Bolsa e investimentos

Uma pergunta difícil

Já sabemos que muita gente não quer dar informação a mais, ou outros atrás de um ecrã só tem lucros mirabolantes, mas gostava se perceber nesta comunidade se alguém já fez estas contas:

Já compararam os ganhos que fazem através da compra de acções individuais com aquilo que fariam se comprassem um ETF de índice, descontando comissões?

Eu tenho as 2 coisas neste momento, estando a perder nos 2. Embora ontem nas ações tive a maior subida de sempre, se hoje for metade de ontem fica positivo.
Mas em menos de 2 meses estive negativo quase 15% ou até mais. Já tive 2 grandes baixas e 2 grandes subidas.
No ETF subiu alguma coisa e desceu alguma coisa, a subida e a descida é muito mais lenta.
Parece-me óbvio que é muito mais fácil ganhar em ações individuais (e também perder como é óbvio). Em apenas algumas horas pode-se ganhar ou perder muito. Ontem com 10mil euros entre inicio e fim do mercado dava para tirar 900€, mas é preciso "adivinhar".
Só estou arrependido de não ter comprado ETF da área das ações, penso que a médio prazo podia ser um bom investimento, embora arriscado, mas não tive tempo para fazer pesquisa e analisar.
As ações que comprei foi pelo histórico, e por estarem ligada ao turismo, que neste momento ainda está com problemas, mas como acredite que os tempos normais vão regressar e o dinheiro é para estar lá muito tempo arrisquei.

Uma pergunta difícil

Já sabemos que muita gente não quer dar informação a mais, ou outros atrás de um ecrã só tem lucros mirabolantes, mas gostava se perceber nesta comunidade se alguém já fez estas contas:

Já compararam os ganhos que fazem através da compra de acções individuais com aquilo que fariam se comprassem um ETF de índice, descontando comissões?

"over the long term, NO ONE can beat the tracker!"

Uma pergunta difícil

Eu só faço stock picking e no meu ficheiro tenho sempre o benchmark para comparar. Acho que qualquer pessoa faz isso.

Tenho as duas coisas, embora tenha relativamente pouco tempo de mercado, o stock picking tá muito acima dos etf's.

Acredito que no longo prazo, os Etf's sejam muito melhores.

Estive para publicar isto neste tópico: https://forum.motorguia.net/off-top...da-de-20-fase-omicron-128.html#post1071429827

Mas consegui resistir, pois seria sempre meio off-topic. Espero que por aqui não seja assim tanto :)

Dadas as actuais circunstâncias e com a mais que provável hiper-inflação que está para vir, estou com umas dúvidas. Em principio vou transferir um crédito à habitação de um banco para outro e estou na dúvida sobre contratar taxa variável (fazem-me spread de 0,9%) ou se peço proposta para taxa fixa.

O que vos parece mais seguro neste momento se acreditarmos que a inflação vai ser alta nos próximos anos?

A outra dúvida é com um apartamento que tenho como apartamento de férias, que rentabilizo em AL, mas que no último ano esteve arrendado como aluguer de longa duração (12 meses). O inquilino sai em Maio.

Pelos preços dos imóveis, sendo que o apartamento é no Algarve, onde houve uma valorização de 26,4% nos últimos 12 meses, vejo que talvez conseguisse vender a um preço "record" olhando para os últimos anos. Bem, últimos anos não, all time mesmo. Em AL pode render cerca de 15-18 mil euros por ano. A vender seria por 240-270 mil euros.

O que vos parece preferível? Manter ou vender?

Suponho que seja importante saber onde iria depois aplicar esse dinheiro. Podia, por exemplo, amortizar o empréstimo que tenho e ainda sobrava algum. Podia também usar esse valor para construir uma moradia num lote urbano que tenho, em que a preços actuais depois conseguiria vender ao dobro do valor da construção, mas até estar construída passariam pelo menos 3 anos e é muito incerto que nesse então os valores dos imóveis ainda estejam como estão agora. Além de que o valor da construção está também em all time high.

Por outro lado também leio quem defenda que pode vir a ser vantajoso ter uma dívida alta. Isto está muito incerto...

-

Dadas as actuais circunstâncias e com a mais que provável hiper-inflação que está para vir, estou com umas dúvidas. Em principio vou transferir um crédito à habitação de um banco para outro e estou na dúvida sobre contratar taxa variável (fazem-me spread de 0,9%) ou se peço proposta para taxa fixa.

O que vos parece mais seguro neste momento se acreditarmos que a inflação vai ser alta nos próximos anos?

