Barato e fiável

Estão dois exemplares no custo justo a 3500€ e apresentam menos km's que o meu.

Apenas o aviso de que apesar de o motor ser de corrente, a troca da correia multifunções custa uma pipa de massa, devido à existência de um tensor/amortecedor que se "amanda" para mais de 100€ [8b].

De resto estou a fazer o normal:
- Correia e tensor/amortecedor;
- Bomba de água e liquido;
- Velas;
- Junta da tampa de valvulas;
- Fole de transmissão;
- Valvolina;
- Óleo e todos os filtros.

Até agora estou contente com a máquina e com as suas prestações, apenas estou reticente relativamente à luz e aos pequenos engasgos que ele apresenta (a quente), mas provavelmente para semana já terei a resposta.
quanto custa a correia e é mudada a que kms?

O intervalo da mudança não te sei dizer agora, logo à noite posso ver...

A correia é barata, não chega a 10€, já o tensor com 40% de desconto ficava-me em 115€.

Quando fores ver um carro não te esqueças de verificar bem por baixo. Quando andei no processo de compra, estive a ver um Almera 1.5 otto, até já estava a ficar agradado quando lhe detectei uma fuga de valvolina pelo retentor da caixa. [;)]

pergunta, pois sou leigo nisto, se fossem comprar um carro destes a um particular levavam um mecânico para dar uma vista de olhos? sou completamente nabo nestas coisas

O mecânico poderá dar uma ajuda, mas é preciso estar atento a tudo o que a compra de um carro implica, onde se incluem questões com documentação e afins.

Não sei se no teu caso não seria preferível "perder" algum dinheiro e fazer uma compra num stand que tenha um carro que te interesse.

Quanto aos carros japoneses, em geral são mais fiáveis que os europeus, mas a "geração de ouro" acabou no final da década de 90. Além disso, o valor de algumas peças é por vezes absurdo... o que pode tornar uma manutenção ou reparação numa dor de cab€ça.

Posso até dar o exemplo do Almera 1.5, onde uma MAF (Denso, não há peça no mercado paralelo) assim como um TPS (que também dá problemas) custam - cada uma destas peças - mais de 500€...

Última edição:
O mecânico poderá dar uma ajuda, mas é preciso estar atento a tudo o que a compra de um carro implica, onde se incluem questões com documentação e afins.

Não sei se no teu caso não seria preferível "perder" algum dinheiro e fazer uma compra num stand que tenha um carro que te interesse.

Quanto aos carros japoneses, em geral são mais fiáveis que os europeus, mas a "geração de ouro" acabou no final da década de 90. Além disso, o valor de algumas peças é por vezes absurdo... o que pode tornar uma manutenção ou reparação numa dor de cab€ça.

Posso até dar o exemplo do Almera 1.5, onde uma MAF (Denso, não há peça no mercado paralelo) assim como um TPS (que também dá problemas) custam - cada uma destas peças - mais de 500€...

Na Mister Auto há Bosch e Pierburgh a um máximo de 360€. O que não deixa de ser um assalto [:D]

No caso do Corolla o estrago fica por cerca de 150€, o que já não considero barato

Última edição:
Na Mister Auto há Bosch e Pierburgh a um máximo de 360€. O que não deixa de ser um assalto [:D]

No caso do Corolla o estrago fica por cerca de 150€, o que já não considero barato

Sim, sempre é um valor mais amigável, mas desajustado a um carro que vale grosso modo, ~2000€.

E dei apenas esses 2 exemplos, mas infelizmente existem mais, com a agravante de (tirando os banais filtros e pastilhas) não existir muito material da concorrência. Mesmo no mercado de peças usadas (algumas fazem sentido) a oferta é reduzida.

Eu não sei qual o ritmo de condução da pessoa que quer um carro mas um Atos é adequado a ritmos baixos.

A segurança que aquele carro transmite é muito pouca em curva.

E quando falo em Atos, falo também em Agila A, Suzuki Wagon-R, Yaris Verso, etc...

Mais vale os "famosos" Punto, Corsa ou até (e sem querer puxar brasa) Lancia Y 1.2 16V de 80 CV (2000-2003).

Bons consumos, fiáveis q.b., seguros e estáveis, esteticamente mais apelativos, etc...

Eu não sei qual o ritmo de condução da pessoa que quer um carro mas um Atos é adequado a ritmos baixos.

A segurança que aquele carro transmite é muito pouca em curva.

E quando falo em Atos, falo também em Agila A, Suzuki Wagon-R, Yaris Verso, etc...

Mais vale os "famosos" Punto, Corsa ou até (e sem querer puxar brasa) Lancia Y 1.2 16V de 80 CV (2000-2003).

Bons consumos, fiáveis q.b., seguros e estáveis, esteticamente mais apelativos, etc...

percursos pequenos, citadinos, tipo 10/15km dia e só anda à semana. O Lancia não é só 3 portas? quero 4/5 portas e obrigatório AC

Vamos supor que tanto a MAF como TPS funcionam na perfeição (do que tenho visto, e especialmente em carros a gasolina, nem por isso) o comprador pode limitar-se a recorrer a um mecânico/marca do carro para reportar/resolver os problemas.

A malta que frequenta fóruns de carros, arrisca fazer compras online, etc, etc é ainda uma minoria.

Vamos supor que tanto a MAF como TPS funcionam na perfeição (do que tenho visto, e especialmente em carros a gasolina, nem por isso) o comprador pode limitar-se a recorrer a um mecânico/marca do carro para reportar/resolver os problemas.

