MrsX, eu percebo a tua posição, pois penso que estás dentro do meio. No entanto, a opinião que tenho é que poucos são os vendedores que se interessam pelo produto que vendem e isso, eu acho lamentável.
A situação é ridícula porque se eu fosse vendedor, procurava ao máximo estar informado sobre o produto que comercializo, bem como os concorrentes, de modo a realçar as suas vantagens e desvantagens dos concorrentes, para aliciar o potencial comprador.
Como todos bem sabem, não é bem assim. Muitos é "ah isto é que é bom, o outro é para ficar apeado na estrada; só dá duas alegrias, quando o compra e quando o vende; é carro para a vida porque depois ninguém lho compra...
Eu quando vou aos stand's, vou informado sem pesquisa prévia, informação que para mim já está na cabeça e poucas são as vezes que um vendedor está... ao nível, digamos. Isto para mim gera um sentimento de frustração em relação ao nosso país e população. Lamento que na situação económica actual, haja pessoas que não se esforçam minimamente para manter o seu trabalho, enquanto outros passam fome.
O preço dos opcionais ainda dou o braço a torcer que não os saibam de cor, mas penso que o número de cilindros do carro, binário e potência, bem como equipamento base das versões, sejam coisas que deviam ter na ponta da língua.
Além disto tudo, ainda há os vendedores que se armam em espertos, não sabem mas têm a mania que sabem, daí que às vezes dá gosto quando apanho um vendedor simpático que fica a falar, interessado em aprender e esses, são os que recomendo no futuro e só ganham em ter semelhante postura, penso eu.
Perdoem-me o testamento e off topic, mas é um assunto que me chateia um pouco [

]