BIODIESEL?

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

A minha dúvida é a seguinte:

--> O gasóleo puro é um hidrocarboneto (constituído só por carbono e hidrogénio)

--> O biodiesel é um éster, obtido pela reacção química de um álcool com um óleo vegetal contendo ácidos gordos. Pois bem, um éster tem, na sua molécula átomos de oxigénio que poderão originar reacções de oxidação. Ora, para um motor que não esteja preparado (homologado) para o biodiesel, é natural que o material que o constitui possa sofrer danos.

Gostava de ser esclarecido em relação a este assunto. Mas tudo foi feito no segredo dos deuses.

Desculpe la
Mas como é q consegue consumir alguma coisa q seja?
Se n acredita na palavra de nenhum laboratório?
Se as empresas consguem certificar o gasoleo, se a Repsol o utiliza até no seu produto premium, se há varios paises onde esta medida já é implementada!São tdos estupidos é, as gasolineiras por essa europa fora ggostam de se habilitar a pagar indemnizações?
Reclamem é com o preço.

Qto ao etanol
Pessoal do Brasil, deem aqui uma ajudinha! É q parece q a tecnologia q voces ja usam À decadas, neste forum acham tdos q assim q meterem etanol os carros vao tdos encostar À base.[:X]

Pode ser que nesses países tenham o biodiesel há mais tempo e os veículos virem já homologados. Quanto aos veículos mais velhos, talvez até haja uma bomba de gasóleo 100%, tal como houve por cá a gasolina aditivada para os motores mais antigos. É uma hipótese; a outra é o produto não danificar os motores tal como estão. Aqui reside a minha dúvida.

epa vamos la ver uma csa
os veiculos estao preparados para funcionar c combustiveis ligeiramente abaixo de especificaçoes, uns mais q outros é certo.
Mas n veem q tem sempre q haver uma margem, há paises em q os combustiveis n tem a mesma qualidade. Ou acham q por esse mundo fora os paises tem tdos combustivel de primeira, e acham q mesmo nos piores e mais reconditos cantos desta terra n ha Merc´s e BMW´s?

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

epa vamos la ver uma csa
os veiculos estao preparados para funcionar c combustiveis ligeiramente abaixo de especificaçoes, uns mais q outros é certo.
Mas n veem q tem sempre q haver uma margem, há paises em q os combustiveis n tem a mesma qualidade. Ou acham q por esse mundo fora os paises tem tdos combustivel de primeira, e acham q mesmo nos piores e mais reconditos cantos desta terra n ha Merc´s e BMW´s?

O manual de instruções do meu carro, diz que este não pode receber o biodiesel, podendo dar origem a avarias no sistema de alimentação. Diz o mesmo manual, que só veículos homologados o podem fazer. O meu não é.

O que se passa é que o biodiesel é um combustível de uma família química diferente da dos combustíveis fósseis (não é questão de qualidade)

Partindo do princípio que a percentagem vai ser de 5% (a tendência deve ser para aumentar), nos primeiros depósitos nada se vai notar; agora com o andar do tempo, podem aparecer avarias várias.

Os certificados que interessam agora, são os dos construtores de carros. Só eles podem dizer como fazer a manutenção correcta do carro. Repito, segundo o manual do meu carro, não posso pôr biodiesel, nem puro, nem misturado. Haverá alguma tolerância? Até pode ser que sim, mas só a marca é que o pode dizer.

Se o "governo" quisesse fazer uma planificação a sério, já tinha feito a previsão de quando iria ou poderia fazer uso do biodiesel. Aí, notificava os importadores para adquirirem veículos homologados para o biodiesel. Os veículos homologados para o biodiesel podem trabalhar sem problema com gasóleo 100%; o contrário já não é verdade.
Se tivessem sido mais honestos e tivessem dado a conhecer atempadamente os seus planos, eu teria pedido um carro homologado para o biodiesel.