Jogamos com os dados que temos hoje, não com futurologia que ninguém sabe o que vai acontecer. Eu não compraria taxa fixa (corrigido!), se fosse bom para ti, o banco não dava essa opção. [:D]

Taxa variável, se houver problemas daqui a uns anos, voltas a transferir o crédito [;)]

A outra dúvida é com um apartamento que tenho como apartamento de férias, que rentabilizo em AL, mas que no último ano esteve arrendado como aluguer de longa duração (12 meses). O inquilino sai em Maio.

Pelos preços dos imóveis, sendo que o apartamento é no Algarve, onde houve uma valorização de 26,4% nos últimos 12 meses, vejo que talvez conseguisse vender a um preço "record" olhando para os últimos anos. Bem, últimos anos não, all time mesmo. Em AL pode render cerca de 15-18 mil euros por ano. A vender seria por 240-270 mil euros.

O que vos parece preferível? Manter ou vender?

Suponho que seja importante saber onde iria depois aplicar esse dinheiro. Podia, por exemplo, amortizar o empréstimo que tenho e ainda sobrava algum. Podia também usar esse valor para construir uma moradia num lote urbano que tenho, em que a preços actuais depois conseguiria vender ao dobro do valor da construção, mas até estar construída passariam pelo menos 3 anos e é muito incerto que nesse então os valores dos imóveis ainda estejam como estão agora. Além de que o valor da construção está também em all time high.

Por outro lado também leio quem defenda que pode vir a ser vantajoso ter uma dívida alta. Isto está muito incerto...

-

Se fazes dinheiro, e ainda podes lá passar férias, vais vender para quê? Tens de pagar mais valias nisso e depois vais aplicar onde? Noutro investimento at all time high (seja construção seja stock market etc)?

Se essa casa é "money in the bank", é acumular, um dia será um complemento importante no cash flow da tua reforma.

Última edição:
Também não vendia. Tens um ativo que te ddá receitas que podes ajustar à inflação, ao contrário do arrendamento tradicional que é muito menos flexível. Podes subir os preços mensalmente etc, num arrendamento de longo prazo é impossível.
Vais pagar mais valias, para depois ficares com o dinheiro no banco até fazeres outro investimento. Se deixares o dinheiro no banco 1 ano até encontrares outro investimento perdeste o valor da inflação desse ano.

Última edição:
Curiosamente tenho um cenário mt parecido, um apartamento na praia no norte que vale mais ou menos esse valor (~270k) e em 2021 consegui sacar 18k ano (brutos), curiosamente foi o melhor ano de sempre que tive com arrendamentos de 1 mês, mês e meio de malta a fugir de ENG/ALE/USA e vir trabalhar para PT. Se calhar não volto a repetir um ano tão bom :sh)

Não tenho a menor intenção de largar essa casa, às vezes dá as suas chatices, mas compensa largamente. Depois de vender a casa, pagar comissão à imobiliária, pagar mais valias, ia ficar com uns 50k para fazer o quê?! [:D]

Curiosamente tenho um cenário mt parecido, um apartamento na praia no norte que vale mais ou menos esse valor (~270k) e em 2021 consegui sacar 18k ano (brutos), curiosamente foi o melhor ano de sempre que tive com arrendamentos de 1 mês, mês e meio de malta a fugir de ENG/ALE/USA e vir trabalhar para PT. Se calhar não volto a repetir um ano tão bom :sh)

Não tenho a menor intenção de largar essa casa, às vezes dá as suas chatices, mas compensa largamente. Depois de vender a casa, pagar comissão à imobiliária, pagar mais valias, ia ficar com uns 50k para fazer o quê?! [:D]

Pareces o FCP a pagar comissões.

Também tenho alguns investimentos em imobiliário e apesar de até na minha casa ter duplicado o valor de mercado em 18 anos, sou avesso a vender imobiliário, apenas em caso de necessidade do €.

Prefiro ter ali uma renda quase sempre constante do que agora ganhar 100 ou 200.000€, dar uma parte ao estado (em caso de não 1ª habitação) do que investir o resto em ETF / DP.

Claro que ser senhorio também dá as suas dores de cabeça, mas felizmente ao longo dos anos tem corrido bem.

Jogamos com os dados que temos hoje, não com futurologia que ninguém sabe o que vai acontecer. Eu não compraria taxa variável, se fosse bom para ti, o banco não dava essa opção. [:D]

Taxa variável, se houver problemas daqui a uns anos, voltas a transferir o crédito [;)]

Se fazes dinheiro, e ainda podes lá passar férias, vais vender para quê? Tens de pagar mais valias nisso e depois vais aplicar onde? Noutro investimento at all time high (seja construção seja stock market etc)?

Se essa casa é "money in the bank", é acumular, um dia será um complemento importante no cash flow da tua reforma.

Por acaso não querias dizer antes taxa fixa?

Quanto ao resto 100% de acordo.

Qual é a diária que pedes em época alta?

