BIODIESEL?

Pelo que eu tenho pesquisado acerca deste assunto, o óleo de soja é dos mais indicados para a obtenção do biodiesel, por ser pouco viscoso. De facto, o éster obtido a partir deste óleo (com o etanol) tem propriedades lubrificantes superiores às do gasóleo, protegendo assim, teoricamente, o motor e alargando-lhe a vida. Porém, para carros não homologados, há a hipótese de, a prazo, haver danos na tubagem, filtros e eventualmente outros órgãos. Quanto maior for a percentagem de biodiesel, pior. O limite tolerável é de 5% (de início é aconselhável o 2% (B2)). Mesmo assim, para esta percentagem, há que vigiar amiúde um motor não homologado.
Há, de facto, alguma perda de binário e aumento do consumo. Quanto a poluição, descem os COx e aumentam os NOx.

Resta, agora, que este processo seja feito com rigor: respeito pelos 5% impostos e respeito pela qualidade do biodiesel. Temos que estar a pau, pois em Portugal sucedem coisas esquisitas... como todos sabemos[8)]

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

N confundir s.f.f. o Biodiesel feito a partir de oleos vegetais, com o diesel feito a partir de oleos usados.

Já agra, pa quem falou do hidrogenio, q é sem duvida o futuro, deixo a sugestao q procurem cmo se produz hidrogenio!

Electrolise deve de ser o mais viavel para já. Mas como se sabe também se gasta muita energia para o procuzir.
Na minha opinião o futuro ou são as pilhas de H2 ou carros electricos.

www.biodiesel.novaenergia.net

citação:Originalmente colocada por Tonux

citação:Originalmente colocada por Omega

Fica mais barato ou não ??

Não, infelizmente[xx(]. Por outro lado traz mais consumo[xx(]. Feitas as contas, fica mais caro[8][8]

Fica ao mesmo preço, a galp vai lucrar porque o BD é mais barato que o diesel normal. Quanto ao aumentos dos consumos não me parece...

citação:Originalmente colocada por jbranco

Não sei. Mas não estou muito preocupado com isso.

Já somos 2...

Estou bastante apreensivo em relação á mistura de biodiesel...

Não em relação ao Biodiesel per si, mas sim na fiscalização dessas mesmas quantidades!

Vais ser cada barrete...

Devia haver, nem que seja por um ano, a hipotese de se ter uma alternativa, 100% diesel ou mistura!

O problema é vivermos em portugal onde a fiscalização deixa a desejar...

Eu votei que vai dar cabo dos motores nas não percebo nada disto.. Simplesmente comportei-me como consumidor ignorante que sou, susceptivel as campanhas de medo e desinformação...

Já agora, onde posso ler informação sobre biodiesel?

Todos os diesel recentes podem usar o biodiesel, mesmo em pequenas quantidades?

citação:Originalmente colocada por mundano

Eu votei que vai dar cabo dos motores nas não percebo nada disto.. Simplesmente comportei-me como consumidor ignorante que sou, susceptivel as campanhas de medo e desinformação...

:D é isso mesmo.

Na duvida leva-se sempre o barrete.

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

citação:Originalmente colocada por jbranco

Não sei. Mas não estou muito preocupado com isso.

Já somos 2...

Estou bastante apreensivo em relação á mistura de biodiesel...

Não em relação ao Biodiesel per si, mas sim na fiscalização dessas mesmas quantidades!

Vais ser cada barrete...

Devia haver, nem que seja por um ano, a hipotese de se ter uma alternativa, 100% diesel ou mistura!

O problema é vivermos em portugal onde a fiscalização deixa a desejar...

Plenamente de acordo.[^]

Voces acham que a gasolina e o gasoleo que metem é puro?

Aquilo leva tratamentos especificos e montes de aditivos.. Se confiam nas petroliferas para isso, porque hão-de agora desconfiar dos 5% de bio-diesel?

citação:Originalmente colocada por Luimio

N confundir s.f.f. o Biodiesel feito a partir de oleos vegetais, com o diesel feito a partir de oleos usados.

Já agra, pa quem falou do hidrogenio, q é sem duvida o futuro, deixo a sugestao q procurem cmo se produz hidrogenio!

Electrolise deve de ser o mais viavel para já. Mas como se sabe também se gasta muita energia para o procuzir.

Pois mas falta sempre um elemento n é.
Pa fazeres a electrolise precisas de energia.

Aquilo leva tratamentos especificos e montes de aditivos.. Se confiam nas petroliferas para isso, porque hão-de agora desconfiar dos 5% de bio-diesel?

É que se calhar agora vai ficar pior[xx(][xx(]... e vivam as batatas fritas esturricadas.

Pois mas falta sempre um elemento n é.
Pa fazeres a electrolise precisas de energia.

Temos de investir na Eolica e na Solar para podermos ter energia para produzir o H2... Pode ser a solução, embora acredite que vai existir algo mais viavel e simples:)

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Já agora, onde posso ler informação sobre biodiesel?

Todos os diesel recentes podem usar o biodiesel, mesmo em pequenas quantidades?

Passa neste fórum:

No google também aparece muita informaçao.
Infelizmenta as marcas de automoveis pouca ou nehuma informação dão. A ford já se pronunciou á uns tempos acerca do oleo vegetal directo...

Ora nem mais. Eu até nem sei é se eles vão é mesmo colocar 5% de BD

Não, infelizmente[xx(]. Por outro lado traz mais consumo[xx(]. Feitas as contas, fica mais caro[8][8]

Fica ao mesmo preço, a galp vai lucrar porque o BD é mais barato que o diesel normal. Quanto ao aumentos dos consumos não me parece...

[/quote]

Acho que li algures que a produção de biodiesel é mais cara que a mesma quantidade de gasoleo, mas que o Governo iria compensar em termos fiscais.

Voltar
Superior