Bolsa e investimentos

Se o BCP não tivesse a regra estupida de ter o máximo diário de 7000 eur de transferência online tb reforçaria… Já agora um aparte, dado que quando estava na Holanda não havia limites diários tão baixos! Não sei se os outra bancos portugueses são assim tb.

Dos que conheço são.

Por acaso investi 10K e fiz a transferência no multibanco exatamente por essa razão, investi quando estava no pico já sabia que ia fazer aquilo cair..

Viva uma pergunta,

Qual a corretora com que trabalham e porquê?

Não se trata de saber qual a melhor, mas sim ter outros pontos de vista sobre quem investe onde?

Eu uso a XTB pela diversificada e a DeGiro pelas "baixas" comissões... Se estou satisfeito? Sim, mas queria outros pontos de vista.
ActivoBank. Quando era mais novo usei outras corretoras a quem reconheço muitas qualidades, contudo, tenho filhos menores e tenho uma grande parte do meu património investido. Ter as poupanças em contas individuais (como muitas corretoras obrigam) estaria fora de hipótese e mesmo ter no estrangeiro, por conhecimento de casos concretos de outras pessoas, sei que depois é uma treta e ou é um facto conhecido de mais pessoas ou até pode acontecer ficar esse dinheiro abandonado caso acontecesse alguma coisa comigo e com a minha esposa.

Ao estar sedeado em Portugal, basta perguntarem ao BdP se há contas e o dinheiro será entregue a quem de direito.

Além disso, o preçário do Activo Bank é bastante competitivo para a realidade portuguesa. Todos os meses oferecem uma ordem de bolsa grátis (ou 2, ou 3 caso optem por um pacote de serviços integrados), as ordens restantes custam 5€ independentemente do valor. No meu caso, em média faço um reforço por mês, pelo que se enquadra perfeitamente no meu perfil de investidores, esporadicamente faço mais algumas ordens, mas mesmo aí 5€ não é nenhuma fortuna.

E quanto pagas por guarda dos títulos? Já reparaste nesse pormaior?
Honestamente, nada de especial. Seriam 36€/ano, ou seja, uma ida ao McDonald's com os miúdos, um mês de SportTV, uma garrafa de vinho num restaurante... Dinheiro é dinheiro, mas não é uma quantia relevante para mudar a minha decisão.

Além disso, no meu caso concreto, como já expliquei, ter quantias significativas no estrangeiro não fazia sentido, as alternativas que tinha no passado para manter o dinheiro em Portugal e não ser excessivamente roubado em comissões implicava manter-me afastado dos ETF'S, com o preçário atual do ActivoBank já não preciso de pensar assim, e só ao mudar alguns fundos do SP500, com TER de 0,6% para ETF's com TER de 0,07%, bastam apenas 6793€ para já compensar a comissão de gestão de conta.

De qualquer forma, acabei por ponderar outros serviços e subscrevi um dos planos de conta deles e fiquei isento de guarda de títulos.

Como é que eu faço isto, não é conselho para ninguém porque cada um sabe de si!

Tenho tudo em meu nome, a mulher tem acesso aos códigos todos e sabe onde está tudo em todo o momento. Quando os putos forem maiores e responsáveis passo para eles a sua parte, até lá, faço eu a gestão e tudo em conjunto.

O mundo não começou ontem, 0,6% é um quarto do que até há relativamente poucos anos conseguias em qualquer banco português para investir no mercado americano.

Quanto ao resto, eu não ando à procura de ser rico, mas definitivamente procuro que nem eu, nem os meus filhos sejam pobres. Por isso tenho de ter atenção aos custos, que naturalmente pesam na rentabilidade a longo prazo, mas também tenho de pensar nos riscos, porque é fácil pensar que as coisas não acontecem, até acontecerem.

Honestamente, nada de especial. Seriam 36€/ano, ou seja, uma ida ao McDonald's com os miúdos, um mês de SportTV, uma garrafa de vinho num restaurante... Dinheiro é dinheiro, mas não é uma quantia relevante para mudar a minha decisão.

Além disso, no meu caso concreto, como já expliquei, ter quantias significativas no estrangeiro não fazia sentido, as alternativas que tinha no passado para manter o dinheiro em Portugal e não ser excessivamente roubado em comissões implicava manter-me afastado dos ETF'S, com o preçário atual do ActivoBank já não preciso de pensar assim, e só ao mudar alguns fundos do SP500, com TER de 0,6% para ETF's com TER de 0,07%, bastam apenas 6793€ para já compensar a comissão de gestão de conta.

