Bolsa e investimentos

Hoje consegui 60 dias a uns maravilhosos 1.25% nos leilões de depósitos a prazo do Best. Ainda por cima a licitação foi a rateio e só pude investir um terço do que licitei! Estou rico... [:D]
Se alguém souber de alguma coisa segura que dê uns 4-5% para ter algum rendimento nestes tempos conturbados nas bolsas, agradeço a info...

Acham que vamos ao tapete novamente?

Isto é apenas um "achismo" que vale o que vale... Mas acho que o crash não vai ser já... A correcção das ultimas semanas já foi suficientemente forte, os bancos centrais metem mais um bocado de lenha no assador e continua tudo feliz por uns tempos. Mas os investidores andam a ficar nervosos e a turbulência vai começar a aumentar, porque ninguém quer ser o ultimo a sair e ao mínimo alarme irá haver vendas a correr...

Agora que o Mundo parece uma panela de pressão parece... Há bolhas especulativas em todo o lado, desde os EUA, na Europa as obrigações estão a preços absolutamente malucos, ninguém no seu perfeito juízo emprestaria a um pais com as contas publicas como as nossas a taxas negativas, e a China é especialmente preocupante..

Só para dar um numero que mostra bem a dimensão do que ai vem, a China de 2011 para cá, está a gastar a cada 2 anos a mesma quantidade de cimento que os EUA gastaram em todo o século XX, estima-se que os EUA gastaram 4,5 gigatoneladas de cimento de 1901 até 2000, a China só de 2011 até 2013 gastou 6,6 gigatoneladas... Se pensarmos que o século XX foi o século de desenvolvimento dos EUA, em que construíram toda a sua rede de autoestradas, barragens, as cidades enormes que povoam todo o pais, etc.. etc.. etc.. A china em 2 anos gastou a mesma quantidade de cimento.. É algo inimaginável... Só no final de 2012, segundo os números oficiais que o regime vai admitindo, mas que podem ficar a dever muito à realidade, já havia cerca de 65 milhões de lares vazios, hoje sabe-se lá quantas serão.. Dá para ter uma percepção da bolha gigantesca que está a formar-se e que a este ritmo fará todas as bolhas imobiliárias do passado juntas parecer coisa pouca...

Isto é apenas um "achismo" que vale o que vale... Mas acho que o crash não vai ser já... A correcção das ultimas semanas já foi suficientemente forte, os bancos centrais metem mais um bocado de lenha no assador e continua tudo feliz por uns tempos. Mas os investidores andam a ficar nervosos e a turbulência vai começar a aumentar, porque ninguém quer ser o ultimo a sair e ao mínimo alarme irá haver vendas a correr...

Agora que o Mundo parece uma panela de pressão parece... Há bolhas especulativas em todo o lado, desde os EUA, na Europa as obrigações estão a preços absolutamente malucos, ninguém no seu perfeito juízo emprestaria a um pais com as contas publicas como as nossas a taxas negativas, e a China é especialmente preocupante..

Só para dar um numero que mostra bem a dimensão do que ai vem, a China de 2011 para cá, está a gastar a cada 2 anos a mesma quantidade de cimento que os EUA gastaram em todo o século XX, estima-se que os EUA gastaram 4,5 gigatoneladas de cimento de 1901 até 2000, a China só de 2011 até 2013 gastou 6,6 gigatoneladas... Se pensarmos que o século XX foi o século de desenvolvimento dos EUA, em que construíram toda a sua rede de autoestradas, barragens, as cidades enormes que povoam todo o pais, etc.. etc.. etc.. A china em 2 anos gastou a mesma quantidade de cimento.. É algo inimaginável... Só no final de 2012, segundo os números oficiais que o regime vai admitindo, mas que podem ficar a dever muito à realidade, já havia cerca de 65 milhões de lares vazios, hoje sabe-se lá quantas serão.. Dá para ter uma percepção da bolha gigantesca que está a formar-se e que a este ritmo fará todas as bolhas imobiliárias do passado juntas parecer coisa pouca...

Dados muito interessantes!!! Obrigado pela partilha.

Cumprimentos

Eu fiquei chateado, estava à espera de um crash, a coisa não crashou, e não comprei nada de jeito... estava com um GTC para Apple a 90 e não baixou dos 92, outra para JNJ a 90 e ficou pelos 94, mesma coisa na Altria, Aflac, etc...

