BIODIESEL?

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

citação:Originalmente colocada por Bskyb

E se der bronca nos motores? Posso usar os recibos de abastecimento como prova e obrigar a bomba a se responsabilisar pelo dano?

É o Estado que compete responsabilizar-se, pois foi/será uma directiva governamental a impor esta mistura.
Então se alguma coisa acontecer, vamos processar o estado?

Sim, em princípio. A não ser que se provasse que a gasolineira ainda procedesse de pior forma da que irá ser oficialmente imposta, com biodiesel adulterado, por exemplo. De qualquer maneira será um processo complicado, sem fim à vista. Todos sabemos como se rege a justiça em Portugal[8][8][8][8)][8)][8)]. Acho que nos vão encostar entre a espada e a parede[xx(][xx(][xx(].

Só espero estar a ser muito pessimista. De qualquer maneira quero ver se obtenho informações fidedignas da parte do construtor, se conseguir.
Bem, que mais dizer? Para já, vamos à vida, que esta não pára...:)

Edit: Quanto mais pessoas estiverem sensibilizadas para este problema, mais fácil será combatê-lo.

Nao acretito muito que os ditos especiais tambem levem com a mistura, mas como estamos em Portugal...

Eu ouvi dizer que toca a todos os gasóleos, sem excepção. Não temos opção[8][8][8)][8)]

António, é claro que não temos opcção. Mas se o governo não andasse com isto para a frente por iniciativa própria, mais cedo ou mais tarde teria de o fazer por imposição da CE. Toca a todos...

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

Nao acretito muito que os ditos especiais tambem levem com a mistura, mas como estamos em Portugal...

Eu ouvi dizer que toca a todos os gasóleos, sem excepção. Não temos opção[8][8][8)][8)]

António, é claro que não temos opcção. Mas se o governo não andasse com isto para a frente por iniciativa própria, mais cedo ou mais tarde teria de o fazer por imposição da CE. Toca a todos...

Sem dúvida. O que me intriga é porque razão os carros novos não vêm já preparados para o biodiesel, sendo países contrutores, como a França e a Alemanha, dos pioneiros na Europa deste tipo de combustíveis.[:0][:0] Que saiba, um carro preparado para o biodiesel puro pode funcionar a gasóleo; o contrário já não é verdadeiro, pelos vistos.

Mandei ontem um mail para a BP portuguesa e recebi hoje a resposta.

Os biocomponentes estão a ser integrados no Gasóleo - abaixo de 5% - sempre que a base da produto refinado já as integra. Por enquanto, só no Norte do país. A integração está de acordo com as normas vigentes que regulam a integração de biocomponentes. Nenhum produto perde as suas caracteristicas.

Os biocomponentes estão a ser integrados no Gasóleo - abaixo de 5% - sempre que a base da produto refinado já as integra. Por enquanto, só no Norte do país. A integração está de acordo com as normas vigentes que regulam a integração de biocomponentes. Nenhum produto perde as suas caracteristicas.
Veremos!

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

Veremos!
X2 [8)] Acho que está mais do que provado que não é a "mesma coisa"...Pode não fazer mal nehum ao carro, mas a mesma coisa literalmente, não é...

No manual do meu focus está esta informação.
Motor 1.8 TDDi

20066415754_Imagem.jpg

Mas será que os gasoleos ditos especiais tambem vão levar com os ditos 5%?

RME..? Deve ser "rapeseed methyl ester".. éster metílico (vulgus biodiesel) à base de óleo de colza.

Se for assim, estás na boa. Como só especificam para biodiesel de colza, basta usar biodiesel de outra planta, como o girassol ou soja [:P]

RME é biodiesel de colza. Produzido na europa central já ca. 10 anos.
Há muitos motores com homologação para RME.

Em outubro 2005 comecei a misturar óleo de soja no gásoleo destes dois:
1. Nissan Bluebird 2.0 D
2. Opel Omega 2.5 TD ( motor do BMW 225 TDS )

Resultados:
-menos consumo
-menos ruído do motor
-menos desgaste + mais poupança

actualmente misturo 80 % de óleo vegetal(soja) e 20 % de gásoleo (do mais barato claro)

Aqui vão alguns dados sobre o tema:

1. Foi Rudolf Diesel que apresentou o seu motor a óleo vegetal, http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Diesel. Infelizmente foi morto por circunstancias não conhecidas.

2.Há centenas de estações de serviço registadas na alemanhã a abastecer Óeo Vegetal, de preferência óleo de colza

3. Há centenas de produtores ou fornecedores de òleos. Até podes encomendar óleo em grandes quantidades para casa. Eles tem cisternas e abastecen assim os carros.

