Bolsa e investimentos

Não se esqueçam é de reduzir a exposição às plataformas de empréstimos P2P (raize, mintos, etc).

Non-performing loans vão aumentar nos próximos tempos.

Na Mintos e em outras P2P muitos dos loans têm collateral de carros ou imobiliário. Sendo investimentos de risco estes sáo os que melhor se vão aguentar - em comparação com Personal Loans ou mesmo Business Loans.

Futuros do SP500 foram ao low limit (2393.50) durante a sessão nocturna.
A turbulência está forte.
Oil WTI praticamente a 26 USD

Penso que a primeira atitude do governo Inglês não seria a pior, isto se os hospitais não colapsassem.
Deixar a economia tranquila e deixar morrer quem tem de morrer com este virus. Mas, com os hospitais a rebentar e os medicos a diminuir, todos os outros também morrem.

Mas parar a economia como se de uma guerra se tratasse, vai matar muita gente tambem. Numa guerra morrem milhões, velhos mas também novos e saudáveis. A economia parada vai matar mais jovens (com dividas) do que velhos (já reformados e com
a vida feita).

Quem acredita nisto?
Onde querem apostar as vossas fichas?
Boas empresas com clientes sem dinheiro, também não valem grande coisa!
Confesso que ainda não sei o que fazer a partir de agora, mas vou decidir ainda esta semana. Neste momento está tudo vendido, mas num cenário destes, onde os países vão desvalorizar as moedas como nunca, duvido que ter liquidez (euros e dólares) seja a melhor aposta.

Na minha modesta opinião agora não é altura para investir onde quer que seja, o ideal agora é ter o máximo de liquidez possível para enfrentar o longo periodo de estagnação que aí vem.
Já todos sabemos que isto ainda vai ficar pior antes que melhore, a altura ideal para investir vai ser quando se começar a ver luz ao fundo do túnel...

E continua a descer.
Há uma corrida por liquidez, é isso?!

Se hover uma crise de liquidez vai haver uma crise de crédito?

Lê os meus dois posts mais acima e o do tópico do Bitcoin.

Resumindo, sim, as pessoas precisam de moeda para comprar bens para a sua sobrevivência. Até aqui é claro.

Agora as duvidas:

o que vai acontecer quando o dinheiro destas pessoas acabar? anarquia? roubos? pilhagens? roubar e assaltar os ricos e os supermercados? caos.
e quem tem um pé de meia?
e quando os bancos falirem?
e quando se desvalorizar as moedas para níveis históricos, com a impressão de nova moeda para linhas de crédito, num país já carregado de dividas?

Tempos difíceis exigem decisões ainda mais sábias.
Dinheiro todo em liquidez parece-me ser parvoíce porque há activos que vão valorizar muito nesta crise.

Última edição:
Penso que a primeira atitude do governo Inglês não seria a pior, isto se os hospitais não colapsassem.
Deixar a economia tranquila e deixar morrer quem tem de morrer com este virus. Mas, com os hospitais a rebentar e os medicos a diminuir, todos os outros também morrem.

Mas parar a economia como se de uma guerra se tratasse, vai matar muita gente tambem. Numa guerra morrem milhões, velhos mas também novos e saudáveis. A economia parada vai matar mais jovens (com dividas) do que velhos (já reformados e com
a vida feita).

Portanto, qual o mal menor?
Neste momento, tenho os meus activos (bolsa) todos vendidos. Saí com cerca de 100% de ganho na posicao global. Mas, comeco a pensar se confio mais numa boa empresa ou nos politicos.
Ter euros/dólares é acreditar que os politicos não vão fazer *****. É acreditar que os bancos não vao falir, é acreditar que não se vai imprimir dinheiro novo, é acreditar que não se vai fazer asneiras com o Euro/Dólar.

Quem acredita nisto?
Onde querem apostar as vossas fichas?
Boas empresas com clientes sem dinheiro, também não valem grande coisa!
Confesso que ainda não sei o que fazer a partir de agora, mas vou decidir ainda esta semana. Neste momento está tudo vendido, mas num cenário destes, onde os países vão desvalorizar as moedas como nunca, duvido que ter liquidez (euros e dólares) seja a melhor aposta.

