Azeites de Oliva

Tens este prato servido pelo Heston Blumenthal, no seu restaurante em Londres, que está em 8º nos melhores do mundo:

Parece uma tangerina e afinal é uma bola de patê, para comer com pão.

Isto é estragar o patê?

É sem dúvida uma ideia engraçada. Quanto a rankings de restaurantes, é como fazer rankings de bandas de música: é completamente subjectivo: o que para mim pode ser o melhor restaurante do mundo, para outros será uma verdadeira porcaria, e vice-versa [:cool:]

Por falar nisso, esta situação mostra bem o caricato dos rankings:

"Food poisoning at Noma, a Danish restaurant often hailed as the world's best, has left over 60 people suffering from vomiting and diarrhoea.Health officials said diners at the two Michelin-starred venue in Copenhagen fell ill over a five-day period in February.
It was not clear what caused the food poisoning, but reports say the source may have been a sick kitchen employee. Diners fell ill with what is known in Denmark as Roskilde virus, the Copenhagen Post reported.
Noma, which topped Restaurant Magazine's list of the world's 50 Best Restaurants in 2010-12, has apologised, after Danish food authorities found that poor hygiene in the kitchen was to blame for the outbreak."

Azeite é correntemente e na grande maioria das vezes chamado ao óleo extraído da azeitona, porém também significa "óleo" no geral, partindo dos pressupostos já descritos pelo copy paste feito ao priberam.

A palavra azeite provém de azeitona, cuja origem é árabe e chegou a Portugal através dos nossos vizinhos espanhóis. Portanto se vais à origem da palavra, tens de reconhecer como é usada em Espanha e, aí, também azeite ou "aceite" é sinónimo de óleo. Aliás, a palavra óleo é de origem latina e só chega à Península Ibérica mais tarde e é por isso que nós, portugueses e espanhóis, não a utilizamos nesse sentido. Azeite e azeitona já estavam demasiado integrados na sociedade. Só que em Portugal essa palavra é maioritariamente associada apenas à azeitona - não há o hábito de dizer, por exemplo, azeite de girassol, apesar de ser correcto -, mas o seu significado é muito mais amplo.

[:)] [:)] [:)] [:)]

Estás um pouco baralhado a nível de história...

Iberian Peninsula - Wikipedia, the free encyclopedia

(...)
Se te lembrares de alguma mistura que para além de deliciosa e saudável também mantenha o
azeite em pasta durante mais tempo, avisa.
[;)]
(...)

Depois de toda esta conversa do alginato e agar-agar... será que misturar agar-agar com
azeite resolverá o problema?

Vou dizer à minha mulher para experimentar.
[;)]

Este vendia-se nos Hiper até ganhar um prémio de melhor azeite do mundo, dobrar de preço e desaparecer... :sh)

g0d80a2f3.jpg

Tens noção de quanto concursos internacionais de azeite existem? Ganhar uma medalha de ouro num concurso não torna um azeite o "melhor do mundo".

Além disso considera que alguns azeites nem têm possibilidade de entrar em concurso porque são impostos mínimos de produção para a candidatura. É um contra-senso considerar que um azeite de produção é igualmente exclusivo :)

Mas não deixa de ser um excelente azeite.

Tenho a sorte de nunca ter gasto dinheiro em azeite.
Gastei, sim, algum trabalho. O meu avô tem uma quintinha com umas 120 oliveiras e nos dias que tinha livres nas férias do natal, lá ia o rapaz... Em pouco mais de uma semana, 5 pessoas apanhamos cerca de 800kg de azeitona... E taaaanta que lá ficou. Mas o tempo não era muito e fomos apenas com o objectivo de "apanhar para casa".

Voltando

sempre vejo nos mercados e já comprei 2x. É muito bom

800X600_id110_0.jpg

Os azeites artesanais aqui não são disponíveis, e quando são, extremamente caros.

nao percebo os azeites:
Há uns tempos comprei um azeite de marca branca, soube-me bem. Passado uns tempos comprei um azeite caro de marca e aquilo sabia-me acido e azedo.
Isto probvando sem mais nada

na comida nao noto diferença

Depende.
O melhor é o que estiver mais coalhado.

