BIODIESEL?

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por Luimio
Não, infelizmente[xx(]. Por outro lado traz mais consumo[xx(]. Feitas as contas, fica mais caro[8][8]

Fica ao mesmo preço, a galp vai lucrar porque o BD é mais barato que o diesel normal. Quanto ao aumentos dos consumos não me parece...

Acho que li algures que a produção de biodiesel é mais cara que a mesma quantidade de gasoleo, mas que o Governo iria compensar em termos fiscais.[/quote]

Ou então pode haver a tentação de usar óleos de qualidade duvidosa, do tipo rançoso, baratinhos, mal reciclados...[8][8]

Tem que haver controle, rigor e qualidade.

pelos vistos ha mesmo muita confusao no que toca às vantagens e desvantagens do biodiesel. neste caso é no que toca a prestaçoes e consumos....

isto nao devia ser factual?

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

pelos vistos ha mesmo muita confusao no que toca às vantagens e desvantagens do biodiesel. neste caso é no que toca a prestaçoes e consumos....

isto nao devia ser factual?

Sim, mas a informação é muito escassa. Porquê? Não sei. Fazem-se os "cozinhados" e nada se diz[|)]

O consumidor tem direito a ser informado.

citação:Originalmente colocada por António Ribeiro
Resta, agora, que este processo seja feito com rigor: respeito pelos 5% impostos e respeito pela qualidade do biodiesel. Temos que estar a pau, pois em Portugal sucedem coisas esquisitas... como todos sabemos[8)]

O lucro fácil e falta de transparência não são exlusivos do território nacional;)

Abraço

Hoje disseram-me que o biodiesel seria primeiro a 2% (B2) e só ao fim de 4 anos é que passaria a 5% (B5). Como é? Pareceu-me entender que éo B5 já.

Tanto quanto eu saiba, existe um problema com o biodiesel: como é mais lubrificante que o gasóleo, tem tendência a arrastar os depósitos no fundo do tanque para os cilindros, e esse lixo pode entupir os injectores. O problema é maior se usarem biodiesel 100% (B100) num carro já com depósito. Se usarem B100 num carro novo, até nem há crise. Obviamente, se a mistura for a 5% (B5), o problema é menos acentuado, mas pode acontecer. De qualquer forma, basta uma limpeza aos injectores para ficar tudo ok.

Quanto ao funcionamento com B5, todos os carros europeus tem desde há algum tempo vindo a ser preparados para tal. Creio que essa certificação é inclusive obrigatória (mas não tenho a certeza). As prestações com B5 ou B100 são praticamente iguais às de gasóleo, com a vantagem de haver menos consumo de óleo. Isto porque, como disse, o biodiesel é mais lubrificante que o gasóleo.

As emissões de CO2 baixam (com B100 caem para menos de metade, creio), mas as de óxidos de azoto (NOx) sobem 15% com B100.

Finalmente, o último problema do biodiesel é ter um ponto de congelamento acima do gasóleo, mas isso não afecta muito porque diluído a 5% não se nota quase nada.

Estou a falar de cor, já que não leio sobre o assunto há uns tempos, mas talvez o Luimio possa confirmar algumas destas coisas :)

As emissões de carbonos do bio-diesel nem é muito grave.. Porque esses carbonos não são introduzidos externamente no ciclo natural como acontece com o carbono que estava depositado nas fazidas de petroleo..

É carbono que as plantas, como o girassol retiraram da atmosfera pela fotossintesse e que a combustão volta a libertar. Ou seja, o equilibrio mantem-se...

Penso que é assim que funciona..

Sim.. MAs o problema do petroleo é que liberta na atmosfera CO2 que estava enterrado..

No caso do biodiesel o carbono é o mesmo que já estava na atmosfera.. -

Eu não percebo muito disso, mas tanto quanto sei, no caso do biodiesel se por um lado há queima sistematica, por outro lado terá que haver plantação sistematica de plantas que produzam os oleos..

Por isso...

E no caso dos incêndios florestais? Tem que reflorestar para se "recuperar" a atmosfera, decerto. Então, para equilibrar a atmosfera poluída com combustíveis fósseis, seria necessário florestar o Saara e não deixar arder mais nada...

A Galp pretende ir além dos 5% de incorporaçãode biodiesel.:(:( Segundo eu tenho lido, motores não homologados ainda resistem a 5%, depois desta quantidade têm que ser modificados!
Como é? Pagam-nos as modificações necessárias a fazer aos motores(se possíveis)? Pagam-nos o arranjo das avarias? Decididamente estamos entregues aos bichos, a candongueiros e azeiteiros. Há alguém que vai meter muito dinheiro ao bolso e quem se lixa é o Zé.[8][8][8][8)][8)] Quem é que põe cobro a isto?! [8][8][8]

No Brasil, mesmo por causa deste problema começam com o B2 (2%) e somente anos mais tarde irão para o B5 (5%), não estando prevista maior percentagem para os motores não homologados.

Se eu tivesse sabido de antemão, tinha pedido um carro homologado para biodiesel e poderia até pagar menos IA. Filhos da ****
Como tenho um carro novo (3 meses) sujeito-me a perder a garantia com esta brincadeira dos azeiteiros. Não tenho nada contra o biodiesel; o que tenho é contra a desonestidade de quem nos devia informar e não o fez.
http://dn.sapo.pt/2006/05/30/economia/galp_incentiva_criacao_empresas_bioc.html

Mas afinal, O Q È o biodisel?

Mas afinal, O Q È o biodisel?

Já muito uvi falar já sei q 5% do gasóleo vai ser disto e q , teoricamente, n afecta o consumo e diminui a poluição (emissao gases).

Pergunto: o q é esses 5% ?

Para carros mais "maricas" tipo common rail e tal...n afectará?

Thankx

citação:Originalmente colocada por Flyer

Já muito uvi falar já sei q 5% do gasóleo vai ser disto e q , teoricamente, n afecta o consumo e diminui a poluição (emissao gases).

Pergunto: o q é esses 5% ?

Para carros mais "maricas" tipo common rail e tal...n afectará?

Thankx

Repost ;)

Por acaso li ontem o manual do fiesta pq preciso de mudar uma lampada e diz lá no motor 1.4 TDCI q pode levar gasoleo com biodiesel, desde q não seja em concentração superior a 5%.

Por isso a partida, mal não fará, o problema é saber se é só mesmo 5%.

Esse é um problema semelhante a saber se o gasoleo é de qualidade, se a gasolina tem mesmo 98 octanas ou se perdeu algumas pela caminho, se a bomba meteu mesmo os 40 litros ou só 38.

Existem mecanismos de fiscalização e controlo e claro a relação ou não de confiança entre o consumidor e o fornecedor.

Abraço

Voltar
Superior