BIODIESEL?

Bem eu li, os topics acima colocados e n encontrei resposta ao q keria, ou seja, O Q È....q produto é, procurei na net e lá encontrei

What is biodiesel?
Biodiesel is the name of a clean burning alternative fuel, produced from domestic, renewable resources. Biodiesel contains no petroleum, but it can be blended at any level with petroleum diesel to create a biodiesel blend. It can be used in compression-ignition (diesel) engines with little or no modifications. Biodiesel is simple to use, biodegradable, nontoxic, and essentially free of sulfur and aromatics.

How is biodiesel made?
Biodiesel is made through a chemical process called transesterification whereby the glycerin is separated from the fat or vegetable oil. The process leaves behind two products -- methyl esters (the chemical name for biodiesel) and glycerin (a valuable byproduct usually sold to be used in soaps and other products).

Is Biodiesel the same thing as raw vegetable oil?
No! Fuel-grade biodiesel must be produced to strict industry specifications (ASTM D6751) in order to insure proper performance. Biodiesel is the only alternative fuel to have fully completed the health effects testing requirements of the 1990 Clean Air Act Amendments. Biodiesel that meets ASTM D6751 and is legally registered with the Environmental Protection Agency is a legal motor fuel for sale and distribution. Raw vegetable oil cannot meet biodiesel fuel specifications, it is not registered with the EPA, and it is not a legal motor fuel.

For entities seeking to adopt a definition of biodiesel for purposes such as federal or state statute, state or national divisions of weights and measures, or for any other purpose, the official definition consistent with other federal and state laws and Original Equipment Manufacturer (OEM) guidelines is as follows:

Biodiesel is defined as mono-alkyl esters of long chain fatty acids derived from vegetable oils or animal fats which conform to ASTM D6751 specifications for use in diesel engines. Biodiesel refers to the pure fuel before blending with diesel fuel. Biodiesel blends are denoted as, "BXX" with "XX" representing the percentage of biodiesel contained in the blend (ie: B20 is 20% biodiesel, 80% petroleum diesel).

Why should I use biodiesel?
Biodiesel is better for the environment because it is made from renewable resources and has lower emissions compared to petroleum diesel. It is less toxic than table salt and biodegrades as fast as sugar. Since it is made in the USA from renewable resources such as soybeans, its use decreases our dependence on foreign oil and contributes to our own economy.

www.biodiesel.org

citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

A Galp pretende ir além dos 5% de incorporaçãode biodiesel.:(:( Segundo eu tenho lido, motores não homologados ainda resistem a 5%, depois desta quantidade têm que ser modificados!
Como é? Pagam-nos as modificações necessárias a fazer aos motores(se possíveis)? Pagam-nos o arranjo das avarias? Decididamente estamos entregues aos bichos, a candongueiros e azeiteiros. Há alguém que vai meter muito dinheiro ao bolso e quem se lixa é o Zé.[8][8][8][8)][8)] Quem é que põe cobro a isto?! [8][8][8]

No Brasil, mesmo por causa deste problema começam com o B2 (2%) e somente anos mais tarde irão para o B5 (5%), não estando prevista maior percentagem para os motores não homologados.

Se eu tivesse sabido de antemão, tinha pedido um carro homologado para biodiesel e poderia até pagar menos IA. Filhos da ****
Como tenho um carro novo (3 meses) sujeito-me a perder a garantia com esta brincadeira dos azeiteiros. Não tenho nada contra o biodiesel; o que tenho é contra a desonestidade de quem nos devia informar e não o fez.
http://dn.sapo.pt/2006/05/30/economia/galp_incentiva_criacao_empresas_bioc.html

Ups! Se assim for tenho que pôr o carro no prego, carago[xx(]

citação:Originalmente colocada por mundano

Eu não percebo muito disso, mas tanto quanto sei, no caso do biodiesel se por um lado há queima sistematica, por outro lado terá que haver plantação sistematica de plantas que produzam os oleos..
Claro.

