NoSalvation
New member
O Banco BIG é minimamente credível?
Neste tipo de bancos, qual é que recomendam por boa experiência?
Não conheço, não posso opinar. Utilizo o Banco Invest e não tenho nada a apontar.
Olá,
Neste momento gostava de destinar cerca de 3000€. Estava a pensar num investimento entre 1 a 5 anos.
Comecei por ver os depósitos a prazo, mas com taxas de 1% TANB não é de todo o que esperava.
Pensei depois num fundo de baixo risco ou em obrigações. Que é que vocês aconselham? No que toca aos fundos como acham que deva escolher aquele que se adequa mais a mim? Sinceramente, não estou muito dentro do assunto, para além disso existem milhares de opções. Quanto às obrigações, como é que se subscrevem as mesmas? Eu fui à área de investimentos do meu banco e não percebi muito bem a negociação das obrigações, aparentemente (e pelo que depois vim a confirmar através de uma breve pesquisa) também as obrigações se podem "passar". Eu pensei que se subscreviam e só se recuperava o dinheiro mais a taxa à data da maturação (sinceramente era o que preferia, para não haver complicações, mas não sei quais as opções neste trâmites).
Peço desculpa pelo testamento e mar de dúvidas.
Agradeço antecipadamente qualquer esclarecimento.
Cumprimentos
Há muitos produtos.
Mesmo nas obrigações tens várias de capital garantido e outras não.
Penso que deverás procurar algo de perfil conservador e com pouco ou nenhum risco.
Poderás eventualmente arriscar na taxa, ou seja fazer algo de capital garantido e arriscar um produto que tenha uma taxa baixa (tipo 1%) mas que possa pagara um cupão de 5 ou 6% se a empresa X ou Y tiver ganhos em bolsa. Há muita oferta de opções assim. Mas de facto confesso que não é fácil escrutinar as opções.
Dizem que a Caixa é uma boa gestora de fundos, pelo menos gabam-se de ter ganho essa distinção.
Recordo-me de ter visto no ano passado ESAF e BPI Gestão de Activos a gabarem-se no mesmo dia de serem os melhores segundo a Morningstar. E era verdade! Um foi eleito a melhor sociedade gestora de obrigações, e o outro a melhor sociedade gestora de acções.
Procurando bem, provavelmente encontras a Caixa como melhor gestora de fundos mistos, o banco da esquina como melhor gestor de fundos das Américas, etc, etc. Há sempre prémios para todos os gostos.
SilverArrow, muito obrigado pela pronta ajuda. O que pretendia, de facto, era algo com pouquíssimo ou mesmo nenhum risco, mas a escolha, como aliás referes, não está a ser nada fácil. Não sei bem como trabalham os bancos no que toca ao aconselhamento, será que posso solicitar-lhes este serviço? (Trabalho com o BCP).
Mais uma vez muito obrigado.
Cumprimentos