4. Há dezenas de fornecedores a fornecer peças para uma adaptação de carros aos óleos veg.

5. Nas inspecções (IPO) alemãs não há entraves ao consumo dos óleos, porque não são alterações á queima do combustível e as emissões são completamente reduzidas.

6. Há mais de 10 anos que os alemães consomen BIODIESEL.

7. Todos os motores a diesel podem consumir parcialmente ou totalmente óleos vegetáis. Tudo depende da bomba injectora, o aquecimento ou não dos óleos, solução dois tanques,etc.

8. Os camiões também podem consumir óleos veg.

9. A NET está cheia de testemunhos sobre o tema. Há forums com mais de 20.000 utilizadores.

10 A comunidade de pessoal que já filtra oleo usado é cada vez maior ( eu vou ser um deles)

Para começar podem experimentar com pequenas percentagens (10 %) e depois subir gradualmente. Foi assim que comecei o ano passado com os meus dois carros. ATÉ PODIA TER COMEÇADO DESDE QUE TENHO CARROS A DIESEL, DESDE 1981!!!!!!!!!!!!

Atenção aos motores COMON RAIL DIESEL , e motore com bombas injectoras LUCAS, aqui é necessário adaptar mesmo com peças própioas. Actualmente tenho amigos , familiares, etc. a experimentar também o óleo veg.
Este mês vou receber um KIT permutador para a quecer o óleo e gastar 100 %. Tambem vou receber dados de ajuste para a bomba injec. BOSCH. Não pretendo montar tudo ás escondidas mas sim informar muita gente.

QUESTÃO KIT custa 250 € (a montagem é ca. 45 min.) e pode-se fazer sozinho. O retorno de este investimento é conforme os km a percorrer. No meu caso são 3 meses e o investimento fica pago com o consumo a 100 %.

Estou farto de andar a comprar nos Centro Cormerciáis.

Cumprimentos
VIVA O MOVIMENTO DO ÓLEO VEGETAL

O meu pai tem um tractor Ford com mais de 30 anos, será que queima óleo de fritar batatas sem alterações de motor?
Se assim for, já sei o que hei-de fazera aos óleos da cozinha.

citação:Originalmente colocada por toni1964

RME é biodiesel de colza. Produzido na europa central já ca. 10 anos.
Há muitos motores com homologação para RME.

Em outubro 2005 comecei a misturar óleo de soja no gásoleo destes dois:
1. Nissan Bluebird 2.0 D
2. Opel Omega 2.5 TD ( motor do BMW 225 TDS )

Resultados:
-menos consumo
-menos ruído do motor
-menos desgaste + mais poupança

actualmente misturo 80 % de óleo vegetal(soja) e 20 % de gásoleo (do mais barato claro)

Aqui vão alguns dados sobre o tema:

1. Foi Rudolf Diesel que apresentou o seu motor a óleo vegetal, http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Diesel. Infelizmente foi morto por circunstancias não conhecidas.

2.Há centenas de estações de serviço registadas na alemanhã a abastecer Óeo Vegetal, de preferência óleo de colza

3. Há centenas de produtores ou fornecedores de òleos. Até podes encomendar óleo em grandes quantidades para casa. Eles tem cisternas e abastecen assim os carros.

4. Há dezenas de fornecedores a fornecer peças para uma adaptação de carros aos óleos veg.

5. Nas inspecções (IPO) alemãs não há entraves ao consumo dos óleos, porque não são alterações á queima do combustível e as emissões são completamente reduzidas.

6. Há mais de 10 anos que os alemães consomen BIODIESEL.

7. Todos os motores a diesel podem consumir parcialmente ou totalmente óleos vegetáis. Tudo depende da bomba injectora, o aquecimento ou não dos óleos, solução dois tanques,etc.

8. Os camiões também podem consumir óleos veg.

9. A NET está cheia de testemunhos sobre o tema. Há forums com mais de 20.000 utilizadores.

10 A comunidade de pessoal que já filtra oleo usado é cada vez maior ( eu vou ser um deles)

Para começar podem experimentar com pequenas percentagens (10 %) e depois subir gradualmente. Foi assim que comecei o ano passado com os meus dois carros. ATÉ PODIA TER COMEÇADO DESDE QUE TENHO CARROS A DIESEL, DESDE 1981!!!!!!!!!!!!

Atenção aos motores COMON RAIL DIESEL , e motore com bombas injectoras LUCAS, aqui é necessário adaptar mesmo com peças própioas. Actualmente tenho amigos , familiares, etc. a experimentar também o óleo veg.
Este mês vou receber um KIT permutador para a quecer o óleo e gastar 100 %. Tambem vou receber dados de ajuste para a bomba injec. BOSCH. Não pretendo montar tudo ás escondidas mas sim informar muita gente.