Um estudo que vi numa conferência dava conta que para chegar aos 5,75% de etanol na gasolina seria necessário plantar 60 000 hectares de beterraba sacarina.

Para o biodiesel a 5,75% suponho que seja preciso muito mais do que isso.. a produção de óleo vegetal por hectare é tipicamente menor que para o etanol, além de que 75% do combustível usado na tugalândia é gasóleo. Alguma coisa como 200 000 ou 300 000 hectares de girassol, suponho.

citação:Originalmente colocada por Tonux

E no caso dos incêndios florestais? Tem que reflorestar para se "recuperar" a atmosfera, decerto. Então, para equilibrar a atmosfera poluída com combustíveis fósseis, seria necessário florestar o Saara e não deixar arder mais nada...

O Saara é bom para meter paneis solares :)

Quanto à floresta, reflorestar é preciso, claro. Se formos usar terrenos ardidos para plantar girassóis estamos basicamente manter esse terreno inutilizado para efeitos de captura de CO2. O que se captura no girassol é depois queimado. Portanto ficamos a zero.

Há que manter a produção de óleo vegetal debaixo de controlo muito restrito. No Brasil, muita floresta já foi abatida para dar lugar a plantações de cana-de-açúcar para etanol. É mau, porque a produção intensiva de cana saliniza o solo e ao fim de 5 anos aquilo fica estéril....

Oh António Ribeiro, tem lá calma, man :) O biodiesel não vai destruir coisa nenhuma.

Se estás assim tão ansioso, passa numa oficina ao fim de 1000 km de uso do B5 e manda verificar os injectores.

Pelo que ouvi o Biodiesel é mais caro que o gasóleo. Sendo assim não deve haver perigo das gasolineiras exagerarem na dose.

A mistura não vai encarecer o preço do gasóleo porque o governo vai abdicar do imposto na parte que corresponde aos 5%.

citação:Originalmente colocada por whereagles

Oh António Ribeiro, tem lá calma, man :) O biodiesel não vai destruir coisa nenhuma.

Se estás assim tão ansioso, passa numa oficina ao fim de 1000 km de uso do B5 e manda verificar os injectores.

Pois é whereagles, o que mais me chateia é não informarem o consumidor. Como eu, deve haver muita gente que desconhece este processo. Eu estar a proceder assim, é mais para chamar a atenção para este problema. Por outro lado, não confio nesta malta que nos governa. E, se atendermos à tradição de "honestidade" e "rigor" que existe em Portugal, o quadro fica completo...[xx(][xx(][xx(]

Segundo li, um motor não homologado para o biodiesel, tolera até 5% deste. Segundo uma notícia (da qual pus o link), a Galp já está a pensar juntar mais percentagem. Espeo que mantenham, mesmo assim e a par da outra (que seria de 20%)a mistura de 5%. O que vale é que o biodiesel ainda é mais caro que o diesel, senão, não sei. Na Europa começaram por 2% e só ao fim de 2/3 anos é que passaram para 5%. Se juntarem mais que 5% são obrigados a explicitá-lo.

De qualquer das maneiras, não é o fim do mundo e torço para que possa fazer muitos quilómetros aqui com o meu carro, novinho e ainda com a garantia toda pela frente, sem qualquer problema de maior.

Eu e "ele" vamos superar a situação.:D:D O caminho é para a frente [8D]Que remédio [|)]

António Ribeiro, mas essa dos motores só tolerare maté 5% é um facto ou é um mito?

É que há muitas pessoas que usam biodiesel (a 100% ou quase) em motores diesel normalissimos e sem problemas, tanto quanto sei...

António Ribeiro, mas essa dos motores só tolerare maté 5% é um facto ou é um mito?

É que há muitas pessoas que usam biodiesel (a 100% ou quase) em motores diesel normalissimos e sem problemas, tanto quanto sei...

