BMW MegaCity - i3

Um 114d e afins cumpre bem em cidade e sera sempre mais espaçoso e mais carro, estamos a falar de um segmento C, de qualidade superior, com mais espaço, mais autonomia e bem mais barato.
Um 114d cumpre bem em cidade?...Opá...olha que vem já aí a brigada ADC (AntiDieselCidade) e arrebenta contigo...[:)]

Agora a sério...Duvido que um série 1 seja mais espaçoso ou que tenha mais qualidade do que o i3...

O i3 é um seg B mas monovolume...Se comparares com outras marcas e com MCIs, verás que os monovolumes B oferecem espaço equivalente aos normais seg C e têm igualmente preços praticamente iguais...Tipo Ford B-Max/Focus ou Hyundai ix20/i30...

nao estou a ver alguem que procure potência e cavalos a virar-se para um citadino eléctrico de preco elevado. Mas as vendas dirão o seu sucesso...
Nesta fase todos os eléctricos têm um preço elevado...Porque haveria do i3 ser diferente?...

Mesmo assim, comparando com os 35k€ que á bem pouco tempo pediam pelo Leaf com 109cv, 160km de autonomia e 135 km de velocidade máxima, parece-me que o i3 é um grande salto na qualidade da oferta eléctrica...[;)]

O 114d foi falado nao por ser diesel mas sim por ser entrada de gama.

e o i3 com 3,85 metros e 200 litros de mala é um segmento C? Entao que dizer entao de um 207 por exemplo com 4 metros e 270 litros de mala? E um yaris que apenas com 3.88metros tem 285litros de mala?

um i3 esta muito mais próximo de um segmento a dique de outro qualquer, enquanto o serie 1 é claramente um C. O leaf tambem se aproxima do segmento C e se ja era caríssimo. Descer 2 segmentos e carregar ainda mais no preco nao me parece uma estratégia de sucesso para chegar a vendas que se vejam, mesmo sendo um premium.

Apanhei-o em Munique! =)

IMG_0113.jpg

O gajo é o rei dos semáforos, arrancou a abrir [:cool:]

O 114d foi falado nao por ser diesel mas sim por ser entrada de gama.

e o i3 com 3,85 metros e 200 litros de mala é um segmento C? Entao que dizer entao de um 207 por exemplo com 4 metros e 270 litros de mala? E um yaris que apenas com 3.88metros tem 285litros de mala?

um i3 esta muito mais próximo de um segmento a dique de outro qualquer, enquanto o serie 1 é claramente um C. O leaf tambem se aproxima do segmento C e se ja era caríssimo. Descer 2 segmentos e carregar ainda mais no preco nao me parece uma estratégia de sucesso para chegar a vendas que se vejam, mesmo sendo um premium.

A entrada da gama acho que é o 114i...

Eu não disse que o i3 era seg C...[:D]...Eu disse que era B...[;)]...A mala é de facto pequena mas parece-me que li algures que ele tinha 3.9x metros...mas mesmo que sejam os 3.85m eu acho que é seg B...Os seg A devem andar pelos 3.5/3.6m...apesar de terem uma mala nivelada pelo i3...

Pelas fotos e a confirmar pelas cotas de habitabilidade (não sei se já são conhecidas) parece ter mais espaço interior que o S1...Quanto ao Leaf acho que não há duvidas que é seg C...ou há?...:confused:...O que eu disse é que por norma, os monovolumes do seg B custam o mesmo que os normais seg C...daí a comparação da oferta e preço do Leaf quando saíu...

"Preocupas-te" de mais com as vendas dos eléctricos...[:D]...Penso que para já nenhuma marca os lança com objectivos nivelados com os MCIs...Eu hoje vejo um carro eléctrico como via os plasmas á 15 anos...Eram para quem podia e valorizava outros aspectos...

Edit: Já vi em bmw.pt e o comprimento oficial é de 3.999 metros...Quanto á habitabilidade é de facto inferior no i3 e acho que é só de 4 lugares...A mala não encontro dados...Onde viste 200L ?...

Última edição:
Pesquisei no Google por capacidade da mala do i3 e apareceu 200l em varias fontes. Mas parece que tem mesmo 4 metros, assim ja se podera enquadrar no segmento B.

Eu preocu-me com a venda dos eléctricos porque realmente gostaria que eles tivessem mais sucesso, e nao os vejo a seguir um caminho de sucesso.

comprar um segmento B por 35/40k? Quantas pessoas com 40k para gastar num carro pensam num segmento B? Eu gostaria de pensa num i3, mas onde esta a mínima racionalidade disso?