Já não se fazem sell offs como antigamente :sh):sh)

Achas então que ao próximo fanico é para comprar?

Os EUA são um país diferente do nosso, com uma politica fiscal mais sensata e a caminho de melhorar ainda mais. Pode-se fazer muito dinheiro e pagar poucos impostos porque se redistribui a riqueza, pode-se fazer pouco dinheiro e pagar muitos impostos ou pode-se estar habituado a viver à conta do Estado e arranjar facilmente sarilhos por se confundir o país do capitalismo com a tugolandia.

Não me entendam mal, eles têm diversos problemas, mas são problemas originados pelos manuais e forma de pensar económica da escola clássica de Chicago e o seu neo-classicismo extremista radical. Mas, de tempos a tempos, chega lá um presidente com bom senso, normalmente Democrata (mas também tem havido alguns Republicanos) e dá uma volta nos malucos dos neos"liberais" e grupos de chá armados de estupidez natural e equilibra aquilo.

Os nossos problemas são mais graves, não temos Democratas na politica e nunca tivemos um politico com bom senso.

Mas hoje foi um dia fantástico para ir às compras, faz parte e hoje encontrei bastantes oportunidades, cheias de potencial.

Eu diria que neste caso é lobby... como não têm preço ou rentabilidade suficiente, inclui-se um novo imposto feito à medida para eliminar concorrência estrangeira. Muito bom, para um país que adora a globalização (mas quando lhe convém).

Distribuir riqueza? Não me parece. Relativamente à parte fiscal, nos EUA fugir aos impostos é crime e paga-se bem por isso, daí serem eficazes.
Depois, basta não haver direitos sociais que na Europa há (felizmente) para terem orçamentos mais folgados (para investir na "defesa")

existem PPRs com capital garantido? fui 'a CGD em Julho e não tinham nada.
Claro que existem... em quase todas as instituições bancárias e seguradoras.
Pode eventualmente haver uma outra instituição que não, sei do Popular que só me apresentou PPR com possibilidade de perda.
Já fiz perguntas sobre os PPR mas, talvez por este fórum ser muito utilizados por jovens, ainda não há muita malta a pensar nisso.

Quanto à CGD, apresentaram-me proposta com capital garantido!

Atenção que os PPR são fiscal e legalmente pertencentes às seguradoras, os bancos são apenas intermediários. Dirige-te directamente a elas mas, não deixes de falar com os bancos.

Edd :)

Caros,

Há séculos que acompanho este forum mas depois de ler este tópico decidi que tinha que me registar para dar a minha opinião sobre algumas questões aqui faladas. Em Portugal o nível médio de cultura financeira é ainda muito baixo e há muita falta de informação. Depois os bancos com os seus objetivos comerciais e falta de transparencia e atenção ao perfil dos clientes também ajudam à festa. querem o povo ignorante para vender o que mais lhes convem. Enfim.

Respondendo à pergunta do Fenicio31 os únicos produtos que, caso haja necessidade, podem ser transformados em dinheiro em 2 ou 3 dias são os fundos de investimento. Não tem taxa nem capital garantido e quanto mais voláteis (maior risco mas maior retorno) mais tempo de devem ter em carteira para evitar menos valias.

Os DPs e certificados de aforro enquanto as taxas na europa e nos EUA nao subirem nao sao produtos interessantes. Quanto aos estruturados ha de tudo, uns sao horriveis outros sao bastante interessantes. com 50K dá para constituir uma carteira bem diversificada.

abraços!

existem PPRs com capital garantido? fui 'a CGD em Julho e não tinham nada.

os PPR desde que perderam o benefício fiscal não são produtos interessantes. Não só os retornos sao medíocres como só podes ter acesso ao dinheiro quando te reformares ou em caso de desemprego de longa duração ou doença prolongada. Mesmo para justificares estes 2 ultimos cenários é um filme.

Se procuras produtos com taxa e capital fixo sugiro-te um seguro de capitalização. Pagam bem mais que os DPs. E nem sequer tens qq relação com o banco mas sim com a Seguradora. Ao contrário dos bancos é raríssimo veres uma seguradora falir. Assim de repente só me lembro da AIG.

El Confidencial: EDP Renováveis prepara entrada na bolsa de Espanha

A EDP Renováveis estará a preparar-se para criar uma nova filial de energias renováveis e cotá-la na bolsa espanhola nos primeiros dias de Outubro, noticia esta sexta-feira a publicação espanhola El Confidencial.

