Bolsa e investimentos

Concordo contigo em tudo (tirando o facto desta ser a época mais gloriosa de sempre, continuo a achar que a nossa é sempre a melhor e a mais recente), e por isso sou um firme defensor da Amazon, Tesla, ou Uber (e dezenas de outras), empresas que vieram partir o mercado e têm um business model sustentado e sustentável. Mas se me dessem 50k para investir na Tesla ou na JNJ, eu apostaria na JNJ todos os dias! Até porque a JNJ me paga 3% e a subir para ~5% em 5 anos.

Nenhuma outra geração teve ou terá a hipótese de investir no inicio da era "robótica"; a nossa geração está no inicio do que será a grande era da eficiência e robotizaçao da sociedade. Nunca antes visto; estamos no inicio de uma nova forma de viver; está a terminar um grande ciclo e a começar outro ainda maior. Pouca gente vê isto.

Quanto ao investir os 50k: não ligo nada a dividendos, não me dizem nada. Eu procuro sempre investir em empresas que eu acho que vão superar largamente o mercado. E adoro este jogo.

RespectRequired.... Antes de mais acho de uma atroz inocência achares que estamos na época da nossa vida em que quem mais manda são os povos e menos os governos... A tecnologia trouxe novas ferramentas, mas também trouxe ferramentas muito mais poderosas aos governos para controlar e influenciar as pessoas.. Repara que a censura que era abominada há apenas 20 ou 30 anos atrás, agora é a norma entre as democracias. Quase todos os governos democráticos usando as mais variadas desculpas censuram partes da Internet, incluindo o governo Português... Outros fenómenos como a vigilância em massa, a devassa da vida privada que o avassalador cruzamento de dados permite, etc.. etc.. são outros fenómenos da actualidade que fazem o cenário descrito no livro 1984 parecer afinal um belo mundo para se viver, quando comparado com o nosso... E olhando para o tema do tópico, a forma como os governos retiraram a ligação do dinheiro a algo com valor intrínseco como o ouro, deu-lhes uma ferramenta de manipulação em massa incrível.. O estado social permite aos governos controlar ainda mais a vida das pessoas do que há apenas 70 anos conseguiam controlar com base no esforço de guerra.. etc.. etc.. etc...

Quanto à robótica, etc... As tentativas de prever o que seria o futuro mais distante, quando vistas mais à frente são sempre engraçadas... Como provavelmente será a tua, porque o futuro para lá do próximo par de decadas é absolutamente incerto, já que se fosse certo o que se vai inventar daqui a 20 ou 30 anos, inventava-se já.. Além disso a nossa visão tende a sobrevalorizar as mais recentes inovações do nosso tempo e naturalmente ignora em completo o que está por inventar...

Já agora, em jeito de curiosidade, deixo aqui umas imagens de alguém que como tu, há pouco mais de um século atrás se pôs a tentar adivinhar como seria a França no ano 2000, o que seria o futuro e o que seria importante: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:France_in_XXI_Century_(fiction)

Só espero que eles não tenham feito investimentos em bolsa com base no que acreditavam que ia ser o futuro... [:p]

Sempre terás crises, seja de uma coisa seja de outra. Poderes ter períodos anormalmente longos de crescimento mas haverá sempre um qualquer factor a afectar quer supply quer demand. Nem que sejam crises forçadas como esta do petróleo.

Desta forma não podes relacionar a bolha do dotcom com o subprime, uma coisa nada teve a ver com a outra excepto num factor... a ganância do ser humano. Todos querem enriquecer rápido demais e isso é que gera bolhas e crises. A irracionalidade do Mr. Market!

A próxima crise quando passarmos esta (se é que se confirma uma crise)? Crédito pessoal? Segurança social falida à escala mundial? Outra coisa qualquer... Mas se esquecemos a volatilidade do NAV e nos focarmos no longo prazo, e principalmente formos fazendo DCA (dollar cost averaging, como se traduz isto para Pt?) ao longo dos anos, daqui a 20, 30 ou 40 anos a coca cola provavelmente continuará por aí, tal como PG, Unilever, os comboios, 3M e a CAT, a Chevron/Exxom/Shell, a agua e eletricidade, etc. Agora será que daqui a 20 ou 30 anos ainda teremos Netflix ou Twitter ou Facebook? É pá, se calhar não... Talvez nem Google nem Apple...

Eu continuo a investir e a sorrir, "perdi" muito dinheiro em 2 dias, estou feliz porque o próximo drip vai sair mais barato :D.

Rasec, acho que estás a confundir duas coisas...

Se a tua estratégia é do tipo buy & hold e ir fazendo entradas ao longo do tempo, como é óbvio, as crise são apenas momentos bons para entrar, excepto quando o teu horizonte temporal para o investimento se começar a aproximar do fim, ai, nessa altura convém ter mais cuidado... Mas eu não te estou a dizer para mudares de estratégia, até porque me parece bastante coerente para uma estratégia de longo prazo..

Simplesmente estou a dizer, que na minha opinião, este intervencionismo todo tem feito mais mal do que bem..

Já ando algo afastado dos mercados há algum tempo.

Algum dia a bolha Chinesa havia de rebentar.

Não posso dizer que me incomode mto. Um modelo misto de comunismo/capitalismo em que o mercado não é livre tb não injecta nenhuma saude ao mercado financeiro.

O comité tentou fazer uma espécie de capitalismo popular como os EUA. Por isso, e pelas regras que o mercado tem por aquelas paragens é que o mercado não desce mais.

Por outro lado o intervencionismo do poder politico no mercado só podia dar mau resultado.

Três das medidas descabidas:

Exclusão da cotação de diversas cotadas.
Proibição de venda de accionistas de referência.
Bazuca de não sei quantos biliões para estabilização do mercado - dando preferência a "algumas" acções.