Ou seja, seleção natural. Aqueles a quem a natureza agraciou com um sistema imunitário forte sobrevivem, os outros, azar...
Para isso mais valia não ter passado das cavernas.

Resumindo, sim, as pessoas precisam de moeda para comprar bens para a sua sobrevivência. Até aqui é claro.

Agora as duvidas:

o que vai acontecer quando o dinheiro destas pessoas acabar? anarquia? roubos? pilhagens? roubar e assaltar os ricos e os supermercados? caos.
e quando se desvalorizar as moedas para níveis históricos, com a impressão de nova moeda para linhas de crédito, num país já carregado de dividas?

Dinheiro todo em liquidez parece-me ser parvoíce porque há activos que vão valorizar muito nesta crise.

Os activos só valorizam se houver um "greater fool" a pagar mais por eles do que o que tu pagaste. Seja imobiliário ou stocks, gold ou álcool gel / papel higiénico.

Agora as duvidas:

A pergunta era mais retórica

Não acredto nesses cenários catastrofistas. Isto não é a A Purga.

Os activos só valorizam se houver um "greater fool" a pagar mais por eles do que o que tu pagaste. Seja imobiliário ou stocks, gold ou álcool gel / papel higiénico.

Chama-lhe o que quiseres.
Se adivinhares onde o dinheiro vai estar, vais ganhar.
Qual é o melhor activo numa crise destas? Ter euros, ter dólares, ou ter ações de uma grande farmacêutica ou de uma grande empresa alimentar, por exemplo?

Imagina que chegas à conclusão que será uma empresa alimentar o melhor activo. E se for decretado preços máximos, ou uma requisição civil?

Última edição:
A pergunta era mais retórica

Não acredto nesses cenários catastrofistas. Isto não é a A Purga.

Eu também não acreditaria em cenarios desses se eu visse uma solução. Vês alguma? Partilha pf.
Explica-me como é que a maioria das pessoas completamente endividadas e sem dinheiro, vão sobreviver meses sem rendimentos?
Porque mesmo que a vacina apareça já amanhã, o desemprego de milhões é inevitável.

E quando isto tudo passar, quem achas que vai sofrer um aumento de impostos para pagar esta crise toda?
Só paga quem tem.

Última edição:
Na Mintos e em outras P2P muitos dos loans têm collateral de carros ou imobiliário. Sendo investimentos de risco estes sáo os que melhor se vão aguentar - em comparação com Personal Loans ou mesmo Business Loans.
O colateral está registado a favor de quem? Onde está o bem (fisicamente)? Não fui procurar, mas qual será a percentagem desses empréstimos com colateral na carteira desses P2P?
Quem empresta quer liquidez ou ativos desvalorizados?

Vamos lá ver como estas plataformas se irão safar.

Na Mintos tens diversos Loan Originators (LO) e tens vários filtros - onde podes escolher o tipo de emprestimo que pretendes, duração, país , LTV entre outros.
É a plataforma mais madura, ainda que invista em outras P2P é nesta que tenho a maioria do capital investido.

Claro se um LO for a falência então a Mintos tem claim sobre os créditos pendentes. Se a Mintos for a falência será mais complicado, mas o LO tem sempre de pagar a ti o que pediu emprestado.

Já aconteceu LO irem à falência e no geral a Mintos teve uma abordagem assertiva e contínua, ainda que possam apontar falhas na rapidez de comunicação - caso da Aforti.

Claro é tudo uma incógnita, depende do grau de risco que toleras. Eu posso dizer que abriu-se uma época de saldos e eu aproveitei para comprar, reforcei em 20% a minha posição na Mintos.

Porra... estou pior que urso! [8b] :sh)
Estive para retirar grande parte dos meus fundos há 2 ou 3 semanas, não o fiz porque não estava a ter tempo para depois o voltar aplicar e agora bem me lixei. Está tudo no vermelho e em grande.
É esperar que no meio desta desgraça toda a coisa recupere. [8b]

Edd :)

Voltar
Superior