Eu trouxe agora uma garrafa dele, caseiro e é verde escuro e baço.
Por agora tenho lá quase 200 litros dele caseiro[:cool:][;)][br:)]

Boas

Tenho tido algumas deceções nos azeites que compro nos supermercados.
Além de caríssimos, apresentam um sabor pouco agradável.

Eu preferia comprar ao produtor, mas a ultima compra foi uma porcaria, o azeite sabe mal, péssima qualidade.
Que azeite consomem?

O azeite este ano saiu muito fraco devido ao mau tempo.
Depois se não for virgem extra ainda pior.

O azeite este ano saiu muito fraco devido ao mau tempo.
Depois se não for virgem extra ainda pior.

Não noto, nem nunca notei perda de qualidade no azeite que consumo (produção própria).
​​​​​​

O que aconteceu este ano foi que o excesso de procura fez despontar a ganância de certos produtores/vendedores que adulteraram o produto em maior escala. Isto sempre aconteceu, mas no ano passado piorou.

Depois muita gente também confunde azeite com outros produtos refinados ou outros óleos alimentares que são vendidos como "azeite", mas que de azeite não têm nada...
O preço reflete isso mesmo.

Boas

Tenho tido algumas deceções nos azeites que compro nos supermercados.
Além de caríssimos, apresentam um sabor pouco agradável.

Eu preferia comprar ao produtor, mas a ultima compra foi uma porcaria, o azeite sabe mal, péssima qualidade.
Que azeite consomem?

O meu conselho, compra de preferência sempre ao mesmo produtor que já tenhas garantia da qualidade do produto, preserva esse contacto. E atenção, não confundas produtor com revendedor, porque um revendedor pode comprar a vários produtores locais e ter um produto bom e outro mau [;)]

Se por acaso mudares de produtor, NUNCA compres logo grandes quantidades, podes ficar a arder se for adulterado/má qualidade.

Produtor local, mas só mesmo com muita confiança. A quantidade de supostos "lavradores" que andam a vender azeite adulterado é avassaladora.

Não noto, nem nunca notei perda de qualidade no azeite que consumo (produção própria).
​​​​​​

O que aconteceu este ano foi que o excesso de procura fez despontar a ganância de certos produtores/vendedores que adulteraram o produto em maior escala. Isto sempre aconteceu, mas no ano passado piorou.

Depois muita gente também confunde azeite com outros produtos refinados ou outros óleos alimentares que são vendidos como "azeite", mas que de azeite não têm nada...
O preço reflete isso mesmo.
Mas isto que eu afirmei foi dito por um produtor de azeite na TV.
Sim a procura fez disparar os preços, muita ganância das grandes superfícies.
Além disso, também explicaram que como a colheita da azeitona foi péssima no ano passado, tiveram de juntar mais óleo no azeites refinados, daí o aumento da baixa qualidade.
Um aparte, ontem fui abastecer a Espanha, e lá o azeite está ao dobro do preço.

Mas isto que eu afirmei foi dito por um produtor de azeite na TV.
Sim a procura fez disparar os preços, muita ganância das grandes superfícies.
Além disso, também explicaram que como a colheita da azeitona foi péssima no ano passado, tiveram de juntar mais óleo no azeites refinados, daí o aumento da baixa qualidade.
Um aparte, ontem fui abastecer a Espanha, e lá o azeite está ao dobro do preço.

:confused:
O que aconteceu no ano passado (leia-se colheita final 2022) foi que houve menos produção do que em anos anteriores.

Oscilações de produção é perfeitamente normal! Acontece! No nosso caso, há 3 anos houve uma produção acima da média, recorde de 30/40 anos no caso de um olival, no seguinte nem 25% desse ano deu.
Tem de compensar uns anos para os outros, sempre foi assim e é o normal na agricultura, pelo menos na que é feita de modo responsável e sem prejudicar o meio ambiente...

Não se confunda azeite com os refinados, que sendo misturas, óbvio que a "qualidade" pode variar.

Espanha sendo um grande produtor que está a sofrer cada vez mais à conta das alterações climáticas e do abuso da agricultura extensiva em determinada áreas, acabam por pressionar o mercado todo.
Para se perceber onde chega a loucura, andaram espanhóis a comprar aos pequenos produtores nas zonas de fronteira, todo tipo de azeite, recente ou com vários anos, pagavam um valor por litro acima do habitual para azeite de colheita nova. Não vendeu/despachou quem não quis...

Back