Mas a cereja no topo do bolo e completamente assassina foi ontem. Foi levantada a proibição dos fundos de pensões de entrarem no mercado de acções. Agora podem ter até 30% da carteira em acções. Já não bastava o investimento especulativo a dar bota agora tb querem levar abaixo o sistema de pensões. Enfim.

A queda do petroleo deve-se a outros factores, mas no geral beneficia os países não produtores que é o nosso caso.

Mas como somos uma pequena economia aberta levamos por todos os lados.

Quanto ao efeito das crises no nosso pais e com mais enfoque na nossa bolsa será interessante ponderar que nos ultimos anos, boa parte do investimento estrangeiro veio precisamente de economias que estão a ser severamente afectadas - China e Angola. Pode ser que desatem a vender e se consigam encontrar boas oportunidades de compra[:D]. Estou obviamente 100% liquido.

Correcção? Qual a tua interpretação para tal ? Juntas mais 5% à tua correcção de 15% e já entramos em modo Bear. ;)

Ainda está tudo de férias, lá para Setembro já teremos uma ideia mais clara do que aí vem.
15% desde all time high.

O sell off hoje vai ser brutal... O dia ainda nem começou e o Dow já caiu mais de 500 pontos.

Sim, hoje as quedas são brutais.
Se continuarem nesta ordem de grandeza...a somar ao que já caiu nas últimas 2-3 semanas não serão necessários muitos dias para o estrago ser bem grande!

RespectRequired.... Antes de mais acho de uma atroz inocência achares que estamos na época da nossa vida em que quem mais manda são os povos e menos os governos... A tecnologia trouxe novas ferramentas, mas também trouxe ferramentas muito mais poderosas aos governos (...)

Nunca disse que estávamos "na epoca da nossa vida"...
Nunca disse que "quem mais manda são os povos e menos os governos".

Aconselho-te a reler o que disse. É que nem está sujeito a interpretação. Está mesmo directo; Só por maldade é que alguém deturpa algo tão claro.

Vou facilitar-te o trabalho com um quote do meu post:

Há muitas diferenças e muitas razões para que esta seja a época mais incrível de sempre, mas a principal é: internet.
O conhecimento está disponível para "todos", estamos todos ligados e o futuro pode surgir de qualquer um. Os governos cada vez mandam menos e o povo cada vez "pesa" e "manda" mais.

Quanto ao resto, é por isso que evito dar a minha opinião por aqui: depois da-me muito trabalho "provar"/explicar aqui de alguma forma que tenho razão. O que não me leva a lado nenhum, nem leva ninguém a lado nenhum. Não tenho o mais ínfimo interesse em que alguém acredite naquilo que digo, até é bom que não acreditem. [;)]

E quando o dia estava em cheio com o Dow a perder 1000 pontos e a Apple abaixo dos $92 os bulls entraram a comprar o dip em força e o dia nem está muito mau. Volatilidade bruta!

Nunca disse que estávamos "na epoca da nossa vida"...
Nunca disse que "quem mais manda são os povos e menos os governos".

Aconselho-te a reler o que disse. É que nem está sujeito a interpretação. Está mesmo directo; Só por maldade é que alguém deturpa algo tão claro.

Vou facilitar-te o trabalho com um quote do meu post:

Quanto ao resto, é por isso que evito dar a minha opinião por aqui: depois da-me muito trabalho "provar"/explicar aqui de alguma forma que tenho razão. O que não me leva a lado nenhum, nem leva ninguém a lado nenhum. Não tenho o mais ínfimo interesse em que alguém acredite naquilo que digo, até é bom que não acreditem. [;)]

Não quero que mudes de opinião... Nem quero ter razão ou deixar de ter.. Tu deste a tua opinião, eu disse o que acho...

Tu achas que a Internet trouxe mais poder aos povos, eu acho que trouxe novas ferramentas de controlo que nos tornam cada vez mais manietaveis... São opiniões...

Os EUA são um país diferente do nosso, com uma politica fiscal mais sensata e a caminho de melhorar ainda mais. Pode-se fazer muito dinheiro e pagar poucos impostos porque se redistribui a riqueza, pode-se fazer pouco dinheiro e pagar muitos impostos ou pode-se estar habituado a viver à conta do Estado e arranjar facilmente sarilhos por se confundir o país do capitalismo com a tugolandia.

Não me entendam mal, eles têm diversos problemas, mas são problemas originados pelos manuais e forma de pensar económica da escola clássica de Chicago e o seu neo-classicismo extremista radical. Mas, de tempos a tempos, chega lá um presidente com bom senso, normalmente Democrata (mas também tem havido alguns Republicanos) e dá uma volta nos malucos dos neos"liberais" e grupos de chá armados de estupidez natural e equilibra aquilo.

Os nossos problemas são mais graves, não temos Democratas na politica e nunca tivemos um politico com bom senso.

Mas hoje foi um dia fantástico para ir às compras, faz parte e hoje encontrei bastantes oportunidades, cheias de potencial.

[:p]

ht_end_of_world_meme_futurama_ss_thg-121220_ssh.jpg

Quando um tipo pensa que já viu tudo...[:)]

A conta da Peste foi hackada

Postar no tópico da bolsa e a dizer bem da política fiscal dos estados unidos, a mesma em que permite ao Warren Buffet paga menos impostos (%) que a secretária.

O que virá a seguir ? Fotos em pelota ? Imagens sadomaso com o marido mascarado de PPC a levar com o chicote ?

Só Deus sabe.

There are more things in heaven and earth, Horatio, Than are dreamt of in your philosophy.

Mesmo com todos os problemas do sistema fiscal Americano, ainda assim consegue ser melhor do que o nosso.

Voltar
Superior