QUESTÃO KIT custa 250 € (a montagem é ca. 45 min.) e pode-se fazer sozinho. O retorno de este investimento é conforme os km a percorrer. No meu caso são 3 meses e o investimento fica pago com o consumo a 100 %.

Estou farto de andar a comprar nos Centro Cormerciáis.

Cumprimentos
VIVA O MOVIMENTO DO ÓLEO VEGETAL

Não sou contra o consumo de óleo vegetal, pelo contrário. Penso que será um combustível alternativo bastante divulgado num futuro próximo.
Só não entendo é porque razão não se importam carros já preparados para o biodiesel, pois o uso deste combustível já tem vários anos, nomedamente na Alemanha e na França, dois países construtores de peso.
Tenho a ideia que um motor homologado para o B100 pode funcionar com as mais diversas misturas de gasóleo e biodiesel, desde B0 a B100.

De facto, como dizes, o primeiro motor a óleo vegetal foi precisamente o de Rudolf Diesel, mais tarde adaptado ao combustível fóssil, devido ao baixo preço deste, então.

Motores & Biodiesel ! Recomendação SEAT -TDI ??

Motores & Biodiesel ! Recomendação SEAT -TDI ??

Se fôr reposição de tópico lamento.

Recomendação suscita dúvidas
Motores imunes ao biodiesel

A utilização de gasóleo com incorporação de biodiesel não levanta problemas de utilização à generalidade dos automóveis, apesar da Seat referir que pelo menos um dos seus modelos não pode utilizar biodiesel.

A Seat refere no anexo manual de instruções do seu modelo Ibiza Cupra que o biodiesel não pode ser utilizado como combustível para o motor diesel 1.9 TDI, apesar de não especificar se é incorporado ou em exclusivo.

A recomendação do construtor está a suscitar dúvidas aos proprietários deste modelo automóvel.

O presidente da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra), António Ferreira Nunes, afirmou não existir nada que indicie que a mistura de até cinco por cento de biodiesel no gasóleo levante problemas aos motores.

Da parte da concorrência, a construtora automóvel francesa Renault afirmou que todos os motores da marca, antigos e recentes, estão preparados para utilizar o gasóleo com incorporação de biodiesel.

Citação da Lusa In CM

P.ex. notei que o 2.0 da BMW diz que não pode utilizar biodiesel no manual... isso inclui os 5% de biodiesel que se fala vir a ser introduzido em todos os gasoleos ou estao a referir-se a 100% biodiesel (ou outra mistura) ?

Boas!

Isto mais parece ser uma notícia patrocinada pelo lobbie petrolífero. As marcas que comecem a brincar com isto e pode-lhes correr mal, uma vez que o caminho a seguir é a redução de consumo de petróleo.
A Renault está no bom caminho!

Fiquem bem!

citação:Originalmente colocada por VitorPedroO

Boas!

Isto mais parece ser uma notícia patrocinada pelo lobbie petrolífero. As marcas que comecem a brincar com isto e pode-lhes correr mal, uma vez que o caminho a seguir é a redução de consumo de petróleo.
A Renault está no bom caminho!

Fiquem bem!

Se é brincadeira é da própria marca ou do grupo onde esta se insere.

citação:A Seat refere no anexo manual de instruções do seu modelo Ibiza Cupra que o biodiesel não pode ser utilizado como combustível para o motor diesel 1.9 TDI, apesar de não especificar se é incorporado ou em exclusivo.

Agora se estão pressionados por qualquer outro lobbie isso já é outro assunto.

Fábrica de biodiesel em Aveiro

Fábrica de biodiesel em Aveiro

Mota Engil vai arrancar com a construção de uma fábrica de biodiesel no porto de Aveiro em Abril, divulgou a construtora em comunicado à CMVM, avançando que a nova unidade produtiva corresponde a um investimento de 16 milhões de euros.

A construtora prevê agora «o arranque da construção de outra fábrica em Portugal (no porto de Aveiro) em Abril».

Esta unidade terá capacidade para produzir 100 mil toneladas de biodiesel por ano.

A empresa avança ainda com a possibilidade de iniciar, em 2007, a construção de uma terceira fábrica na Europa com capacidade para produzir até 200 mil toneladas por ano «e neste caso, implicando um investimento na ordem dos 32 milhões de euros».

Ao que parece a empresa estima poder praticar um preço de 0,3 euros por litro.

Voltar
Superior