Insistes em chamar a isto um segmento B por causa de algumas medições genéricas. Este carro cria novos paradigmas em muita coisa, uma delas são mesmo os segmentos tradicionais.

A partir do momento em que tens um chassis em fibra de carbono, não o podes simplesmente comparar com um Yaris. As reviews iniciais apontam para um carro com uma ride quality muito boa, certamente muito acima de qualquer segmento B do mercado. O espaço interior também é enorme, ao nível de um Série 3, pelo que li. A mala tem 260 litros, mas ainda tens um compartimento debaixo do capot onde cabe mais tralha. E os materiais, dá para perceber nas fotos, apostam em madeira, revestimentos a pele, e outros pormenores que certamente não encontras nos segmentos B tradicionais.

Nada como esperar por testes mais exaustivos para ver o que o carro realmente vale. Esse argumento do "mede 4 metros por isso não vale esse dinheiro todo" não me parece muito pertinente.

Pesquisei no Google por capacidade da mala do i3 e apareceu 200l em varias fontes. Mas parece que tem mesmo 4 metros, assim ja se podera enquadrar no segmento B.
Tb acho que sim...B premium...talvez com alguns gadjets e tecnologia presente que não se vê no normal seg B...

Quanto custaria este i3 com o 1.6d ?...Tendo em conta que uma B-Max 1.6 tdci custa 23/24k, muito facilmente o i3 chegaria perto dos 30k ou até passava...o EV com o que tem de melhor e pior fica por mais 10k€...É para quem pode e gosta...

Eu preocu-me com a venda dos eléctricos porque realmente gostaria que eles tivessem mais sucesso, e nao os vejo a seguir um caminho de sucesso.

comprar um segmento B por 35/40k? Quantas pessoas com 40k para gastar num carro pensam num segmento B? Eu gostaria de pensa num i3, mas onde esta a mínima racionalidade disso?
Quantas pessoas deram 5000€ ou mais por um plasma 40" á 15 anos quando haviam por 1000€ crts fantásticos?...A racionalidade imperava nessas opções?...

Para já, e com algumas excepções, tens de ver os eléctricos como gadjet...útil na mesma, mas com noção de que há escolhas mais em conta e racionais...

Certamente vai custar menos dar 40k€ por um i3 aos potenciais compradores do que a nós comprar um qq seg B a gasolina...

O espaço interior também é enorme, ao nível de um Série 3, pelo que li. A mala tem 260 litros, mas ainda tens um compartimento debaixo do capot onde cabe mais tralha. E os materiais, dá para perceber nas fotos, apostam em madeira, revestimentos a pele, e outros pormenores que certamente não encontras nos segmentos B tradicionais.

Nada como esperar por testes mais exaustivos para ver o que o carro realmente vale. Esse argumento do "mede 4 metros por isso não vale esse dinheiro todo" não me parece muito pertinente.
Olha que não...estive a ver em bmw.pt e o i3 tem menos espaço do que o S1 (não é muita a diferença mas existe)...quanto mais do que o S3...Então atrás é pior...1.2m e 2 lugares...

Seja como for, parece-me sem duvida um bom produto...B premium de design retro e clean (admito que gosto[:D]) que se faz pagar pela marca, posição, tecnologia, novidade, etc...

Minha gente, por favor, a discussão do segmento em que este veículo se enquadra é praticamente irrelevante para esta nova geração de veículos. Como aqui alguém já referiu este automóvel representa uma mudança de paradigma no ramo e não é suposto fazer redundâncias como as que aqui se têm vindo a fazer.

Quanto ao preço... Bem, parece-me adequado, e isto porquê... Neste momento as marcas deparam-se com um dilema, criar algo simples e económico, como o ZOE, ou algo mais extravagante como o i3. Estes dois veículos têm potenciais clientes totalmente diferentes, sendo o do i3 bastante mais abastado (por assim dizer). Mas o potencial cliente do i3 não procura somente um automóvel eléctrico, ambiciona possuir um veículo exclusivo e futurista. Vejamos, quem se pode gabar de possuir um carro cuja estrutura é de fibra de carbono, ou até com um design, quer interior quer exterior) e soluções revolucionárias. Acreditem, no começo, o factor da mobilidade eléctrica nos automóveis eléctricos é o factor menos importantes e daí a aposta de marcas como a BMW com o i3 e a Nissan com o Leaf ser a mais adequada, uma vez que conseguem "disfarçar" o elevado preço da componente de transmissão eléctrica, apresentando e introduzindo no mercado novos conceitos. Já para o ZOE não prevejo muito sucesso, é um automóvel banal e CARO.

Por isso peço-vos, parem de fazer comparações ridículos com modelos como o S1 e afins.

