mundano
Piloto do carago
Tenho ouvido falar em rateios de 10% ou até menos.
Mas o meu ultimo contacto com 2 gestor de conta, os pedidos de compra que tinham recebido eram... 0....
Por isso ainda n entendi bem de onde vem tanta informação de rateios a 10%.
Para esses valores n estou interessado, pedir 2K € de ações para ficar com 150 ou 200€ na vale o esforço.
Hoje um funcionário de um banco disse-me informalmente que só as ordens de subscrição que eles tinham recebido até 6a feira já excediam a tranche destinada ao público em geral. Isto, apenas num banco e apenas nos primeiros dias.
Eu era para subscrever qualquer coisa, mas prefiro não ter nenhuma ação, do que receber 10, porque com 10 ou 20 ações dificilmente recupero os custos de bolsa. Como também não faz parte do meu perfil dar ordens subscrição acima das minhas posses a contar com um rateio que pode não se verificar, vou ficar quieto.
Além disso o Governo para evitar um problema político como o do Royal Mail que valorizou 40% no primeiro dia contratou um grande banco de investimento que vai atuar como price maker nos primeiros 30 dias, pelo que não é de esperar grandes oscilações nos primeiros dias, será dificil haver oscilações superiores a 5% nesse período, assim quem achar que é um bom negócio sempre pode comprar no mercado nos primeiros dias.
Já agora acho uma perfeita estupidez os lotes mínimos não serem de pelo menos 100 ações, vai haver milhares de pessoas a dar 15 ou 20 euros em comissões para acabarem com 50 euros ações em carteira.
Última edição: