Já alguém aqui conduziu o i3 ?
Ontem fui fazer TD a um
É um carro "estranho", mas a minha única experiência com full eletric tinha sido um Twizzy, que nem é um carro é, é um quadriciclo..
É super fácil de conduzir, recupera muito bem em cidade (7.2s 0-100, limitado a 150), e quando regenera em travagem parece que o carro está a travar sozinho. É estranho, mas talvez seja um questão de hábito pelo que me disseram. Lá para o fim do TD já me estava a habituar a desacelerar de forma mais suave, sendo que para tal é necessário acelerar ligeiramente (estranho eu sei).
O comportamento é também ele estranho, o que não é de estranhar (passo a redundância) dado ser um carro curto (4m de comprimento, mais curto que um SEAT Ibiza actual por exemplo), e tendo jante 19" em pneu 155 "de bicicleta".
Tem uma condução super suave, ainda para mais depois de sair de um carro com motor "PD"
É duro qb (sentem-se os buracos claro), mas menos do que seria de esperar para jante 19". Ok, o perfil do pneu é pouco mais baixo que a típica medida 205/55 R16, portanto pode estar aí a razão.
Já disse que recupera muito bem, e é verdade. Dá um puxo que não deixa nada a desejar (é até mais rápido) face a um carro que testei recentemente que já se pode dizer que é rápido qb (Leon FR 1.8 TSi 180cv). Fazendo a conversão o i3 anuncia algo como 170cv segundo consta, sendo que é um carro leve (ainda para mais sendo eléctrico, cerca de 1300kg penso).
Como já devem ter percebido testei a versão normal, mas também lá tinham a versão com extensor (mais €5k a somar aos €38k da versão normal que testei).
Não me parece que a versão com extensor seja assim tão melhor... É €5k mais cara, mais pesado logo mais lento, e depois o motor térmico é apenas um gerador sendo que tem apenas 9l de capacidade... Ok dá mais autonomia, mas nada por aí além e se for preciso viajar vai ser sempre chato porque as baterias esgotam-se rapidamente (não é por acaso que está limitado a 150) e porque 9l em AE a 140 (supondo) se gastam num instante...
Eu acho o carro feio, mas percebo que para se estar "no futuro" é preciso arriscar mais e ter uma criatura que se destaque do restante parque automóvel e que, para quem o tem e conduz, seja um
statament.
Resumindo é um carro apenas para alguns... Mesmo para a maioria das pessoas que pode dar 40 ou 50k por um carro não dá... Autonomia e espaço (tem bastante espaço interior, mas só leva quatro pessoas e a mala é mínima) são as principais razões. Autonomia somando o factor "horas a carregar", no fundo a típica limitação deste tipo de carros.
Para mim, mesmo que tivesse €40k (I wish), pura e simplesmente não dava. Mas dará para outros, e espero que sim, até porque alguém tem de os ir comprando para este tipo de carros evoluir e descer de preço.