De qualquer forma, acabei por ponderar outros serviços e subscrevi um dos planos de conta deles e fiquei isento de guarda de títulos.

Tambem investo num banco, no caso no Banco Invest, tambem não tem guarda de titulos.

Como é que eu faço isto, não é conselho para ninguém porque cada um sabe de si!

Tenho tudo em meu nome, a mulher tem acesso aos códigos todos e sabe onde está tudo em todo o momento. Quando os putos forem maiores e responsáveis passo para eles a sua parte, até lá, faço eu a gestão e tudo em conjunto.

Essa é a melhor maneira de o fazer, agora fala-se muito em fazer uma conta para os filhos e colocar lá o dinheiro o que é um erro a todos os niveis.

Pagas comissão nos recebimentos de dividendos?

Não tens conta numa trader no estrangeiro porque tens receio do processo de uma eventual habilitação de herdeiros? Só por isso?

Pagas comissão nos recebimentos de dividendos?

Não tens conta numa trader no estrangeiro porque tens receio do processo de uma eventual habilitação de herdeiros? Só por isso?

Só isso? Achas pouco?Neste momento, se eu e a minha mulher patinassemos, por exemplo, num acidente de carro, qualquer conta que tivesse numa corretora estrangeira garantidamente iria ficar abandonada à sua sorte. Quando eles forem grandinhos poderei voltar a pensar no assunto, por agora não.

Quanto aos dividendos, penso que sim, 1% salvo erro. De qualquer forma, para mim é irrelevante, eu opto sempre por produtos de acumulação, porque me preocupa muito mais os 28% do estado. Numa fase da vida, de acumulação de capital, estar a receber dividendos por opção é uma completa estupidez do ponto de vista fiscal. Prefiro ter os dividendos brutos a render para mim.

Quando ao Banco Invest na altura andei a ver e fiquei com a ideia que o preço das ordens era muito elevado, qualquer coisa em torno de 15€ por ordem, pelo que achei o ActivoBank mais interessante. Mas até pode ter alterado, foi só a ideia com que fiquei na altura em que andei a ver isso.

Última edição:
Só isso? Achas pouco?Neste momento, se eu e a minha mulher patinassemos, por exemplo, num acidente de carro, qualquer conta que tivesse numa corretora estrangeira garantidamente iria ficar abandonada à sua sorte. Quando eles forem grandinhos poderei voltar a pensar no assunto, por agora não.

Quanto aos dividendos, penso que sim, 1% salvo erro. De qualquer forma, para mim é irrelevante, eu opto sempre por produtos de acumulação, porque me preocupa muito mais os 28% do estado. Numa fase da vida, de acumulação de capital, estar a receber dividendos por opção é uma completa estupidez do ponto de vista fiscal. Prefiro ter os dividendos brutos a render para mim.

Quando ao Banco Invest na altura andei a ver e fiquei com a ideia que o preço das ordens era muito elevado, qualquer coisa em torno de 15€ por ordem, pelo que achei o ActivoBank mais interessante. Mas até pode ter alterado, foi só a ideia com que fiquei na altura em que andei a ver isso.
Mundano, não estava a criticar, estava só a perceber se era só esse o motivo do teu desconforto. Estás no teu direito de escolher o que entenderes ser melhor para ti e para a tua família. O meu lema de vida é, na minha carteira mando eu, deduzo que também seja o teu 😁

Sinceramente a mim não me assusta nada. Quem herdar os bens, sabe o que tem a fazer. Tatar da habitação de herdeiros e iniciar os respetivos processos juntos das IFs e brokers. Isto para quem fica cá neste mundo 😁. Não conheço casos de herdeiros que tenham ficado a arder. Os poucos que conheço correram bem.

https://irn.justica.gov.pt/Servicos/Cidadao/Certificado-Sucessorio-Europeu

Isso de receber dividendos ser uma estupidez dava um debate giro, mas agora não tenho tempo. Eu gosto de ter o fluxo de dividendos e ter a opção de orientar esse fluxo para outros investimentos, etc. Mas caso um faz como gostar mais.

Com esta baixa generalizada, estou a pensar entrar em mais algumas posições.
Tenho etf e fundos de semicondutores, energias e saúde. Alguma recomendação do pessoal aqui do forum?

Voltar
Superior