Obrigado a todos pelos conselhos e opiniões [;)]

Jogamos com os dados que temos hoje, não com futurologia que ninguém sabe o que vai acontecer. Eu não compraria taxa fixa (corrigido!), se fosse bom para ti, o banco não dava essa opção. [:D]

Sim, mas tu se soubesses que a inflação ia mesmo continuar a disparar nos próximos tempos, não considerarias preferível uma taxa fixa?

Sei que não podemos adivinhar o futuro, mas imagina que podias e que sabias que íamos entrar num cenário de hiper-inflação durante uns anos.

Não percebi. Se por "problemas" te referes à euribor aumentar muito, isso afectará todos os bancos por igual, não é por voltar a transferir o crédito que me safo. E se te referes a transferir para uma taxa fixa, as condições que os bancos oferecem hoje para taxa fixa, num cenário de euribor no negativo, não serão certamente as mesmas num futuro com outra conjuntura. A título de exemplo, se calhar uma taxa fixa contratada hoje que leve a uma prestação de 500 euros por mês, se contratada só dentro de 2 anos já pode ir para os 700 euros.

Sim, é verdade, nisso não tenho grandes dúvidas de que tens razão. As mais valias seriam grandes, pois comprei por 110 e gastei uns 25 a renovar, pelo que seriam 135 para 270. E na verdade para investir noutro imóvel não faz sentido, pois está tudo muito caro. Só se fosse para amortizar a dívida que tenho ao banco e deixar de pagar a prestação que estou a pagar. Mas o rendimento que tiro do apartamento é ainda significativamente superior ao da prestação que pago.

Passar lá férias não é hábito, pois resido próximo (a 20km), estou cá todo o ano, mas mesmo assim já lá passei férias duas vezes, sempre dá para estar num ambiente diferente, ir à praia a pé, estar uns dias sem usar o carro. Mas pronto, passar lá férias não é coisa que me alicie, é mesmo para tirar rendimento. As vezes que lá passei férias foi em semanas que por casualidade não consegui comercializar.

E ainda por cima o apartamento tem 5 estrelas nos reviews do Airbnb, só comentários favoráveis, já tenho "superhost", isto também valoriza o imóvel. Deve ser para manter sim, apesar de ter vontade de experimentar a colocar para venda só durante 1 ou 2 semanas a um preço bem alto para ver o que acontece. Mas sem ter onde aplicar depois o dinheiro, mais vale estar quieto.

Também não vendia. Tens um ativo que te ddá receitas que podes ajustar à inflação, ao contrário do arrendamento tradicional que é muito menos flexível. Podes subir os preços mensalmente etc, num arrendamento de longo prazo é impossível.
Vais pagar mais valias, para depois ficares com o dinheiro no banco até fazeres outro investimento. Se deixares o dinheiro no banco 1 ano até encontrares outro investimento perdeste o valor da inflação desse ano.

Sim, está bem visto, obrigado.

Como diz o allskin, ser senhorio também dá as suas dores de cabeça. No meu caso agora que arrendei 12 meses não me deu qualquer dor de cabeça, foi totalmente tranquilo, pena o inquilino não querer renovar por mais um ano (apenas porque não vai ficar na região a trabalhar), pois se ele quisesse renovar eu nem pensava duas vezes.

Em AL pode até render um pouco mais, mas aí sim, dá trabalho e algumas chatices... e não ando com saúde para isso, mas pronto, lá terá que ser...

Já agora, vou deixar aqui por umas horas o link para verem o apartamento, depois edito e retiro o link, que por questões de privacidade prefiro não o deixar aqui para sempre, é só para vocês verem: [editado para remover o link]

-

Última edição:
Sim, isso eu percebo, o que não percebo (pois sou bastante leigo nestes assuntos) é se uma hiper-inflação levaria a um aumento dos juros que por sua vez (neste caso) me levaria a arrepender de não ter optado por taxa fixa.

Uma inflação alta leva directamente a um aumento dos juros (mais concretamente da euribor)? Ou isto não é linear?

Obrigado!

-

Sim, isso eu percebo, o que não percebo (pois sou bastante leigo nestes assuntos) é se uma hiper-inflação levaria a um aumento dos juros que por sua vez (neste caso) me levaria a arrepender de não ter optado por taxa fixa.

Uma inflação alta leva directamente a um aumento dos juros (mais concretamente da euribor)? Ou isto não é linear?

Obrigado!

-

Mantém o rendimento do AL como almofada para eventual subida das taxas. Ir para uma moradia nesta altura é "arriscado". No futuro até poderá ser mais, mas agora não será boa altura.

Manténs algo tranquilamente, e usas o rendimento para ficares tranquilo com o CH que já tens.

Voltar
Superior