Bolsa e investimentos

E quais são os vossos palpites para o SP500 nas próximas semanas?

As 3 últimas semanas parecem sinalizar uma quebra da euforia do verão e a possível entrada num bear market mais prolongado, o que de resto seria consistente com as anteriores grandes recessões, que no geral seguiram um padrão de crash inicial violento e rápido > rebound com um pico intermédio ao fim de 4 a 7 meses > bear market com vários meses (anos) de depressão nas cotações.

c92f857e11d0a8c8257aea529483d6c7.jpg

O stock market já está de tal forma desfazado da economia real que todos os casos são possíveis.

Se sempre acontecer a recuperação económica em "K" então pode continuar a subir. A coesão social é que vai pelo cano abaixo com todas as desigualdades que irão acontecer.

E quais são os vossos palpites para o SP500 nas próximas semanas?

As 3 últimas semanas parecem sinalizar uma quebra da euforia do verão e a possível entrada num bear market mais prolongado, o que de resto seria consistente com as anteriores grandes recessões, que no geral seguiram um padrão de crash inicial violento e rápido > rebound com um pico intermédio ao fim de 4 a 7 meses > bear market com vários meses (anos) de depressão nas cotações.

c92f857e11d0a8c8257aea529483d6c7.jpg
Estou a contar com isso. Diria que Outubro/Novembro poderão ser meses bem vermelhinhos.

O stock market já está de tal forma desfazado da economia real que todos os casos são possíveis.

Se sempre acontecer a recuperação económica em "K" então pode continuar a subir. A coesão social é que vai pelo cano abaixo com todas as desigualdades que irão acontecer.
Isso do K shaped não passa de conversa de políticos.

Esta recessão nesse aspecto é igual a todas as outras, algumas empresas sairão incólumes, outras até vão ganhar com a crise, mas no geral todas vão perder. Os dados mais optimistas que existem para os EUA apontam para uma recuperação do consumo sempre para lá de 2023 e do investimento de capital para lá de 2025.

Querer confundir o comportamento errático que os mercados de ações têm no curto prazo com uma espécie de grande transferência de capital na sociedade, ou confundir capitalização bolsista com lucros, é uma conversa que só tem mesmo cabimento na política demagógica.

Até porque na maior parte do mundo civilizado, se as bolsas subirem, o "Joe Average" vai ver as suas poupanças e os seus fundos de pensões a valorizar.

Não sei qual é o nível de serviço deles. Há seguradoras/produtos onde demora 2 dias, outros onde demora 2 semanas. Mas sendo um seguro de capitalização não tens que te preocupar.

muito obrigada!! já fiquei bastante aliviada :)

Não tem de se preocupar?

Não esquecer que existem seguros de capitalização sem garantia de capital. A girl92 parece não saber bem o que tem.

Não tem de se preocupar?

Não esquecer que existem seguros de capitalização sem garantia de capital. A girl92 parece não saber bem o que tem.

Neste momento sei que já tenho o dinheiro na conta, já tu dedica te à pesca que está visto que não percebes nada de bolsa e investimentos

Não tem de se preocupar?

Sim, parece-me evidente que não sabe o que tem, o que é um princípio um bocado imprevidente, mas eu sei do que estou a falar

Se fosse um seguro unit linked era a mesma coisa, se tivesse havido desvalorizações teria sido ao longo dos anos, em 2015, no final de 2018 e agora durante a pandemia, mas também teria tido os bons momentos que foram muitos nestes 8 anos. Não seria certamente ao fazer a liquidação financeira do seguro para a conta à ordem que ia perder o capital. Nesse momento é única coisa que perde é o IRS.

Além disso em 2012 com a dívida pública a remunerar tão bem, praticamente só se comercializava seguros de capitalização. Para as seguradoras era um no brainer, compravam carteiras de OT'S com juros implícitos de 5 ou 6%, ou dívida corporate, mesmo de bom risco a pagar ainda mais para constituir os fundos autónomos e faziam um produto a pagar 2 ou 3% garantido.

Este tópico tem andado muito parado...
Então esses investimentos? Previsões e expectativas para 2021?

Este ano 2020 deu para tudo, para perder rápido e para enriquecer depressa.
Andei afastado durante alguns meses, demasiada volatilidade para o meu gosto (não sou day trader, por falta de t€mpo e disponibilidade, apenas mais um curioso pelos mercados).

Caso a pandemia fique controlada, prevejo o início de uma recuperação de alguns sectores ainda severamente afectados pela pandemia (turismo, lazer, aviação, cruzeiros, etc...)
Ou então, aparece a versão 2.0 Plus, e rebenta com isto tudo outra vez...

Como diz o cego, a ver vamos...

Este 2020 foi o melhor ano de sempre para mim. Ainda não analisei e preparei a estratégia de 2021. Só o deverei fazer lá para finais de janeiro ou Fevereiro.

Mas penso que ainda poderá haver queda e aproveitar para comprar. Apesar de 2020 ter sido mais de venda do que de compra, para mim.

Iniciei-me este ano no mercado de capitais e não posso dizer que esteja a correr mal, mas com uma percentagem ínfima do portfólio. Tudo no vermelho, exceto um REIT que compensa e bem as outras perdas.

A Degiro pede-me para abrir uma Conta Caixa. Alguém sabe quais são as implicações práticas?

Iniciei-me este ano no mercado de capitais e não posso dizer que esteja a correr mal, mas com uma percentagem ínfima do portfólio. Tudo no vermelho, exceto um REIT que compensa e bem as outras perdas.

A Degiro pede-me para abrir uma Conta Caixa. Alguém sabe quais são as implicações práticas?
Tens que abrir uma conta do Flatex Bank, que é do grupo quem atualmente detém a degiro. É tranquilo. Eu até prefiro esta solução do que ter o dinheiro parado no FMM que eles tinham.

Por aqui, decidi entrar no mercado accionista (compra de acções directas) durante a pandemia, logo a seguir à queda. Tem sido um ano muito bom.
Antes, apenas tinha em carteira alguns fundos mistos e ETF que mantenho e também estão bem. Sou investidor de longo prazo, mas confesso que fiz algumas vendas em Novembro e Dezembro, aproveitando os crescimentos muito grandes. Tive acções que valorizaram muito em poucos dias (uma cerca de +100% há umas semanas atrás)...e vendi. Pena que o dinheiro não deu para comprar muitas [:D].
Tenho ETF´s a +10% e outro a +20%.
Neste momento, no total dos investimentos, tenho uma taxa de retorno ponderada de +15,45% e uma TIR de +24,5%.
O meu receio prende-se com o que se passará a seguir. O mercado bolsista anda desencontrado da economia real. Tem havido um ritmo muito elevado de investimento. Tenho receio que possa rebentar uma bolha se a coisa não se compuser ou se as pequenas bolhas rebentarem ao mesmo tempo. Como sou investidor de longo prazo, tento não me preocupar em demasia...e tento aproveitar as quedas para reforçar....se, na altura, puder....

Última edição:
Voltar
Superior