Bolsa e investimentos

A bolsa portuguesa vale para ai metade do que valia ha 10 anos.

A bolsa americana vale 4x mais que valia ha 10 anos..

Para investimentos a longo prazo esquecam a bolsa poruguesa pois vao perder dinheiro.

Se for para curto prazo, comprar e vender logo de seguida, têm de ter muita experiencia de bolsa, até podem ter beginner luck a primeira vez, mas a maioria perde dinheiro.

Pode ser um investimento pensando nos dividendos e em evitar dupla tributação.

wQ2c54F.png

Gráfico da Tesla com velas semanais.

Por muito que os fundamentais sejam irracionais e até apeteça apostar contra, vale a velha máxima: "Markets can stay irrational longer than you can stay solvent"

Num cenário em que tem cada vez mais concorrência, pelo menos no mercado auto. Acaba por ser uma progressão em 3 anos, que desafia a lógica.

Num cenário em que tem cada vez mais concorrência, pelo menos no mercado auto. Acaba por ser uma progressão em 3 anos, que desafia a lógica.
Ainda esta semana li que a VW ultrapassou a Tesla e tornou-se o fabricante de eléctricos mais vendido na Noruega (que deverá ser o maior mercado mundial em termos de quota de mercado para EVs). Resposta do mercado? Tesla +8%.

Eu acredito na Tesla, têm máquinas fantásticas e conseguiram estar anos à frente de qualquer gigante mas... não há absolutamente nada de racional nestes números. Tecnologia, quota de mercado, tudo o que se possa imaginar já estará "priced in". E no entanto o monstro continua a crescer. Começo a acreditar que se autoalimenta.

Também tinha lido uma notícia semelhante a que referes :)

Nestas fases em que entra em movimento parabólico é como um comboio sem travões. Já tem tanta "inércia" que é muito arriscado perceber quando irá parar.

Eu acredito na Tesla, têm máquinas fantásticas e conseguiram estar anos à frente de qualquer gigante mas... não há absolutamente nada de racional nestes números. Tecnologia, quota de mercado, tudo o que se possa imaginar já estará "priced in". E no entanto o monstro continua a crescer. Começo a acreditar que se autoalimenta.

Confesso que isto não é das matérias que mais domino. Mas podemos estar na presença de uma bolha económica?

Bolsa e investimentos

Mais que óbvio , produz 499.550 carros e “vale” o que vale ......

A Toyota....... só faz MILHÕES de unidades anualmente e ......... é uma questão de fazer contas .

Last edited:
Ter um market cap maior que praticamente os outros construtores automóveis todos juntos é completamente irracional.

Os mercados andam completamente fora de controlo, este frenesim irracional não tem explicação.

Mais que óbvio , produz 4999.550 carros e “vale” o que vale ......

A Toyota....... só faz MILHÕES de unidades anualmente e ......... é uma questão de fazer contas .

*509.737 veículos produzidos.

Toyota: 8.540.749 veículos vendidos entre Janeiro e Novembro de 2020...e com lucro.

A NIO acaba de apresentar um carro com 1000kms de range e mais barato que o Model S

Last edited:
Realmente a Tesla é um case-study. Estou exposto por via de alguns fundos.
A Tesla não é só EV, é também condução autónoma e outras coisas. Não se pode olhar só pelo lado da produção auto. Mesmo assim, que está para lá de irracional, está...

Realmente a Tesla é um case-study. Estou exposto por via de alguns fundos.
A Tesla não é só EV, é também condução autónoma e outras coisas. Não se pode olhar só pelo lado da produção auto. Mesmo assim, que está para lá de irracional, está...

Em 2008 foi efetuado o último programa da DARPA em condução autónoma porque os resultados já eram muito bons.

(A Tesla nem existia)

Pessoal, uma dúvida.

O fundo Alves Ribeiro não tinha duas modalidades de subscrição, uma como fundo normal e outra como fundo ppr (com as limitações para o seu resgate), ou estou a confundir?

Quando é que nascente?

Para que saibas, a NOS, no ano 2000, chamava-se PT Multimédia:
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/analise_ano_2000_para_esquecer

Até 2009 a Tesla tinha mesmo...

:sh)

a NOS não é a PT multimedia, a NOS é a fusao da optimus com a ZON (PT multimedia) por isso não podes comparar preços.
tens de comprar o numero de accoes que a PT Multimedia tinha no mercado * valor por acção, com o que a NOS tem actualmente.

a NOS podia ter acções a valer milhões se tivesse tipo 100 acções... ou valer menos de 1€ se tivesse um biliões de acções... não basta comprar preços

Last edited:
a NOS não é a PT multimedia, a NOS é a fusao da optimus com a ZON (PT multimedia) por isso não podes comparar preços.
tens de comprar o numero de accoes que a PT Multimedia tinha no mercado * valor por acção, com o que a NOS tem actualmente.

a NOS podia ter acções a valer milhões se tivesse tipo 100 acções... ou valer menos de 1€ se tivesse um biliões de acções... não basta comprar preços

Não é preciso muito para teres um ideia daquilo que disse:
- Verifica o preço da ação quando foi colocada em bolsa
- Verifica a última cotação da PT Multimédia

Portanto, bolhas sempre houve, há e continuarão a haver!

Se a Tesla está numa bolha?

Na minha opinião, sem dúvida!

Mais. Não quero pensar que o mundo andará num único veículo autónomo, isto porque muitas outras têm também tecnologia da condução autónoma e porque para todos termos o mesmo modelo de carro, chegou a Ford T. [:D]

Back