O El Confidencial noticia que a empresa portuguesa liderada por Manso Neto está a criar uma nova filial de energias renováveis com uma capacidade instalada de quase 1.000 megawatts e que prevê que entre na bolsa de Espanha no início de Outubro.

A operação estará a ser gerida pelo Citigroup e pelo UBS e deverá ser desenvolvida ao longo de Setembro, sendo que o objectivo é o de cotar a empresa na primeira semana de Outubro, adianta a mesma publicação.

A oferta pública inicial que está a ser preparada deverá ser anunciada nos próximos dias. O "road show" deverá ser realizado a partir de 17 de Setembro e a fixação do preço deverá ocorrer a 1 de Outubro.

O El Confidencial adianta que o objectivo desta operação é financiar o plano de crescimento que inclui investimentos de 500 megawatts por ano até 2017.

A mesma publicação adianta ainda que a operação será feita com a condição de manter o controlo maioritário nas mãos do actual accionista de referência. Assim, a EDP Renováveis manterá 51% do capital da EDPR Yield.

Esta operação segue assim o "desfile da moda YieldCo", salienta o El Confidencial, realçando que têm sido várias as empresas com este estatuto a estrearem-se em bolsa, depois desta "moda" ter feito escola há dois anos em Wall Street. Em causa estão empresas de alto rendimento.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/el_confidencial_edp_renovaveis_prepara_entrada_na_bolsa_de_espanha.html

Claro que existem... em quase todas as instituições bancárias e seguradoras.
Pode eventualmente haver uma outra instituição que não, sei do Popular que só me apresentou PPR com possibilidade de perda.
Já fiz perguntas sobre os PPR mas, talvez por este fórum ser muito utilizados por jovens, ainda não há muita malta a pensar nisso.

Quanto à CGD, apresentaram-me proposta com capital garantido!

Atenção que os PPR são fiscal e legalmente pertencentes às seguradoras, os bancos são apenas intermediários. Dirige-te directamente a elas mas, não deixes de falar com os bancos.

e podes indicar-me esse produto PPR com capital garantido? penso que o balcao da CGD tem instruçoes para desincentivar a compra destes produtos pois inclusive ele mencionou subtilmente "ahh... nao temos nada.. e isto agora tá tudo com os chineses.. nao sei o que vao fazer daqui a dois anos.. ", como se nao houvesse regulador (sim, 'as vezes nao há). [:D]

Última edição:
Alguém me pode dar umas luzes de como funciona os impostos em Portugal sobre dividendos de acções de outros mercados, nomeadamente UK e US?

Alguém tem experiência em comprar em Portugal ações do SP500 ou FTSE? Tenho algum dinheiro parado em PT e literalmente não sei o que fazer com ele, taxas de juro a menos de 2% não obrigado, mas encontrar informações sobre impostos tem sido uma dor de cabeça.

Imaginemos um cenário real, para evitar dupla exposição ao mercado americano, dedicava-me apenas às melhores ações da UE (UK, FR e ALE), tipo Unilever, RDS, BP, HSBC, etc, mas onde encontrar informações sobre a quantidade de impostos a pagar e como declarar?

Última edição:
Bolsa e investimentos

US

IRS/IRC 28%
IRS/IRC USA 15%

Depois tens a comissão bancária. Vamos colocar 2%
Imposto de selo 4%

Basicamente, a mim limpam-me quase 45% dos dividendos US.

Última edição:
e podes indicar-me esse produto PPR com capital garantido? penso que o balcao da CGD tem instruçoes para desincentivar a compra destes produtos pois inclusive ele mencionou subtilmente "ahh... nao temos nada.. e isto agora tá tudo com os chineses.. nao sei o que vao fazer daqui a dois anos.. ", como se nao houvesse regulador (sim, 'as vezes nao há). [:D]
O que e deram é o "Leve" PPR.
Há na Fidelidade o seu equivalente e um alternativo... acho que o balcão escolhido da CGD não é talvez o melhor.

O que a CGD/Fidelidade têm é um dos PPR "Leve" em que a taxa de juros não é garantida! Ligeiramente diferente de não ter o capital garantido.
Quer com isso dizer que se investires 10 000€, aos 60 anos em vez de teres 14 000€ (p.e.) tens lá na mesma (apenas) os 10 000€ que investiste.

Para já, o melhor parece o Barclays.

Voltar
Superior