Nuno156
New member
Não é um composto químico, o alginato é feito através de algas...
Tipo gelatina, mas de origem vegetal em lugar de animal.
Existe uma alga muito usada, não sei como se escreve... agar-agar?
Ou hagar-hagar?
Não é um composto químico, o alginato é feito através de algas...
Tipo gelatina, mas de origem vegetal em lugar de animal.
Existe uma alga muito usada, não sei como se escreve... agar-agar?
Ou hagar-hagar?
Tens este prato servido pelo Heston Blumenthal, no seu restaurante em Londres, que está em 8º nos melhores do mundo:
Parece uma tangerina e afinal é uma bola de patê, para comer com pão.
Isto é estragar o patê?
Eu achava interessante se não fosse preciso um composto químico para o efeito []
Azeite é correntemente e na grande maioria das vezes chamado ao óleo extraído da azeitona, porém também significa "óleo" no geral, partindo dos pressupostos já descritos pelo copy paste feito ao priberam.
A palavra azeite provém de azeitona, cuja origem é árabe e chegou a Portugal através dos nossos vizinhos espanhóis. Portanto se vais à origem da palavra, tens de reconhecer como é usada em Espanha e, aí, também azeite ou "aceite" é sinónimo de óleo. Aliás, a palavra óleo é de origem latina e só chega à Península Ibérica mais tarde e é por isso que nós, portugueses e espanhóis, não a utilizamos nesse sentido. Azeite e azeitona já estavam demasiado integrados na sociedade. Só que em Portugal essa palavra é maioritariamente associada apenas à azeitona - não há o hábito de dizer, por exemplo, azeite de girassol, apesar de ser correcto -, mas o seu significado é muito mais amplo.
(...)
Se te lembrares de alguma mistura que para além de deliciosa e saudável também mantenha o
azeite em pasta durante mais tempo, avisa.
[]
(...)
Este vendia-se nos Hiper até ganhar um prémio de melhor azeite do mundo, dobrar de preço e desaparecer... :sh)
![]()
O azeite este ano saiu muito fraco devido ao mau tempo.
Depois se não for virgem extra ainda pior.
Boas
Tenho tido algumas deceções nos azeites que compro nos supermercados.
Além de caríssimos, apresentam um sabor pouco agradável.
Eu preferia comprar ao produtor, mas a ultima compra foi uma porcaria, o azeite sabe mal, péssima qualidade.
Que azeite consomem?
Mas isto que eu afirmei foi dito por um produtor de azeite na TV.Não noto, nem nunca notei perda de qualidade no azeite que consumo (produção própria).
O que aconteceu este ano foi que o excesso de procura fez despontar a ganância de certos produtores/vendedores que adulteraram o produto em maior escala. Isto sempre aconteceu, mas no ano passado piorou.
Depois muita gente também confunde azeite com outros produtos refinados ou outros óleos alimentares que são vendidos como "azeite", mas que de azeite não têm nada...
O preço reflete isso mesmo.
Mas isto que eu afirmei foi dito por um produtor de azeite na TV.
Sim a procura fez disparar os preços, muita ganância das grandes superfícies.
Além disso, também explicaram que como a colheita da azeitona foi péssima no ano passado, tiveram de juntar mais óleo no azeites refinados, daí o aumento da baixa qualidade.
Um aparte, ontem fui abastecer a Espanha, e lá o azeite está ao dobro do preço.