Cumprimentos

Insistes em chamar a isto um segmento B por causa de algumas medições genéricas. Este carro cria novos paradigmas em muita coisa, uma delas são mesmo os segmentos tradicionais.

A partir do momento em que tens um chassis em fibra de carbono, não o podes simplesmente comparar com um Yaris. As reviews iniciais apontam para um carro com uma ride quality muito boa, certamente muito acima de qualquer segmento B do mercado. O espaço interior também é enorme, ao nível de um Série 3, pelo que li. A mala tem 260 litros, mas ainda tens um compartimento debaixo do capot onde cabe mais tralha. E os materiais, dá para perceber nas fotos, apostam em madeira, revestimentos a pele, e outros pormenores que certamente não encontras nos segmentos B tradicionais.

E não posso porquê? Não competem no mesmo segmento para as mesmas funções?

O A8 não é totalmente em alumínio (penso que ao contrário do S e do serie 7) e não compete com outros no mesmo segmento? O próprio A2 já era totalmente em alumínio, trouxe assim uma grande revolução nos clientes-tipo? A maioria nem saberá...

Que tem uma qualidade acima da média não duvido, mas não é isso que o fará mais funcional num mercado onde se insere o yaris, por exemplo, ou que criará um novo sub-segmento com base nos materiais usados.

Por isso peço-vos, parem de fazer comparações ridículos com modelos como o S1 e afins.
Não percebo...o Lotus no ultimo post não fez outra coisa senão comparar o i3 com o S3 e com o normal seg B e Tu gostas-te...[:D]...E agora pedes para parar-mos com as comparações...[:D]

Eu acho que as comparações são normais desde que, e como disseste e bem, tenhamos noção que é um produto revolucionário e diferente do que estamos habituados...

Não percebo...o Lotus no ultimo post não fez outra coisa senão comparar o i3 com o S3 e com o normal seg B e Tu gostas-te...[:D]...E agora pedes para parar-mos com as comparações...[:D]

Eu acho que as comparações são normais desde que, e como disseste e bem, tenhamos noção que é um produto revolucionário e diferente do que estamos habituados...

Eu gostei (concordei) em parte com o comentário dele, nomeadamente no que toca à mudança de paradigma.

Mas vá, adiante...

Cumprimentos

Eu gostei (concordei) em parte com o comentário dele, nomeadamente no que toca à mudança de paradigma.

Mas vá, adiante...

Cumprimentos

Qual é a mudança de paradigma face um já existente ampera no mercado, por exemplo?

O uso de novos materiais é em todos os componentes automóveis uma simples evolução, a diferença mais fracturante deste i3 é o modo propulsor, que nem é exclusivo, então o que traz de novo? Eventualmente uma evolução na eficiência usando materiais mais nobres/melhores. Isto é mudança de paradigma? Eu vejo como uma simples evolução...

Qual é a mudança de paradigma face um já existente ampera no mercado, por exemplo?

O uso de novos materiais é em todos os componentes automóveis uma simples evolução, a diferença mais fracturante deste i3 é o modo propulsor, que nem é exclusivo, então o que traz de novo? Eventualmente uma evolução na eficiência usando materiais mais nobres/melhores. Isto é mudança de paradigma? Eu vejo como uma simples evolução...

O Ampera?! Para mim o pior exemplo de um eléctrico que poderias ter aportado. Eléctrico de muito baixa autonomia (eu não estou a considerar o extensor, nem num caso nem no outro, por que me parece uma perfeita ilusão e nunca deveria ser equacionado a menos que extremamente eficiente, e não a consumir mais que um automóvel de combustão interna), extremamente pesado e um design cuja orientação é incerta.

Já apresentei os meus argumentos a favor do i3 e pareces querer ignorá-los. Para além disso já percebi a tua posição. Achas então então que um citadino com um preço relativamente acessível e as características do i3 não é digno de se intitular uma mudança de paradigma? Por acaso encontras as características do mesmo noutra criação? Parece-me que é só má vontade da tua parte e desde o momento que o comparaste com um 114d caíste completamente no ridículo, perdendo qualquer mérito em discursos subsequentes.

Olha que não...estive a ver em bmw.pt e o i3 tem menos espaço do que o S1 (não é muita a diferença mas existe)...quanto mais do que o S3...Então atrás é pior...1.2m e 2 lugares...

Seja como for, parece-me sem duvida um bom produto...B premium de design retro e clean (admito que gosto[:D]) que se faz pagar pela marca, posição, tecnologia, novidade, etc...

Tens valores de quotas de habitabilidade?

