BMW 330d Vs CTR

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação: minha pergunta em relação ao Ibiza Cupra tem a ver com o seguinte:

- O Ibiza Cupra andará claramente mais do que o A3 SB 140 cv
- O Boxster 2.7 anda claramente mais do que o CTR

penso que sim...o ibiza é mais leve deverá obter melhores resultados...

em relação ao CTR e soubesses a qto chegas lá em cima sempre a acelerar desde cá de baixo no Boxster já te dizia se anda mais que o CTR ou não...;)

para teres uma noção, no meu civic 1600 stock, se vier da ponte e depois da curva a uns 50 em 2ª sempre a acelerar chego cá em cima quase a esgotar a 4ª, a us 180...penso que o CTR fará melhor...

no mesmo civic, se vier sempre a abrir desde cá de baixo entro a uns 160, e chego la em cima a esgotar 4ª a uns 190...basicamente se meto 5ª morre e perde velocidae (falta de binário), no entanto em 4ª não perde...

;);)[8D]

Esse Civic 1.6 tem quantos cavalos?
Vindo da ponte e passar dos 50km/h para os 180km/h até ao alto de Monsanto é algo de fabuloso, são 130km/h de diferencial :( grande máquina.

Ah assim sim...:)

Estamos a falar de um carro pra aí de 1990/1991, à boa moda antiga com baixo peso e uma boa cavalagem! ;)
Só dessa forma se poderá alcançar uma cifra tão elevada numa subida daquela dureza.

Eu já saí dessa curva pra subir a Duarte Pacheco, mas sem sar qualquer balanço, baixei de quarta pra terceira, e aquilo ligou logo o VTEC loool.Isto no 1.6 vti vtec do meu pai, quando ele me deu a liberdade pra dar uma volta. Eu que na altura n conhecia o sistema, não conhecia a sua sonoridade, nem o seu fulgor, fiquei abismado, com ligar repentino do grito metálico do motor, com a sensação de ter as costas coladas ao banco, e sensação de fazer uma subida íngreme com uma excelente aceleração, digamos que a terceira só se esgotou muito lá em cima, praticamente no topo. Felizmente não tinha pastelões a ocuparem a esquerda,um lá mto ao fundo, mal me viu, virou logo pra direita lol. O barulho era brutal.
Nem conseguia olhar bem pro velocimetro pois preocupei-me em ter sempre os olhos na estrada, pq tinha alguns carros e eu n conhecia bem o carro que conduzia.

Relativamente ao assunto do tópico, mesmo que o luís tivesse continuado numa recta,e n passasse para uma subida no despique com o BMW, no momento em que ele no CTR pusesse a sexta, o BMW não daria hípóteses e o ultrapassaria sem grande luta.;)

citação:Esse Civic 1.6 tem quantos cavalos?
Vindo da ponte e passar dos 50km/h para os 180km/h até ao alto de Monsanto é algo de fabuloso, são 130km/h de diferencial grande máquina.

pois...até esgotar a 4ª é realmente um bom motor...muito agradável!;) quando tiver o K800i e a rodagem feita (da troca das capas de biela) prometo que faço um vídeo nessa subida;);)

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação:Esse Civic 1.6 tem quantos cavalos?
Vindo da ponte e passar dos 50km/h para os 180km/h até ao alto de Monsanto é algo de fabuloso, são 130km/h de diferencial grande máquina.

pois...até esgotar a 4ª é realmente um bom motor...muito agradável!;) quando tiver o K800i e a rodagem feita (da troca das capas de biela) prometo que faço um vídeo nessa subida;);)

Agradecia! [B)]
Eu faço essa subida todos os dias e sei bem o que ela é...

Falar/escrever sobre estes comparativos tem uma certa piada. Melhor só fazê-los [8D].

Só por curiosidade:

CTR --------- VM 235 0-100 6.8 (depois do face-lift 6.6)
330d E90 ---- VM 250 0-100 6.7
Boxster 05 -- VM 256 0-100 6.2

Claro que destes 3 o CTR é aquele em que lá dentro se sente mais a velocidade e o BMW o que menos se sente...

Um aspecto a que ninguém se referiu neste tópico e que me parece relevante é o seguinte:

O BMW 330d tem 231 cv, 500 nm e cerca de 1.600 kg
O CTR tem 200 cv, 196 nm e cerca de 1.200 kg

Relação peso potência de 6.9 para o BMW e de 6 para o Honda
Relação peso binário de 3.2 para o BMW e de 6.1 para o Honda

A subir o Binário é muito relevante</u>

citação:Originalmente colocada por v7

Um aspecto a que ninguém se referiu neste tópico e que me parece relevante é o seguinte:

O BMW 330d tem 231 cv, 500 nm e cerca de 1.600 kg
O CTR tem 200 cv, 196 nm e cerca de 1.200 kg

Relação peso potência de 6.9 para o BMW e de 6 para o Honda
Relação peso binário de 3.2 para o BMW e de 6.1 para o Honda

A subir o Binário é muito relevante</u>

Muito bem visto. O que eu penso, suportado por numeros.

citação:Originalmente colocada por -

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

Sem querer tirar nenhum mérito merecido ao Porsche que o tem...é no minimo lisonjeiro estarmos sequer a comparar (e pelos vistos nalgumas coisas dá-lhe que fazer) um carro de 6mil cts. com um de 14mil cts.!!!!!

