citação:
Originalmente colocada por toni1964
RME é biodiesel de colza. Produzido na europa central já ca. 10 anos.
Há muitos motores com homologação para RME.
Em outubro 2005 comecei a misturar óleo de soja no gásoleo destes dois:
1. Nissan Bluebird 2.0 D
2. Opel Omega 2.5 TD ( motor do BMW 225 TDS )
Resultados:
-menos consumo
-menos ruído do motor
-menos desgaste + mais poupança
actualmente misturo 80 % de óleo vegetal(soja) e 20 % de gásoleo (do mais barato claro)
Aqui vão alguns dados sobre o tema:
1. Foi Rudolf Diesel que apresentou o seu motor a óleo vegetal,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Diesel. Infelizmente foi morto por circunstancias não conhecidas.
2.Há centenas de estações de serviço registadas na alemanhã a abastecer Óeo Vegetal, de preferência óleo de colza
3. Há centenas de produtores ou fornecedores de òleos. Até podes encomendar óleo em grandes quantidades para casa. Eles tem cisternas e abastecen assim os carros.
4. Há dezenas de fornecedores a fornecer peças para uma adaptação de carros aos óleos veg.
5. Nas inspecções (IPO) alemãs não há entraves ao consumo dos óleos, porque não são alterações á queima do combustível e as emissões são completamente reduzidas.
6. Há mais de 10 anos que os alemães consomen BIODIESEL.
7. Todos os motores a diesel podem consumir parcialmente ou totalmente óleos vegetáis. Tudo depende da bomba injectora, o aquecimento ou não dos óleos, solução dois tanques,etc.
8. Os camiões também podem consumir óleos veg.
9. A NET está cheia de testemunhos sobre o tema. Há forums com mais de 20.000 utilizadores.
10 A comunidade de pessoal que já filtra oleo usado é cada vez maior ( eu vou ser um deles)
Para começar podem experimentar com pequenas percentagens (10 %) e depois subir gradualmente. Foi assim que comecei o ano passado com os meus dois carros. ATÉ PODIA TER COMEÇADO DESDE QUE TENHO CARROS A DIESEL, DESDE 1981!!!!!!!!!!!!
Atenção aos motores COMON RAIL DIESEL , e motore com bombas injectoras LUCAS, aqui é necessário adaptar mesmo com peças própioas. Actualmente tenho amigos , familiares, etc. a experimentar também o óleo veg.
Este mês vou receber um KIT permutador para a quecer o óleo e gastar 100 %. Tambem vou receber dados de ajuste para a bomba injec. BOSCH. Não pretendo montar tudo ás escondidas mas sim informar muita gente.
QUESTÃO KIT custa 250 € (a montagem é ca. 45 min.) e pode-se fazer sozinho. O retorno de este investimento é conforme os km a percorrer. No meu caso são 3 meses e o investimento fica pago com o consumo a 100 %.
Estou farto de andar a comprar nos Centro Cormerciáis.
Cumprimentos
VIVA O MOVIMENTO DO ÓLEO VEGETAL