Eu vi esta informação em várias fontes, como esta: 2014 BMW i3: High-Tech Electric City Luxury "BMW says its advanced construction and design allow it to have the same interior space as a 3-Series."

Ou esta: The BMW i3 goes on sale mid 2014 with a base MSRP of $41,350 | TFLCar.com: Automotive News, Views and ReviewsThe Fast Lane Car: Auto News, Views, and Reviews "The BMW i3, a small electric vehicle that has a physical footprint similar to a BMW 1-Series; yet, has the interior space of a 3-Series".

E não posso porquê? Não competem no mesmo segmento para as mesmas funções?

O A8 não é totalmente em alumínio (penso que ao contrário do S e do serie 7) e não compete com outros no mesmo segmento? O próprio A2 já era totalmente em alumínio, trouxe assim uma grande revolução nos clientes-tipo? A maioria nem saberá...

Que tem uma qualidade acima da média não duvido, mas não é isso que o fará mais funcional num mercado onde se insere o yaris, por exemplo, ou que criará um novo sub-segmento com base nos materiais usados.

Para mim o i3 não é um segmento B, de todo. Não sei porque continuas a insistir que é.

É pequeno? Sim, mas isso acontece porque tem um packaging completamente diferente dos carros convencionais. Bastava meteres um típico motor de 6 cilindros a gasolina na frente que já tinhas de aumentar e muito o tamanho daquele capot.

Se o carro tem mais espaço interior que qualquer segmento B, tem muito melhor qualidade, tem suspensões superiores, tem motorizações superiores...então porque raio é um segmento B?

Mcabral,

Tiro algum tempo para apontar algumas das características que acho serem dignas de se salientar.

Rodas (pneu + jante) que beneficiam simultaneamente o conforto e eficiência;

Construção em fibra de carbono -> automóvel leve, especialmente considerando o tipo de transmissão em questão;

Desgin exterior e interior que privilegiam a comodidade, e visibilidade, isto porque a disposição dos elementos no interior contribui para uma percepção do seu espaço menos "claustrofóbica" que a de outros carros cujas medidas, no papel, dêem a aparência de ser mais espaçosos.

Propulsão eléctrica, com os benefícios e, infelizmente, para já, também as desvantagens que a mesma acarreta -> valores de prestações interessantes, como por exemplo nos 0-100.

Fico-me por aqui, certamente haverá algo mais a salientar, mas só futuros e intensivos testes o revelarão.

Cumprimentos

Tens valores de quotas de habitabilidade?

Eu vi esta informação em várias fontes, como esta: 2014 BMW i3: High-Tech Electric City Luxury "BMW says its advanced construction and design allow it to have the same interior space as a 3-Series."

Ou esta: The BMW i3 goes on sale mid 2014 with a base MSRP of $41,350 | TFLCar.com: Automotive News, Views and ReviewsThe Fast Lane Car: Auto News, Views, and Reviews "The BMW i3, a small electric vehicle that has a physical footprint similar to a BMW 1-Series; yet, has the interior space of a 3-Series".

Dados oficiais retirados de bmw.pt...

i3
i3.jpg

s1
s1.jpg

s3
s3.jpg

O i3 é claramente um seg B premium...o que não lhe retira o potencial que tem...

O Ampera?! Para mim o pior exemplo de um eléctrico que poderias ter aportado. Eléctrico de muito baixa autonomia (eu não estou a considerar o extensor, nem num caso nem no outro, por que me parece uma perfeita ilusão e nunca deveria ser equacionado a menos que extremamente eficiente, e não a consumir mais que um automóvel de combustão interna), extremamente pesado e um design cuja orientação é incerta.

Já apresentei os meus argumentos a favor do i3 e pareces querer ignorá-los. Para além disso já percebi a tua posição. Achas então então que um citadino com um preço relativamente acessível e as características do i3 não é digno de se intitular uma mudança de paradigma? Por acaso encontras as características do mesmo noutra criação? Parece-me que é só má vontade da tua parte e desde o momento que o comparaste com um 114d caíste completamente no ridículo, perdendo qualquer mérito em discursos subsequentes.

o i3 citadino com preco relativamente acessível?! :confused:[:D]

Ainda nao percebi bem onde esta a mudança de paradigma, mas sou todo ouvidos.

o i3 citadino com preco relativamente acessível?! :confused:[:D]

Ainda nao percebi bem onde esta a mudança de paradigma, mas sou todo ouvidos.

Referi acima alguns dos aspectos que penso fundamentarem a minha posição.

Quanto ao preço, e face àquilo que oferece, não me parece de todo despropositado. É a minha opinião.

Cumprimentos

Voltar
Superior