A malta que frequenta fóruns de carros, arrisca fazer compras online, etc, etc é ainda uma minoria.
Muito cuidado com os mecânicos onde metem o carro.
Essa conversa do "Ah e tal esta peça não existe na concorrência e custa x" é muito boa mas é para eles que ganham à base da % do valor da peça. Se existe no ebay também existe cá.

Sabendo como funciona o ebay é garantido que um vendedor com bom feedback não tem qualquer interesse em vender peças que não funcionam, há que tomar precauções e informar o vendedor da peça que se pretende. Caso seja necessário ele explica.

Muito cuidado com os mecânicos onde metem o carro.
Essa conversa do "Ah e tal esta peça não existe na concorrência e custa x" é muito boa mas é para eles que ganham à base da % do valor da peça. Se existe no ebay também existe cá.

Sabendo como funciona o ebay é garantido que um vendedor com bom feedback não tem qualquer interesse em vender peças que não funcionam, há que tomar precauções e informar o vendedor da peça que se pretende. Caso seja necessário ele explica.

Claro que o mecânico/oficina é o ponto de partida, mas nem todos têm como objetivo o lucro fácil. Basta que os 2 ou 3 fornecedores que com trabalhem não tenham a peça da concorrência, que certamente ele não vai andar a "varrer" o ebay e afins à procura de peças, pois facilmente ocuparia boa parte do dia nesse processo.

É que, ao contrário do que dizes, não é por existir no ebay que existe cá.

A questão do desconto é curiosa, mas não seria mais rentável para o mecânico, numa MAF de 500€, comprá-la a 45€, e cobrar 200€ ao cliente... fazendo no final um grande brilharete? [;)] Seria, mas pode estar a correr um risco, que explico abaixo.

Quanto ao ebay... eu compro dezenas de peças ao longo do ano, e nem todas são perfeitas. Uma MAF/TPS/Sondas Lambda (aqui outro exemplo) que varre uma série de modelos... poderá cumprir a 100%, como não. Normalmente não.

Para muitas pessoas basta que não falhe, ou que as RPM fiquem certas, para que esteja bom. Nem todos ligam à parte da potência perdida, nem a consumos superiores... e para esses... a função da peça barata é a correta. Agora, quem é exigente acaba por comprar a peça original... e colocar no ebay/olx e afins a que comprou em primeiro lugar.

Claro que o mecânico/oficina é o ponto de partida, mas nem todos têm como objetivo o lucro fácil. Basta que os 2 ou 3 fornecedores que com trabalhem não tenham a peça da concorrência, que certamente ele não vai andar a "varrer" o ebay e afins à procura de peças, pois facilmente ocuparia boa parte do dia nesse processo.

É que, ao contrário do que dizes, não é por existir no ebay que existe cá.

A questão do desconto é curiosa, mas não seria mais rentável para o mecânico, numa MAF de 500€, comprá-la a 45€, e cobrar 200€ ao cliente... fazendo no final um grande brilharete? [;)] Seria, mas pode estar a correr um risco, que explico abaixo.

Quanto ao ebay... eu compro dezenas de peças ao longo do ano, e nem todas são perfeitas. Uma MAF/TPS/Sondas Lambda (aqui outro exemplo) que varre uma série de modelos... poderá cumprir a 100%, como não. Normalmente não.

Para muitas pessoas basta que não falhe, ou que as RPM fiquem certas, para que esteja bom. Nem todos ligam à parte da potência perdida, nem a consumos superiores... e para esses... a função da peça barata é a correta. Agora, quem é exigente acaba por comprar a peça original... e colocar no ebay/olx e afins a que comprou em primeiro lugar.
Claro que em regra um mecânico não vai varrer o ebay a não ser num caso muito especial.
Mas também não vai comprar uma peça no ebay e vender-te caro. É que no ebay ele compra ao preço de qualquer outro mas numa loja de peças tem descontos, tu também podes lá comprar mas fica-te bastante mais caro. Havia de ser bonito ele a meter-te peças no carro que tu podias comprar por 45€ e levar 200€. Ficava logo queimado como é óbvio.

Quanto à peça não ser perfeita, epa isso já é outro assunto.
Eu assumo que uma peça Blueprint (por exemplo) cumpra tão bem quanto a original, mas cada caso é um caso. Até dentro do material original há diferenças que escapam aos fabricantes mas aceito que possa ser mais frequente na concorrência.[;)]

Muito estranho.... conheço um de um colega que já fez bastantes km's e nunca teve qualquer problema....
Já que esse saiu com os problemas todos, pode ser que os outros sejam super fiáveis...[:D]

PS: Escreve-se "inimigo"!![;)]

Mas atenção, a maioria dos problemas que eu mencionei estão presentes em várias viaturas da frota da empresa [:D] (também não sei o que deu na cabeça de quem comprou aquilo para aluguer [:D]). Acho que o do teu colega é daqueles casos estranhos em que o carro saiu bem feito [:p]

A bold: Pois é, peço desculpa! E eu a escrever "enemigo" e a pensar que era uma palavra tão estranha que até parecia doutra língua...
:sh):sh):sh)

O intervalo da mudança não te sei dizer agora, logo à noite posso ver...

A correia é barata, não chega a 10€, já o tensor com 40% de desconto ficava-me em 115€.

Quando fores ver um carro não te esqueças de verificar bem por baixo. Quando andei no processo de compra, estive a ver um Almera 1.5 otto, até já estava a ficar agradado quando lhe detectei uma fuga de valvolina pelo retentor da caixa. [;)]

Ontem à noite estive a ler o plano de manutenção que vem nos manuais e não vinha lá escrito :confused:

Mas será algo entre os 80k km e os 120k km.

Voltar
Superior