Bolsa e investimentos

4zv8ni37i0071.png

A minha leitura da última semana.

a4ebbafbd918fee334a18a9beeb4b6e6.jpg

Não tem a ver com o q se está a passar hoje e nos últimos tempos mas achei por bem partilhar.

Boas! Algumas questões!
Tenho um PPR "https://www.bancoctt.pt/reforma/ppr-mais", o valor inicial em 2020 foi de 5000k, entretanto fiz um reforço de 1750, mas o valor com "lucros" vai em quase 8000€. Para tentar transferir isto para outra agencia, terei de pagar algo? Irei perder algum do dinheiro?
Recomendações para sair do Banco CTT com quem tive uns problemas? (Nem tem nada a ver com o facto da recentes noticias de comissões de manutenção de conta.)
Imaginem que o Sr. Pedro tinha 5000€ numa poupança manhosa que dá 20€euros por ano no Banco CTT, 15000€ em Certificados Aforro, o tal PPR de 5000+1750, e 40K à ordem, que conselhos lhe dariam.
Ah, e o filho teria 5000 de prendas à ordem, e a esposa 12000k num outro banco.
O Sr. Pedro agradece sugestões. O Sr. Pedro pensou no AR PPR ou no Stoik, e em mudar o dinheiro para o AB ou B Invest.

Boa tarde,
Apenas para perceber o porquê de transferir um ppr que lhe deu 20% em 2 anos
Quanto ao resto, eu tinha algum parado, tou a meter na degiro, em etf. Vamos ver no que dá.

Eu estou com tudo em vermelho sangue... com avisos da degiro e o crl....
às vezes tenho comichão para vender tudo e esperar o fim da queda para voltar a comprar, mas depois lembro-me que vou muito provavelmente esquecer-me e e quando comprar vai ser mais caro. apr:)

Eu estou com tudo em vermelho sangue... com avisos da degiro e o crl....
às vezes tenho comichão para vender tudo e esperar o fim da queda para voltar a comprar, mas depois lembro-me que vou muito provavelmente esquecer-me e e quando comprar vai ser mais caro. apr:)

O que me safa é que entrei neste mundo em Março/Abri de 2020. Tenho, na maior parte das posições, ganhos entre os 20% e os 45%, o que me ampara na queda....até ver. Mesmo assim, acho que vou rodar umas posições. Vou reforçar o IWDA. Estou no vermelho em tudo o que é China (ETF e 1 acção).
Já tivemos a pandemia.....só falta a grande depressão....Séc. XX again? [:D]

Eu vou continuar a investir, mesmo que bata no fundo... Comprei muito barato no COVID, comprei caro na subida, vou comprar + barato agora!

Time on the market, sempre!

Embora algumas acções tenham perdido 50% nos ultimos dois meses, isto não é nada, foram acções de baixa qualidade, pois os índices nem moveram 10%, estão a niveis de Outubro, pode facilmente duplicar, é ir comprando.

Embora algumas acções tenham perdido 50% nos ultimos dois meses, isto não é nada, foram acções de baixa qualidade, pois os índices nem moveram 10%, estão a niveis de Outubro, pode facilmente duplicar, é ir comprando.
Discordo.. o que segurou os índices foram as grandes empresas, Alphabet, Apple, Amazon etc.. muitas boas empresas levaram grande tombo...

Por exemplo uma que tenho no portfólio, Autodesk, uma empresa mais que consolidada no último mês foi -15%...

Até agora ainda não há nada de especial nos mercados, até porque acho há uma grande bolha em algumas (provavelmente muitas) ações, mas a curto prazo as expectativas são de baixa ou estabilização, não há grande volta a dar, os juros terão que subir, seja nos eua seja na europa e se subirem as ações irão sofrer é certo. Resta adivinhar quais e acima de tudo ter capital para investir quando estiver em baixa. Quem entrou em 2021 até novembro+- (eu tenho alguma coisa nesse período) provavelmente terá uma desvalorização considerável, quem entrou em 2020 em março está na boa.

Os ETF principais vão com perdas de 3% ou por aí, não é muito no geral, embora segurados pelas grandes empresas.

Discordo.. o que segurou os índices foram as grandes empresas, Alphabet, Apple, Amazon etc.. muitas boas empresas levaram grande tombo...

Por exemplo uma que tenho no portfólio, Autodesk, uma empresa mais que consolidada no último mês foi -15%...

É porque essa acção estava muito sobrevalorizada

Estou de acordo!

Eu este ano ainda não comprei nada. O que eu quero continua caro

E não estão todas?

Por exemplo: como é possível a Tesla ter um market cap de 900 mil milhões ?

A Tesla tem um gross margin de 30% com probabilidade de atingir 40% em breve. Estamos a falar de margins de empresas como Apple etc. mas em carros, algo nunca visto.

Em termos de profit margin é a volta de 12% com tendência para se aproximar dos 30% com a economia de escala (investimentos, R&D, etc. diluído por mais carros).

Já no final deste ano estimo que o PE da Tesla se mantiver o market cap valor actual seja entre 50-70.

