Bolsa e investimentos

"Excelentes. Espectaculares. Simply the BESt". Estas foram algumas das palavras usadas ontem pelos analistas para classificarem os resultados do primeiro semestre do Banco Espírito Santo. A Lisbon Brokers e o Citigroup subiram o preço-alvo dos títulos para 20 euros, atribuindo ao banco uma avaliação de 10 mil milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

"Excelentes. Espectaculares. Simply the BESt". Estas foram algumas das palavras usadas ontem pelos analistas para classificarem os resultados do primeiro semestre do Banco Espírito Santo. A Lisbon Brokers e o Citigroup subiram o preço-alvo dos títulos para 20 euros, atribuindo ao banco uma avaliação de 10 mil milhões de euros.

E o banco liderado por Ricardo Salgado não está muito longe de integrar o clube restrito de cotadas portuguesas cujo valor de mercado é composto por 11 dígitos. Apenas os três pesos pesados - EDP, BCP e Portugal Telecom - valem mais de 10 mil milhões, um nível que Paulo Teixeira Pinto, quando lançou a oferta pública de aquisição do BPI, chamou de "linha da vida".

O presidente do BCP considerou que só as cotadas acima deste valor estão mais protegidas de uma OPA hostil, mas esta não é uma preocupação de Ricardo Salgado, que tem visto o mercado premiar a sua estratégia de crescimento orgânica, que tem originado um forte aumento dos resultados.

Na quarta-feira o BES anunciou um crescimento de 83% nos lucros do primeiro semestre para um valor que superou largamente as estimativas dos analistas. A reacção em bolsa foi positiva, com as acções a atingirem o valor mais elevado de sempre nos 17,98 euros (no final acompanharam o sector, com uma queda de 0,58%), a que corresponde um valor de mercado de 8,99 mil milhões de euros. Há um ano, o BES estava avaliado em bolsa nos 5,79 mil milhões de euros, um valor que progrediu em 55% até hoje.

e eu que ate sou do benfica vejo tudo verde alface [:D]

vou tar atento ao bcp, se comprar é só após dia 7 de Agosto

ai esta uma coisa em que tenho pensado nos últimos dias... será que valerá a pena investir antes ou depois da AG??!! faltam 10 dias para a AG, nos prox 6 dias s a tendência for a mesma das ultimas sessões em que tem sido uma queda abrupta no valor das acções... vou estar quieto no meu poleiro... se estabilizarem por volta dos 3,25 / 3,50 comprarei de certeza o mais que puder...

ja agora gostaria de saber as "sabias" opinioes dos nossos bolsistas ao AH :)

um abraço e um bom fim de semana cheio de negócios

Não sou sábio mas acho q se deve esperar até uns 5 dias após a AG para ver para onde o BCP cái. A razão é simples. A procura q se verificou até certa altura (mais exactamente até à data em q as acções ainda davam para estar representadas na AG) já terminou e o efeito foi a forte descida.

Por isso é possivel q dps da AG quem comprou só para ter mais poder na AG venda as acções provocando nova forte descida.

Do site da caixagest, nesse fundo renda mensal reza assim:

Tipo de Fundo: Fundo aberto de Obrigações Taxa Indexada Euro.

Do prospecto, na parte 1.5 Características especiais do Fundo:

Risco de crédito - risco de investir em activos com risco de crédito nomeadamente, risco de descida das cotações devido à degradação da qualidade de crédito do emitente dos activos, risco associado à possibilidade de ocorrer incumprimento por parte dos emitentes dos activos;

Pois é... O risco associado ao incumprimento é cada vez maior. Basta ver o que está a acontecer, principalmente nos EUA. Problemas sérios nos subprime, bancos incapazes de vender creditos concedidos para financiar LBO. Finalmente há noção que existe muito crédito de má qualidade que era vendido como optimo [;)]

Como reflexo de muitas destas situações, é normal o mercado obrigacionista estar a descer.

mas isto era um fundo considerado de risco 1 e o fundo acções do oriente risco 4 e está-me a rentabilizar mais do que este fundo renda mensal, já fui ao banco e disseram-me q era passageiro e que iria voltar ao normal dentro d epouco tempo, bastava apenas o BCE aumentar um pouco a taxa que voltava ao normal.

Acho um bocado esquesito 2 consultaras terem posto o price-target nos €20 e, logo a seguir, o título começa a cair e hoje baixa mesmo dos €17 [:D]

mas isto era um fundo considerado de risco 1 e o fundo acções do oriente risco 4 e está-me a rentabilizar mais do que este fundo renda mensal, já fui ao banco e disseram-me q era passageiro e que iria voltar ao normal dentro d epouco tempo, bastava apenas o BCE aumentar um pouco a taxa que voltava ao normal.

A classe de risco não tem (quase) nada a ver com a rentabilidade.

Ter risco 1 quer dizer que a volatilidade (para simplificar, os desvios da cotação em relação a um valor médio) é baixa. Um fundo de obrigações tem sempre um risco baixo dado que as variações das cotações são sempre muito pequenas, quer para cima, quer para baixo.

Os fundos de alto risco são normalmente fundos de acções, como esse oriental. Esse alto risco obviamente traz consigo expectativas de rentabilidades altas. Se assim não fosse, não valeria a pena assumir um risco tão grande por uma rentabilidade tão pequena. O alto risco quer dizer que hoje pode subir 2%, amanha perder 4%, depois subir 5%, depois subir mais 1%, depois descer 1%, etc etc etc.

Num fundo de obrigações, hoje sobe 0,05%, amanhã desce 0,02%..... Ter risco baixo não implica que não haja perdas. Apenas quer dizer que as perdas serão normalmente baixas.

Quanto à subida de juros e a estabilização do fundo, acho isso um pouco como uma faca de dois gumes. Se o juro sobe, a taxa das obrigações novas também irá subir. No entanto, se a empresa que emite as obrigações tiver grandes quantias em empréstimos bancários, os encargos com juros também irão subir (além dos juros das obrigações). Havendo mais encargos financeiros aumenta o risco de incumprimento das obrigações o que pode causar uma desvalorização destas no mercado.

Na minha humilde opinião, o mercado de dívida tem problemas graves neste momento, não sendo aconselhável apostar em obrigações, p.ex..

É claro que o problema pode continuar a ter consequencias apenas ligeiras durante muito tempo. É o problema das bolhas: não se sabe se rebenta hoje ou daqui a 1 ou 2 anos.

cumps

BES
bes.jpg

Voltar
Superior