referir.

Sentes essas sensações todas num S1 de preço semelhante a um generalista? Eu não senti de todo.

Não sei se a ti te fizeram descontos melhores que a mim, mas tenho uma proposta de um S1 114d (os descontos mais agressivos são os da BMW como dizes) a 27k e o carro está praticamente despido.

E por 27k já se compra muito mas muito carro no segmento.

Ainda hoje estava a ver uma modalidade no site da BMW que é possivel comprar o série 1 por 250€/mes. Estamos a falar de um carro de 30K€ e que fica bastante acessivel.

Aí te enganas, por esse preço só o alugas por 3 anos. Se o queres comprar são sensivelmente 662€ por mês que tens que deixar de lado pois ao final de 3 anos tens que largar 15k ou ele fica no concessionário.

Não sei se a ti te fizeram descontos melhores que a mim, mas tenho uma proposta de um S1 114d (os descontos mais agressivos são os da BMW como dizes) a 27k e o carro está praticamente despido.

Quando andei a ver substitutos para o XC60, tinha uma proposta de uma 320d nova com 11635€ de desconto em relação ao PVP... e ainda me retomavam o XC em 20000€, o que também era muito bom.

Não concordo em absoluto com a melhor qualidade geral. Não são os carros mais fiáveis, não são os mais confortáveis, nem mais espaçosos ou melhor construídos.

São os melhores construídos, aqueles em que o interior tem um ambiente de melhor qualidade e os que incorporam as melhores soluções de dinâmica e segurança, normalmente a fiabilidade está num bom plano.

Quanto a espaço, conforto creio que não fazem parte do caderno de encargos.

Quanto a espaço, conforto creio que não fazem parte do caderno de encargos.

Calma que já aparecem aí a dizer que se é caro tem que ser grande e confortavel.

Senão a BMW deveria ser muito barata...fazem tudo para o condutor se sentir aconchegado e apertadinho com tudo a mao...e carros duros no geral, porque sao feitos pra ser conduzidos

Para quem gosta de um carro premium aconselho este vídeo, para comparar preço e maquina no seu geral!

http://youtu.be/RVsmaSt8qTo
Não eras tu que dizias que tinhas dinheiro para comprar um Maserati? É que me parece estranho alguém com tanto dinheiro andar numa luta para acreditar que um Mazda 6 é algo de Premium.

Todos já percebemos que gostas do teu Mazda, mas andar numa cruzada para o fazer de Premium... Claro que se meter aqui um Mercedes, vai haver mais que diferença, em que o Mazda é melhor? Tirando o preço, que é onde os Generalistas sem apoiam, não há nada em melhor. É a realidade.

E o mesmo se passa para um Megane e um Classe A, logico que há diferenças, logico que no geral o A é melhor. Treta? Experimentem, o que não falta neste tópico é desconhecimento do um carro Premium.

Para quem gosta de um carro premium aconselho este vídeo, para comparar preço e maquina no seu geral!

http://youtu.be/RVsmaSt8qTo

Qualquer pessoa que leia este forum, e concretamente a tua argumentação, já percebeu que adoravas ter um Mercedes, por "Mercedezinho" que seja. Pode ser que um dia tenhas um com 10 ou 15 registos, ou com 20 ou 30 anos.

E lê o que escreves, para rires um "bocadinho". Se só podes andar em Mazdas -e é a verdade até prova em conbtrário- anda. Agora quereres convecer alguem, que essa MEDIUCRE marca de automoveis (?) tem alguma qualidade que seja, pelo menos eu não acredito que tu duvides. Mas só tu, pois não podes chegar a outros veículos.

Continua nesses carrinhos de linhas, que as outras pessoas continuam nos delas.. [:D]

Qualquer pessoa que leia este forum, e concretamente a tua argumentação, já percebeu que adoravas ter um Mercedes, por "Mercedezinho" que seja. Pode ser que um dia tenhas um com 10 ou 15 registos, ou com 20 ou 30 anos.

E lê o que escreves, para rires um "bocadinho". Se só podes andar em Mazdas -e é a verdade até prova em conbtrário- anda. Agora quereres convecer alguem, que essa MEDIUCRE marca de automoveis (?) tem alguma qualidade que seja, pelo menos eu não acredito que tu duvides. Mas só tu, pois não podes chegar a outros veículos.

Continua nesses carrinhos de linhas, que as outras pessoas continuam nos delas.. [:D][/QUOTE

E vivo muito contente com ele, aliás gosto bastante do meu generalista, mas: quando o trocar não será por nenhum destes 3 alemães, só te posso dizer daqui a dois anos e meio, lamento, ainda temos tanto tempo de vida pela frente, vamos caminhando de acordo com o tempo[:p]

Epa EU considero os materiais da megane manhosos mas se calhar para o que custa dá uma boa relação qualidade/custo.
Os materiais do A NO MEU entender são de longe superiores.

Alguns exemplos: o bater de porta do megane... parece papel, os materiais da porta, tablier etc, são uma treta e nada sólidos e poderia continuar por aqui fora a dizer as coisas que *EU* acho mas não têm necessariamente que sejam relevantes para ti.
A empresa onde trabalho tem muitos Renaults e um colega meu escolheu uma Megane. A carrinha é bonita e com muitas coisas interessantes (tecnologia) mas 1 ano depois já estava cheia de barulhos (nas portas, tablier etc..). Não, ele dão é dos que dá valentes escáfias no carro...

Se não concordas com o que disse, eu aceito, pois não sou dos que fala 'verdades absolutas'.

Concordo contigo. Dos Méganes em que já estive dentro a qualidade dos plásticos e montagem deixa muito a desejar.

O Mazda 6 é aquele carro que tem uma qualidade que já está a roçar no premium apesar de ser de uma marca generalista. Isto porque adoptou várias soluções implementadas pela BMW (ex. comando rotativo), tem uma condução envolvente e um design muito bem conseguido, a qualidade de montagem é boa e os materiais apesar de não terem a qualidade de um premium estão bem conseguidos.

Diria que é um carro que deixa a impressão nos seus proprietários de que têm ali um "segredo" em termos de qualidade que passa despercebido por ser Mazda e que deixa os proprietários tão satisfeitos que os únicos carros com que encontram termo de comparação são os Série 3, Audi A4 e Classe C. É um carro que tem tanta qualidade quanto um Passat mas com uma filosofia mais virada para o desportivo.

Ou seja, é um excelente modelo e uma grande escolha. Claro que pode não ser a melhor se se considerar assistência pós-venda, descontos de frota, desvalorização com a idade, facilidade de troca de peças, etc, etc - francamente não sei como se compara com outros segmentos D nesse aspecto.
Mas acho que fica uns furos acima em termos de qualidade relativamente a todos os outros modelos de segmento D excluindo BMW, Audi, Mercedes, Jaguar e equiparável ao VW.

Back