Já é muito tarde. Tenho que me deitar. Amanhã vai ser um dia especial para mim: deve ser o último depósito que lhe ponho de gasóleo 100% (Galp):(:(:(

Boas

Curioso que quem se queixa têm carros produzidos num pais que tem os 5% incorporado à muito agora o que não me lembro é se nas letras mais pequenas que ninguém lê nas gasolineiras alemãs esse esclarecimento é dado ou não.

Preocupações com a percentagem, os 5%, aumentar não há produção agricola para sustentar isso.

Essa cruz vermelha no vosso depósito devesse ao facto de na Alemanha o biodiesel 100% ja estar disponivel à muito e este não ser aprovado pelas marcas.

Abraço

citação:Originalmente colocada por Elios

Boas

Curioso que quem se queixa têm carros produzidos num pais que tem os 5% incorporado à muito agora o que não me lembro é se nas letras mais pequenas que ninguém lê nas gasolineiras alemãs esse esclarecimento é dado ou não.

Preocupações com a percentagem, os 5%, aumentar não há produção agricola para sustentar isso.
Essa cruz vermelha no vosso depósito devesse ao facto de na Alemanha o biodiesel 100% ja estar disponivel à muito e este não ser aprovado pelas marcas.

Abraço

De facto, segundo li, grande parte dos ésteres (ou os óleos e convertidos em ésteres aqui?) biodiesel vão ser importados.

Uma "conversa" sobre o assunto:

http://www2.ipef.br/pipermail/bioenergia-l/2003-October/000589.html

Ao que parece, os problemas imediatos surgem com o biodiesel a 100% (B100)para motores não homologados.

Entretanto vou recolhendo mais dados para tenter desfazer dúvidas. Pode até ser que o B5 (5%) seja um mal menor. Assim o espero, já que o processo parece irreversível.

a medida já vem é tarde! há k encontrar alternativas ao petróleo k deve durar +- 50 anos!

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

citação:Originalmente colocada por bento

a medida já vem é tarde! há k encontrar alternativas ao petróleo k deve durar +- 50 anos!
Vai durar mais que isso!

Há jazidas que ainda não estão a ser exploradas (mar de Timor) e atendendo a que outras possam ser descobertas, o petróleo não vai acabar tão cedo.

Biodiesel e prestações

Biodiesel e prestações

Pelo que conhece sobre o assunto:

O B5 (Gasóleo + 5% de biodiesel) vai modificar as prestações homologadas de fábrica?

citação:Originalmente colocada por Omega

Fica mais barato ou não ??

Não, pelo menos para os dieseis normais e acho que até mesmo para os diesel XPTO, levam com a percentagem de 5% e continua tudo na mesma, ou melhor, a tendência é mesmo para aumentar com o passar do tempo
Mais barato só mesmo se houver comercialização de biodiesel 100%, mas isso já trás as desvantagens que são conhecidas.

Abraço

Alguém vai controlar se eles colocam apenas 5%? [|)]

Já estou a ver é alguns gasolineiros a meterem oleos velhos para dentro dos tanques de combustivel para terem mais lucro nas vendas [|)]

citação:Originalmente colocada por Tonux

Há jazidas que ainda não estão a ser exploradas (mar de Timor) e atendendo a que outras possam ser descobertas, o petróleo não vai acabar tão cedo.
eheh.. essas jazidas do mar de Timor devem dar para 2 meses de procura mundial, se tanto.

Verdade, o probelma é que até agora ninguem se lembrou de contabilizar os 1.000 milhoes de habitantes chineses e os perto de 800 milhoes de Indianos que cada dia que passa mais consomem Petroleo...

O problema é cada dia que passa as descobertas de novas jazigas de Petroleo são cada vez menores e cada dia que passa estamos perto de atingirmos o Pico de uso do Petroleo temos é de inverter a situação mas ninguem quer inverte la já que cada dia que passa menos reservas temos...

Voltar
Superior