O mesmo já tinha dito para o BMW ;)

Estamos a comparar velocidade de ponta, pk de resto o tal carro de 6mil cts apanha na boca à grande e francesa ;)

Não...quando muito estamos a comparar acelerações ;)

Velocidades de ponta era preciso algum deles ao menos chegar lá, e pelo que foi descrito nem se tratou disso.

Quanto ao tal "resto" não sei o que é "apanhar na boca à grande e à francesa" mas eu também não daria esse dinheiro todo por ESSE carro [:p]

citação:Originalmente colocada por -

Exactemondo...

A comparação é descabida quando comparados os carros como um todo visto o 330d e Boxter serem de outras ligas. ;)

Todas as comparações são possíveis desde que tendo os pressupostos bem em mente e as diferenças do que estamos a comparar...mas podemos sempre tirar boas conclusões em relação a determinados pontos especificos.

Tanto que podemos comparar que o Luís abriu o tópico com A COMPARAÇÃO [:p]

Se é ou não de outras ligas, se é ou não desfavorável a determinado carro já não sei. Eu diria a principio que:

"epá, coitado do CTR, miserável carro de trolha [}:)] de alguém que não pode dar 14mil cts. por uma bela peça alemã a fumo de óleo...não se pode comparar que o CTR leva uma coça e tal"

Mas será que na realidade é mesmo assim?! Relembro mantendo-nos neste comparativo apenas do tópico ;)

O CTR é um belo automóvel, muito desportivo, que faz de forma eximia aquilo a que se propõe: ligar de forma muito rápida 2 pontos.

O único defeito que lhe encontro é o "feeling" e feedback da direcção. Vale bem até ao último cêntimo aquilo que custa (ou custava). Os 32/33 mil Euros eram muito bem aplicados nesta verdadeira "panela de pressão".

Mas qualquer um dos outros carros mencionados também são excelentes. O Boxster em concreto, o qual também conheço, também vale tudo o que custa, é um carro muito especial com o seu motor 6 cilindros boxer colocado centralmente. Ou seja conhecendo bem os dois parece-me natural e até justo que custe mais do dobro do CTR.

citação:Originalmente colocada por v7

O CTR é um belo automóvel, muito desportivo, que faz de forma eximia aquilo a que se propõe: ligar de forma muito rápida 2 pontos.

O único defeito que lhe encontro é o "feeling" e feedback da direcção. Vale bem até ao último cêntimo aquilo que custa (ou custava). Os 32/33 mil Euros eram muito bem aplicados nesta verdadeira "panela de pressão".</u>
Mas qualquer um dos outros carros mencionados também são excelentes. O Boxster em concreto, o qual também conheço, também vale tudo o que custa, é um carro muito especial com o seu motor 6 cilindros boxer colocado centralmente. Ou seja conhecendo bem os dois parece-me natural e até justo que custe mais do dobro do CTR.

Não diria melhor.
De cada vez que se passa as 6.000 parece que liberta vapor como uma panela que esteve a acumular.

Ainda quero ver o nov. Até já ouvi falar em 240 cv...[B)]

Penso que o novo virá com o mesmo motor. Com uma nova revisão (K20A?) para maiores performances, mas que por um outro lado terá de cumprir com mais apertadas normas anti-poluição...ou seja a potência vai manter-se nos mesmos números.

Se até aos números máximos, a curva de potência e binário se alteram para melhor ou não é que já não sei. Tal como não sei como vai ser a estratégia de equipamento/aburguesamento vs. conceito Type-R no novo modelo.

Mas se o peso aumentar muito, sabendo que o actual tem 1200kgs., e que (pela minha experiência) é um automóvel/motor muito sensível ao peso que carrega...não sei, não. Há que esperar para ver se somos surpreendidos ou não.

Aumentar de peso é certo que vai ! o 1.8 já pesa 1.273 kg, pelo que é facil prever um peso de 1.300 kg +/- para o novo CTR. Espero que aumentem a potência, porque no binário não vai ser possivel mexer muito e caso não tenha mais uns 20 cv vai, certamente, ser mais lento que o anterior.

Mas já o Type R de 1.6 e 185 cv era mais rápido em acelerações que o 2.0 de 200 cv não era ?

Li um artigo em que era mais ou menos ponto assente que o novo trás, pelo menos, 20CV extra...

Numa revista Espanhola, li a possibilidade de trazer 240cv...
A mim não e aborrecia mesmo nada...

O CTR é muito sensivel ao peso mesmo, concordo. Se o fizeram mais gordo têm mesmo que aumentar nas vitaminas, caso contrário vai arrastar-se.

Voltar
Superior