Tem 2 fabricas a ser construídas que devem abrir este trimestre que em conjunto com as actuais deve dar para produzir 5 milhões de carros quando tiverem totalmente operacionais, e outras planeadas, com ambição de atingir 20 milhões de carros produzidos até 2030.

Tem o software FSD em desenvolvimento que quando estiver finalizado vai ser só imprimir dinheiro com uma rede de robotaxis, e licenciar o mesmo a outras fabricantes.

É um big player em inteligência artificial, tem o maior esforço de inteligência artificial no mundo neste momento, com o software FSD, aconselho a ver o Tesla AI Day.

Tem energia solar e armazenamento de energia que a longo prazo pode ser um negócio quase tão grande como o dos carros.

Tem o Tesla Bot em desenvolvimento, especulativo mas demonstra as ambições desta empresa.

Tem 0 de divida, os outros fabricantes de carros estão em falência técnica ou perto disso, e não têm dinheiro para sobreviver e investir na electrificação das suas ofertas de carros ao mesmo tempo e isso está a ser descontado na sua valorização em bolsa.

A Tesla desenha os próprios chips, e desenvolve software in house, algo que mais ninguém faz, os seus chips para inteligência artificial que têm em desenvolvimento são os melhores do mundo e mais baratos por larga margem, e planeia monetizar isto também a oferecer serviços a outras empresas.

Tem a bateria 4680 em inicio de produção que vai revolucionar mais uma vez a industria de automóveis eléctricos, com isto a Tesla vai conseguir construir um carro elétrico mais barato que um a gasolina, podes ver o Tesla Battery Day.

Bastava resumir com "é uma empresa de tech que hoje vende carros mas amanhã facilmente vende outra coisa qualquer" (energia, software, chips, etc).

Bubble... um pouco, talvez, talvez não... mas disseram o mesmo da Amazon mais de 2 décadas

Não atingiu este valor do nada como muitos querem fazer parecer, existem motivos para tal, agora se o Musk vai conseguir concretizar toda a sua visão ou não isso é discutível.
Não se pode afirmar que é uma bolha sem perceber primeiro a empresa.

Na minha opinião é possível que em 5 anos o negocio de venda de carros sozinho, ignorando tudo o resto, vá valer mais que o market cap da empresa hoje

Agora pelo meio é também possível que com uma má notícia baixe para $500 ou menos.

Última edição:
A Tesla tem um gross margin de 30% com probabilidade de atingir 40% em breve. Estamos a falar de margins de empresas como Apple etc. mas em carros, algo nunca visto.

Em termos de profit margin é a volta de 12% com tendência para se aproximar dos 30% com a economia de escala (investimentos, R&D, etc. diluído por mais carros).

Já no final deste ano estimo que o PE da Tesla se mantiver o market cap valor actual seja entre 50-70.

Tem 2 fabricas a ser construídas que devem abrir este trimestre que em conjunto com as actuais deve dar para produzir 5 milhões de carros quando tiverem totalmente operacionais, e outras planeadas, com ambição de atingir 20 milhões de carros produzidos até 2030.

Tem o software FSD em desenvolvimento que quando estiver finalizado vai ser só imprimir dinheiro com uma rede de robotaxis, e licenciar o mesmo a outras fabricantes.

É um big player em inteligência artificial, tem o maior esforço de inteligência artificial no mundo neste momento, com o software FSD, aconselho a ver o Tesla AI Day.

Tem energia solar e armazenamento de energia que a longo prazo pode ser um negócio quase tão grande como o dos carros.

Tem o Tesla Bot em desenvolvimento, especulativo mas demonstra as ambições desta empresa.

Tem 0 de divida, os outros fabricantes de carros estão em falência técnica ou perto disso, e não têm dinheiro para sobreviver e investir na electrificação das suas ofertas de carros ao mesmo tempo e isso está a ser descontado na sua valorização em bolsa.

A Tesla desenha os próprios chips, e desenvolve software in house, algo que mais ninguém faz, os seus chips para inteligência artificial que têm em desenvolvimento são os melhores do mundo e mais baratos por larga margem, e planeia monetizar isto também a oferecer serviços a outras empresas.

Tem a bateria 4680 em inicio de produção que vai revolucionar mais uma vez a industria de automóveis eléctricos, com isto a Tesla vai conseguir construir um carro elétrico mais barato que um a gasolina, podes ver o Tesla Battery Day.

Isso tudo que escreves-te (já o tinhas escrito atrás) só ajuda a justificar que realisticamente não vale nem metade... ou se quiseres para ela valer o que vale hoje as outras empresas no geral estão completamente desvalorizadas. (o que não me parece) Mesmo contando com espectativas futuras.

O que tu estás a dizer é que ela vai valer daqui a 10, 15 ou 20 anos, e isto tudo com base em suposições, sobrevalorizando tudo o que é Tesla (tipo a bateria 4680 de uma empresa israelita), e desvalorizas os outros players, alguns deles já com décadas ou mesmo centenários.

É obviamente uma bolha gigantesca, muito graças a Musk (basta ver o que aconteceu com a Bitcoin sempre que abria a boca) só falta é saber o tamanho, isto aos dias de hoje. O que vai ser daqui a 15 anos, não faço ideia.

Voltar
Superior