O problema que existe, segundo sei, tem a ver com a tubagem e os vedantes à base de borracha, que, reagem com o éster vegetal, o biodiesel, degradando-se e levando impurezas até aos injectores e entupindo filtros. Uma percentagem máxima de 5% ainda é tolerada. Li isto na internet. No caso dos motores homologados, estes componentes são totalmente sintéticos, não reagindo com o biodiesel.
É obrigação das autoridades porem à disposição uma lista de séries de modelos de motores e da respectiva tolerância (em %) ao biodiesel, como o fizeram, salvo erro, em tempos, para a gasolina aditivada.

Posso estar a entrar no campo alarmista, sem razão, ou não. Contudo, no manual do meu carro, diz lá que ele não pode usar o biodiesel, porque há o risco de aparacerem avarias graves. E eu acho que me devo guiar pelo manual, senão corro o risco de perder a garantia, além das chatices com uma possível avaria.

Parece-me muito estranho que um VW actual não tenha tolerancia ao Biodiesel, até porque em alguns paises já se vende o B5 há algum tempo...

Isso parece-me mais uma declaração, como quando eles dizem que nenhum dos motores deles deve usar GPL.. É uma forma de nunca se virem a chatear com nada..

Parece-me muito estranho que um VW actual não tenha tolerancia ao Biodiesel, até porque em alguns paises já se vende o B5 há algum tempo...

Isso parece-me mais uma declaração, como quando eles dizem que nenhum dos motores deles deve usar GPL.. É uma forma de nunca se virem a chatear com nada..

Provavelmente terá tolerância máxima de 5%, o B5.

E dizem mais: é interdito num motor com filtro de partículas (que não é o meu caso).

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

citação:Originalmente colocada por jbranco

Não sei. Mas não estou muito preocupado com isso.

Já somos 2...

Estou bastante apreensivo em relação á mistura de biodiesel...

Não em relação ao Biodiesel per si, mas sim na fiscalização dessas mesmas quantidades!

Vais ser cada barrete...

Devia haver, nem que seja por um ano, a hipotese de se ter uma alternativa, 100% diesel ou mistura!</u>

O problema é vivermos em portugal onde a fiscalização deixa a desejar...

X3 REDLINER, *isso sim é liberdade de escolha e de mercado;), mas já se sabe que não vai haver(pelo que se lê!)

A AH de hoje traz um excelente artigo acerca do biodiesel e das dúvidas que se podem colocar aos condutores que terão que encher somente com esta mistura já a partir deste mês. Para a maioria das marcas, o limite crítico é, de facto, a adição numa percentagem de 5% ao gasóleo. A partir daí já nada é garantido relativamente à saúde dos motores. Para carros mais antigos o problema poderá ser mais crítico, na medida em que os detritos do gasóleo depositados no motor, ao longo do tempo, podem ser dissolvidos pelo ester do óleo vegetal e ir causar sérios problemas na alimentação. Por outro lado, como o poder detonante do éster do óleo vegetal é diferente do do gasóleo, os injectores poderão estar comprometidos; também há o problema das borrachas e tubagens que poderão reagir com o biodiesel e degradarem-se.

A percentagem de 5% poderá ser considerada como um mal menor (visto não termos outras opções), pois prevê-se que os seus efeitos nocivos só se venham a fazer sentir bastante mais tarde, no caso de se verificarem. Curiosamente, quanto mais teor de enxofre tiver o gasóleo, mais estável é a mistura. O gasóleo da Petrogal tem baixo teor de enxofre (gasóleo "limpo").

Agora, como será feito o controle da dosagem e qualidade da mistura? Exige-se que haja rigor, pois se o biodiesel não respeitar as normas europeias para o efeito, os seus efeitos nocivos vão-se sentir mais cedo, certamente.

Portanto, pessoal, ponham-se a pau e vigiem mais vezes o motor, no que toca aos filtros, tubagens e injectores.

Mais tarde, será a vez da gasolina, na qual será adicionado etanol. Aqui se poderão pôr problemas/dúvidas idênticos aos da mistura B5 (95% gasóleo + 5% biodiesel).

Boa sorte para todos nós.:)

Voltar
Superior