Bolsa e investimentos

Tenho ouvido falar em rateios de 10% ou até menos.

Mas o meu ultimo contacto com 2 gestor de conta, os pedidos de compra que tinham recebido eram... 0....

Por isso ainda n entendi bem de onde vem tanta informação de rateios a 10%.

Para esses valores n estou interessado, pedir 2K € de ações para ficar com 150 ou 200€ na vale o esforço.

Hoje um funcionário de um banco disse-me informalmente que só as ordens de subscrição que eles tinham recebido até 6a feira já excediam a tranche destinada ao público em geral. Isto, apenas num banco e apenas nos primeiros dias.

Eu era para subscrever qualquer coisa, mas prefiro não ter nenhuma ação, do que receber 10, porque com 10 ou 20 ações dificilmente recupero os custos de bolsa. Como também não faz parte do meu perfil dar ordens subscrição acima das minhas posses a contar com um rateio que pode não se verificar, vou ficar quieto.

Além disso o Governo para evitar um problema político como o do Royal Mail que valorizou 40% no primeiro dia contratou um grande banco de investimento que vai atuar como price maker nos primeiros 30 dias, pelo que não é de esperar grandes oscilações nos primeiros dias, será dificil haver oscilações superiores a 5% nesse período, assim quem achar que é um bom negócio sempre pode comprar no mercado nos primeiros dias.

Já agora acho uma perfeita estupidez os lotes mínimos não serem de pelo menos 100 ações, vai haver milhares de pessoas a dar 15 ou 20 euros em comissões para acabarem com 50 euros ações em carteira.

Última edição:
Já há dados concretos sobre a procura: 8,6 vezes até agora para o publico em geral.
Agora que há um ponto de referência vamos assistir a um disparo de ultima hora nas subscrições, ainda que com metade do rateio. Haverá também meia dúzia de malucos que deram as ordens pelo máximo com uns trocados no bolso e agora vão a correr corrigir as ordens, mas será uma minoria.

Além disso o Governo para evitar um problema político como o do Royal Mail que valorizou 40% no primeiro dia contratou um grande banco de investimento que vai atuar como price maker nos primeiros 30 dias, pelo que não é de esperar grandes oscilações nos primeiros dias, será dificil haver oscilações superiores a 5% nesse período, assim quem achar que é um bom negócio sempre pode comprar no mercado nos primeiros dias.

No Royal mail isso também aconteceu. Acontece aliás tipicamente em todas as operações semelhantes.

Talvez o rateio fique por 6% dado que os trabalhadores alhearam-se da operação e como tal a tranche deles vai para o público em geral.

Melhor para o Estado que não dá desconto nesse caso.

De resto pode acontecer como já disserem que durante o dia de hj - o ultimo para alterações ou revogações - mta gente tenha retirado ou diminuido a ordem de compra, surpreendidos com menor procura do que a publicitada. Claro que pode haver quem tenha decidido aguardar pela segunda fase.

Já agora acho uma perfeita estupidez os lotes mínimos não serem de pelo menos 100 ações, vai haver milhares de pessoas a dar 15 ou 20 euros em comissões para acabarem com 50 euros ações em carteira.

Também entrei nas da REN e foi uma miséria.....

Estou a ver quem vai ganhar com isto, estou......são os mesmos que se andam a queixar dos CTmais....e que nos levam o coiro dos impostos....são os mesmos que emprestaram ao estado e agora querem de volta a juros chorudos......

"CTT: [FONT=Arial,Arial][FONT=Arial,Arial]Pequenos investidores cancelam ordens sobre seis milhões de acções dos CTT. No último dia em que era possível revogar as ordens dadas junto dos intermediários financeiros, a Parpública revelou que foram canceladas intenções de compra sobre mais de seis milhões de títulos. Entre os trabalhadores registou-se um aumento da procura. "

Informação prestada pelo Big no dia de hj.
[/FONT]
[/FONT]

"CTT: Pequenos investidores cancelam ordens sobre seis milhões de acções dos CTT. No último dia em que era possível revogar as ordens dadas junto dos intermediários financeiros, a Parpública revelou que foram canceladas intenções de compra sobre mais de seis milhões de títulos. Entre os trabalhadores registou-se um aumento da procura. "

Informação prestada pelo Big no dia de hj.

Se tivessem garantido que cada investidor no minimo recebia 100 acções, independentemente do rateio, isso não aconteceria. Assim, acho que é lógico que quem estava a pensar adquirir 500 ou 1000 euros de acções cancele as ordens, porque a probabilidade era receberem 10 ou 20 ações e para isso vale mais estar quieto, porque pagam uns 10 euros para as adquirir, uns 10 para quando as quiserem vender e enquanto as mantiverem em carteira pagam mais uns 10 euros por trimestre de comissão de guarda. Só para recuperarem o valor das comissões as acções tinham que duplicar de valor...

Foi por essas razões que não entrei nos CTT.

Ia investir 1.000€, depois já me diziam para 2.000 ou 5.000€ em pedido por causa do rateio.
Para não haver confusões, pedi 0.

Pela net fora vê-se muitos casos de casais a pedirem 50.000 acções..... Se n houvesse rateio a sério, havia uns quantos suicídios. :sh)

Foi por essas razões que não entrei nos CTT.

Ia investir 1.000€, depois já me diziam para 2.000 ou 5.000€ em pedido por causa do rateio.
Para não haver confusões, pedi 0.

Pela net fora vê-se muitos casos de casais a pedirem 50.000 acções..... Se n houvesse rateio a sério, havia uns quantos suicídios. :sh)

Não era razão para suicídios. Bastaria vender o excesso no dia da abertura e pagar 2 diazitos de descoberto bancário até à data da liquidação física.

Tanto quanto sei a maioria dos bancos não está a aceitar ordens sobre valores que não existam na conta à ordem... Depois de todas as asneiras dos últimos 15 anos, tudo o que possa parecer crédito para comprar acções, é um tema sensível... [:D]

Quando fui à OPV da Martifer, lembro-me de ter que fazer uma ordem de compra de €127.000 ou algo assim.

Nem de perto nem de longe tinha algo semelhante na conta à ordem.
P.S. Fiquei com €400, loucura [:)]:sh)

Tanto quanto sei a maioria dos bancos não está a aceitar ordens sobre valores que não existam na conta à ordem... Depois de todas as asneiras dos últimos 15 anos, tudo o que possa parecer crédito para comprar acções, é um tema sensível... [:D]

Penso que a generalidade dos bancos limitou-se a cativar 10 ou 20% da ordem de compra.

Ai pela net há casos de pessoas a subscreverem o máximo sem terem dinheiro para isso.

lembro-me de umas quantas empresas privatizadas que afundaram logo depois da entrada em bolsa.

Que é a banca postal?

Há uns anos atrás tinha a ideia que os CTT era uma empresa sobre-dimensionada e cheia de gordurinhas que só sobrevivia por ser estatal.

Uma coisa que não percebo é, como é que os CTT vão cumprir o serviço publico que era até agora suportado pelo estado?
Como por exemplo, entregar uma carta no tu de judas por 40 centimos [:D]

[h=2]
Banco de Portugal dá luz verde ao Banco Postal
[/h]
Banco de Portugal dá luz verde ao Banco Postal | Económico

Vou experimentar uma nova modalidade - para mim - de gestão dos recursos financeiros familiares (meus e da minha mulher), através da gestão discricionária, neste momento em 2 bancos: Barclays e Banco Invest.
A razão é porque não tenho a mínima pachorra para olhar para os investimentos ao dia, ou à semana e os gajos dos bancos passam a vida a ligar.
Algum feedback? faço mal? Bem? Riscos? oportunidades?

Vou experimentar uma nova modalidade - para mim - de gestão dos recursos financeiros familiares (meus e da minha mulher), através da gestão discricionária, neste momento em 2 bancos: Barclays e Banco Invest.
A razão é porque não tenho a mínima pachorra para olhar para os investimentos ao dia, ou à semana e os gajos dos bancos passam a vida a ligar.
Algum feedback? faço mal? Bem? Riscos? oportunidades?

Por o dinheiro em gestão discricionária ou em fundos de investimento não é muito diferente... Grosso modo vais escolher um perfil mais conservador, ou mais agressivo e depois vão alocar o património por ti em fundos de investimento, em acções, obrigações e uma pequena parte em liquidez (depósitos)..

Pessoalmente não sou muito adepto, mais pelo controlo que perdes, do que propriamente porque ache que não fazem um bom trabalho tendo em conta aquilo a que se propõem. Como as carteiras de gestão discricionária têm sempre alguma exposição a risco de acções, não podes achar que é entregar o dinheiro e virar costas, porque se é verdade que neste momento estamos em pleno "bull market" e estamos numa fase óptima para ter exposição equilibrada aos mercados financeiros, também é verdade que os ciclos se invertem, e quando os mercados financeiros começarem a recuar, talvez seja melhor ideia aplicar os fundos em produtos de taxa fixa, porque mesmo nos perfis de investidor mais conservadores, nas carteiras de gestão discricionária, há sempre investimento em acções..

Voltar
Superior